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[Dúvida] Trocar placa lógica ou comprar um novo?


Andrey Benassi

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Boa noite pessoal!

 

Recentemente mandei para diagnóstico meu Macbook Pro 2010 (15", i5 2.4, 8gb 1TB), pois anda com vários problemas travamentos, slowmotion em paginas da web e alguns jogos, fica travando em audios (quando não usado placa externa é bem mais comum).

Foi diagnosticado problema no SMART da placa, segundo a CPCOM de Balneário Camboriú (SC)! 

O grande problema disso tudo é que o concerto só é realizado pela autorizada se for trocado a placa inteira (2150 reais). 

Comprei ele ano passado (usado, e aparentemente com este defeito sem saber).

 

O que vocês fariam? Comprariam a placa lógica ou um Macbook Pro novo? (6000/7000 reais)

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Amigo, isso é muito relativo. Se você tiver grana pra comprar um novo, não pense compre. Terá um hardware mais atualizado, garantia, maior poder de processamento...

 

Mas se a grana está curta, você pode tentar comprar uma máquina usada, porém mais atual que essa sua por uns R$ 2.300,00 / R$ 3.000,00.

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Cara, posso estar falando muita besteira, mas vamos lá.

 

S.M.A.R.T. = Self-Monitoring, Analisys and Reporting Tecnology.

 

O SMART não dá problema, ele mostra o problema.

 

TODAS as buscas por esse termo retornam problemas relacionados a HDDs. HDDs/SSDs têm essa tecnologia.

 

Então a menos que tenha entendido algo de errado, fuja dessa assistência, passe do outro lado da rua. Tá com a maior cara de quem tá querendo arrancar uma grana maior do cliente, cobra uma placa lógica e troca um HDD ou o cabo do HDD.

 

Agora vamos às dicas de solução.

 

Execute o Apple Hardware Test -> http://support.apple.com/kb/ht1509?viewlocale=pt_BR

Execute um exame de superfície e uma verificação no seu HDD usando o TechTool7 -> http://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Se o TechTool retornar um problema com o SMART do seu HDD, provavelmente é seu HDD ou o cabo dele que está com problemas. Em qualquer um dos casos o reparo ficaria em cerca de 10% do orçamento que te passaram.

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Cara, posso estar falando muita besteira, mas vamos lá.

 

S.M.A.R.T. = Self-Monitoring, Analisys and Reporting Tecnology.

 

O SMART não dá problema, ele mostra o problema.

 

TODAS as buscas por esse termo retornam problemas relacionados a HDDs. HDDs/SSDs têm essa tecnologia.

 

Então a menos que tenha entendido algo de errado, fuja dessa assistência, passe do outro lado da rua. Tá com a maior cara de quem tá querendo arrancar uma grana maior do cliente, cobra uma placa lógica e troca um HDD ou o cabo do HDD.

 

Agora vamos às dicas de solução.

 

Execute o Apple Hardware Test -> http://support.apple.com/kb/ht1509?viewlocale=pt_BR

Execute um exame de superfície e uma verificação no seu HDD usando o TechTool7 -> http://www.micromat.com/products/techtool-pro

 

Se o TechTool retornar um problema com o SMART do seu HDD, provavelmente é seu HDD ou o cabo dele que está com problemas. Em qualquer um dos casos o reparo ficaria em cerca de 10% do orçamento que te passaram.

Isso é verdade. Sempre que vejo o termo SMART na informática está associado ao HD...

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Isso é verdade. Sempre que vejo o termo SMART na informática está associado ao HD...

Infelizmente temos assistências com esse tipo de comportamento. Já aconteceu de uma assistência fazer um orçamento de mais de 700 mangos pra trocar o leitor de bluray do Vaio de um amigo, quando o problema era no SO, formatei pra ele e resolveu.

 

Não sabemos se é esse o caso, mas pelos termos, é de se duvidar.

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Não estou conseguindo realizar o AHT, tentei atualizar o firmeware para usar o AHT pela internet no meu mac, na instalação diz que não é compatível (provavelmente por não ser a versão que veio, e sim uma mais atual)

 

Sobre o techtool pro 7, eu tenho aqui, já fiz muitas vezes o teste, e ele dava o estado do HD em perfeitas condições.

 

Tem mais alguma sugestão?

