Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook caiu da cama: Dúvida SSD x HD


tchelo

Posts Recomendados

Bom dia, pessoal.

 

Coloquei meu macbook em sleep, sem desligar, na mochila mas ela escorregou e caiu da cama. O impacto foi tranquilo, então nem dei importância.

No outro dia, fui me apresentar como DJ e o o software que uso [Traktor scratch pro] para discotecagem travou 2x no meio da apresentação.

Isso nunca ocorreu em 4 anos de uso intenso, seja no palco ou em casa, e na hora já associei essa pane a problema com HD e leitura dos arquivos devido a queda no dia anterior.

 

Vou passar informações sobre meu sistema:

 

Macbook pro 13 - Mid 2010  - 4GB RAM  

 

O HD principal é um SSD Samsung 840 128gb, só com o sistema Mountain Lion e alguns programas, inclusive o soft. de DJ.

 

Todos meus arquivos, inclusive as músicas que uso para discotecar, estão armazenadas no meu segundo HD, instalado no lugar do Superdrive. Portanto, meu software de discotecagem sempre trabalha rodando no SSD, mas lendo e carregando muitas músicas do 2º HD, instalado no lugar do Superdrive. Isso nunca deu problema, ou mesmo lentidão, apenas aquece mais do que o normal , devido a ter 2 discos trabalhando ao mesmo tempo. Então, acredito que aconteceu algo na queda do macbook mesmo.

 

- Minha dúvida é a seguinte:  o SSD é comprometido em caso de pequenos impactos, com o laptop em modo Sleep? Sou meio leigo no assunto, mas acredito que o problema não está no SSD.

 

- Já no caso do 2º HD, além do fato deser um HD comum, mecânico, acredito, do alto da minha leiguice,  que tenho um agravante: o HD está instalado na baia do Superdrive. Portanto, não tenho proteção alguma contra movimento bruscos, diferente da baia do HD original, que possui o SMS [sudden-motion-sensor], ou acelerômetro para detectar quando o macbook está caindo e proteger o HD. 

 

Meu raciocínio faz sentido ou estou falando bobagens? Minha suspeita que o problema deve estar no segundo HD, instalado no lugar do superdrive, pode estar certa? Devo me preocupar também com o SSD ? No caso, substituir o segundo HD, mecanico, por outro novo, e de quebra com maior espaço, seria de certa forma tranquilo, pois seria um upgrade. Posso comprar um HD e mandar  bala? Isso deve rsolver meu o problema com travamentos?

 

PS: Fiz teste simples com o Utilitario de Disco, e não acusou nenhum problema em ambos os discos.

 

agradeço a atenção,

Editado por tchelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu raciocinio faz sentido sim. O SSD é um pouco mais resistente a quedas do que um HDD, isso porque não tem partes mecânicas, como você mesmo observou.

 

Sim, seu problema deve estar no segundo HDD, provavelmente está com algum bad block. Como testar e afirmar se o problema é esse mesmo ou não?

 

1. Exame de superficie, o Smart Utility é uma boa ferramenta para isso. Ele vai rodar diversos testes no disco e retornar com os possíveis erros. http://www.volitans-software.com/smart_utility.php

 

2. Passe alguns dos arquivos que estavam sendo usados pelo Traktor para o SSD e tente reproduzir o erro, se o problema acabar é coisa do HDD, do contrário pode estar com algum problema no SSD mesmo, o que é bem pouco provável.


Adicionando, outra ferramenta excelente para esses e outros tipos de testes é o TechTool Pro 7, apesar de ser caro, acho que justifica o custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Adalberto! Muito prestativo....

Fiz exatamente o que vc recomendou.

 

Com o Smart Utility, recebi um aviso de FAILING, indicando badblock no 2º HDD.  Já o SSD passou no teste.

Depois, usei o TechTool Pro 7, que parece ser mais completo, e novamente o SSD não apresentou nenhum badblock.

Ainda não sei o resultado para  segundo HDD, pois ele ainda estava fazendo a varredura. 

99% de chance de ser badblock nesse HDD mesmo, certo?

 

Vou providenciar outro.

Alguma dica de modelo?

O meu era um Samsung 750gb Serie m8. Pretendo por 1tb.

Obrigado mais uma vez,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Adalberto! Muito prestativo....

