Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DUVIDA/AJUDA] Virus/Macbook Air/ Hotmail


Johan Pereira

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, sou novo no fórum e no universo OS X. Então primeiramente me desculpem se falar alguma besteira, ou estiver criando esse tópico de um jeito errado. 

 

Apesar de ser novo no OS X, sempre tive os gadgets da marca, e sempre me interessei na leitura e informação dos seus computadores e sistemas operacionais. 

 

Pois bem, esse ano tive a oportunidade de trocar de computador e comprar um MacBook Air. Como já tinha lido antes sobre vírus, e mesmo com varias pessoas falando coisas diferentes, pude peneirar algumas informações e entender que não existe vírus nocivos ao sistema operacional. E que não existia aquela obrigação de se manter um anti vírus como no caso do windows.

 

Mas hoje diversas pessoas vieram me reportar que receberam emails suspeitos meus da minha conta do Hotmail, que não uso mais. (A partir do momento que comprei o macbook, comecei a usar o meu email do iCloud). Abro a conta do hotmail esporadicamente (pelo safari, não pelo app Mail) só para me certificar que não esteja recebendo nada de importante de alguém que não tenha sido informado da conta nova. (Que alias existia uma pendência com o eBay, e acabei respondendo eles por lá).

 

Queria saber se é possível minha maquina estar infectada qual algum vírus...Ou se é um problema do meu email em si...O mais estranho, é que na minha caixa de saída, não consta nenhuma mensagem enviada fora do normal. 

 

Alguém tem alguma ideia? ou ajuda? Alguém já passou por isso?

 

P.S: Minha namorada tem um pc windows, e compartilhamos o pen drive e as vezes o HD externo. Sempre com musicas, filmes, e legendas. Maioria baixada pelo torrent e site de legendas. Isso pode ser o responsável? Um Mac, pode ser contaminado com vírus windows?

 

Obrigado desde já galera!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá, tudo bem?

 

Bom, não sou a melhor pessoa para afirmar más acredito que vírus específico de Windows não traga problemas ao Mac, porém hoje no mercado existem várias soluções de segurança para usuários Mac, recomendo uma pesquisa sobre o assunto. Já instalou algum anti vírus para testar?

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem?

 

Bom, não sou a melhor pessoa para afirmar más acredito que vírus específico de Windows não traga problemas ao Mac, porém hoje no mercado existem várias soluções de segurança para usuários Mac, recomendo uma pesquisa sobre o assunto. Já instalou algum anti vírus para testar?

 

^_^

 

Não, não uso nenhum...você usa algum? Tem algum para indicar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O antivírus no Mac serve mais para você scanear algum flashdrive que veio do Windows e não passar o vírus pra frente (ex: para outro amigo que usa Windows), já que do ponto de vista do seu Mac, esse vírus nunca irá contaminar a sua máquina porque ele possui uma arquitetura diferente.

Quanto ao Hotmail, o que lhe recomendo é mudar a senha do seu Hotmail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe virus para o Mac OS atualmente. Não é preciso usar nenhum anti-virus tbm. Sou técnico e trabalho só com Mac, acompanho as noticias nacionais e internacionais sobre o assunto todos os dias, poucas ameaças (como trojans) surgiram a algum tempo mas a Apple suprimiu todas com o Gatekeeper...

 

Hipóteses para o teu problema:

 

1) Você acessou o teu hotmail num PC infectado com algum vírus e ele enviou os e-mails pela sua conta.

 

2) Tua conta do Hotmail foi hackeada ou teve a senha roubada e assim alguém enviou os e-mail (provavelmente de forma automática).

 

De qualquer forma troque as senhas e tome cuidado ao acessar o seu e-mail em qualquer computador que não seja o seu próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe virus para o Mac OS atualmente. Não é preciso usar nenhum anti-virus tbm. Sou técnico e trabalho só com Mac, acompanho as noticias nacionais e internacionais sobre o assunto todos os dias, poucas ameaças (como trojans) surgiram a algum tempo mas a Apple suprimiu todas com o Gatekeeper...

 

Também trabalho com TI e na minha opinião o Mac OS não é um sistema operacional 100% seguro, ou seja, existem ameaças para Mac sim porém em menor escala se comparado com Windows. Bom, essa é minha opinião.

 

http://www.tecmundo.com.br/apple/25638-apple-admite-mac-pode-ser-infectado-por-virus.htm

Editado por milito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também trabalho com TI e na minha opinião o Mac OS não é um sistema operacional 100% seguro, ou seja, existem ameaças para Mac sim porém em menor escala se comparado com Windows. Bom, essa é minha opinião.

