Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena colocar SSD?


Luis Menezes

Posts Recomendados

Não tem sentido ser incompatibilidade do SSD com o hardware do Mac. Pelo relato dos 2 tópicos, é bem mais provável que seja cagada durante a instalação, ou mesmo instalador corrompido durante a instalação ou download.

 

A instalação requer todos os cuidados necessários quando se faz uma modificação de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,
 
Boa tarde!
 
Tenho o macbook mid 2009 com a seguinte configuração: 

 

MacBook Pro (13 polegadas, meados de 2009)

2,26 GHz Intel Core 2 Duo

8 GB 1067 MHz DDR3

NVIDIA GeForce 9400M 256 MB

 

 
Gostaria de trocar meu HD para SSd e gostaria de saber se é possível? 
 
Opiniões de que ja fez, qual marca e modelo comprar. Coisas assim...
 
Vi alguns filmes e não achei difícil trocar, parece ser fácil... Depois é só fazer a instalação do sistema. 
 
Instalar sistema já fiz algumas vezes... zerava o HD e fazia a chamada instalação limpa através de pen drive.
 
Alguém pode me ajudar?
 
Obrigado
 
Andre

post-10645-0-26029800-1441047861_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera, botei meu SSD Evo 850 agora e o bicho ta voando hahaha.

 

Queria só ver com vocês se tem problema por o antigo HD no caddy só mais tarde. Comprei o caddy mas por falta da chave pra tirar os parafusos do antigo HD, não consegui bota-lo no suporte. A pergunta é, tem problema por enquanto usar apenas o SSD e só mais tarde por o antigo HD e fazer fusion drive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, botei meu SSD Evo 850 agora e o bicho ta voando hahaha.

 

Queria só ver com vocês se tem problema por o antigo HD no caddy só mais tarde. Comprei o caddy mas por falta da chave pra tirar os parafusos do antigo HD, não consegui bota-lo no suporte. A pergunta é, tem problema por enquanto usar apenas o SSD e só mais tarde por o antigo HD e fazer fusion drive?

Defina problema.

 

Se formatar tudo pra montar o fusion drive for um problema, então a resposta é sim, vai ter problema. Agora, se formatar pra fazer o fusion não for problema, então vai na fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o o HD do MB Pro por um SSD da PNY de 480GB, busquei muito sobre essa marca por estar com um preço reduzido e não ser tão conhecida aqui no BR. Para minha surpresa ela tem ótimas avaliações nos USA, arrisquei, comprei e instalei. O resultado é uma máquina MUITO mais ágil e gostosa de trabalhar. Recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei por um bom tempo um SSD Corsair Neutro GTX 240GB em MBP 13 2011. Acabei trocando achando que estava com defeito, e o substituto foi Samsung 850 PRO de 256gb, no qual não cheguei a testar seu potencial, pois passei o máquina para minha irmã. 

O problema não era no meu Corsair e sim no cabo flat, gastei 800 e pouco em um SSD, sendo que o verdadeiro problema não chegou na casa do 200 rss..

 

Segue o teste do Corsair e do meu MBP Retina 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

post-41709-0-20297100-1445483122_thumb.p

post-41709-0-93381400-1445483196_thumb.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou colocar aqui meu relato, que botei um outro tópico também. Coloquei um Samsung EVO 850 250gb no meu macbook pro 13 de 2011 e ele está simplesmente voando. O mac tá boot em 15 segundos, todos os apps abrem em um pulo do dock, até apps mais pesados. Só imovie e office que usam dois pulos, mas está ridículo de tao rápido. Até navegação do sistema, videos, youtube, tudo está muito mais veloz que antes. 

Até atrevo a dizer que está mais rápido que os macs novos que mexo na loja da apple. Eles tem hardware mais atual mas a tela retina exige muito mais que a do meu. Estou muito satisfeito, é outro computador, está excepcional. Tinha ficado meio lento depois que botei el capitan, agora parece mais rápido que um mac novo. 