 

Obrigado pela atenção pessoal, de verdade!

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Não estou conseguindo realizar o AHT, tentei atualizar o firmeware para usar o AHT pela internet no meu mac, na instalação diz que não é compatível (provavelmente por não ser a versão que veio, e sim uma mais atual)

 

Sobre o techtool pro 7, eu tenho aqui, já fiz muitas vezes o teste, e ele dava o estado do HD em perfeitas condições.

 

Tem mais alguma sugestão?

 

Obrigado pela atenção pessoal, de verdade!

Sobre o AHT, note que existem diversas maneiras de executar o teste baseado no modelo do seu mac.

Sendo seu Mac de 2010 imagino que o SO mínimo dele seja o 10.5.x, note que no link passado tem as instruções para executar o teste nesse sistema.

 

Pelo print que você mandou, o HDD e o cabo dele estão ok. Agora tem que ver o AHT.

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Eu tentei : Apertar o botão power,  deixar apertado o botão D até aparecer a tela cinza, tentei reiniciando com o botão D apertado até a tela cinza aparecer, tentei fazer o online pelo instalador mostrado... eu daqui a pouco vou analisar se tem mais alguma opção, mas creio que são essas 3 só! Está muito corrido aqui!!! Obrigado de verdade pelas respostas!!!!!!

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O Modelo de fábrica é um i5, 2.4 15'' 4gb Meados 2010

Como eu suspeitava, o seu mbp veio com o OSX 10.6.3, apenas após o 10.7 o AHT funciona com a tecla D pressionada no boot.

 

Seu mbp precisa de um disco que veio com ele para iniciar o AHT.

 

Como usar o Apple Hardware Test (AHT) em computadores com OS X 10.5.5 a 10.6.8

O AHT está localizado no Disco 2 de Instalação de Aplicativos e deve estar incluído no seu computador ou com o Software Reinstall Drive do MacBook Air em um MacBook Air (final de 2010). Para iniciar o AHT nestes computadores, certifique-se de que o Disco 2 de Instalação de Aplicativos é inserido no drive óptico integrado, no Apple Superdrive externo ou, para o MacBook Air (final de 2010), certifique-se de que o Software Reinstall Drive do MacBook Air é inserido em uma porta USB. Então, siga as etapas 1 a 6 descritas na seção "Como usar o Apple Hardware Test em computadores com OS X 10.7 ou posterior" deste artigo.

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Tenho assistência em Apple um bom tempo já, só não somos credenciados ainda, mas, consertamos bastante iGadgets da marca, com peças de qualidade e o principal, transparência para com o cliente. Ficaríamos lisonjeado em fazer um orçamento para o seu Mac. Um abraço.

assistenciamobile.com

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O meu estava se comportando assim, e era o HD toshiba que vem nele, que é péssimo, que pifa atoinha, troquei e ficou novo. Tu vai gastar 300 conto pra saber, que é um valor de um HD, se não resolver, pelo menos tu pode aproveitar para transformar em um HD externo, mas eu tentaria. E o engraçado que depois de uma semana deu o mesmo problema no macbook do meu amigo, e era também HD. Detalhe: Tem que ser HD de rotação de 5400 e não de 7200, senão a bateria vai rapidinho e ainda ganhar uma leve tremidinha quando ele estiver ligado. Todo esse comportamento que você está relatando estava acontecendo com os dois macbook pro que troquei o hd. Coloca o HD novo, dá o boot e direciona pra ele ler a mídia com o instalador, você deve achar fácil ai o ISO na net, porque se o HD está com problema nem boot dar direito.

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O meu estava se comportando assim, e era o HD toshiba que vem nele, que é péssimo, que pifa atoinha, troquei e ficou novo. Tu vai gastar 300 conto pra saber, que é um valor de um HD, se não resolver, pelo menos tu pode aproveitar para transformar em um HD externo, mas eu tentaria. E o engraçado que depois de uma semana deu o mesmo problema no macbook do meu amigo, e era também HD. Detalhe: Tem que ser HD de rotação de 5400 e não de 7200, senão a bateria vai rapidinho e ainda ganhar uma leve tremidinha quando ele estiver ligado. Todo esse comportamento que você está relatando estava acontecendo com os dois macbook pro que troquei o hd. Coloca o HD novo, dá o boot e direciona pra ele ler a mídia com o instalador, você deve achar fácil ai o ISO na net, porque se o HD está com problema nem boot dar direito.