Fiz exatamente o que vc recomendou.

 

Com o Smart Utility, recebi um aviso de FAILING, indicando badblock no 2º HDD.  Já o SSD passou no teste.

Depois, usei o TechTool Pro 7, que parece ser mais completo, e novamente o SSD não apresentou nenhum badblock.

Ainda não sei o resultado para  segundo HDD, pois ele ainda estava fazendo a varredura. 

99% de chance de ser badblock nesse HDD mesmo, certo?

 

Vou providenciar outro.

Alguma dica de modelo?

O meu era um Samsung 750gb Serie m8. Pretendo por 1tb.

Obrigado mais uma vez,

Existem softwares que "anulam" esses badblocks, mas o HDD deixa de ser confiável. Suspeito que prefira comprar um novo HDD a passar pelo problema novamente quando estiver em ação. RSRS

 

Sobre modelos, acho que pode pegar qualquer um. Como trata-se de um HDD secundário não há necessidade alguma de se comprar algo com RPM mais alto e tal. Eu sempre tive preferência por HDDs da Seagate, mas vale lembrar que Western Digital, Seagate e Hitachi são praticamente a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahah caramba, mto bom! Valeu pelo vídeo.

Bom, o TechTool Pro 7 demorou para fazer o Scan Surface, e no fim  acusou 411 bad blocks no HDD, sendo que alguns desses blocks estavam sendo 'ocupados' por um album de mp3, com uns 10 arquivos, que acredito que foi justamente o que travou no meio da minha apresentação. O restante dos bad blocks não correspondiam a nenhum arquivo.

 

Agora vou comprar um HDD novo de 1TB. Posso fazer o procedimento normalmente de cópia / clonagem desse HDD com bad blocks para o HDD novo? Qual a melhor maneira? Vi que recomendam bastante o Carbon Copy Cloner.

Lembrando que esse HDD não possui sistema instalado, apenas músicas, vídeos e outros arquivos como esses.

 

valeu,

Editado por tchelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahah caramba, mto bom! Valeu pelo vídeo.

Bom, o TechTool Pro 7 demorou para fazer o Scan Surface, e no fim  acusou 411 bad blocks no HDD, sendo que alguns desses blocks estavam sendo 'ocupados' por um album de mp3, com uns 10 arquivos, que acredito que foi justamente o que travou no meio da minha apresentação. O restante dos bad blocks não correspondiam a nenhum arquivo.

 

Agora vou comprar um HDD novo de 1TB. Posso fazer o procedimento normalmente de cópia / clonagem desse HDD com bad blocks para o HDD novo? Qual a melhor maneira? Vi que recomendam bastante o Carbon Copy Cloner.

Lembrando que esse HDD não possui sistema instalado, apenas músicas, vídeos e outros arquivos como esses.

 

valeu,

O TechTool é do cara*** mesmo...

 

Antes de mais nada, para agilizar o processo de cópia, isole esses arquivos que o TechTool informou estarem alocados nos bad blocks, depois basta dar um belo copy/paste no conteúdo de um para o outro, ou utilizar o Carbon Copy Cloner, SuperDupper ou mesmo o utilitário de disco do OS X. Claro que para isso vai precisar de uma case para ligar o HDD novo juntamente com o HDD antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TechTool é do cara*** mesmo...

 

Antes de mais nada, para agilizar o processo de cópia, isole esses arquivos que o TechTool informou estarem alocados nos bad blocks, depois basta dar um belo copy/paste no conteúdo de um para o outro, ou utilizar o Carbon Copy Cloner, SuperDupper ou mesmo o utilitário de disco do OS X. Claro que para isso vai precisar de uma case para ligar o HDD novo juntamente com o HDD antigo.

 

valeu pela dica do techtool, ele é realmente fod*! Muito bom, consegui confirmar com 100% de certeza que travou justamente por causa de bad blocks nesse HD, e ainda que travou ao usar 1 música desse album em específico.  Assim, posso ficar tranquilo que meus outros arquivos estão intactos.

 

Na verdade eu já exclui esses arquivos. Já posso considerara-los "isolados"  e fazer a cópia?

 

Muito obrigado novamente....me ajudou muito esse processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar deixar minha contribuição sobre este tema.