 

Tive alguns sustos durante a instalação mas no final deu tudo certo. Meu primeiro pendrive com installer do el capitan tinha dado erro no installer então tive que voltar com o hd antigo no mac e fazer tudo de novo para fazer outro pen drive. Durante a instalação, a barra de progresso estava completa e tinha um aviso de 'about a second remaining' mas ele ficou preso nessa tela por uns 15 ou 20min. Achei que tinha dado problema, sai mexendo no installer, cliquei no start up disk e a janela do installer sumiu, achei que tinha dado problema no mac. Ficou uma tela de fundo vazia por uns 2 min mas depois veio o spinning wheel e ele reiniciou sozinho e prosseguiu a instalação por mais 20 ou 30min. Parece que o mac estava resistindo a entrada do samsung corpo estranho hahaha mas no final deu tudo certo. Recomento fortemente!! Não custa mto caro e to achando até melhor que um novo. Pense muito antes de gastar uma fortuna num mac novo no brasil, simplesmente não vale a pena. Até habilitei TRIM nativo e está lindo.

Editado por joaofaf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs,

meu mbp já está com ssd e 8gb, vale a pena trocar pra 16gb?

Quanto ao flat, quando eu troquei o meu hdd pelo sdd não troquei o flatcable, isso influencia no desempenho?

Memória RAM não deixa o Mac / PC mais rápido. Ela só vai influenciar o desempenho se ela não for suficiente para o seu uso. Isso significa que, a menos que seu Mac esteja tendo problemas de falta de memória ou uso excessivo de SWAP, 8gb e 16gb não vai fazer diferença alguma, ou uma diferença mínima.

 

Quanto ao flat, só é necessário a troca quando ele apresenta problemas.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Oi pessoal to pensando seriamente em comprar um SSD e estou entre EVO 850 e mais 02 que são:

Intel® SSD Série 535 (240GB)

e esse:

Corsair Neutron Series XT Gamer (240gb)

 

Alem do Evo.

Qual desses vocês recomendam?

Esse Corsar Gamer vale a pena?

Alguém indica ele?

Os 03 tem o mesmo preço, varia um pouco.

 

Gostaria muito da ajuda de vocês.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Oi pessoal to pensando seriamente em comprar um SSD e estou entre EVO 850 e mais 02 que são:

Intel® SSD Série 535 (240GB)

e esse:

Corsair Neutron Series XT Gamer (240gb)

 

Alem do Evo.

Qual desses vocês recomendam?

Esse Corsar Gamer vale a pena?

Alguém indica ele?

Os 03 tem o mesmo preço, varia um pouco.

 

Gostaria muito da ajuda de vocês.

 

Abs

Eu uso o Corsair Force GT e gosto muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Corsair Force GT e gosto muito.

Entendi, valeu!

Outra coisa, eu vi o Evo 850 de 1tb. o preço esta bem conta. Vale a pena comprar um de 1tb e usa-lo tanto o OsX quanto arquivos, dados nele? Li aqui no forum, que é melhor um SSD pro Sistema e usar um HD externo ou o HD no lugar do drive CD. O que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, valeu!

Outra coisa, eu vi o Evo 850 de 1tb. o preço esta bem conta. Vale a pena comprar um de 1tb e usa-lo tanto o OsX quanto arquivos, dados nele? Li aqui no forum, que é melhor um SSD pro Sistema e usar um HD externo ou o HD no lugar do drive CD. O que faço?

SSD+HDD nunca vai ser melhor que um SSD com a capacidade de ambos. Mas que sai mais barato, isso sai.

 

O armazenamento de arquivos, geralmente, não precisa de tanta velocidade. Por esse motivo muita gente compra um SSD de 250gb e deixa um HDD de 500gb+ (que custa infinitamente mais barato) para armazenar dados. Tenho uns arquivos de vídeo em 4k, e no HDD externo (usb 3.0) eles rodam sem lags e afins.

