Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Organizar música erudita no iTunes


Erik van A.

Posts Recomendados

Olá, pessoal! Andei ausente, mas agora voltei. E volvei com uma dúvida/problema (pra variar).

O iTunes realmente facilita Muito a vida, exceto quando o assunto é música erudita. Vou tentar explicar o que anda acontecendo.

Acho que muitos de vocês já passaram por isso quando adicionam um álbum novo à biblioteca e ele é ou uma compilação com diversos artistas ou uma trilha sonora com muitas colaborações. O iTunes não consegue entender que aquelas faixas de diversos artistas e intérpretes forma um único álbum, ou pode ser que Eu não consiga fazer ele ver isso (o que é mais provável).

O problema sempre existiu, mas dessa vez, tornou a navegação complicada. Eu fui adicionar um álbum meu chamado Best Mozart 100 [ http://www.100bestseries.com/releases1/bestmozart100.htm ]. Ele reúne, em 6 CDs, 100 faixas de obras do Mozart. Até aí, tudo bem. Acontece que ele não consegue ver como um único álbum.

No modo Cover Flow, cada faixa aparece separadamente. Numa tentativa de unificar as 100 faixas dos 6 discos em um único álbum, ao invés de usar aquela opção de Disco 1 de 6, eu considerei apenas um disco de 100 faixas. Não obtive resultado nenhum.

post-4131-1233821421_thumb.jpg

As configurações estão da seguinte forma:

Artist: Wolfgang Amadeus Mozart

Album Artist: [aqui eu tenho o costume de colocar algo como Orquestra/Regente/Solista]

Album: Best Mozart 100

Composer: Wolfgang Amadeus Mozart

post-4131-1233821410_thumb.jpg

O motivo para colocar Mozart como o artista é para poder procurar por Mozart no browser e achar tudo dele, e não ter q ficar procurando cada intérprete. Acho que quem tem o costume de importar música erudita pro iTunes sabe do que eu falo.

Deixando de lado a navegação por Cover Flow que ficou inviável (adicionando 100 capas do mesmo álbum) o problema estaria resolvido usando o browser e selecionando o álbum, ou pesquisando por ele. O que acontece é ele exibe todas as faixas fora de ordem como mostrado na próxima figura. Mais uma vez, o problema se resolveria se eu organizasse por número crescente de faixa. O grande problema é escutar isso no iPod, pois lá, as musicas são executadas conforme essa ordem [ou falta de] que foi mostrada na figura 3. Isso compromete a sequência das músicas, já que faixas seguidas são vários movimentos de uma peça.

post-4131-1233821399_thumb.jpg

Tudo se resolve se eu conseguir mostrar para o iTunes que tudo isso é um único álbum, com faixas de 1 a 100, em ordem. E, tudo isso, sem desprezar os diferentes intérpretes de cada faixa.

Espero ter conseguido explicar o meu problema. Desculpem-me pela loooonga explicação.

Desde já, agradeço!

[]/Erik.

Editado por Erik van A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Erik,

Sua explicação está bem legal, mas eu nunca encontrei problema algum em relação a adicionar músicas nas bibliotecas,

eu procure separar tudo por playlist (Sinal de + no canto inferior esquerdo) e depoiis disso, só arrastos as músicas dos

artistas para a playlist.

Quando possue 2 cds eu seleciono todas as máquinas e vou em Get Info e edito tudo que for necessário, inclusive imagens

para o cover flow. Nunca tive problemas dessa maneira. Não gosto de Importar as músicas, gosto mesmo da parte de playlist

que consigo separar todos os gêneros e não tem problema.

Depois para sincronizar com o meu Touch fica melhor ainda, seleciono somente a playlist que eu quero e sincronizo. Experimente

fazer este tipo de configuração por playlist tenho certeza que vai gostar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erik,

Sua explicação está bem legal, mas eu nunca encontrei problema algum em relação a adicionar músicas nas bibliotecas,

eu procure separar tudo por playlist (Sinal de + no canto inferior esquerdo) e depoiis disso, só arrastos as músicas dos

artistas para a playlist.

Quando possue 2 cds eu seleciono todas as máquinas e vou em Get Info e edito tudo que for necessário, inclusive imagens

para o cover flow. Nunca tive problemas dessa maneira. Não gosto de Importar as músicas, gosto mesmo da parte de playlist

que consigo separar todos os gêneros e não tem problema.