Primeiro.
Já existem muitos artigos informando a respeito da tolerabilidade de impacto de um drive SSD, sendo que alguns modelos parecem suportar desacelerações superiores a 1000 Gs ... o que é um bocado. Dito isso, parece ficar claro que o SSD não fica comprometido em impactos pequenos e provavelmente não é o responsável pelo seu problema.

 

Segundo

Pelo que entendo o SMS está interfaceado com o OSX e poderia, em teoria, mandar o comando PARK para um HD conectado em uma "optibay da vida". Vamos precisar de alguém corroborando essa hipótese antes de deixar isso como certo.
O detalhe do seu caso é que, na minha opinião, não tem como estabelecer causalidade entre a falha e a queda. Por isso passo a considerar outras hipóteses também.

Até o Google liberar alguns artigos científicos sobre a durabilidade dos HDs nos seus data centers, tudo ficava muito no campo da especulação a respeito do SMART avisando previamente se alguma falha catastrófica estaria iminente. Com os dados do Google agora sabemos que apenas perto de 40% dos drives que falham emitem algum aviso via SMART.

A média é mais ou menos assim. Nos primeiros 6 meses, cerca de 1% dos drives morrem presumidamente devido a erros de assembly. Depois a morte dos drives passa a ser estável em poucos %ano até chegar a 4-5 anos, quando passa a aumentar vertiginosamente devido ao envelhecimento mecânico dos componentes.
 

Resumindo um hipótese alterativa.

É possível que você esteja com um vies de memória a respeito dessa queda e que esse teu disco rígido esteja no final da vida útil.
Meu medo é que você esteja atribuindo algumas falhas de operação devido a bad blocks e o dispositivo está, na verdade, gaspeando e logo logo vai parar.
A minha dica é se livrar do drive assim que possível. 


Existem softwares que "anulam" esses badblocks, mas o HDD deixa de ser confiável. Suspeito que prefira comprar um novo HDD a passar pelo problema novamente quando estiver em ação. RSRS

 

Sobre modelos, acho que pode pegar qualquer um. Como trata-se de um HDD secundário não há necessidade alguma de se comprar algo com RPM mais alto e tal. Eu sempre tive preferência por HDDs da Seagate, mas vale lembrar que Western Digital, Seagate e Hitachi são praticamente a mesma coisa.

 

Com base no que tem sido publicado eu evitaria o Seagate com toda a força.
 

De uma olhada nisso !

 

http://arstechnica.com/information-technology/2014/01/putting-hard-drive-reliability-to-the-test-shows-not-all-disks-are-equal/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu já exclui esses arquivos. Já posso considerara-los "isolados"  e fazer a cópia?

Pode sim. Por isolar os arquivos eu quis dizer que eles deveriam ser removidos, assim o sistema não vai engasgar ao tentar copiar eles.

 

Gustavo,

 

O SMS em tese pode enviar esse comando para qualquer HDD conectado ao mac, porém há que se leva em conta que os famoso data doublers são uma adaptação e alguns recursos típicos de HDD podem estar indisponíveis, conheço um cara que relatou que o HDD no data doubler não alternava o spindown para o mínimo do HDD, por exemplo.

 

Sobre o HDD estar no fim da vida, é possível que esteja correto. 411 bad blocks para um HDD que em tese estaria desligado quando caiu, se estivesse ligado a tocada seria outra. A queda em si pode ter sido a famosa "gota d'água que transborda o copo", o HDD poderia estar ali nas últimas, somente esperando o empurrão final pra cair.

 

Sobre o artigo mencionado, cheguei a ter acesso superficial aos dados, vou ler com calma mais tarde.

Vale lembrar que, minha sugestão se baseia na minha experiência. Nunca tive um Seagate que, em condições ideais de uso, tenha falhado prematuramente, não posso dizer o mesmo de Samsung e Toshiba, por exemplo, que já me deixaram na mão algumas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante essa colocação. Pode ser sim uma possibilidade.

Algumas informações a mais que podem ajudar em alguma coisa:

 

O HDD era um samsung m8 alguma coisa, e não tinha nenhum um ano de uso. Era de 750gb e tinha 350gb ocupado. Não sei dizer se já abusei ou cometi erros ao utilizar esse HD, para morrer cedo assim. Mas estou pensando na seguinte possibilidade:

 

- Eu não costumo desligar o macbook. Simplesmente fecho, vou dormir e no outro dia ele desperta quando abro. 

