Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Macbook Pro Retina 13 ou 15?


Lilo

Posts Recomendados

Olá, sou estudante de analise de sistemas, DJ e também faço edições de vídeo.

 

Tenho um macbook pro de 13', mid 2012, i5 2,5 Ghz e uso ele nas gigs, para editar video e etc.

 

Nas gigs, tudo perfeito. Nas edições de vídeo ele deixa bastante a desejar. E quero programar também.

 

Quero trocar ele por um Retina de 13 ou de 15. Minha dúvida são 1mil reais de diferença entre os dois modelos.

 

MacBook Pro Retina i5 - 2.8GHz - 13' - 8GB RAM - 512GB SSD
 
ou
 
MacBook Pro Retina i7- 2.2GHz - 15' - 16GB RAM - 256GB SSD (MGXA2)
 
Minha dúvida está nesses 1mil reais de diferença.
O macbook 13' consegue suprir todas as necessidades? Mesmo assim, vale a pena investir 1mil reais para pegar o modelo superior? Ou o modelo superior é necessário para as tarefas que quero realizar? Aberto a opniões. OBRIGADO!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Lilo!

 

Chuta o balde e pega o segundo modelo retina de 15 que já possui placa de vídeo dedicada de 2GB.

 

Abs

 

como o Applespzn disse,pode chutar o balde,por que por mil reais de diferença pegar uma tela de 15',i7,16gb,e placa de video dedicada,compensa e muito

Segundo algumas pesquisas esse modelo "MGXA2" não tem vídeo dedicado e sim uma iris pro, contra a iris normal do de 13.

 

Eu curto portabilidade, então eu iria de 13" mesmo. Com esse barão da diferença pode comprar um bom monitor para usar na mesa e tal.

Adicionando, o modelo "MGXC2" tem a placa dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo algumas pesquisas esse modelo "MGXA2" não tem vídeo dedicado e sim uma iris pro, contra a iris normal do de 13.

 

Eu curto portabilidade, então eu iria de 13" mesmo. Com esse barão da diferença pode comprar um bom monitor para usar na mesa e tal.

Adicionando, o modelo "MGXC2" tem a placa dedicada.

Adalberto não entendi direito,esse MGXA2 e MGXC2 é um part number,uma linha ou só modelo da placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu troquei o meu Macbook Pro 13 (exatamente igual o seu), para o Retina 13.. Mesmo tendo 1,5GB da Iris(bom, mas é claro que 2GB da Iris Pro faz uma diferença boa), 8GB 1600mhz(16GB também faz diferença se o uso for muito profissional), i5(lembrando que o 2,8ghz é o i7.. eu optei pelo i5) e SSD PCle faz ele iniciar em menos de 20 segundos! E por enquanto está uma maravilha! Cara.. não precisa mais que isso(com um i7 deve voar)..

Compensa R$1mil para o upgrade, obviamente sim! Pois é uma placa melhor, processador de maior Turbo Boost e Quad-core, 16GB 1600mHz e a tela é uma 15,4 Retina(deve ser muito bom de utilizar esta tela).. Se tem dinheiro e você irá usá-lo então pegue o 15 sem medo! Mas o 13 acho que da conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos que responderam. To lendo e levando em conta todas as opniões. Estou mais para o lado do 15'. As unicas coisas que me fazem pensar que seria melhor ficar com o de 13' é que eu economizaria uma graninha e teria uma praticidade maior para carrega-lo. Mas acho que de 13' pra 15' nao é tanta diferença. Tirando a parte financeira, vale a pena carregar 1/2 kg a mais.

 

Escolhendo o de 15', tem mais duas opções: modelo de entrada sem placa dedicada, ou modelo top de linha com placa dedicada. Dai é grana mesmo! Tenho que avaliar apenas em relação a minha situação financeira. Claro que tem aquele custo beneficio, de voce não precisa trocar de maquina por um bom tempo se investir agora e tal. Mas diante de varias opniões eu vou construindo a minha. Acho que compro a maquina essa semana ou na semana que vem, até lá tenho tempo para pesquisar e ler bastante no forum.

 

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se edita vídeo eu nem pensaria no 13.3".