 

http://www.tecmundo.com.br/apple/25638-apple-admite-mac-pode-ser-infectado-por-virus.htm

 

Quando foi dito que "Não existe vírus para Mac", é porque o vírus é um "executável" e o executável não roda num Mac, logo, não existe arquivo executável para computadores Mac, porém, outras ameaças existem.. como foi dito:

 

Não existe virus para o Mac OS atualmente. (...)

 

 

E o link que tu deixaste, mostra claramente que também não é vírus, mas um trojan.. e trojans podem causar danos em qualquer dispositivo atualmente.

 

No caso de um vírus, mesmo não funcionando nos Macs, qualquer Mac pode ser um "hospedeiro".. e usar a rede como transmissão, mas tu deve saber disso melhor que nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também trabalho com TI e na minha opinião o Mac OS não é um sistema operacional 100% seguro, ou seja, existem ameaças para Mac sim porém em menor escala se comparado com Windows. Bom, essa é minha opinião.

 

http://www.tecmundo.com.br/apple/25638-apple-admite-mac-pode-ser-infectado-por-virus.htm

 

Bom, pra começo de conversa o Flashback citado no link que tu mandou não é um vírus como afirma o artigo, mas sim um trojan.

Era justamente a ele que eu me referia quando falei das ameaças que a apple suprimiu com o GateKeeper. Foram ínfimas as ameaças de segurança ao OSx nos últimos 10 anos, incluídas entre estas o Flashback e o DNSChanger em 2011.

 

Com a introdução do 'File Quarantine' no Snow Leopard 10.6 e posteriormente o aprimoramento para o 'GateKeeper' no Lion 10.7 e posteriores, entre outras caraterísticas de segurança do  OS X, a Apple poderia tranquilamente anunciar que o Mac é imune a vírus se quisesse.

 

Quem tem um Mac minimamente atualizado não precisa se preocupar com anti-virus nenhum!

 

Todos os artigos sobre falhas de segurança que vi postados aqui no fórum e em outros lugares são desatualizados e em geral alarmistas e sensacionalistas, e em muitos casos recomendam "scarewares" como o Mackeeper ou iAnti-Virus, softwares que assustam e ameaçam os usuários para que os mesmos comprem 'proteção' desnecessária.

 

Seguem alguns links para informação sobre o assunto (em inglês):

 

https://discussions.apple.com/docs/DOC-2435

http://support.apple.com/kb/HT3662?viewlocale=en_US&locale=en_US

http://support.apple.com/kb/PH11432

http://support.apple.com/kb/PH10580

 

Caso ainda fique em duvida sobre o assunto proponho um desafio: libero o acesso a uma das minhas maquinas via TeamViewer (acesso remoto) para que você ou qualquer outro leitor do fórum faça qualquer procedimento, QUALQUER UM, na tentativa de instalar um vírus ou trojan na mesma... só uma restrição, não fornecerei a senha de administrador é claro.

 

Abs!

Editado por José Roberto Langer Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando foi dito que "Não existe vírus para Mac", é porque o vírus é um "executável" e o executável não roda num Mac, logo, não existe arquivo executável para computadores Mac, porém, outras ameaças existem.. como foi dito:

 

 

 

E o link que tu deixaste, mostra claramente que também não é vírus, mas um trojan.. e trojans podem causar danos em qualquer dispositivo atualmente.

 

No caso de um vírus, mesmo não funcionando nos Macs, qualquer Mac pode ser um "hospedeiro".. e usar a rede como transmissão, mas tu deve saber disso melhor que nós.

 

Legal a sua definição, até concordo contigo porém um anti vírus pode detectar outras ameaças, além de vírus um malware, trojan pode afetar o desempenho do computador por exemplo. 

Bom, pra começo de conversa o Flashback citado no link que tu mandou não é um vírus como afirma o artigo, mas sim um trojan.

Era justamente a ele que eu me referia quando falei das ameaças que a apple suprimiu com o GateKeeper. Foram ínfimas as ameaças de segurança ao OSx nos últimos 10 anos, incluídas entre estas o Flashback e o DNSChanger em 2011.

 

Com a introdução do 'File Quarantine' no Snow Leopard 10.6 e posteriormente o aprimoramento para o 'GateKeeper' no Lion 10.7 e posteriores, entre outras caraterísticas de segurança do  OS X, a Apple poderia tranquilamente anunciar que o Mac é imune a vírus se quisesse.

 

Quem tem um Mac minimamente atualizado não precisa se preocupar com anti-virus nenhum!

