Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook PRO 2011 Lento no retorno do repouso


Remarx

Posts Recomendados

Galera beleza?

Eu tinha um Macbook 2011 PRO, vendi para pegar um AIR, e agora voltei para um PRO 2011 de novo.

 

Acontece que no meu antigo 2011 isso que vou relatar não acontecia, muito menos no AIR:

 

Quando eu fecho a tampa (sem desligar) de um dia pro outro por exemplo, acho que ele entra em estado de repouso não sei ao certo, e para retornar fica aquela barra de loading por um bom tempo, depois a tela apaga por uns 10 segs, depois aparece a tela de login mas não consigo mexer o mouse por cerca de 30 segs, SÓÓÓÓ depois que eu consigo fazer o login.

 

Alguém sabe como resolver isso? Se eu fecho a tampa por sei lá, 1 hora e tento utilizar ele inicia instantaneamente (assim como acontecia com o AIR e com o outro macbook pro que tive), mas se deixo fechado por mais tempo ele parece que entra em "sono" mais profundo rs.

 

Já coloquei nas opcoes para não colocar os discos rígidos em repouso assim que possível pensando que era isso e... NADA.

 

Será que só colocando SSD? Embora não acho que seja, pois no pro antigo sem ssd não acontecia isso...

 

Vlw galera! Abç! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já foi discutido em um outro tópico aqui, mas vou postar o que eu acho.

 

No meu MBP 2012 isso também acontece. Não sei se leva os mesmos 30 sec para inicializar tudo, mas não é instantâneo.

 

Essa barra que mencionou aparece quando ele hiberna, não quando está em sleep.

 

Quando o mac entra em sleep ele guarda uma cópia exata da memória RAM no HDD/SSD, após um tempo em sleep (no meu caso quando fica mais de 12 horas) ou quando a bateria está acabando, ele passa para a hibernação, ou seja, desliga completamente.

 

Quando ele retorna da hibernação, ele precisa recuperar toda a cópia da RAM do HDD/SSD, essa é a barra branca. Dependendo do total de RAM que tenha (pode ser que seja maior do que seu MBP anterior) esse tempo pode aumentar consideravelmente, no meu MBP (sem SSD) os 16gb levam por volta de 1 minuto para serem recuperados e colocados de volta na RAM.

 

Após recuperar esses dados e remontar a RAM para o último estado conhecido, é preciso inicializar todos os periféricos, como teclado / trackpad e afins. Esse processo de inicialização de periféricos não é necessário quando o mac está em sleep, nesse momento todo o hardware tem um mínimo de alimentação e está "pré-inicializado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando.

 

Esse processo de inicialização de periféricos pode acontecer de formas diferentes, dependendo do momento em que o hardware precisa ser inicializado, ele pode inicializar em ordem diferente levando em conta que voltando da hibernação os periféricos considerados essenciais são diferentes dos essenciais no momento do boot. Nesse caso ele vai inicializar os periféricos por ordem de prioridade. Rede por exemplo, não é essencial no boot, nesse momento o teclado é prioridade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendaria desativar completamente a hibernação, haja visto que se seu mac ficar sem bateria durante o sleep, vai perder tudo que não estiver salvo.

 

Não faço ideia de como alterar a configuração para hibernar somente quando estiver com pouca bateria.

 
Caso ainda assim deseje desativar a hibernação...
 

sudo pmset -a hibernatemode X

Onde X = 0, desativa a hibernação e mantém o sistema em sleep apenas, acabou a bateria perdeu tudo.

X = 1, desativa o sleep, nesse caso ele vai direto para a hibernação

X = 3, hibernação + sleep, é o padrão que acontece atualmente no seu sistema.

 

Se quiser conferir o modo de hibernação que seu mac está usando use o seguinte comando.

pmset -g | grep hibernatemode

Como essa demora não me incomoda, deixei assim mesmo. Geralmente isso me acontece apenas uma vez ao dia, logo pela manhã, ao longo do dia coloco o mac em sleep várias vezes e isso não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de encontrar algo que pode te ajudar. Não vou testar aqui pois como disse, não é algo que me incomoda.

pmset -g | grep autopoweroff

Deve retornar duas entradas, no meu caso.

 autopoweroffdelay    14400 // Esse valor é a quantidade de segundos que meu mac muda pra hibernação
 autopoweroff         1     // Esse valor ativa/desativa a opção de mudar para hibernação 1 = ativado e 0 = desativado

Caso queria pode modificar da seguinte forma.

sudo pmset -a autopoweroffdelay X // Onde X é o tempo (em segundos) que ele vai aguardar para mudar para a hibernação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala querido, é o seguinte eu alterei para 36 horas o delay:

 

sudo pmset -a autopoweroffdelay 129600

 

Agora é esperar para ver... Se eu uso o comando para verificar (pmset -g | grep autopoweroff) ele não retorna nenhuma informação aki para eu saber se deu certo...

 

Fazendo assim ele entrará em hibernação em 36 horas OU qdo estiver sem bateria, certo?

