Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Illustrator


Posts Recomendados

Pessol, firmeza.

Seguinte, alguém sabe como configurar o tamanho de documento no Illustrator ?

O meu Illustrator, só aceita tamanho de documento, até 550cm, após isso não consigo ampliar.

Se tiver um documento com 1m, por exemplo ele não aceita.

Se alguem souber como desabilitar isso, ou configurar um size máximo, diz aeee.

Vlw

Aloha

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Então Negrini, né só no seu illustrator não......pra mim, essa é uma falha tosca que a adobe poderia ajeitar nas próximas versões.

Não só no illustrator. O Photoshop tbm tem seu limite e o InDesign tbm só vai até 5,4 m.

Se for pra saída digital (banner, empena, etc) 30% do tamanho final resolve (eu mando sempre com 50%, pq sou cri-cri). Se precisa realmente que seja 1:1 em alta, passa pro InDesign que suporta esse 1 metro fácil...Hasta!

Editado por fredlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Negrini, né só no seu illustrator não......pra mim, essa é uma falha tosca que a adobe poderia ajeitar nas próximas versões.

Não só no illustrator. O Photoshop tbm tem seu limite e o InDesign tbm só vai até 5,4 m.

Se for pra saída digital (banner, empena, etc) 30% do tamanho final resolve (eu mando sempre com 50%, pq sou cri-cri). Se precisa realmente que seja 1:1 em alta, passa pro InDesign que suporta esse 1 metro fácil...Hasta!

FredLima, vlw bixo

Tosca mesma essa parada da Adobe, aliás somemos ai aquela questão do preview de fontes no documento né, c tá lembrado.

Tô juntando um troco pra pegar um CS4 e ver como vai ficar, mas ainda não baixou, o preço, saca.

Vlw

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte Galera...

O Illustrator é um programa que trabalha com vetores e vetores podem ser escalonados matematicamente, fazendo com que eles não percam resolução ao serem aumentados.

Quando precisamos fazer uma arte que tenha dimensões muito grandes (faixas, banners, megabanners, outdoors por exemplo) é entrar em contato com a empresa que irá produzir o material impresso para que possamos produzir a arte na resolução e no tamanho que eles recomendam.

Este procedimento é o mais correto porque para cada tipo de mídia, devemos utilizar uma resolução adequada, os famosos DPI's. Por exemplo, para um bannner que veremos a algumas dezenas de metros (placas de estrada., por exemplo), não é necessário que a peça tenha uma grande resolução porque será visto a uma distância muito grande.

Eu utilizo em alguns trabalhos, 10% do tamanho final em 300 dpi ou 50% do tamanho real em 72 dpi, mas como falei, isso varia de fornecedor para fonecedor.

A utilização do Photoshop ou do InDesign para esse tipo de criação eu não recomendo, porque o primeiro foi desenvolvido para tratamento de imagens e o segundo, para editoração. Portanto, sempre é melhor utilizar o Illustrator, mas dentro das suas regras de funcionamento.

Blz?!?!?

Abraços

Editado por ricardomedici
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, pessoal

Sigo estas regras também, mas sempre encontro pelo caminho fornecedores de impressão, que solicitam o clássico "Envia em Corel "

e as vezes tenho dificuldade em acertar a saída de mídia, mas geralmente escalono ele tb.

Uma questão já que estamos nesta: Alguém sabe porque quando exporto um PDF ou JPEG, para o carinha importar no Corel, ele altera as dimensões, ou a mais, ou a menos ?

Dia desses, precisava enviar uma arte para uma gráfica imprimir uma embalagem, e quando exportava o PDF, pau. Ele reduzia o size da embalagem.

