Rod Takehara Postado 19 de maio de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 19 de maio de 2014 A Samsung copia a Apple em muitas coisas, propagandas com mesmo layout, mesma fonte de letra, produtos com curvas parecidas, cores parecidas (até dourado) eventos de lançamento "espetáculo" e paródias de propagandas de iPhone e iPad. A Microsoft, Sony, Nokia e Google são todos concorrentes da Apple e em um nivel ou em outro, acabam se comparando, mas raramente copiam descaradamente como a Samsung faz. Entao porque a Samsung faz isso? Por que nao segue o exemplo da Microsoft, que compete com a Apple oferecendo o que ela nao oferece, e nao tentando bater de frente em design, hardware e até metodo de vendas? Recentemente, nesse video (link para o tempo exato) sobre o Gameboy da Nintendo, vi que durante a Segunda Guerra, a Koreia (onde fica a sede da Samsung) baniu qualquer importação do Japão (que estava no time do Hitler). Para suprir o mercado de games (e outros hardwares japoneses já dominando o mundo com suas toshibas, nintendos e sonys) Empresas como a Samsung, Hyundai e LG criaram clones dos principais consoles da época, por curiosidade, pesquisei o assunto, nesse link segue uma lista de consoles koreanos, muitos deles, clones. Comboy, da Hyundai (Gameboy) Super Gam*Boy, da Samsung (Megadrive) Então, antes de criticar a Samsung por copiar os outros, entenda que ela estava suprindo uma necessidade do mercado, por isso ela copia, e por isso ela é tao boa em copiar. Agora, sinta-se livre para criticar a Samsung por se prender a um modelo que era válido em outra época, mas hoje é mau visto e até ruim para o mercado! ps.: Espero que gostem da postagem, achei curioso e queria compartilhar. É legal saber o que acontece pelo mundo,mas é mais legal ainda entender por que acontece! ps2.: Esse é apenas um dos motivos, outro é o bom e velho siga o lider, há outros motivos também (provavelmente)... maganeses e Calhau 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Lucas Pedro Postado 20 de maio de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 20 de maio de 2014 Se a Imagem não Carregar Clique Aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
hugoribeiro Postado 29 de maio de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 29 de maio de 2014 Rodrigo, Muito interessante e válida a sua pesquisa. Valeu por compartilhar. Tentando ser imparcial, acredito que a Samsung copiar naquela época foi totalmente justificado e até "humano" da parte deles, pois tiveram a preocupação com o seu povo, principalmente com as crianças. Porém, hoje não temos mais essa situação, o que deixa de justificar tal ação. A Samsung tem poder, tem dinheiro, tem mercado, não tem porque "copiar". Por outro lado, entendo que a partir do momento que chega algo novo ao mercado, as pessoas querem aquilo ou algo similar, com melhorias ou com outros opções, o que justifica aparelhos parecidos, porém, fala sério, copiar o Touch ID e a cor gold foi DEMAIS! Então, concordo com a sua visão de que 'temos que conhecer a história', porém, discordo que isso justifica os atos de hoje em dia. Enfim, muito bom o seu post, pena que a galera não está opinando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Heitor Postado 31 de maio de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 31 de maio de 2014 Rodrigo, Muito interessante e válida a sua pesquisa. Valeu por compartilhar. Tentando ser imparcial, acredito que a Samsung copiar naquela época foi totalmente justificado e até "humano" da parte deles, pois tiveram a preocupação com o seu povo, principalmente com as crianças. Porém, hoje não temos mais essa situação, o que deixa de justificar tal ação. A Samsung tem poder, tem dinheiro, tem mercado, não tem porque "copiar". Por outro lado, entendo que a partir do momento que chega algo novo ao mercado, as pessoas querem aquilo ou algo similar, com melhorias ou com outros opções, o que justifica aparelhos parecidos, porém, fala sério, copiar o Touch ID e a cor gold foi DEMAIS! Então, concordo com a sua visão de que 'temos que conhecer a história', porém, discordo que isso justifica os atos de hoje em dia. Enfim, muito bom o seu post, pena que a galera não está opinando. Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar. A Motorola lançou o Atrix com sensor biométrico, não colou, ficou esquecido e por um bom tempo ninguém nem ligava mais pra isso. A Apple foi lá, lançou o Touch ID no iPhone 5S e, magicamente, se tornou algo "fundamental" para as concorrentes. Resultado: Samsung Galaxy S5, HTC One (M8) e outros agora contam com um leitor de digitais. A Motorola lançou uma variante dourada do Razr v3, Dolce & Gabbana, alguns acharam o máximo mas a moda não pegou e a cor dourada ficou esquecida no tempo. Saiu o 5S na cor dourada e, mais uma vez, como mágica, virou a cor da moda. Resultado: Samsung Galaxy S5 (o Band-Aid), HTC One (M8), LG G3 e outros concorrentes agora têm, também, opção de cor dourada. Eu poderia citar design, a eterna guerra "iPhone vs Galaxy S", mas acho que só esses exemplos já são o suficiente pra se ter uma ideia de quem dita as regras no mercado. A