Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza externa MacBook


Mário Elias Cândido

Posts Recomendados

Olá amigos, é meu primeiro post aqui no fórum.

Adquiri em 15 dias um MacBook Pro Retina da assinatura e gostaria de algumas dicas de como proceder com a limpeza da Maquina, principalmente do trackpad e também da tela.

 

Grande abraço a todos!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, simples e fácil, :D Passe um pano macio, levemente úmido "água" e sem fiapos pelo exterior do Mac, sem deixar passar umidade pelas suas aberturas, Não borrife nenhum líquido diretamente no Mac.

Para Tela: Passe na tela um pano macio e sem fiapos, umedecido apenas com águaNão Borrife nenhum líquido diretamente na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... uso água e sabão. Na verdade, água e detergente, desses de pia de cozinha mesmo. Tanto para limpar a tela quanto para limpar a carcaça. Sempre fiz isso e jamais tive problema. Só não uso água em excesso nem deixo escorrer para dentro do macbook ou monitor. Acho a maneira mais eficiente de limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

Eu tenho uma pequena experiência com solventes orgânicos (álcools e derivados de petróleo) na industria, então eu recomendo para qualquer limpeza em qualquer notebook de qualquer marca o seguinte:

 

- Esponja macia ou um tecido macio 100% algodão + água destilada (água filtrada também é boa) e sabão neutro.

 

A maioria dos fabricantes recomendam algo semelhante, isso porque em geral as sujeiras que se acumulam são: poeira, gordura ou sebo humano (contato dos dedos, de onde grudam mucosas ou gordura/sebo do oleosidade normal) ou sujeira de origem também orgânica como bebidas que caem de forma acidental.

 

99% das manchas em um notebook não vai resistir a simples água+sabão-neutro!  E usando apenas isso, você evita os riscos de marcar, remover pintura ou dissolver partes plásticas com marcações personalizadas pelo fabricante.

 

Os solventes orgânicos, em geral removem tudo incluso pinturas ou camadas proteções feitas pelos fabricantes.

 

Mas vale a experiência de cada um, a minha é essa! Eu já literalmente "kaguei & sentei" em alguns equipamentos eletrônicos tentando limpa-los, e alguns solventes orgânicos literalmente "dissolve" alguns tipos de partes plásticas usadas em controles remotos, teclados e gabinetes de notebook.

 

A água+sabão NÃO dissolve matéria plástica! Mas dissolve fácil qualquer gordura ou óleos que você possa encontrar no dia-a-dia....

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os solventes orgânicos, em geral removem tudo incluso pinturas ou camadas proteções feitas pelos fabricantes.

 

 

Corrija-me se estiver errado: a recomendação pelo álcool isopropílico é pela baixa porcentagem de água, o que evitaria a oxidação de componentes eletrônicos o que não se aplica ao alumínio da carcaça, que não oxida, nem ao teclado, que é de plástico.

Também sou forte adepto da água e sabão.

 

 

 

"Causo" do passado: lá na época dos 386, fui chamado à casa de um colega pois o PC do trabalho dele não ligava. A máquina tinha uns quatro ou cinco anos de vida e jamais havia sido aberta. Ficava em um ambiente altamente insalubre, pois ele era dono de uma industria de perfilados de metal. Ao abrir o computador, simplesmente não via a placa-mãe de tanta poeira que havia sobre ela. E naquela época, as placas eram 3x maiores que as atuais. A simples limpeza era impossível e como a máquina já estava praticamente condenada, tomamos uma resolução em conjunto: levamos a placa para o tanque de casa: água nela! Depois de uma semana secando à sombra, máquina ligada e tudo funcionando 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos_Gabriel

 

O álcool isopropílico, também chamado como "isopropanol" , na Xerox é conhecido como "Removedor de película" é usado para limpeza pesada em aplicações diversas. Na Xerox ele é usado em copiadoras para limpar os vidros e espelhos manchados com "toner" e ajuda também a limpar residuos de toner no fusor das copiadoras. (existe um produto específico para remover toner do fusor, a base de solvente de petróleo, na falta dele o isopropanol ajuda a limpar)

 

Esse causo que você contou funciona sim porque as placas são protegidas com "verniz" e a água não remove isso e se for bem seca depois da limpeza não vai oxidar partes metálicas. Tal como você bem explicou, isso foi uma decisão extrema e a vida útil desse equipamento seria abreviada se não fosse feita essa limpeza extrema!

 

O isopropanol, Etanol ou Metanol remove verniz de placas eletrônicas! (álcoois  Isopropílico, Etílico e Metílico respectivamente, sendo esse último extremamente venenoso)

 

Lavar placas com agua em "bacias" com ultrassom é algo que acontece na indústria, em geral se usa água+detergentes especiais, o ultrassom vibra junto com a água e solta os sólidos e resíduos da placa. Depois é secar com ventilação ou lâmpadas de secagem.

 

É isso! Vale a experiência e o bom senso! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...