A única saída foi exportar um Tiff, e importa-lo no Corel, para enviar para a gráfica, o Tiff pelo menos não alterou seu size

Se alguém souber essa, tá valendo

Aloha

Marcio Negrini

Editado por negrini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negrini, vc deve esta se enganando com a unidade de medidas.

se vc criar um arquivo novo de "5.500" e a unidade de medida estiver em centimetros, não vai dar mesmo (só vai até 577,95 cm ou 5779,55 mm)

De uma conferida em "Units"

Particularmente não vejo problema em trabalhar em escalas, quando to com preguiça utilizo 1/10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive nenhum problema de alteração de tamanho no momento da exportação do arquivo ou da importação dele pelo Corel. Eu acredito que os fornecedores utilizam o Corel por ser um programa mais antigo no ambiente Windows e (infelizmente) pela facilidade de ser achado em versões ilegais.

Uma vez acompanhei um fornecedor abrindo um pdf de um arquivo fechado no Photoshop, para salvar em TIFF e depois importar para dentro do Corel!!! Meu Deus do Céu!!! Isso deveria ser crime! Mas infelizmente a maioria faz assim. Quando me pedem o arquivo em Corel, eu mando o arquivo em EPS porque o Corel é inutilizável (ainda mais para quem trabalha com Mac) ou salvo em JPG com qualidade máxima, apesar de que jamais devemos confiar em arquivos que utilizam compressão matemática para salvar as informações.

O mercado e os profissionais que trabalham nele, não tem o hábito de respeitar os tipos e formatos de arquivo específicos para cada tipo de mídia e material a ser criado. Vetor? É eps / ai / cdr. É arquivo para impressão? É pdf... e por ae vai...

Querer improvisar e quebrar um galho, importando daqui, esticando dali e salvando em outro formato, certamente vai estragar todo aquele trabalho de horas ou as vezes, dias que tivemos para criar e desenvolver.

Acho que cabe a nós, profissionais, começar a dar essa disciplina pro mercado, para quem sabe um dia acabar o famoso: "Manda o arquivo em Corel...."

Abraços!

Claro, pessoal

Sigo estas regras também, mas sempre encontro pelo caminho fornecedores de impressão, que solicitam o clássico "Envia em Corel "

e as vezes tenho dificuldade em acertar a saída de mídia, mas geralmente escalono ele tb.

Uma questão já que estamos nesta: Alguém sabe porque quando exporto um PDF ou JPEG, para o carinha importar no Corel, ele altera as dimensões, ou a mais, ou a menos ?

Dia desses, precisava enviar uma arte para uma gráfica imprimir uma embalagem, e quando exportava o PDF, pau. Ele reduzia o size da embalagem.

A única saída foi exportar um Tiff, e importa-lo no Corel, para enviar para a gráfica, o Tiff pelo menos não alterou seu size

Se alguém souber essa, tá valendo

Aloha

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive nenhum problema de alteração de tamanho no momento da exportação do arquivo ou da importação dele pelo Corel. Eu acredito que os fornecedores utilizam o Corel por ser um programa mais antigo no ambiente Windows e (infelizmente) pela facilidade de ser achado em versões ilegais.

Uma vez acompanhei um fornecedor abrindo um pdf de um arquivo fechado no Photoshop, para salvar em TIFF e depois importar para dentro do Corel!!! Meu Deus do Céu!!! Isso deveria ser crime! Mas infelizmente a maioria faz assim. Quando me pedem o arquivo em Corel, eu mando o arquivo em EPS porque o Corel é inutilizável (ainda mais para quem trabalha com Mac) ou salvo em JPG com qualidade máxima, apesar de que jamais devemos confiar em arquivos que utilizam compressão matemática para salvar as informações.

O mercado e os profissionais que trabalham nele, não tem o hábito de respeitar os tipos e formatos de arquivo específicos para cada tipo de mídia e material a ser criado. Vetor? É eps / ai / cdr. É arquivo para impressão? É pdf... e por ae vai...

Querer improvisar e quebrar um galho, importando daqui, esticando dali e salvando em outro formato, certamente vai estragar todo aquele trabalho de horas ou as vezes, dias que tivemos para criar e desenvolver.

Acho que cabe a nós, profissionais, começar a dar essa disciplina pro mercado, para quem sabe um dia acabar o famoso: "Manda o arquivo em Corel...."

Abraços!

Concordo em gênero, número e grau com a mensagem do colega.