Não sei se isso pode causar algum dano ao HDD instalado no lugar do superdrive. E, outras palavras, não sei se o Mac gerencia bem um segundo HDD colocado nessa baia. Portanto, não sei se não desligar o macbook pode influenciar a vida util nessas condições.

 

- Quando coloquei ele na mochila, ainda ligado, antes de cair, eu tinha acabado de passar umas músicas pelo programa que discoteco, o Traktor. O album  que apresentou problema de bad block, ocasionando o travamento qd acessei no dia seguinte, foi usado pouco antes de colocar na mochila. 

 

- Lembrei agora, e acho que inclusive deixei o Traktor aberto, com alguns desses sons carregado no programa,  na pressa de sair de casa. Ou seja, acabei apenas fechando o macbook e colocando na mochila, e além de cair no chão, ele caiu ligado [ em sleep, com a tampa fechada], e pra piorar com o programa aberto e arquivos de musca carregado nele. 

 

- Seria realmente só coincidência acontecer isso após a queda? Sendo que os arquivos que estavam em uso, carregados no programa, ficaram bixados, e o Scan Surface acusou os mesmo arquivos em setor danificado [bad block] ?

 

De qlq forma....já providenciei um novo HDD. Essas questoes ficam a titulo de curiosidade, já que envolve alguma parte técnica da qual eu não domino,

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma discussão muito válida essa.

 

Sobre o HDD em data doubler e a função sleep há que se leva em consideração o seguinte.

Quando o HDD é desligado ele tem um tempo de "mover" a pinça de cima da superfície do disco, já quando a energia é simplesmente interrompida, essa pinça pode ficar sobre a superfície do HDD. Não sei se existe algum mecanismo capaz de tirar a pinça de cima da mídia sem ter alguma fonte de alimentação, mas acho pouco provável que exista.

 

Em sleep praticamente todo o hardware fica desligado, exceção à RAM e tal. O HDD fica, com certeza desligado, mas ele leva alguns segundos até desligar completamente e tal, depois disso a pinça sai de cima da superfície, evitando assim que tenha algo que possa chocar com a mídia e tal. Já no super drive a energia é cortada como está, por isso faz aquele barulho de transformer quando liga e tal, e não temos como saber se isso acontece quando há um HDD no lugar do drive óptico.

 

Outra coisa que acabei de pensar, entre colocar o mac em sleep e a queda, houve aí coisa de um minuto, mais ou menos? Esse é o tempo que o mac pode levar pra entrar completamente em sleep. Se o tempo foi menor do que 1 minuto ele pode ter caído ligado mesmo, aí o problema pode ser ainda maior, pois além de a pinça estar sobre a mídia, a mídia também estava rodando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma discussão muito válida essa.

 

Sobre o HDD em data doubler e a função sleep há que se leva em consideração o seguinte.

Quando o HDD é desligado ele tem um tempo de "mover" a pinça de cima da superfície do disco, já quando a energia é simplesmente interrompida, essa pinça pode ficar sobre a superfície do HDD. Não sei se existe algum mecanismo capaz de tirar a pinça de cima da mídia sem ter alguma fonte de alimentação, mas acho pouco provável que exista.

 

Em sleep praticamente todo o hardware fica desligado, exceção à RAM e tal. O HDD fica, com certeza desligado, mas ele leva alguns segundos até desligar completamente e tal, depois disso a pinça sai de cima da superfície, evitando assim que tenha algo que possa chocar com a mídia e tal. Já no super drive a energia é cortada como está, por isso faz aquele barulho de transformer quando liga e tal, e não temos como saber se isso acontece quando há um HDD no lugar do drive óptico.

 

Outra coisa que acabei de pensar, entre colocar o mac em sleep e a queda, houve aí coisa de um minuto, mais ou menos? Esse é o tempo que o mac pode levar pra entrar completamente em sleep. Se o tempo foi menor do que 1 minuto ele pode ter caído ligado mesmo, aí o problema pode ser ainda maior, pois além de a pinça estar sobre a mídia, a mídia também estava rodando...

Não me lembro de ver capacitores em HDs convencionais... mas já li varias especificações de SSDs da intel (sempre campeã no quesito reliability) que tinham sim capacitores para dar alguns segundos de tempo para realizar commit em algum registro e evitar perdas graves caso houvesse falha na alimentação.

