Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] SSD Compatível com MacBook Unibody 2008


brunogoulart

Posts Recomendados

Prezados,

 

Adquiri recentemente um MacBook Unibody late 2008 de um usuário também aqui do fórum que o anunciou.

O MB está ótimo de conservado e o desempenho me surpreendeu muito, apesar de ser um computador de 2008 com processador Core 2 Duo de 2GHz e 2GB de RAM. No entanto assisti a um video no Youtube que comparava o desempenho de um MB exatamente como este utilizando um HDD e depois um SSD. A diferença é realmente gritante e só aí que vi realmente valer a pena fazer este upgrade.

 

Pesquisei aqui no forum e no google como fazer e vi algumas opções, porém pro modelo do meu MB eu não achei nem em páginas gringas qual o ideal ou apenas um compatível que tenha bom aproveitamento na performance. Ao contrário disso, achei alguns relatos de SSD que devem ser utilizados.

 

Não entendo muito de hardware. Vi alguns na amazon e no ebay com descrição de SATA III. Seria suportado pelo meu MacBook?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Opa, esse mac tem um desempenho surpreendente, ainda mais levando em conta os pontos que você mesmo mencionou.

 

Sobre a compatibilidade, o seu MBw provavelmente dispões de SATAI, ao colocar um SSD SATAIII nele o que vai acontecer é que ele vai rodar na velocidade e limitações do SATAI.

 

Se quiser tirar dúvidas quanto à compatibilidade, use o Crucial System Scanner (http://www.crucial.com), ele vai te mostrar apenas memórias e ssds compatíveis com seu sistema.

Detalhe, pegue as características dos modelos sugeridos, que serão todos da Crucial, e busque por modelos de outras marcas com as mesmas características.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, esse mac tem um desempenho surpreendente, ainda mais levando em conta os pontos que você mesmo mencionou.

 

Sobre a compatibilidade, o seu MBw provavelmente dispões de SATAI, ao colocar um SSD SATAIII nele o que vai acontecer é que ele vai rodar na velocidade e limitações do SATAI.

 

Se quiser tirar dúvidas quanto à compatibilidade, use o Crucial System Scanner (http://www.crucial.com), ele vai te mostrar apenas memórias e ssds compatíveis com seu sistema.

Detalhe, pegue as características dos modelos sugeridos, que serão todos da Crucial, e busque por modelos de outras marcas com as mesmas características.

Só uma observação, é um MB Aluminum e não White (Se é que entendi certo que MBW é isso).

 

Muito obrigado, Adalberto! Utilizei o método que mencionou e realmente é muito bom pra mim que estou entrando agora no mundo Mac.

O SSD que o site me retornou para compra fica meio salgado, U$ 110. Com mais calma vou procurar no eBay com preço mais em conta que acredito encontrar. Além disso me animei também para comprar também RAM para dar um UP, pois este possui apenas 2GB.

 

Dei uma olhada no help da Apple e pelo que entendi, é expansível somente até 4GB, correto? http://support.apple.com/kb/HT1651?viewlocale=pt_BR#link2

Procurei em alguns fóruns gringos e achei algumas pessoas que disseram estar rodando com 8GB, porém não achei método e nem especificação da RAM. Será mesmo possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, falha minha. Pensei que fosse o white mesmo.

 

Sobre o upgrade do SSD, pode dar uma conferida em algum modelo de SSD com as mesmas especificações do sugerido pelo Crucial Scanner.

 

Sobre a memória, o suporte da Apple é, quase, sempre inferior ao real suportado pela máquina. Meu MBP 2012 tem suporte oficial a 8gb e estou rodando 16g nele. O único cuidado que tomei foi o de comprar memórias com as mesmas especificações das originais, DDR3L, 1600mhz e 1,35v. Creio que se encontrar memórias com as mesmas especificações das originais, vai conseguir colocar mais do que o suportado pela Apple.

 

Pra descobrir qual o máximo suportado por vias não oficiais, consulte o site abaixo.

 

http://www.everymac.com/systems/apple/macbook/index-macbook.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, falha minha. Pensei que fosse o white mesmo.

 

Sobre o upgrade do SSD, pode dar uma conferida em algum modelo de SSD com as mesmas especificações do sugerido pelo Crucial Scanner.