Cara, ele fez um teste no HDD já, postou um print do resultado inclusive. O HDD dele está 100%, veja alguns posts acima.

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Complicado esse negócio!

Eu não faço menor idéia de como vou fazer para arranjar esse HD, sinceramente... rs

Já que o possível problema no SMART da placa com o HD vocês falam que não tem muito a ver, fico com uma esperança de não ter que trocar a placa!

 

 

Ah, deixa eu tirar uma dúvida, é possível eu trocar o pino de saída para fone de ouvido no Macbook Pro?

Recentemente plugaram um cabo p2 que tinha um padrão diferente, acabou quebrando a ''trava'' que ele tem para que o cabo fique mais firme dentro da saída... a saída do fone pega, porém qualquer encostada leve faz com que ele saia!

 

Abraços!

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E sobre esta solda (leigo), é possível remover e colocar outra? 

 

O AHT eu realmente não sei o que posso fazer, aonde arranjar!

Solda é um negócio complicado, esse tipo de placa tem uma solda de precisão bem difícil de se fazer. Eu não me arriscaria.

 

Sobre o AHT, presumo que não tenha mais os discos que vieram com seu Mac, certo? Pelo que tenho visto internet a fora, você pode procurar o suporte telefônico da Apple e solicitar um novo disco, não sei se há algum custo com relação a isso.

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Solda é um negócio complicado, esse tipo de placa tem uma solda de precisão bem difícil de se fazer. Eu não me arriscaria.

 

Sobre o AHT, presumo que não tenha mais os discos que vieram com seu Mac, certo? Pelo que tenho visto internet a fora, você pode procurar o suporte telefônico da Apple e solicitar um novo disco, não sei se há algum custo com relação a isso.

Eu solicitei os discos do meu MacBook Pro i7 pra Apple. Não tem custos, mas demora muito para chegar. E outro detalhe, não são os discos originais cinza, são cópias em mídias bem ruim, mas de graça... fazer o quê?! =)

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    • Por Tiago808
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      Possui problema na placa de vídeo, então é necessário trocar. 
      Não acompanha carregador.
      Demais componentes funcionando.
      Em boas condições estéticas
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      link mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2043270451-macbook-pro-17-polegadas-_JM


    • Por Samuel Guimaraes
      Pessoal, estou vendendo esse computador para meu primo. Ele comprou essa máquina comigo há quase 2 anos na verdade.
      Ela tem só 131 ciclos de bateria pois ele usa bem pouco, mais hobby mesmo com Apple.
       
      Quem tiver em Belo Horizonte e Região, pode retirar em mãos.

      Está anunciado no ML e lá tem a comissão deles.  R$ 9.000,00
      Se quiser comprar direto também podemos ver um opção de preço melhor via outro canal.
       
      Apple MacBook Pro 15-Inch "Core i7" 2.6 Touch/Late 2016 Specs
      Late 2016 15" (Touch Bar) - MLH32LL/A*

      Quem quiser mais informações sobre o modelo: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i7-2.6-15-late-2016-retina-display-touch-bar-specs.html




    • Por Johann Roos
      Gostaria de saber se alguém pode me indicar alguma assistência técnica confiável em São Paulo que realize reparos na placa lógica do Macbook Air modelo A1466 e que não cobre um absurdo.
      Moro no interior de SP e não tem muitas pessoas que mexem em mexam em Macbooks, e os que tem cobram muito caro, autorizada então, nem se fala.
      O Macbook parou de ligar de repente uns meses atrás, tentei de tudo que da pra tentar em casa, reset de smc, nvram, pram, abri para desconectar e reconectar a bateria e nada funcionou.
      Ele ficou guardado mais de um mês na gaveta e um dia por brincadeira tentei ligar ele e ele ligou, voltou a funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido, isso durou uns 2 meses até dar o mesmo problema de novo. 
      Não dá sinal nenhum de vida a não ser a luz do conector magsafe que acende quando é conectado, verde e depois laranja. 
      Levei em uma assistência aqui falaram que é problema na placa e que da pra fazer o reparo, mas querem cobrar praticamente o valor do próprio macbook. 
    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
      Um abraços a todos!
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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