Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão absurda após trocar HD por SSD no Macbook Pro (meados de 2012)


Mário César Júnior

Posts Recomendados

Assim como todos falaram vai de Samsung 840 EVO, eu já tive um Kingston e tive problemas de congelamentos, agora tenho um Samsung desses e tá rodando lindo demais.

Cuidado, os 840 evo são os melhores CxB, mas tão com um problema de firmware que os deixam lento ao fazer leitura de arquivos antigos. Eu comprei o meu pra colocar no meu MacBook Pro 13 mid 2010, mas comprei ciente do problema, e sabendo que a samsung já deu uma nota de atualizar o firmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado, os 840 evo são os melhores CxB, mas tão com um problema de firmware que os deixam lento ao fazer leitura de arquivos antigos. Eu comprei o meu pra colocar no meu MacBook Pro 13 mid 2010, mas comprei ciente do problema, e sabendo que a samsung já deu uma nota de atualizar o firmware.

Opa, informação importante chegando! Upgrade de firmware para corrigir problemas de acesso! Obrigado pela informação Filipe! Neilton, dá uma olhada se não é o seu caso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, informação importante chegando! Upgrade de firmware para corrigir problemas de acesso! Obrigado pela informação Filipe! Neilton, dá uma olhada se não é o seu caso!

Realmente melhorou bastante com sua dica, eu tb mandei verificar e corrigir erros no disco, agora a escrita chegou a 200 MB/s e a leitura a quase 500 MB/s. Já vi esse upgrade de firmware mas antes tenho q fazer um backup ainda. Valeu mto pela ajuda!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente melhorou bastante com sua dica, eu tb mandei verificar e corrigir erros no disco, agora a escrita chegou a 200 MB/s e a leitura a quase 500 MB/s. Já vi esse upgrade de firmware mas antes tenho q fazer um backup ainda. Valeu mto pela ajuda!

Neilton,

 

Dadas as diferenças entre as NANDS dos Pro e Evo e como o seu é um Evo, considero que houve uma melhora muito boa. O Evo perde em performance de gravação para o Pro mas essa taxa de 200 MB/s na gravação ainda está muito baixa. Deveria atingir pelo menos uns 350 MB/s. Seria muito interessante fazer um backup e o upgrade de firmware que o Filipe mencionou. Quando fizer isso nos retorne o resultado.

Como faz pra saber qual a versão do firmware instalado?

 

Aqui tá de boa.

 

[bTXSd.png

Boa performance aí Adalberto! O seu é um Pro ou Evo? 431 MB/s de gravação é muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala chefe, fiz a atualização de firmware do meu PRO pelo Windows, como faço o procedimento no mbp?

 

Abraço

 

 

Fui bem lerdo nessa pergunta, um simples search e tá na mão

 

http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/samsungssd/downloads.html

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera, perdão pela demora. Problemas com mudança e tudo mais. Decidi antes mesmo de ver as respostas aqui de comprar o cabo para testar e FUNCIONOU!

O problema era com o cabo mesmo. 

Resolvido!

Agradeço demais a todos que me ajudaram.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, perdão pela demora. Problemas com mudança e tudo mais. Decidi antes mesmo de ver as respostas aqui de comprar o cabo para testar e FUNCIONOU!

O problema era com o cabo mesmo. 

Resolvido!

Agradeço demais a todos que me ajudaram.

Muito Obrigado.

Mário, que bom! Boa sorte com a renovada máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Obrigado pelas explicações, estou tendo  problema com SSD no Mac mini (MID 2011) .... 

 Coloquei um SSD Sansumg EVO 850 de 500gb... recentemente o computador demora uns 15 minutos para conseguir subir o sistema... é ligar e ver ele rebootando quando chega na metade da barra de incialização...

Troquei a SDD por uma outra da Sandisk... (mas o problema persiste)

Troquei a Memoria RAM, coloquei 16GB da Corsarie --- e o problema constinou...

Agora vem os fatos que pra mim é o mais misterioso..

1) Se, ao ligar, eu aperto Shift. o sistema sobe sem travar em modo de seguranca.