Samsung inova? Sim, mas ela ama se "inspirar" no seu maior concorrente, e é incrível a cara de pau (não somente da Samsung, mas dos seus fanboys também) em querer justificar as coisas dizendo que o v3 já era dourado, o Atrix já tinha sensor biométrico e que é idiotice patentear algo como o slide to unlock. Se isso tudo é tão simples, tão óbvio de fazer, então porque não vão lá e fazem em vez de esperar pela Apple? Eu entendendo perfeitamente que copiar, no passado, era algo completamente justificável, mas hoje em dia não faz mais o menor sentido. E pra não dizer que só critico a Samsung, eu admiro o lançamento dos seus relógios/pulseiras inteligentes, por exemplo, sem esperar por uma solução da Apple. Acho que a Samsung tem capacidade, mas tem muito medo de errar e por isso espera para fazer algo que já é sucesso no mercado. A Apple não parece ter esse medo, lembro do evento com Jobs e outros membros da Apple que, indiretamente, reconheceram o antennagate do iPhone 4 em público por terem mudado completamente o design do 3GS pro seu sucessor, além de outros exemplos. São essas coisas que me fazem gostar mais da Apple, ela não fica esperando por ninguém e também não sai lançando produto atrás de produto pra ver o que dá certo. E sim, a Apple copia também, todas copiam. Mas a Samsung faz isso descaradamente e muitos ainda acham o máximo. Rod Takehara 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CelsoAlfista Postado 31 de maio de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 31 de maio de 2014 É interessante separar o que é cópia do que é tendencia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
hugoribeiro Postado 1 de junho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 1 de junho de 2014 Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar. A Motorola lançou o Atrix com sensor biométrico, não colou, ficou esquecido e por um bom tempo ninguém nem ligava mais pra isso. A Apple foi lá, lançou o Touch ID no iPhone 5S e, magicamente, se tornou algo "fundamental" para as concorrentes. Resultado: Samsung Galaxy S5, HTC One (M8) e outros agora contam com um leitor de digitais. A Motorola lançou uma variante dourada do Razr v3, Dolce & Gabbana, alguns acharam o máximo mas a moda não pegou e a cor dourada ficou esquecida no tempo. Saiu o 5S na cor dourada e, mais uma vez, como mágica, virou a cor da moda. Resultado: Samsung Galaxy S5 (o Band-Aid), HTC One (M8), LG G3 e outros concorrentes agora têm, também, opção de cor dourada. Eu poderia citar design, a eterna guerra "iPhone vs Galaxy S", mas acho que só esses exemplos já são o suficiente pra se ter uma ideia de quem dita as regras no mercado. A Samsung inova? Sim, mas ela ama se "inspirar" no seu maior concorrente, e é incrível a cara de pau (não somente da Samsung, mas dos seus fanboys também) em querer justificar as coisas dizendo que o v3 já era dourado, o Atrix já tinha sensor biométrico e que é idiotice patentear algo como o slide to unlock. Se isso tudo é tão simples, tão óbvio de fazer, então porque não vão lá e fazem em vez de esperar pela Apple? Eu entendendo perfeitamente que copiar, no passado, era algo completamente justificável, mas hoje em dia não faz mais o menor sentido. E pra não dizer que só critico a Samsung, eu admiro o lançamento dos seus relógios/pulseiras inteligentes, por exemplo, sem esperar por uma solução da Apple. Acho que a Samsung tem capacidade, mas tem muito medo de errar e por isso espera para fazer algo que já é sucesso no mercado. A Apple não parece ter esse medo, lembro do evento com Jobs e outros membros da Apple que, indiretamente, reconheceram o antennagate do iPhone 4 em público por terem mudado completamente o design do 3GS pro seu sucessor, além de outros exemplos. São essas coisas que me fazem gostar mais da Apple, ela não fica esperando por ninguém e também não sai lançando produto atrás de produto pra ver o que dá certo. E sim, a Apple copia também, todas copiam. Mas a Samsung faz isso descaradamente e muitos ainda acham o máximo. Perfeito! Muito bem lembrado os exemplos citados. Eu acho que a Apple acerta quase sempre, porque ela pesquisa e estuda muito antes de dar um passo, tanto que alguns até reclamam que ela " fica para trás", como é o exemplo da tela. O que talvez me incomoda mais, não é o fato de copiar, mas sim o de copiar e ainda querer dizer que é superior. É interessante separar o que é cópia do que é tendencia. Concordo. O problema é como definir o que é cópia e o que é tendência. Touch ID: 'Era digital, agora vai ser tudo assim. Até geladeira.' Dourado: 'Está a moda, dourado é a cor do ano.' Processador 64 bits: 'Tecnologia, está tudo evoluindo.' Para tudo vai se ter uma "desculpa". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Rod Takehara Postado 17 de junho de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 17 de junho de 2014 Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar. É interessante separar o que é cópia do que é tendencia. Pois é, isso é algo que eu tenho que lidar quase todo dia. Estudo arquitetura e trabalho com isso, além de fazer freelance de logotipos desenhos e gosto de arte em geral. Copiar é essencial para o aprendizado, nós aprendemos copiando, bons artistas, músicos, arquitetos, programadores, designers aprenderam copiando outros, aprendendo com o passado e aplicando seu conhecimento em suas novas obras. E os observadores só entendem uma obra se também tiverem um conhecimento prévio. Uma pessoa da roma antiga não entenderia o cubismo, assim como não entenderia a click weel do ipod, ou a música tocada nele. Quando o iPhone chegou sem teclado, touch sem stylus, bateria que dura apenas 1 dia e custava 1000 dólares, a crítica acostumada com smartphones-nao-tao-smart-assim cairam em cima desses pontos. Mas como todo mundo sabe, Steve Jobs não criava novas tecnologias, ele dava usos inteligentes para tecnologias já existentes. As idéias já existiam, ele só juntou tudo num produto só. As pessoas já conheciam os conceitos, só não tinham pensado nisso ainda. Por outro lado, quando o iphone lançou, sua tela de 3.2 polegadas era gigante. hoje, seria a menor tela do mercado. Como o iOS usa o botão de voltar em cima, uma tela grande demais fica inviável, e a própria tela de 4 polegadas está no limite do aceitável. No android e windows phone, o botão de voltar fica em baixo, você pode acessar os comandos principais só na metade de baixo da tela e isso permite uso e melhor aproveitamento de telas maiores, que se tornou a nova tendência e que a apple nao acompanha tanto assim. Acho que cópia e tendência são, na prática, a mesma coisa. A diferença é que a cópia se apoia em sucessos do passado para não deixar o padrão de qualidade do presente cair. A tendência se apóia em boas idéias do presente ainda mal utilizadas, para melhorar o padrão de qualidade do futuro. Concordo. O problema é como definir o que é cópia e o que é tendência. Touch ID: 'Era digital, agora vai ser tudo assim. Até geladeira.' Dourado: 'Está a moda, dourado é a cor do ano.' Processador 64 bits: 'Tecnologia, está tudo evoluindo.' Para tudo vai se ter uma "desculpa". Tem razão, mas nao é mais legal quando a "desculpa" é tão a frente do seu tempo a ponto de a desculpa demorar uns anos pra "colar"? Não que o Brasil seja padrão de qualquer coisa, mas o iphone 1, apesar de genial, nem veio pra cá! O uso do touch só começou a pegar entre os outros smartphones lá pra epoca do 3GS. Só acho que essa disputa entre empresas de quem copiou quem pouco saudável, a concorrência é boa pro mercado e tanto as empresas quanto os usuários deveriam se preocupar mais com quem implementou melhor tal ideia, do que quem teve a ideia primeiro... Tipo o avião, não importa quem inventou primeiro, o que importa é que o do Santos Dummond usava motor, e um avião movido a bicicleta não promete ir muito longe hehehe Gostei das respostas, fã de apple não tem a obrigação de apedrejar microsoft e samsung! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Marcos Alexandre Postado 30 de junho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 30 de junho de 2014 Mal visto pelo mercado? Pelo tamanho de mercado que a Samsung ganhou, creio ser o oposto. Só ficou mal visto por usuarios da Apple, que está caindo market share. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fabio Amaral Postado 29 de julho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 29 de julho de 2014 Esta rolando um vídeo de uma inauguração de uma loja da Samsung que meu Deus... mico total a Samsung tenta, tenta, tenta mas tenta entender o fenômeno Apple, a fidelização dos clientes, a paixão dos colaboradores, pq ela fatura tanto com um mix de produtos infinitamente menor (Samsung faz até tanque de guerra e helicóptero para quem não sabe) enfim... copiar nem sempre da os mesmos resultados... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
snake Postado 31 de julho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 31 de julho de 2014 Esta rolando um vídeo de uma inauguração de uma loja da Samsung que meu Deus... mico total a Samsung tenta, tenta, tenta mas tenta entender o fenômeno Apple, a fidelização dos clientes, a paixão dos colaboradores, pq ela fatura tanto com um mix de produtos infinitamente menor (Samsung faz até tanque de guerra e helicóptero para quem não sabe) enfim... copiar nem sempre da os mesmos resultados... Eu assisti essa abertura.. Meu .. que vergonha realmente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fabio Amaral Postado 31 de julho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 31 de julho de 2014 Eu assisti essa abertura.. Meu .. que vergonha realmente Pois é... vergonha alheia rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
milson Postado 31 de julho de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 31 de julho de 2014 assisti só até começar uma musica do brasil ,bem no começo do video,e não consegui assistir o resto,muita vergonha alheia ,tipo,muito meesmo Fabio Amaral 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
snake Postado 1 de agosto de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 1 de agosto de 2014 https://www.youtube.com/watch?v=8F03pnNp50E#t=14 para quem nao assistiu ainda Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.