 

O modelo de 15" tem um i7 Quad-Core enquanto que o de 13.3" é dual-core. Ambos são ótimos processadores mas pra edição não tem segredo, quanto mais núcleos melhor.

 

Se não vai jogar não tem motivo pra comprar o modelo com nVidia. Ta certo que da pra usar os CUDA Cores pra ajudar no render mas tu mexe com programas que faz isso? Sabe se o FinalCut X faz isso? Não sei como fica a tecnologia OpenCL nesse caso. Sendo assim acaba sendo besteira comprar o modelo com o vídeo dedicado que, além de esquentar mais a máquina, ser mais caro, não te trará nenhum beneficio real.

 

Ao meu ver, tente comprar o 15" de entrada com o maior SSD que puder, que dai tu ta sossegado pra isso que tu faz por um bom tempo. A Iris Pro mesmo sendo um vídeo integrado possui tecnologia diferente de todas as outras controladores de vídeo integradas, ela tem um "cache" L4 fazendo o papel da "RAM" do vídeo, com 128 MB só pra ela, que da bastante diferença já que ta tudo dentro do mesmo "die" do processador. A velocidade de acesso é absurda, por isso ela consegue resultados muito próximos ao de uma nVidia GT 650M mesmo tendo muito menos núcleos de processamento gráfico.

 

Bom, é isso que eu penso :D

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se edita vídeo eu nem pensaria no 13.3".

 

O modelo de 15" tem um i7 Quad-Core enquanto que o de 13.3" é dual-core. Ambos são ótimos processadores mas pra edição não tem segredo, quanto mais núcleos melhor.

 

Se não vai jogar não tem motivo pra comprar o modelo com nVidia. Ta certo que da pra usar os CUDA Cores pra ajudar no render mas tu mexe com programas que faz isso? Sabe se o FinalCut X faz isso? Não sei como fica a tecnologia OpenCL nesse caso. Sendo assim acaba sendo besteira comprar o modelo com o vídeo dedicado que, além de esquentar mais a máquina, ser mais caro, não te trará nenhum beneficio real.

 

Ao meu ver, tente comprar o 15" de entrada com o maior SSD que puder, que dai tu ta sossegado pra isso que tu faz por um bom tempo. A Iris Pro mesmo sendo um vídeo integrado possui tecnologia diferente de todas as outras controladores de vídeo integradas, ela tem um "cache" L4 fazendo o papel da "RAM" do vídeo, com 128 MB só pra ela, que da bastante diferença já que ta tudo dentro do mesmo "die" do processador. A velocidade de acesso é absurda, por isso ela consegue resultados muito próximos ao de uma nVidia GT 650M mesmo tendo muito menos núcleos de processamento gráfico.

 

Bom, é isso que eu penso :D

 

falou <o.

xD

 

Boa! Gostei bastante da sua idéia. Não uso pra jogar, jogo apenas no video game mesmo e olhe lá. hahaha. No note não jogo nada que precise de placa de video. Acho que ficarei com o modelo de entrada com 15' retina.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é contra as regras do fórum, voltar um tópico que já estava "mais pra baixo", mas como não faz muito tempo e acho legal dar um feedback do que foi feito diante das opiniões obtidas aqui, resolvi postar mais uma vez.

 

Comprei o Macbook Pro Retina 15' de entrada (i7, 2.2GHz, 16GB DDR3, 256GB SSD)

É muito bom, não tenho nada do que reclamar.

 

A questão da mobilidade que seria um problema, caso eu ficasse com o de 15', não foi incomodo. Ontem mesmo viajei para tocar em outra cidade e foi tudo tranquilo.

Claro que é maior, mas nada que vá atrapalhar.

 

Quanto a edição, ainda não usei pra editar nada.

 

E como eu comprei aqui pelo forum, nada mais justo do que recomendar o vendedor que, além de ser honesto e cumprir todos os combinados, foi muito atencioso do inicio ao fim, sempre disposto a tirar as dúvidas e achar a melhor maneira para que pudéssemos fazer a transação. 

 

VENDEDOR: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/user/36010-applespzn/

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre é bom para o forum o feedback do criador do tópico, o que muitos não fazem.

Ficamos felizes por sua compra/escolha, com certeza qualquer uma das duas maquinas vc ficaria muito bem servido, o que pesa sempre no final é seu tipo de seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...