Já cansei de criar caso com gente de bureau por conta desse "manda em corel".

O mercado não se atualiza, não se profissionaliza! Já cheguei a enviar revistas maiores que a Piauí, com 100 páginas, e "nego" pede o arquivo em .CDR. 'Que CDR meu filho....' Me tira do sério isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Illustrator é pra vetor.

Photoshop para tratamento de imagens.

Para desenvolvimento de layouts e editoração, seja de revista, livros, folders, banners, outdoors, empena, vai de InDesign, que é o software especifico para diagramação. Qualquer profissional sabe disso.

Se precisar, posso listar pelo menos 10 motivos para utilizar o InDesign ao invés do Illustrator para layouts.

Todos os 3 dão saída em PDF, é só fazer isso corretamente. Pra saída digital em grande formatos, 30% do tamanho final em 1x1 é sufuciente em fica show. Em alguns casos (empena) 10% já resolve.

Agora, voltando ao assunto: Quando a Adobe vai acabar com algumas chatices em seu pacote creative hein???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Photoshop tem sim saída para PDF, mas ele não é um software para finalização de arquivos. Se você vai trabalhar em um arquivo PSD, importe-o para o InDesign ou Illustrator e lá você poderá fechar o arquivo corretamente, com perfis de impressão, marca de corte, sangria, etc....

Quanto a Adobe acabar com algumas chatices, acho que cabe a nós usuários dos softwares deles, listar estas dificuldades nos fóruns q eles mantém, pq muitas das atualiações que os pacotes vem recebendo são provenientes do feedback que os usuários fornecem. Mesmo assim, que tem váááááááááááááááárias chatices, isso tem mesmo!!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah...só corrigindo....30% do tamanho final em 300dpi, é claro (num sei de onde eu tirei esse "1x1"...dãaaa).

Sobre o Photoshop, tbm odeio o PDF dele. Pra falar a verdade, eu só desenvolvo layout e dou saída em tudo no IdDesign.... só abro o Illustrator pra vetor (que dependendo do que for, a pen tool do InDesign já resolve). Cara, a Adobe tem seus bugs sim...mas o Cmd+c Cmd+v de vetor em todos os Softwares do pacote salva muito né não?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive nenhum problema de alteração de tamanho no momento da exportação do arquivo ou da importação dele pelo Corel. Eu acredito que os fornecedores utilizam o Corel por ser um programa mais antigo no ambiente Windows e (infelizmente) pela facilidade de ser achado em versões ilegais.

Uma vez acompanhei um fornecedor abrindo um pdf de um arquivo fechado no Photoshop, para salvar em TIFF e depois importar para dentro do Corel!!! Meu Deus do Céu!!! Isso deveria ser crime! Mas infelizmente a maioria faz assim. Quando me pedem o arquivo em Corel, eu mando o arquivo em EPS porque o Corel é inutilizável (ainda mais para quem trabalha com Mac) ou salvo em JPG com qualidade máxima, apesar de que jamais devemos confiar em arquivos que utilizam compressão matemática para salvar as informações.

O mercado e os profissionais que trabalham nele, não tem o hábito de respeitar os tipos e formatos de arquivo específicos para cada tipo de mídia e material a ser criado. Vetor? É eps / ai / cdr. É arquivo para impressão? É pdf... e por ae vai...

Querer improvisar e quebrar um galho, importando daqui, esticando dali e salvando em outro formato, certamente vai estragar todo aquele trabalho de horas ou as vezes, dias que tivemos para criar e desenvolver.

Acho que cabe a nós, profissionais, começar a dar essa disciplina pro mercado, para quem sabe um dia acabar o famoso: "Manda o arquivo em Corel...."

Abraços!

Ricardo,

Então, no escritório onde trabalho usamos Illustrator nos PCs.

Sempre que um fornecedor offset pede Corel ( 89% ), começa a novela.

Como o EPS, ou PDF costumam não manter todos gradientes e firulos q usamos no Illustrator ao ser importado no Corel, recorremos ao Tiff.