 

Eu não investiria em um SSD com essa capacidade. Pra mim o limite é 250gb, tenho um aqui e até hoje nunca me faltou espaço, sempre abaixo de 50% de uso. Arquivos, conforme já disse acima, uso sem problemas no HDD externo. Se precisasse carregar, usaria um data doubler pra botar um HDD no lugar do DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, valeu!

Outra coisa, eu vi o Evo 850 de 1tb. o preço esta bem conta. Vale a pena comprar um de 1tb e usa-lo tanto o OsX quanto arquivos, dados nele? Li aqui no forum, que é melhor um SSD pro Sistema e usar um HD externo ou o HD no lugar do drive CD. O que faço?

 

Olá Fabrizia!

 

Concordo com o que disse o nosso amigo, Adalberto.

Eu tenho um HD de 500Gb que particionei em 2, uma parte com o Windows 10 Professional (que está rodando muito bem) e outra de backup onde salvo arquivos tanto do Windows quanto do MAC e SSD de 240Gb (que para o meu uso está ótimo) e tenho no lugar do DVD.

Editado por iDesign
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD+HDD nunca vai ser melhor que um SSD com a capacidade de ambos. Mas que sai mais barato, isso sai.

 

O armazenamento de arquivos, geralmente, não precisa de tanta velocidade. Por esse motivo muita gente compra um SSD de 250gb e deixa um HDD de 500gb+ (que custa infinitamente mais barato) para armazenar dados. Tenho uns arquivos de vídeo em 4k, e no HDD externo (usb 3.0) eles rodam sem lags e afins.

 

Eu não investiria em um SSD com essa capacidade. Pra mim o limite é 250gb, tenho um aqui e até hoje nunca me faltou espaço, sempre abaixo de 50% de uso. Arquivos, conforme já disse acima, uso sem problemas no HDD externo. Se precisasse carregar, usaria um data doubler pra botar um HDD no lugar do DVD.

Opa valeu! To precisando muito fazer upgrade.

E tava com essas duvidas!

Valeu mesmo!!!

Comprando!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Fabrizia!

 

Concordo com o que disse o nosso amigo, Adalberto.

Eu tenho um HD de 500Gb que particionei em 2, uma parte com o Windows 10 Professional (que está rodando muito bem) e outra de backup onde salvo arquivos tanto do Windows quanto do MAC e SSD de 240Gb (que para o meu uso está ótimo) e tenho no lugar do DVD.

 

Valeu pelas dicas!!!

Já fiz a compra, quando chegar e instalar, venho aqui postar as primeiras impressões.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, bom dia.

 

Tenho um Imac mid 2011 21,5" e HD de 500Gb

Comprei um SSD de 500 Gb Samsung Evo para adicionar ao hardware.

Minha dúvida: o que é melhor? Fazer um fusion drive de ambos ou utilizar o HDD para armazenamento e SSD para SO e programas? Não sei se pergunto bobagem, se for por favor corrijam. Estou traduzindo os tutoriais para começar a fazer a instalação e apavorado de fazer besteira. rsrsrsr

 

Meu uso é para fotografia basicamente. Armazenamento de fotos e edição (Lightroom e Photoshop)

 

até mais,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, bom dia.

 

Tenho um Imac mid 2011 21,5" e HD de 500Gb

Comprei um SSD de 500 Gb Samsung Evo para adicionar ao hardware.

Minha dúvida: o que é melhor? Fazer um fusion drive de ambos ou utilizar o HDD para armazenamento e SSD para SO e programas? Não sei se pergunto bobagem, se for por favor corrijam. Estou traduzindo os tutoriais para começar a fazer a instalação e apavorado de fazer besteira. rsrsrsr

 

Meu uso é para fotografia basicamente. Armazenamento de fotos e edição (Lightroom e Photoshop)

 

até mais,

 

Temos um tópico específico para upgrades no iMac mid 2011 com muitas informações:

 

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/97722-imac-mid-2011-215-upgrades/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...