 

Sobre a memória, o suporte da Apple é, quase, sempre inferior ao real suportado pela máquina. Meu MBP 2012 tem suporte oficial a 8gb e estou rodando 16g nele. O único cuidado que tomei foi o de comprar memórias com as mesmas especificações das originais, DDR3L, 1600mhz e 1,35v. Creio que se encontrar memórias com as mesmas especificações das originais, vai conseguir colocar mais do que o suportado pela Apple.

 

Pra descobrir qual o máximo suportado por vias não oficiais, consulte o site abaixo.

 

http://www.everymac.com/systems/apple/macbook/index-macbook.html

Não sabia disso sobre a capacidade real suportada. Dei uma olhada nas descrições deste site que me informou e disse que preciso ter a Boot ROM Version "X" e estar rodando SL ou mais. A ROM está na versão informada e estou rodando o Mavericks.

 

De qualquer forma, para que eu não tenho problemas por falta de informação (estou entrando neste mundo agora), pelas especificações fornecidas pela Apple (http://support.apple.com/kb/HT1651?viewlocale=pt_BR#link2), meu MB pode ter um update com estas memórias (http://www.amazon.com/Crucial-PC3-8500-SODIMM-204-Pin-CT2K4G3S1067M/dp/B008LTBJFM/ref=pd_cp_pc_0), certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer SSD funciona amigo.

 

Só que a grande maioria dos SSD's hoje são SATA 3 enquanto que a controladora da placa-lógica do seu Macbook Aluminum é SATA 1 ou SATA 2.

 

O que vai acontecer é só uma queda de desempenho na hora de Copiar e Ler arquivos. 

 

No uso do Sistema e o abrir e fechar de aplicativos, vai ser rápido feito uma bala. Vale muito a pena.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é SATA II. Tenho um igual ao seu desde o lançamento e continua sendo meu computador principal em casa.

Há uns 2 anos que utilizo SSD, coloquei um Intel 320 (se não me engano) na época.

Enfim, o máximo que o MB suporta é um SATA II, colocando um SATA III, vai ficar subutilizado, mas vai funcionar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Salve salve galerinha do bem!
 
Obrigado pelo norte! mas ainda tenho umas duvidas...
O meu apple é MBW inicio de 2008!!!
 
Será que o modelo Hd Ssd Corsair Force Ls 240gb Sata 6gb/s 7mm Ultrafino é compatível com ele???
 
Valeu Pessoal! 
 
Abs

 

Cara, sendo 2,5 e SATA2 ou superior, é compatível.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Ressuscitando este tópico: eu tenho esse mesmo modelo de macbook, uso bastante desde 2008 e é impressionante como ele ainda roda muito bem. 
Não sabia que tinha esse esquema pra rodar mais RAM do que a apple especifica. Há alguns anos atrás, cheguei a comprar pentes de 4Gb pra trocar, mas não consegui fazer funcionar.

Comprei um SSD semana passada, pra deixá-lo um pouco mais rápido justamente em relação a inicializar e abrir e fechar apps (esse é o único gargalo de funcionamento dele), mas não estou conseguindo instalar de jeito nenhum. 

Já procurei várias formas de fazer em diversos sites, mas todos ja partem do princípio que só conectar o SSD já é suficiente pra ele abrir o utilitário de disco pra instalar o OS. 

Outro detalhe: o OS mais recente que ele aguenta é o Yosemite, que não tem mais disponível para download diretamente pela apple. Consegui baixar um por torrent, coloquei o SSD num adaptador externo mas, quando tentava instalar o OS, o próprio app falava que não era verificado e que eu precisaria baixar da appstore - que não tem o instalador pra download mais!

Alguém aí tem ideia de como resolver isso? Como vocês fizeram pra instalar o SSD?

Obrigada e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 06/04/2020 at 14:00, carol.laterza disse:

Ressuscitando este tópico: eu tenho esse mesmo modelo de macbook, uso bastante desde 2008 e é impressionante como ele ainda roda muito bem. 
Não sabia que tinha esse esquema pra rodar mais RAM do que a apple especifica. Há alguns anos atrás, cheguei a comprar pentes de 4Gb pra trocar, mas não consegui fazer funcionar.

Comprei um SSD semana passada, pra deixá-lo um pouco mais rápido justamente em relação a inicializar e abrir e fechar apps (esse é o único gargalo de funcionamento dele), mas não estou conseguindo instalar de jeito nenhum. 

