Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvedor PC -> MAC - vale a pena migrar?


Posts Recomendados

Olá pessoal. Sou novo no fórum, pesquisei um pouco antes de postar mas não encontrei uma resposta, ou dica, concreta que me orientasse.

O caso é o seguinte: sou desenvolvedor e trabalho com Java. Utilizo ferramentas livres, muitas delas creio ter versão pra MAC. Sempre trabalhei em PCs, RWindows e Linux, e de um tempo pra cá vi que os preços dos MacBook me atraíram bastante por terem baixado. Hoje tenho um Tablet PC da HP, modelo TX1070BR, é excelente, me dá suporte a tudo que preciso e uso nele o Windows Vista, pois não consegui fazer o Linux funcionar redondo nele.

Bem, resumindo, quero muito ter um MAC, acho uma modelo espetacular, porém conheço pouco da plataforma. Já trabalhei bastante com Linux, creio que seja de ajuda. Vale a pena migrar para o MAC? A plataforma dá bom suporte a desenvolvimento? Sincroniza com Palm, é fácil achar programas como dicionários, tradutores?

Inclusive se alguém aqui tiver um MacBook e quiser trocar com o meu Tablet podemos negociar.

Agradeço paciência e um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Louvável sua boa intenção de perguntar, mas não acha que qualquer resposta num forum de Mac vai ser meio suspeita?

Ou você realmente espera que alguém aqui vá te dizer que não vale a pena?

Acho melhor você procurar um canal de desenvolvedores pra fazer esse tipo de pergunta.

Que as ferramentas existem, isso existem (até eu que nunca desenvolvi nada sei). A questão é responder a sua dúvida com exatidão e isso acho que você não vai achar por aqui.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso é o seguinte: sou desenvolvedor e trabalho com Java. Utilizo ferramentas livres, muitas delas creio ter versão pra MAC.

Então... está aí a sua resposta. Muitos desenvolvedores usam MAC. Java é java, roda +/- igual em todo lugar, e como você mesmo disse, muitas ferramentas livres estão disponíveis para MAC.

E se não gostar do OS X, sempre pode instalar um Linux ou Windos (eca) nele.

A única questão é que algumas das ferramentas básicas do ambiente BSD são mais fracas (tipo SED, VIM, etc) mas nada te impede usar as ferramentas GNU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou em um caso semelhante. A diferença foi que eu mudei. Uso Mac hoje e não volto para o Windows nem a pau.

Com relação a ferramentas de desenv, o mac tem a vantagem de ser um unix, e isso costuma ser uma mão na roda para os desenvolvedores. Mas tem alguns pontos importantes:

- Java: até o java 5 era muito bom o suporte. Mas...

- O Java6 não saiu até hoje para mac e a Apple, como é toda fechadona, nem dá uma previsão de quando esse negócio vai sair.

- O java no leopard está meio bugento. No tiger estava melhor. Mas, até aí, tudo bem. Afinal, o próprio leopard tá meio bugento. :. Espero ansiosamente sua atualização (10.5.2) que deve sair em questão de dias.

- Prepare-se para decorar os atalhos. para usuários "normais", geralmente, isso não é problema. Mas desenvolvedores costumam usar muito comando com o teclado e aí... ai... é um pé no saco. É uma confusão com os controls e commands da vida que enche. Mas isso só dura os primeiros dias.

No mais, vc vai encontrar um montão de coisas aqui, como os IDEs da vida (Eclipse, Idea...), ferramentas (boa parte vêm no xcode, como o cvs) e outros eventuais substitutos. Mas, como vc já trabalhou em Linux, não creio q vá ter nenhuma surpresa aqui.

Se você puder, faça um testdrive num hackintosh. Foi assim q eu saí do windows. Instalei o MacOS no meu PC velho (athlon64), gostei, fiz um upgrade (para core2), gostei mais ainda e resolvi migrar de vez.

No mais, repito: não volto nem para o Windows, nem para o Linux (sim, eu já trabalhei um bocado com Linux), pois o Mac meio que junta o melhor dos dois.

PS: sim, aqui tem X11 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz o Mac tem:

-O XCode para desenvolvimento do Mac OS X com a API Cocoa(do NeXTStep) e o Carbon(do Mac OS 9)

-O Java

-O desnvolvimento On-Line(que pega em qualquer navegador!)

-O X11 que faz ele ser um UNIX, podendo rodar aplicativos Linux

fora o Wine(aqui chamado de Darwine), que tem uma API do Windows...

Vale apena sim, com o XCode e o recursos que só a Apple tem seus aplicativos vão sair geniais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O XCode para desenvolvimento do Mac OS X com a API Cocoa(do NeXTStep) e o Carbon(do Mac OS 9)

Isso não faz nenhuma diferença. Se for desenvolver para Mac, ter o Xcode (e um Mac!) é uma necessidade, não uma escolha. Se não for, o Xcode é perda de tempo (tirando alguns utilitários que vêm com ele, como o CVS), já que outras ferramentas/IDEs costumam ser superiores. Principalmente para os Java da vida. Mas, se for Czão, pode valer a pena.