Depois para sincronizar com o meu Touch fica melhor ainda, seleciono somente a playlist que eu quero e sincronizo. Experimente

fazer este tipo de configuração por playlist tenho certeza que vai gostar

Hoje tentei colocar a capa de um cd que importei mas não aceita de maneira nenhuma, tentei baixar outra capa mas nada.

Acontece com você?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tentei colocar a capa de um cd que importei mas não aceita de maneira nenhuma, tentei baixar outra capa mas nada.

Acontece com você?

Então,

Nunca tive problemas em relação à isso, eu faço como descrevi ai em cima, crio playlist e Get Info nas musicas e adiciono

as capas normalmente, no iTunes, no Iphone e no Touch funciona normalmente quando mando sincronizar !

Tente não importar as músicas, e sim criar playlist e arrasta-las para dentro da playlist, é bem melhor do que importar para

dentro do iTunes. Quando elas são importadas o iTunes muda algumas caracteristicas das músicas, por isso acontece esses

problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como o Rafael falou aqui em cima. Quando o álbum tem vários artistas, vc coloca no "Album Artist" o nome deles (igual em todos) ou "Various Artists" e no "Artist" vc coloca o nome do artista de cada música. E o "Album" o nome do album (igual em todos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trust, realmente a organização por playlist é uma boa idéia. O problema é quando tem alguns vários gigas em música bagunçada =P Mas talvez seja o único jeito pra esse caso específico.

Rafael Fischer e filipesmg, eu fiz do jeito que vocês indicaram e realmente ele entende como um álbum apenas! O problema é que agora a lista de artistas do itunes ficou recheada com inúmeras combinações diferentes de Orquestras + Regente + Solista, algo como

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Thomas Allen (baritone)

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Margaret Price (soprano)

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Ann Murray (mezzo-soprano)

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Jorma Hynninen (baritone)

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Margaret Price (soprano)

Wiener Philharmoniker / Riccardo Muti / Margaret Price & Kathleen Battle (sopranos)

etc... Cada um como um artista.

Isso eu consegui resolver usando a guia Sorting da Get Info, aí colocando Sort Artist, Sort Album Artist, Sort Album, Sort Composer, todos com o mesmo nome. Aí todas as mil combinações de artistas, no Browser são substituídas por "Mozart". Mas quando passo pro iPod, tooooda a desorganização de novo. :P

Acho que já estou ficando chato, mas isso ocorre em outros albums e é realmente Muita musica pra ficar solta por aí.

Mais algum conselho?

Obrigado aos que responderam!

[]/Erik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se isso resolve o problema, mas é uma dica muito boa que descobri há algum tempo: se vc clicar pra organizar por Album, ele o organiza alfabeticamente (misturando os artistas). Se clicar de novo, ele vira "Album by Artist", juntando os álbuns de mesmos artistas (e alfabeticamente dentro de cada artista). E clicando pela 3a vez, ele vira "Album by Year" (meu preferido), que ele organiza os álbums por artista e dentro de cada artista ele organiza por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erik,

bom ai no caso a dica dos amigos acima acho que é mais eficiente no seu caso. O problema que é pelo jeito

você tem muitas músicas de vários artistas, o que complica um pouco mais.

Tente pelas duas maneiras, uma por playlist e outra pela dica dos amigos. Depois faz um comparativo e veja

em qual lhe agrada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava quebrando a cabeça com isso esses dias, e resolvi colocando a opção "parte de uma coletânea" (acho que é esse o nome).

Ele cria uma pasta "coletaneas" e dentro dela coloca a pasta do artista do álbum.

Não lembro quais outros passos eu fiz, pois nao estou no meu iMac, mas foi algo com a parte de coletâneas ou coleções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que responderam: Trust, Azbalassiano, Rafael Fischer, filipesmg e scuds.

Eu já tinha tentado colocar como parte de uma coletânea antes, mas do jeito que estava (Artist: Mozart, Album Artist: um moonte) ainda dava errado. Quando inverti, segundo o que vocês aconselharam, me esqueci completamente disso! Muuuuuuito obrigado mesmo!

Agora está tudo perfeito: no iTunes, nas pastas e no iPod!

Muito obrigado a todos! :P <---do cara que enche o saco com os detalhes, hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...