2) Depois que ele inicializa completamente... e nao trava, AQUI ta o pior dos MISTERIOS... Se ele ta ligado, quente, posso reiniciar que ele nao trava! .... (ate fiz piada que meu MAC MINI deve ter alguma valvula, igual as televisoes da decada de 70!) So funcionava depois que esquentava...

Ahhh, ja formatei 500 vezes, ja Redefinir a NVRAM ou a PRAM no Mac. ja dei hard reset, ja rezei... 

Ate que tive a ideia de subir usando Command+S - e vi que ele travava na hora de montar a SSD...

lendo este fórum, acredito que se eu trocar o cabo Flat da SATA pode resolver.... duro é que so tem cabo flat de HD secundaria pra vender no ML

... se o problema for na meu cabo SATA, ha uma chance dele so dar este problema com SSD, minha proxima etapa seria, comprar este cabo de HD secundaria... voltar a HD como disco primario e colocar a SSD como disco secundario....

Alguem teve alguma experiencia de fazer isso, e colocar pra subir o sistema pelo disco secundario?  Alguem tem outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 28/09/2014 at 12:24, Alan Leitão disse:

Neilton,

 

Como você operou com o sistema durante algum tempo sem o TRIM e após ativar o recurso leva algum tempo para fazer a "limpeza" das células do SSD, sugiro deixar o seu Mac ligado por uma noite inteira (sem entrar em stand by) para que a "limpeza" seja executada. Depois disso faça o teste novamente. O problema do cabo discutido nesse tópico era muito específico e foi uma extrapolação que veio a partir dos testes que foram realizados. Trocar o cabo no seu caso seria prematuro demais, ainda mais que não há testes específicos para o seu sistema.

 

Para manter o Mac ligado direto basta instalar o "Caffeine", disponível na Mac App Store.

Sei que o  tópico é antigo, mas estou com problema aqui.

Nesse momento estou tentando instalar o macOS ventura pra ver se vai funcionar, mas pra adiantar poderia me dizer como ativo esse TRIM? 

 

Grato. Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, RAEvangelista disse:

Sei que o  tópico é antigo, mas estou com problema aqui.

Nesse momento estou tentando instalar o macOS ventura pra ver se vai funcionar, mas pra adiantar poderia me dizer como ativo esse TRIM? 

 

Grato. Ricardo.

Salvo engano, o TRIM se tornou padrão há alguns anos no macOS, ou seja, tu não precisaria ativar nada. Mas, se quiser confirmar, depois de instalar basta ir no relatório do sistema (Menu da maçã -> segure option -> Relatório do sistema) lá é só encontrar seu SSD e vai ter uma lista de dados relacionados, deve ter uma linha para o TRIM.

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Salvo engano, o TRIM se tornou padrão há alguns anos no macOS, ou seja, tu não precisaria ativar nada. Mas, se quiser confirmar, depois de instalar basta ir no relatório do sistema (Menu da maçã -> segure option -> Relatório do sistema) lá é só encontrar seu SSD e vai ter uma lista de dados relacionados, deve ter uma linha para o TRIM.

spacer.png

Muito obrigado. Vou verificar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Já que reativei o tópico, vou escrever o que houve comigo, se alguém puder dar uma luz!

A 20 dias mais ou menos troquei o SSD do meu MAC por esse SSD 500GB Crucial BX500 SATA, 3D NAND, fiz uma clonagem usando um programa que já havia feito antes no meu PC (Macrium Reflect) e tudo estava perfeito, rodando perfeitamente durante uns 7 dias. Daí enviei o macbook pra troca da bateria em uma loja de BH chamada Loja do Sapo. Sábado recebi o macbook e já ao ligar observei uma lentidão estranha. O mac não rodava nada, tudo muito lento. Resolvi fazer uma instalação limpa via pendrive do catalina, ficou 2 dias instalando o sistema operacional e não consegui mais usar o computador. Alguém já passou por isso? acha que pode ser esse cabo flat como o do colega livesorcerer aí acima? 

Esqueci de dizer  que tentei voltar o ssd antigo pra ver se o problema estava no Crucial, mas continuou a mesma coisa. 

Obrigado a todos. Abs

Editado por RAEvangelista
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, RAEvangelista disse:

Boa noite. Já que reativei o tópico, vou escrever o que houve comigo, se alguém puder dar uma luz!