 

Todos os artigos sobre falhas de segurança que vi postados aqui no fórum e em outros lugares são desatualizados e em geral alarmistas e sensacionalistas, e em muitos casos recomendam "scarewares" como o Mackeeper ou iAnti-Virus, softwares que assustam e ameaçam os usuários para que os mesmos comprem 'proteção' desnecessária.

 

Seguem alguns links para informação sobre o assunto (em inglês):

 

https://discussions.apple.com/docs/DOC-2435

http://support.apple.com/kb/HT3662?viewlocale=en_US&locale=en_US

http://support.apple.com/kb/PH11432

http://support.apple.com/kb/PH10580

 

Caso ainda fique em duvida sobre o assunto proponho um desafio: libero o acesso a uma das minhas maquinas via TeamViewer (acesso remoto) para que você ou qualquer outro leitor do fórum faça qualquer procedimento, QUALQUER UM, na tentativa de instalar um vírus ou trojan na mesma... só uma restrição, não fornecerei a senha de administrador é claro.

 

Abs!

 

Irei ler sobre o assunto, obrigado pela informação.

Editado por milito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda galera!! Apaguei todos os meus emails, mudei a senha, e vou ficar de olho!! Mas ontem no desespero, cheguei até a ligar para a assistência técnica da apple para me tranquilizar. Atendimento muito bom, e eficaz. Estou mais tranquilo em relação a vírus no Mac!!

 

 

Obrigado pessoal!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todos os links postados aqui são bem antigo ... 

exemplo esse link que voce me passo ai .. é de 2008 :)

 

Isso na minha opinião não quer dizer nada. Se no passado foi descoberto ameaças para o sistema operacional então imagine hoje quantas ameaças ainda não foram descobertas? Eu penso que nenhum sistema operacional é 100% seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso na minha opinião não quer dizer nada. Se no passado foi descoberto ameaças para o sistema operacional então imagine hoje quantas ameaças ainda não foram descobertas? Eu penso que nenhum sistema operacional é 100% seguro.

 

Pois é .. me mostre então a onde que eu disse que o sistema OS - X é 100 %?

so comentei que todos os links são bem antigo .. não tem nada de 2013 ou 2014, mais isso não quer dizer que o sistema é 100%

com certeza tem virus para mac ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nesse compartilhamento de HD's, Pen Drivers etc., algum vírus do Windows veio junto, e usou seu Mac como hospedeiro, não infectando diretamente você, mas usando vc como um transmissor, assim como um mosquito da dengue, digamos assim. Fique tranquilo, se vc não instalar nada suspeito no Mac, não pega vírus, pois 99,99999% dos vírus para Macs necessitam que você instale algum programa, como acontece frequentemente com o Flash Player, sempre baixe a versão mais recente pelo site da Adobe, assim não tem como se preocupar haha, baixo programas fora da App Store normal, 2 anos com o Mac e tudo perfeito  :D

 

Abraços, e bem vindo ao mundo Mac!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso na minha opinião não quer dizer nada. Se no passado foi descoberto ameaças para o sistema operacional então imagine hoje quantas ameaças ainda não foram descobertas? Eu penso que nenhum sistema operacional é 100% seguro.

 

Não quer dizer nada? Só foram lançados varias versões de SO de lá pra cá, o que por si só já muda muitas coisas... alguns anos em informática mudam muita coisa, basta pensar que em 6 anos (2008 -2014) devem ter surgido centenas de milhares de vírus e malwares para Windows...

 

Além de ser defasado o artigo ainda termina assim:

 

"O fato é que os malwares hoje existentes para a plataforma Mac não são vírus e requerem a interação do usuário para que consigam ser instalados na máquina hospedeira, nada além disso."

 

Isso naquela época... como já expliquei acima, a partir da implementação do do Gatekeeper mesmo que o usuário queira instalar um malware hoje em dia ele não vai conseguir...

Editado por José Roberto Langer Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johan,

 

Eu concordo com o que a maioria aqui disse, e acho que seu computador foi no máximo um hospedeiro ou talvez pode ser que o virus agiu diretamente em seu hotmail quando usado em um pc.

 

De qualquer forma, aconselho que você baixe o Avast! que dos anti vírus gratuito é o melhor. Fiz muita pesquisa e descobri que apenas um outro anti virus pago é melhor que ele. É leve, não vai tomar muito espaço na sua máquina, e vai deixar você tranquilo. Por incrível que pareça ele já caçou alguns arquivos e os colocou em quarentena. Acontece muito quando eu surfo naqueles sites de videos que hospedam programas de TV. Eu confio muito no OS, mas se tem um excelente anti vírus free, por que não usar, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...