- O Java

Tem Java, mas com limitações que as outras plataformas não têm. Já falei sobre isso, e repito: o JDK no Leopard ainda tem alguns bugs chatos. Uso o Idea para desenvolver e lá ele não roda tão bem quanto no Tiger. O pior é que os carinhas da Apple nem abrem a boca para falar sobre este assunto.

"Mas, quando é que sai?"

Silêncio.

"Err... vai sair algum dia, pelo menos?"

Apenas grilos.

"E que tal o OpenJDK? Ele funciona bem, pelo menos?"

Os grilos foram embora.

Já tem petição rolando e nego (desenv que tem macbooks da vida) esculhambando a Apple por causa disso. Procure por JDK 1.6 e Leopard para você ver.

Mas o 1.5 dá para levar. =P

-O desnvolvimento On-Line(que pega em qualquer navegador!)

?!?!?! Como assim, desenvolvimento On-Line?!?!?!

Ah, esqueci de falar uma coisa importante: com o MacOS, vc acaba desenvolvendo e testando mais o sistema no Firefox do que no IE. Ou seja, o software fica mais propenso a ter bugs relacionados à audiência majoritária. Aconteceu algo semelhante empresa... se bem que o problema foi o Firebug.

-O X11 que faz ele ser um UNIX, podendo rodar aplicativos Linux

Como o xman ou xterm. É claro que você pode rodar um Amarok da vida, desde que você baixe e instale uma tonelada de bibliotecas e configurações do KDE & cia que, obviamente, ainda não funcionam 100% e muito menos se integram perfeitamente com o macosx.

fora o Wine(aqui chamado de Darwine)

Que nunca fica pronto, mas é uma beleza para rodar o Notepad e o File Manager do windows 3.1!

que tem uma API do Windows...

Claro! Nada mais lógico do que desenvolver para o Windows num Mac.

Vale apena sim

Já que o MacOS é muito mais bacana do que o Windows e tem um Unix por baixo dos panos. Nada de ter que instalar Cygwin-gambeta no Windows ou ficar louco com o Linux por ter que trabalhar mais para o computador do que o contrário. Mas não pelos recursos de desenv disponibilizados pela Apple. Esta, sim, deixa muito a desejar, já que ATÉ HOJE NÃO PORTOU A P#%%@ do JDK 1.6 para MacOS!

Fora algumas ferramentas-mala que só rodam no Windows, como o Enterprise Architect (que estão querendo adotar na minha empresa. Humpf!)

Mesmo assim, continuo com o meu maczinho feliz da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também sou desenvolvedor Java e migrei pra Mac. Eu não vou repetir o que muitos já dissem aqui, inclusive sobre as versões do Java para Mac. Realmente eu sinto falta de um suporte maior da Apple com relação a isso (se bem que estou interessado em Objective C).

Eu utilizo o Eclipse ou o NetBeans. E dá para fazer tranquilo tudo do mundo J2SE e J2EE. O que eu sinto falta mesmo é em J2ME. Existe uma versão (não da Sun), de qual não me recordo o nome agora, e que vou testar em breve. No mais, dá para trabalhar perfeitamente.

Ontem mesmo eu comecei a ver como seria o XCode com o Java. Quando tiver mais detalhes eu falo aqui. No mais, é o que o pessoal já disse. Eu não me arrependi. Só achei meio chato essa parte do J2ME. Mas enfim, tem solução! E vou testá-la logo logo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas... heheheh é com um imenso prazer que anuncio a aquisição do meu MacBook. Neste momento fazem 3 horas que estou boquiaberto com o desempenho geral do equipamento, além da qualidade e prazer em realizar um dos sonhos possiveis, que era ter um Mac.

Estou postando dele e, depois de ter configurado o teclado direitinho, concluí que ele está perfeito, bem configurado e com todas as atualizações aplicadas até o momento.

Vi muita gente falando deste XCode. É um ambiente de desenvolvimento? Só por curiosidade, como faço para baixá-lo e instalá-lo? É fácil?

Agradeço atenção de todos e um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O java no leopard está meio bugento. No tiger estava melhor. Mas, até aí, tudo bem. Afinal, o próprio leopard tá meio bugento. :. Espero ansiosamente sua atualização (10.5.2) que deve sair em questão de dias.

É saiu hoje.

O java no Mac não se compara realmente ao windows, como posso dizer, é mais lento.

Mas se você for desenvolver pro Mac, vale a pena.

O mercado é bem maior para o Mac( maior?), sim pelo simples motivo que a microsoft faz muita coisa deixando pouco espaço para os desenvolvedores.

Mas na minha opnião vale muito a pena migrar, ele é perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou vamos todos aprender Objective C!

Vou pesquisar se tem como compilar “pra Windows” também, rs.

Bem, eu não acho tão lento assim. Quase não vejo diferença. E no Windows é mais lento que no Linux. Eu só acho que se a Apple apoiasse mais… mas ela não está nem aí. A Sun podia fazer VM pra Apple da mesma forma que pros demais, né? Inclusive J2ME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...