Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Experiência] MyStore - Shopping Pelotas/RS


Posts Recomendados

Fellows,

 

Na semana passada fui conhecer a MyStore que foi inaugurada aqui no Shopping Pelotas. Apesar da Loja seguir o padrão do Grupo Herval, foi passada a imagem de que o que estava sendo inaugurado era uma Apple Retail Store. Ouvi pessoas nas ruas dizendo que essa loja "da Apple" seria como as do exterior. Já sabendo da sistemática, fui na inauguração e voltei no dia seguinte, pois queria comprar um Dock da JBL, Antes disto minha namorada ficou testando os iPad Mini e fui conversar com um dos vendedores, vou tentar reproduzir o diálogo, por mais tosco que pareça:

 

Ele me disse que a capacidade do processador do iPad Mini era impressionante. Eu respondi: sim, é o mesmo processador do iPhone 4S, o A5 Dual Core. Passado isto ele me disse que o iPhone 4S foi o primeiro a vir com tela retina. Disse a ele que não, pois tal tecnologia veio desde o iPhone 4. Ele retrucou dizendo que o treinamento dado a eles pela "Apple" tinha sido nesse sentido. Com toda a certeza duvido muito que a Apple tenha dado um treinamento direto aos funcionários de uma loja do Grupo Herval, que tem dezenas de Revendas Autorizadas e APRs espalhadas pelo país. Em outras perguntas, especialmente relacionadas aos iMac, senti pouca firmeza por parte de mais de um vendedor.

 

Em que isto me afeta? Em nada. Em que isto afeta o consumidor que não conhece os produtos da Apple: em confiabilidade para o futuro. Apesar de comprar um produto de qualidade indubitável, não se pode admitir, o que já é uma praxe, que as Revendas Autorizadas da Apple sejam tão fracas como é o caso da MyStore do Shopping Pelotas. Apesar de recém inaugurada, um treinamento completo, ainda que por vídeo conferência, além da leitura dos manuais dos produtos, do conhecimento de suas funcionalidades, é fundamental para que os consumidores que não conhecem os produtos da Maçã possam comprá-los e ao chegar em casa não ter de recorrer aos vídeos mágicos de "como usar seu Apple", como há às centenas no YouTube.

 

Já li relatos semelhantes ao meu sobre outras Revendas, mas achei necessário especificar em detalhes o que se passa na primeira Revenda Autorizada a vender todos os produtos da Apple na Região Sul do RS. Outro ponto que me surpreendeu foi a escassez de modelos de MacBooks. Havia dois MBA, um de 11" e outro de 13", um iMac (modelo de entrada, Core i5 de 1,4GHz) e um MBP, cujo preço estava com R$500,00 de deconto. No mais apenas acessórios. Felizmente, todos certificados.

 

No mais é isso.

 

Abs. a todos,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente dono de loja de shopping quer fazer assim, colocar o produto, um vendedor qualquer que consiga convencer o cliente, uma caixa pra receber o dinheiro e pronto, taí a receita do sucesso. 

 

É triste mas é a verdade. 

 

Pois é... mas infelizmente isso acaba desqualificando a marca. Escolhe o produto sem nem saber o que é SSD ou que o iMac que ele tá comprando usa um Intel Core i5 de 1.4GHz, dual-core, com 500Gb de HDD e mal sabe o comprador que sequer GPU dedicada ele usa, e sim o Intel HD Graphics 5000. Em outras palavras, o cidadão leva para casa um iMac com configuração de MBA, pensando que está levando um iMac "de verdade". De fato não deixa de ser um iMac, mas basta ver os benchmarks, são pífios. Quando se chega em casa e se instala é que se dá conta de que não "era nada daquilo" e que quase 6k foram jogados fora.

 

Em outras palavras: quanto maior o número de clientes trouxas, clientes que querem status, maior o sucesso e melhor os resultados trimestrais da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muitas lojas fazem isso,mas fica pior quando é uma loja que só vende produtos da apple,ou apenas de uma marca,eles estão contratando pessoas com um conhecimento básico nos produtos e dando uma comissão pro vendedor, ele vai fazer de tudo pra você acabar levando o produto,independente se você vai precisar de um processador 1,4ghz ou mais potente.