Acho que o HD demora questão de milésimos para estacionar as cabeças de leitura, mas como mencionaste, existe uma faxina sendo feita no exato momento em que a tampa é fechada e, esse procedimento sim, pode levar até vários minutos. (ex. mac no final da carga, entrando em hibernação ao fechar da tampa).

Até lembro que entrei em uma discussão com um usuário aqui da comunidade que tinha a contribuir a respeito do comportamento diferente em Macs um pouco mais antigos, com uso ainda mais prolongado do HD em condições especiais, mas tenho que reler a thread pra ver se é realmente pertinente a situação.

 

" por isso faz aquele barulho de transformer quando liga e tal"

 

hahahahahahahhauahuahuahauhauhauhauahuhauahuahauhauha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de ver capacitores em HDs convencionais... mas já li varias especificações de SSDs da intel (sempre campeã no quesito reliability) que tinham sim capacitores para dar alguns segundos de tempo para realizar commit em algum registro e evitar perdas graves caso houvesse falha na alimentação.

Acho que o HD demora questão de milésimos para estacionar as cabeças de leitura, mas como mencionaste, existe uma faxina sendo feita no exato momento em que a tampa é fechada e, esse procedimento sim, pode levar até vários minutos. (ex. mac no final da carga, entrando em hibernação ao fechar da tampa).

Até lembro que entrei em uma discussão com um usuário aqui da comunidade que tinha a contribuir a respeito do comportamento diferente em Macs um pouco mais antigos, com uso ainda mais prolongado do HD em condições especiais, mas tenho que reler a thread pra ver se é realmente pertinente a situação.

 

" por isso faz aquele barulho de transformer quando liga e tal"

 

hahahahahahahhauahuahuahauhauhauhauahuhauahuahauhauha

 

Exatamente, são várias as variáveis a se considerar, ainda mais quando se fala em uma adaptação, que pra mim nada mais é do que um nome bonitinho pra gambiarra.

 

Confesso que estava pensando em comprar um data doubler pro meu mbp, mas depois de pensar em alguns aspectos (graças à essa discussão), acho que vou investir em um SSD maior e deixar dados mais pesados em um HDD externo mesmo.

 

Mas não parece o barulho dos transformers quando mudam de forma e tal? Claro que numa intensidade e duração muito menores, mas... HAHAHAHAHHAHHA

 

A intenção era descontrair mesmo. HAHAHHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que estava pensando em comprar um data doubler pro meu mbp, mas depois de pensar em alguns aspectos (graças à essa discussão), acho que vou investir em um SSD maior e deixar dados mais pesados em um HDD externo mesmo.

Eu fiz exatamente isso. Coloquei um SSD no MBP e uso o HD externo para filmes, backups, músicas, imagens... Acho que no momento é a melhor solução mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz exatamente isso. Coloquei um SSD no MBP e uso o HD externo para filmes, backups, músicas, imagens... Acho que no momento é a melhor solução mesmo.

Então, eu tinha um data doubler no xps, mas nunca pensei nesses pontos. Um HDD (que já não era novo) chegou a dar problema, mas eu relacionei isso ao tempo de vida do pobre HDD, agora vejo que a instalação no data doubler pode ter antecipado o fim de vida dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos, e fico feliz que o debate acabou indo além do meu problema, contribuindo de maneira informativa para outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

 

No meu caso, a escolha do Data Doubler foi devido a caracteristica de uso do mu macbook. Na verdade ele é a unica maquina que possuo. Nao tenho outro desktop, mto menos outro laptop para usar. então uso tanto em casa, quanto no trabalho, tocando em banda e como DJ também. 

 

Devido ao uso com música, fica meio complicado usar um HD externo para tocar. Armazenar toda minha biblioteca musical num HD externo e depender dele na hora de tocar, me faz pensar que por um descuido qualquer, alguém no palco pode esbarrar no HD externo e despluga-lo, por exemplo. Mas a questão principal, é que tenho que ligar uma interface de audio em 01 das portar USB, e na outra, controladores MIDI [via USB na verdade]. Esse tipo de coisa não é aconselhado o uso de HUB Usb, principalmente a interface de audio. Imagino que com HD externo eu também não deva usar HUB. Além disso, o 2 HDs internos é muito mais confortável do que carregar mais uma coisa para montar e desmontar no palco. 