 

Abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala querido, é o seguinte eu alterei para 36 horas o delay:

 

sudo pmset -a autopoweroffdelay 129600

 

Agora é esperar para ver... Se eu uso o comando para verificar (pmset -g | grep autopoweroff) ele não retorna nenhuma informação aki para eu saber se deu certo...

 

Fazendo assim ele entrará em hibernação em 36 horas OU qdo estiver sem bateria, certo?

 

Abç!

A ideia é que aconteça isso mesmo. Após o delay ou quando a bateria estiver acabando, o que acontecer antes.

 

Estranho é o comando não retornar o valor atual...

 

O jeito é aguardar pra ver se funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer, mas deve ter algo errado com o seu sistema.

 

O comando pmset -g deveria retornar o perfil de energia e tal. Pode ser que não tenha salvo a alteração.

 

Apenas para explicar o comando. pmset -g retorna as informações do perfil de energia, quando se adiciona o "| grep autopoweroff" você apenas filtra as linhas que contenham autopoweroff.

 

Sem grep

pmset -g
Active Profiles:
Battery Power		1
AC Power		-1*
Currently in use:
 standbydelay         4200
 standby              0
 womp                 1
 halfdim              1
 hibernatefile        /var/vm/sleepimage
 sms                  1
 networkoversleep     0
 disksleep            10
 sleep                0 (sleep prevented by coreaudiod)
 autopoweroffdelay    14400
 hibernatemode        3
 autopoweroff         1
 ttyskeepawake        1
 displaysleep         10
 acwake               0
 lidwake              1

Com grep

pmset -g | grep autopoweroff
 autopoweroffdelay    14400
 autopoweroff         1

Tente copiar e colar o comando no terminal, tomando o cuidado de não incluir nenhum espaço antes ou depois do comando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que o comando correto a ser modifcado é o Standbydelay.

 

Esse comando é que faz a Memória RAM ser copiada para o Disco, depois de um certo tempo.

 

Por padrão, esse tempo é de 4200 segundos, que dá aproximadamente 1h:15min.

 

Se você aumentar esse tempo, o macbook voltará do Sleep utilizando a RAM e não o disco local. 

 

Em vez de modificar o autopoweroff, modifique o standbydelay

 


sudo pmset -a standbydelay 432000

 

43200 segundos = 12 horas.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que o comando correto a ser modifcado é o Standbydelay.

 

Esse comando é que faz a Memória RAM ser copiada para o Disco, depois de um certo tempo.

 

Por padrão, esse tempo é de 4200 segundos, que dá aproximadamente 1h:15min.

 

Se você aumentar esse tempo, o macbook voltará do Sleep utilizando a RAM e não o disco local. 

 

Em vez de modificar o autopoweroff, modifique o standbydelay

 

 

 

43200 segundos = 12 horas.

 

Boa sorte.

Quando o hibernate mode está em 3 ele sempre copia a RAM para o disco quando entra em sleep. Nesse caso ele tem a memória RAM ativa e uma cópia dela no disco, depois de um tempo ele desliga o hardware, descartando a RAM e depois recupera ela do disco quando retorna da hibernação.

 

Qual dos 2 parâmetros que vai "resolver" isso eu não sei. Mas ainda acho que tenha algo errado com o sistema do cara para não exibir a configuração atual com o pmset -g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUE ESTRANHO!!!


Sem o | grep aparece isso, e nota-se que não há parâmetro autopoweroff!


 


 


MacBook-Pro-de-Renan:~ Renan$ pmset -g


Active Profiles:


Battery Power -1*


AC Power -1


Currently in use:


 standbydelay         4200


 standby              1


 halfdim              1


 sms                  1


 hibernatefile        /var/vm/sleepimage


 disksleep            0


 sleep                0


 hibernatemode        3


 ttyskeepawake        1


 displaysleep         2


 acwake               0


 lidwake              1


 


 


Agora eu... eu... sei lá, rs.


 


 


 


 


 


Vou tentar SMC e PRAM, e vou tentar o standbydelay...


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Active Profiles:

Battery Power -1*

Não acho que seja isso, mas tente rodar o comando com o mac conectado ao carregador pra ver se aparece o parâmetro.

 

Mas isso aí indica que deve ter algo de errado com o sistema mesmo, o meu mostra os parâmetros, mesmo rodando direto da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comando Hibernate é bastante importante, pois vai economizar energia quando o Macbook estiver com a tampa fechada.

 

Se desabilitar ele, vai comer bastante bateria de um dia para o outro, por exemplo, pois o computador não vai desligar alguns componentes.

 

Deixa esse comando no padrão (3) e muda somente o standbydelay, com certeza vai funcionar. Aqui comigo funcionou de boas.

 

Deixei o computador desligado de ontem para hoje e quando abri a tampa, voltou como uma bala.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço sinceramente a cada um que ajudou aqui, e RESOLVIDO.

 

Realmente ao modificar o standbydelay no outro dia ao abrir a tampa foi instantâneo o inicio e perdi apenas 7% de bateria.

 

Desculpe a demora, mas ontem n consegui testar, mas está aí agora a resposta.

 

Grande abraço!

Editado por Remarx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...