Por 2 motivos:

- Ao importar no Corel, o Tiff é o único que mantém suas características originais.

- Ao importar no Corel o Tiff é o único quem mantém o tamanho original.

Descobrimos isso, tentando importar uma faca de embalagem de produto, com excessão do Tiff, todos ( Pdf, Jpeg, Eps ), mudavam de tamanho.

Será que é algum pau no momento de exportar, ou é isso mesmo ?

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pois é, o mercado aqui na minha região é atípico, muitas agências utilizam o pacote Adobe, mas as gráficas tiram onda dizendo " mannnddaaaa em Cóoorel" rsrsrsrs eu fico loko. O que cabe a nós é exigir que eles instalem o pacote CS4 (dando uma zuada, diga que está todo mundo usando, eu cobro assim!). Acho que é uma forma de ajudar mudar a mentalidade. Esse dias eu criei uma peça e fechei em Illustrator, mais o cliente tinha a sua grafiqueta para impressão, resumindo eu tive que exportar em PSD.

Acho que a melhor maneira é salvar em eps (versão 10), na maioria das vezes dá certo.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

Então, no escritório onde trabalho usamos Illustrator nos PCs.

Sempre que um fornecedor offset pede Corel ( 89% ), começa a novela.

Como o EPS, ou PDF costumam não manter todos gradientes e firulos q usamos no Illustrator ao ser importado no Corel, recorremos ao Tiff.

Por 2 motivos:

- Ao importar no Corel, o Tiff é o único que mantém suas características originais.

- Ao importar no Corel o Tiff é o único quem mantém o tamanho original.

Descobrimos isso, tentando importar uma faca de embalagem de produto, com excessão do Tiff, todos ( Pdf, Jpeg, Eps ), mudavam de tamanho.

Será que é algum pau no momento de exportar, ou é isso mesmo ?

Aloha

Pois é cara, toda vez que me pedem em Corel significa que a empresa que vai produzir não sabe trabalhar da forma correta.

Temos que ter noção e exigir a implementação de "arquivos fechados" e "documentos eletrônicos" (mais conhecido como PDF - Portable document format) para uma padronização e segurança em nossos trabalhos.

Você pode ter certeza que o Corel é utilizado apenas para "importação" do arquivo para dentro dele para se dar o comando PRINT. Ora, isso pode ser feito direto do Adobe Reader!!! E ele é gratuito!!!! A gráfica pode ter até o Adobe Reader 5 q a grande maioria dos documentos gerados em PDF já abrem numa boa!!!!

Eu vi pessoalmente um fornecedor que eu utilizo de vez enquando (gráfica rápida) fazer isso. Ora, ao importar um arquivo para a máquina dele e com o software que ele achar correto, pra onde vai minha calibração de monitor?? Meu perfil de cor? Meus settings para tratar a imagem??? Então, se trabalhamos com isso, se ganhamos pra isso, temos que valorizar isso e exigir que trabalhem dessa forma.

Quanto ao fato de não manter as "firulas" e gradientes do Illustrator ao se exportar um arquivo em EPS ou PDF, provavelmente é porque o correto não é simplesmente exportar esse arquivo e sim, gerá-lo através de pré-impressão e utilizar os settings corretos para isso, sem esquecer de utiilizar as ferramentas RASTERIZE e FLATTEN TRANSPARENCY do Illustrator na hora de fechar um arquivo criado nele.

Quanto à exportação, não sei te dizer o que é, mas provavelmente, algum problema de configuração do Corel ao importar um arquivo para dentro dele. Ou até incompatibilidade de dimensões entre os arquivos. Teria que ver melhor isso pra te dizer com exatidão. O formato TIFF é um formato que você pode escolher a compactação dele, mas ele não trabalha com a compressão que tem o JPG por exemplo. Mas, estamos falando de imagens, e não arquivos fechados com barra de calibragem de cor, registro para ctp/fotolito e nem muito menos marca de corte.

Blz??