Já procurei várias formas de fazer em diversos sites, mas todos ja partem do princípio que só conectar o SSD já é suficiente pra ele abrir o utilitário de disco pra instalar o OS. 

Outro detalhe: o OS mais recente que ele aguenta é o Yosemite, que não tem mais disponível para download diretamente pela apple. Consegui baixar um por torrent, coloquei o SSD num adaptador externo mas, quando tentava instalar o OS, o próprio app falava que não era verificado e que eu precisaria baixar da appstore - que não tem o instalador pra download mais!

Alguém aí tem ideia de como resolver isso? Como vocês fizeram pra instalar o SSD?

Obrigada e abraços!

Olá amigo estou enfrento o mesmo problema, meu pai tem uma MacBook late 2008 unibody também. Ele só acessa a internet e word e e-mail... estava se queixando da lentidão. 
 

resolvi comprar um SSD pra por nele. Só que agora não consigo instalar nenhum Mac OS nele. 
Tentei inicializar com [Shift + option + command + r] que em tese restauraria ao OS que veio de fábrica, mas ele não inicia nada fica uma pasta azul com uma interrogação. 
[Command + R] que deveria baixar o OS mais recente compatível com a máquina, também não funciona. 
 

alguém teria uma dica pra eu tentar instalar qualquer OS nessa máquina com ssd? Atualmente no HD ele toda com o el captain. Mas nao tenho nenhum pendrive bootable com o el captain... só tenho uma com o catalina que é do meu Mac... mas a máquina não roda ele também...
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que voces estao criando o pendrive de boot errado.

vai em macinstallers.tech e baixa a versao que tu quer do mac os. Abre ela e deixa montada. 
conecta um pendrive de pelo menos 8gb. Abre o utilitário de disco. Seleciona o pendrive, formata como MBR no formato de partição. Depois clica no volume criado no pendrive. Ai vai em restaurar e seleciona a imagem aberta (montada). Pronto, depois eh so colocar o pendrive no macboom e ligar segurando a tecla option. A partir daí é só seguir a instalação. 
 

Ontem eu fiz uma live mexendo num macbook pro de 2006. A qualidade da imagem e audio ficou ruim, mas dane-se. 😂😂😂 aqui a partir de mais iu menos 21 min eu faço a instalação do Lion a partir do pendrive.  

Espero que seja útil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2021 at 17:28, titanium disse:

Olá amigo estou enfrento o mesmo problema, meu pai tem uma MacBook late 2008 unibody também. Ele só acessa a internet e word e e-mail... estava se queixando da lentidão. 
 

resolvi comprar um SSD pra por nele. Só que agora não consigo instalar nenhum Mac OS nele. 
Tentei inicializar com [Shift + option + command + r] que em tese restauraria ao OS que veio de fábrica, mas ele não inicia nada fica uma pasta azul com uma interrogação. 
[Command + R] que deveria baixar o OS mais recente compatível com a máquina, também não funciona. 
 

alguém teria uma dica pra eu tentar instalar qualquer OS nessa máquina com ssd? Atualmente no HD ele toda com o el captain. Mas nao tenho nenhum pendrive bootable com o el captain... só tenho uma com o catalina que é do meu Mac... mas a máquina não roda ele também...
 

 

Cara, tenta voltar o HDD dele que está com o El Capitan, com isso você deve ser capaz de baixar a imagem do El Capitan e criar um pendrive bootável a partir da máquina dele mesmo.

Os métodos de recuperação que está usando dependem de uma partição de recuperação, que o SSD ainda não tem.

A recuperação via internet só se tornou padrão em Macs a partir de 2012, salvo engano. Algumas máquinas entre 2010 e 2011 podem ganhar a compatibilidade por meio de um update de firmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2021 at 13:54, Adalberto Taylor disse:

Cara, tenta voltar o HDD dele que está com o El Capitan, com isso você deve ser capaz de baixar a imagem do El Capitan e criar um pendrive bootável a partir da máquina dele mesmo.

Os métodos de recuperação que está usando dependem de uma partição de recuperação, que o SSD ainda não tem.

A recuperação via internet só se tornou padrão em Macs a partir de 2012, salvo engano. Algumas máquinas entre 2010 e 2011 podem ganhar a compatibilidade por meio de um update de firmware.

Na verdade consegui resolver com um video no YouTube, onde você altera a data pelo terminal e ai passa a instalação sem o problema de elegibilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...