 

Bom, vou continuar usando data doubler com esse novo HD que comprei, e usar o antigo para backup. 

Se no futuro um novo problema parecido, posso ver a possibilidade de parar com esse método alternativo [gambiarra] heheh e voltar a utilizar somente 1 HD no macbook.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos, e fico feliz que o debate acabou indo além do meu problema, contribuindo de maneira informativa para outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

 

No meu caso, a escolha do Data Doubler foi devido a caracteristica de uso do mu macbook. Na verdade ele é a unica maquina que possuo. Nao tenho outro desktop, mto menos outro laptop para usar. então uso tanto em casa, quanto no trabalho, tocando em banda e como DJ também. 

 

Devido ao uso com música, fica meio complicado usar um HD externo para tocar. Armazenar toda minha biblioteca musical num HD externo e depender dele na hora de tocar, me faz pensar que por um descuido qualquer, alguém no palco pode esbarrar no HD externo e despluga-lo, por exemplo. Mas a questão principal, é que tenho que ligar uma interface de audio em 01 das portar USB, e na outra, controladores MIDI [via USB na verdade]. Esse tipo de coisa não é aconselhado o uso de HUB Usb, principalmente a interface de audio. Imagino que com HD externo eu também não deva usar HUB. Além disso, o 2 HDs internos é muito mais confortável do que carregar mais uma coisa para montar e desmontar no palco. 

 

Bom, vou continuar usando data doubler com esse novo HD que comprei, e usar o antigo para backup. 

Se no futuro um novo problema parecido, posso ver a possibilidade de parar com esse método alternativo [gambiarra] heheh e voltar a utilizar somente 1 HD no macbook.

 

Valeu

Antes de mais nada. Eu não usaria um HDD com bad blocks para backup. A unidade de backup deve ser tão confiável quanto as unidades de uso, se não mais confiável.

 

Sobre o uso de HUBs, nenhum desses aparelhos tem interface firewire? Pode também pensar em um HD com firewire, se não estou enganado o firewire tem velocidade superior a USB 2.0.

 

Em casos de HD externo, seria bacana se tivesse uma espécie de rack com esses dispositivos e tal.

 

Enfim, acho que a discussão foi muito proveitosa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Adalberto, são boas dicas. Inclusive estava pensando em comprar um HD firewire mesmo.

No futuro, também penso em fazer um "rack", p deixar tudo dentro, em seu devido lugar, e ao chegar no palco, só plugar 2 ou 3 cabos e pronto. Seria em formato de um case, tipo esses cases de guardar instrumentos, mas que serviria p guardar toca-disco, mesa de som, com espaço para por a interface de audio, controladores e poderia ter um espaço para deixar sempre o HD externo. 

 

Porém, o que me impede agora é o orçamento, pois estou reformando um apto. que comprei e estou meio comprometido para fazer upgrades.  Mas em breve vou estudar esse novo formato, pode ser que descarte o uso do data doubler mesmo. E sobre o backup, pode deixar, que esse backup não vai ser o backup oficial hehe

 

abraco e valeu mais uma vez

Editado por tchelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tive a infelicidades de deixar cair o meu MBP 13"2012 no chão.

Acabou amaçando a lateral dele, e a tampa de baixo acabou levantando.

Tento rodar o TechTool Pro 7, mas trava.

Quando rodo Smart Utility, da erro  ID 197.

197 - 0xC5 - Current Pending Sector Count - Count of "unstable" sectors (waiting to be remapped, because of unrecoverable read errors). If an unstable sector is subsequently read successfully, the sector is remapped and this value is decreased. Read errors on a sector will not remap the sector immediately (since the correct value cannot be read and so the value to remap is not known, and also it might become readable later); instead, the drive firmware remembers that the sector needs to be remapped, and will remap it the next time it's written.[33] However some drives will not immediately remap such sectors when written; instead the drive will first attempt to write to the problem sector and if the write operation is successful then the sector will be marked good (in this case, the "Reallocation Event Count" (0xC4) will not be increased). This is a serious shortcoming, for if such a drive contains marginal sectors that consistently fail only after some time has passed following a successful write operation, then the drive will never remap these problem sectors

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...