A 20 dias mais ou menos troquei o SSD do meu MAC por esse SSD 500GB Crucial BX500 SATA, 3D NAND, fiz uma clonagem usando um programa que já havia feito antes no meu PC (Macrium Reflect) e tudo estava perfeito, rodando perfeitamente durante uns 7 dias. Daí enviei o macbook pra troca da bateria em uma loja de BH chamada Loja do Sapo. Sábado recebi o macbook e já ao ligar observei uma lentidão estranha. O mac não rodava nada, tudo muito lento. Resolvi fazer uma instalação limpa via pendrive do catalina, ficou 2 dias instalando o sistema operacional e não consegui mais usar o computador. Alguém já passou por isso? acha que pode ser esse cabo flat como o do colega livesorcerer aí acima? 

Esqueci de dizer  que tentei voltar o ssd antigo pra ver se o problema estava no Crucial, mas continuou a mesma coisa. 

Obrigado a todos. Abs

Nossa, que estranho viu, se fosse HD eu diria que houve algum bate e estragou... se vc tiver outro SSD pra testar, não custa... realmente nunca vi ocorrer, até porque trocam a bateria e raramente mexem em algo mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, RAEvangelista disse:

Boa noite. Já que reativei o tópico, vou escrever o que houve comigo, se alguém puder dar uma luz!

A 20 dias mais ou menos troquei o SSD do meu MAC por esse SSD 500GB Crucial BX500 SATA, 3D NAND, fiz uma clonagem usando um programa que já havia feito antes no meu PC (Macrium Reflect) e tudo estava perfeito, rodando perfeitamente durante uns 7 dias. Daí enviei o macbook pra troca da bateria em uma loja de BH chamada Loja do Sapo. Sábado recebi o macbook e já ao ligar observei uma lentidão estranha. O mac não rodava nada, tudo muito lento. Resolvi fazer uma instalação limpa via pendrive do catalina, ficou 2 dias instalando o sistema operacional e não consegui mais usar o computador. Alguém já passou por isso? acha que pode ser esse cabo flat como o do colega livesorcerer aí acima? 

Esqueci de dizer  que tentei voltar o ssd antigo pra ver se o problema estava no Crucial, mas continuou a mesma coisa. 

Obrigado a todos. Abs

Não sei qual o modelo do seu Mac mas, a julgar pelos detalhes de estar usando um SSD sata, imagino que seja um Macbook Pro de 2012 pra baixo.

Esses modelos realmente têm um cabo flat bem frágil e não são raros os casos de problemas com ele. Se com 2 SSDs diferentes o problema persiste, provavelmente tem algo relacionado a cabo flat (ou outro detalhe de hardware).

Esses SSDs costumam ser bem rápidos, mesmo naquelas cases USB 3.0, se tiver acesso a uma, talvez valha o teste. Ou então se tiver acesso a outro computador (preferencialmente um PC por ser mais simples de validar problemas com cabos) pode tentar colocar esse SSD nele e ver se tem alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Não sei qual o modelo do seu Mac mas, a julgar pelos detalhes de estar usando um SSD sata, imagino que seja um Macbook Pro de 2012 pra baixo.

Esses modelos realmente têm um cabo flat bem frágil e não são raros os casos de problemas com ele. Se com 2 SSDs diferentes o problema persiste, provavelmente tem algo relacionado a cabo flat (ou outro detalhe de hardware).

Esses SSDs costumam ser bem rápidos, mesmo naquelas cases USB 3.0, se tiver acesso a uma, talvez valha o teste. Ou então se tiver acesso a outro computador (preferencialmente um PC por ser mais simples de validar problemas com cabos) pode tentar colocar esse SSD nele e ver se tem alguma diferença.

Boa tarde, realmente o meu é um MacBook Pro 2012 meados do ano. Aquele de 15 polegadas. Fiz outro teste ontem retirando o SSD e colocando no lugar do leitor de DVD, usando um adaptador, não deu certo! Aí coloquei numa case externa estou fazendo a instalação dessa forma. Isso já fazem quase dois dias. Ou seja, acredito que o problema não seja no cabo flat, Pois estou fazendo o teste ou fora dele. Também acho que não seja no SSD, Pois testei em um pc Windows e formatei por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...