Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor formato para formatar um HD Externo?


Posts Recomendados

Olá amigos do MacMagazine, como vão?

 

Recentemente, comprei um HD Externo de 1TB da Seagate (USB 3.0) para fazer backup dos meus arquivos e dados importantes. Como trabalho com Desenvolvimento de Jogos Digitais e Programação, preciso passar arquivos pesados de uma só vez para o HD Externo, e então eu encontrei um problema:

 

Eu formatei o meu HD Externo (com o Utilitário de Disco) usando o formato Fat32, pois sei que funciona em Mac e Windows (preciso usar os dois sistemas) - porém, este formato não aceita a transferência de arquivos maiores que 4GB e isso é um grande problema pra mim.

 

Li pela internet que o formato exFat é bem melhor que o Fat32, inclusive pelo fato de poder passar arquivos enormes de uma vez (16EB). Gostaria de saber se eu irei conseguir usar o formato exFat tanto no Mac quanto no Windows, e quais são as desvantagens deste formato.

 

Desde já, agradeço muito a participação. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive surpresas com exFat ... MUITAS fotos que ficaram cortadas, fotos que ficaram metade foto e metade cinza.

Para minha infelicidade eu só fui perceber algum tempo depois que já tinha deletado as fotos do HD interno.

Hoje tenho um HD externo em FAT32 e outro em HFS+ … o que é do Mac fica no Mac e do Windows fica no Windows.

No meu caso eu não uso Windows desde 1995. Mas meus arquivos de Windows ainda estão lá no bom e velho FAT32. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem sabe me dizer a diferença entre esses formatos? sempre usei fat32 ( sou usuario de windows desde 95 até ano passado )  esses dias tive que passar um arquivo .dmg pro meu pen drive e não passava ,tive que formatar pra conseguir gravar ,mas no windows não funciona,existe algum formato "universal" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O exFat ganha em desempenho se comparado com o NTFS, o NTFS possui algumas rotinas de segurança que o tornam ligeiramente mais lento, mas consideravelmente mais seguro.

 

Eu usaria o NTFS nesses casos. Já tive problemas de perda de dados em exFat, é questão de tempo. Para habilitar a escrita em NTFS no Mac eu utilizo o Paragon (http://www.paragon-software.com/pt/home/ntfs-mac/), funciona muito bem, mas é pago.

 

No Windows existem soluções para habilitar suporte à HFS, mas nesse caso não posso indicar, por nunca ter utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Eu sempre tive problemas ao usar HD's externos e pendrives no Mac e no Windows. Mesmo formatando em exFat, como orientam, uma hora eles começam a não ser mais reconhecidos no Mac. Eles continuam funcionando normalmente no Windows, mas no Mac deixam de ser reconhecidos (mesmo já tendo funcionado normalmente antes). Estou postando aqui a mensagem que aparece. Olha...já estou no terceiro HD externo e no segundo pendrive (todos de marcas diferentes) que dão esse mesmo problema. Não sei mais o que fazer.

post-18809-0-13748600-1411692462_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive surpresas com exFat ... MUITAS fotos que ficaram cortadas, fotos que ficaram metade foto e metade cinza.

Para minha infelicidade eu só fui perceber algum tempo depois que já tinha deletado as fotos do HD interno.

Hoje tenho um HD externo em FAT32 e outro em HFS+ … o que é do Mac fica no Mac e do Windows fica no Windows.

No meu caso eu não uso Windows desde 1995. Mas meus arquivos de Windows ainda estão lá no bom e velho FAT32. 

Eu resolvi assim ….

 

E tem outro em NTFS.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um pendrive de 16GB com 8GB formatado em FAT32 e 8GB em HFS+. Utilizei o software Lili para instalar uma distribuição Linux, surgiu o alerta de que todo o pendrive seria formatado, aceitei e, no entanto, a instalação não interferiu na partição HFS+. Ficou bem interessante o resultado, pois posso executar o Linux direto do pendrive bastando seguir aquele procedimento de manter pressionada a tecla Option na inicialização do sistema Mac OS e escolher um dos sistemas operativos (Mac, Windows via Bootcamp ou distro Linux do pendrive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra usar os dois sistemas sem limitações: pen-drive FAT32, HD com mais de 250 gb vá de exfat. Agora lembre-se que no FAT32 o limite de transmissão de arquivos fica em 4 gb, no exfat ainda não consegui um limite de dados.

 

Meu HD externo é de 1TB e está em exFat. Parou de funcionar no Mac. 

Meu pendrive é de 2GB e está tbm em exFat. Tbm parou de funcionar no Mac.

 

Você tem duas alternativas:

 

Formatar em exFAT;

Formatar em NTFS e instalar um aplicativo de PrefPane para que o Mac OS X consiga ler e escrever dados em NTFS, como o TUXERA, NTFS-3G+.

 

Falow

 

exFAT eu já desisti. Agora vou tentar essa segunda opção q vc falou. Se não der certo, vou simplesmente deixar de plugar meus drives externos em PC's.

Quem quiser pegar algum arquivo meu, que traga o seu drive e conecte no meu note. rs. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, com relação às diferenças:

 

Fat32 - é um FAT em 32 bits, aceitando até (2 elevado a 32 - 1 clusters), variando o tamanho dos clusters para atingir o tamanho máximo do disco. Quanto maiores os clusters, maior o desperdício do disco porém mais rápido o acesso, sendo o inverso verdadeiro. O tamanho máximo de arquivo não pode ultrapassar 4GB.

ExFat - é o nome bonito do FAT64, ou seja, aceita até (2 elevado a 64 - 1 clusters), seguindo a mesma lógica do FAT32 quanto ao tamanho e velocidade de acesso. O tamanho máximo de arquivo não pode ultrapassar 2 TB.

NTFS -  é o sistema de arquivos da MS criado para o Windows NT que permite ter controle de acesso (propriedade das pastas e arquivos), criptografia (cifragem de conteúdos no disco), quotas (controle de uso do espaço por usuários), modificação de tamanho da partição "on the fly" (Windows Vista em diante), compressão diretamente pelo sistema de arquivos, registro cronológico (que mantém logs de modificação de arquivos para restauração em caso de falhas) e outras coisinhas mais, aceitando até (2 elevado a 64 - 1 clusters) de tamanho de partição. Aqui também o tamanho máximo de arquivo não pode ultrapassar 2 TB. Curiosidade: esse sistema foi "inspirado" no HPFS (High Performance File System) que era usado no IBM OS/2 Warp.

 

Enfim, usar o ExFat para cambiar arquivos entre Mac e Windows é uma boa opção porque todos os recursos extras do NTFS não são aproveitados pelo OS X .Mesmo com o Tuxera ele só faz leitura e gravação de conteúdos, assim como no FAT32 ou ExFat.

 

A única ressalva que eu faria quanto ao uso do ExFat para compartilhamento de arquivos entre os sistemas é que a unidade deve ser formatada no Windows, usando o tamanho padrão de clusters calculado pelo sistema no momento da formatação. O OS X tem o péssimo hábito de usar o menor tamanho possível de clusters quando formata a unidade em ExFat e isso causa problemas de compatibilidade com o Windows em alguns tamanhos de unidade (principalmente as menores, como pendrives).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...