 

e sempre tem esses cliente que acham que pagar caro é sinônimo de qualidade,coisa que não é o caso desse novo Imac like a MBA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... mas infelizmente isso acaba desqualificando a marca. Escolhe o produto sem nem saber o que é SSD ou que o iMac que ele tá comprando usa um Intel Core i5 de 1.4GHz, dual-core, com 500Gb de HDD e mal sabe o comprador que sequer GPU dedicada ele usa, e sim o Intel HD Graphics 5000. Em outras palavras, o cidadão leva para casa um iMac com configuração de MBA, pensando que está levando um iMac "de verdade". De fato não deixa de ser um iMac, mas basta ver os benchmarks, são pífios. Quando se chega em casa e se instala é que se dá conta de que não "era nada daquilo" e que quase 6k foram jogados fora.

 

Em outras palavras: quanto maior o número de clientes trouxas, clientes que querem status, maior o sucesso e melhor os resultados trimestrais da Apple.

 

O posicionamento da Apple no Brasil é bem claro, os preços não me deixam mentir, eles querem se posicionar aqui na categoria de itens de luxo, até porque eles perceberam que o brasileiro rico paga sem questionar e o pobre se mata pagando aquilo parcelado porque quer "ostentar", então pra cabeça da maioria das pessoas que compram aquilo não importa a configuração, mas sim a maçã atrás do equipamento, então nesse caso o vendedor é apenas um intermediário que pega o item e leva a pessoa até o caixa rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me saltou aos olhos foi eu ter chegado para ver o iMac e o vendedor exaltando que a interação entre Software e Hardware era o trunfo da Apple. Ora, isto é novidade? O Hardware e o Software são do mesmo fabricante, algo óbvio.

 

Concordo que para muitos é melhor ter um iMac na bancada, ainda que ele tenha uma configuração de MBA e seja vendido na loja sem SSD ou Armazenamento Híbrido (o que não me agrada, prefiro 100% SSD) do que um MBP, por exemplo, que pelo menos tem uma configuração "honesta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu esteja enganado, mas isso não afeta a "piada" que foi o atendimento, enfim, acho que as lojas MyStore não são do grupo Herval.

Comprei alguns acessórios na iPlace, e essa sim vinha com a razão social da Madeireira Herval. A MyStore acho que é uma empresa de SP ou região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me saltou aos olhos foi eu ter chegado para ver o iMac e o vendedor exaltando que a interação entre Software e Hardware era o trunfo da Apple. Ora, isto é novidade? O Hardware e o Software são do mesmo fabricante, algo óbvio.

 

 

Para muitos é novidade e não é óbvio. O vendedor não conhece o comprador, então nivela por baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As lojas MyStore são as Revendas Autorizadas Apple do Grupo Herval. As iPlace são as APRs do Grupo Herval, que abriram, primeiro, em Porto Alegre e Caxias, em seus respectivos Shopping Iguatemi.

 

O Grupo Herval é aqui do RS, da cidade de Dois Irmãos. Eles atuam em diversos segmentos, sendo o varejo apenas um deles. O que antes era uma empresa pequena, se tornou um conglomerado bastante poderoso, com marcas próprias, unidades de logística particulares, o que permite uma maior agilidade na reposição dos estoques. Qualquer dúvida, aqui está o site: http://www.herval.com.br/Default.aspx

 

Para muitos é novidade e não é óbvio. O vendedor não conhece o comprador, então nivela por baixo. 

 

Concordo contigo Maddo, mas ele me disse: no treinamento que a "Apple" nos deu, foi informado que apenas do iPhone 4S em diante é que havia a disponibilidade de Tela Retina.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Péssimo isto. Pode ser e ter uma estrutura grande/enorme (a nível Brasil) mas desgasta, como você cita, a credibilidade em que o consumidor possa ter com os produtos da Apple pelo fato da pessoa que tenta "vender" não passar o sentimento de entendimento e estabilidade do produto ao consumidor.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...