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o mercado aqui na minha região é atípico, muitas agências utilizam o pacote Adobe, mas as gráficas tiram onda dizendo " mannnddaaaa em Cóoorel" rsrsrsrs eu fico loko. O que cabe a nós é exigir que eles instalem o pacote CS4 (dando uma zuada, diga que está todo mundo usando, eu cobro assim!). Acho que é uma forma de ajudar mudar a mentalidade. Esse dias eu criei uma peça e fechei em Illustrator, mais o cliente tinha a sua grafiqueta para impressão, resumindo eu tive que exportar em PSD.

Acho que a melhor maneira é salvar em eps (versão 10), na maioria das vezes dá certo.

Até mais!

Como eu disse no outro post, não precisamos incentivar a comprar nenhum software. O Adobe Reader é gratuito.E claro, que se a empresa quer ser uma gráfica decente, tem que possuir soluções técnicas à altura de seus clientes,porque se não, cabe a nós procurarmos outra empresa qualificada para o trabalho. E o que não falta são gráficas por ae....

Salvar em EPS ou PSD, sempre dará certo, o problema é que a gráfica vai certamente alterar as cores do que você fez, pode distorcer algo, sobrepor alguma informação... e nós, "criadores" seremos sempre os responsáveis pelo material... Alguém vai arriscar pagar o material do cliente novamente???

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nó......já vi neguim importando meu PDF pro Corel. Um "você tá doido?" bem alto resolveu o problema....cara, dá pau geral.

O Reader não é o indicado pra gráfica. Tem que ser o Acrobat Pro mesmo, por causa dos plugins (Quote, por exemplo), que ajudam bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Essa é uma questão bastante discutida mesmo...até pq, como disseram, o corel expandiu no mercado e hj em dia é mto fácil de encontrá-lo em qualquer gráfica boca de porco....

Sou um usuário do corel há 11 anos, e gosto da intérface do mesmo, porém hj me vejo numa agonia imensa de migrar logo para o Illustrator e Indesign... já conheço algo sobre ambos, porém nada avançado.

Definitivamente, o pcte adobe é mto mais seguro, confiável e bem visto na hora da saída em pré-impressão e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente divido a opinião com todos sobre a usar o pacote da Adobe e não o Corel. Eu já me revoltei com isso e fui atras do fornecedor para descobrir o prq de sua incansável resistencia em receber meus arquivos fechados e distillados (pdf gerado pelo Distiller). Ele me explicou o Corel é o melhor software para dar saída em ploters para gigantos, lona, fotografico, tecido e etc. Para dar essa saída, ele abre o arquivo no Corel, faz o dimensionamento para o melhor aproveitamento de material, seja lona, papel ou tecido, e ao dar o print, o Corel é o que melhor funciona. Eu não sei dizer sobre a veracidade dessas informações, eu realmente não acredito que os softwares da Adobe tenham dificuldades para imprimir se existe um foco enorme da empresa em produzir os materiais desenvolvidos em seus softwares da melhor maneira possível, seja on ou off line. Como ele era birrento e eu também, com o diferença que eu era o cliente, então entramos no acordo de que eu mandaria o arquivo em illustrator com as seguintes configurações: se for .ai o arquivo salvo na versão do illustrator 8, e se .eps o arquivo salvo versão illustrator 8 e Preview Format: TIFF (8-bit Color), e com essas configurações ele importava no Corel. Essas configurações são setadas quando está se salvando o arquivo no illustrator. Devo lembrar-lhes que mesmo nessas configurações a importação não é segura e que existe grandes possibilidades de dar problemas em sombras e degrades.

Depois de alguns problemas, eu resolvi conversar com a equipe de produção para no momento da seleção de fornecedor, já perguntar se eles aceitam arquivos em PDF fechados ou pacote Adobe, mesmo antes de passar o material para eles orçarem, como um pré-requisito pra trabalhar com nossa agência mesmo. Hoje em dia, já criamos uma gama de parceiros e raramente chega um pedido de arquivo em Corel. As vezes ainda rola com algum fornecedor direto do cliente, mas é raro.

Espero ter ajudado... abs!

Editado por Bruno Dornelas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...