Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Illustrator


Posts Recomendados

Rogerrrrrs....

Cara, há uns 3 anos, tava relutante em migrar totalmente para o pacote Adobe (Illustrator, InDesign e Photoshop) apesar de já trabalhar com eles. Preferia utilizar o Corel e o QuarkXPress, por dominar totalmente esses softwares e por isso, "reduzia"o tempo de produção de peças. Porém, aproveitei o ensejo da faculdade (onde as aulas eram em cima do Adobe Creative) e aposentei os demais.

As interfaces são bem parecidas, calro que cada um tem sua especifidade, mas no geral, o conceito é o mesmo. Experimente e não vai querer voltar..como dizia minha avó: "quem come atum nunca mais quer comer sardinha"...rs...Daí é só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Galera, tenho os mesmos problemas com corel aqui na região e são poucas as gráficas que aplicam o procedimento correto, a maioria importa o pdf no corel e lá se foi todo o cuidado com perfil de cores e etc.... Antes de fechar os arquivos peço que as gráficas me enviem o perfil de cor padrão, mas e nos casos em que eles não tem ou nem sabem o que quer dizer, qual perfil usar?

Dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que gero tudo praticamente do InDesign, utilizando o padrão PDF/X-1a, de 2001 (mas que NUNCA dá pau). Nessas configs, ele já gera no perfil correto, sem neura.

Para os outros casos, uso o Generic CMYK e seja o que Deus quiser.... Em ambas as situações, normalmente chega uma prova antes. Não rodo nada sem prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fred! Não costumo rodar materiais sem prova tbm e os resultados foram sempre conforme previstos. Recentemente usei o generic CMYK e o resultado foi até satisfatório.

A parada é que estou utilizando o novo imac a cerca de 6 meses e ainda não consegui encontrar o padrão de cores da máquina, sinto uma diferença considerável entre as cores do imac e do PC que utilizava, o qual nunca tive problemas com relação a cores.

Por exemplo, crio arte no PS mac, perfil euroscale uncoated e está tudo 100%, refinado, então só por precaução vou dar uma espiada no mesmo arquivo no PC, daí surge a dúvida: em qual confiar?

Visitei seu blog (ótimos trabalhos, show!) e vi que utiliza o mesmo imac 20”. Qual configuração da tela usa, a padrão de fábrica ou fez calibragem manual?

Abraço e parabéns pelos trabalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ôpa, valeu Flip!

Cara, no PS uso as seguintes configurações:

http://www.fredlima.com.br/downloads/color_settings.jpg

Mas é meio foda, porque ai vai depender dos ajustes de brilho da sua tela tbm....é foda. Eu deixo 50% e os resultados finais sempre são muito próximos (isso pra offset).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Trabalho com ambas as plataformas, e já estive dos dois lados do balcão.

A coisa não é fácil nem prá um nem prá outro.

A suite da Adobe é útil e da Corel também.

Ambas tem defeitos graves.

E nenhuma delas substitui o bom profissional.

Em linhas gerais a suite adobe é muito favorável ao ambiente criativo.

E o corel excelente para produção.

Produzir a partir do conjunto da adobe é um suplício e não remete ao operador a segurança do resultado final.

Criar a partir do Corel é uma tortura quando se chega a certo ponto.

Há alguns anos atrás gerenciei a pré-impressão de uma gráfica de alto nível, alguns de nossos principais clientes eram a Varig, Petrobras, Niely, Taco e uma dúzia de agências, nossa produção estava na casa das dezenas de toneladas/mês.

Os problemas recorrentes eram e são sempre os mesmos: sistema e calibração de cor, fontes e formato de impressão.

Dai somar isso a imposição do lay-out estava formado o caos.

No caso dos cliente que enviavam a partir da suite Adobe, nos arquivos que vinham abertos nunca ocorreu de virem com todas as dependências satisfeitas, isso ao longo de anos.

Sempre era necessário solicitar o envio dos arquivos adicionais e fontes, o que gerava instatisfação e desgaste.

E normalmente novas questões em relação as cores que em geral não estavam em CMYK, e nunca calibradas para o perfil correto (no Brasil utilizamos tintas na escala Europa e deve-se lembrar que tipo de substrato se está imprimindo para calibrar corretamente).

E isso levava a correção desses arquivos e reenvio junto com provas digitais ou prelo, com um custo alto e atrasos na produção.

O grande "problema" é que a suite adobe é altamente personalizavel e com a adição de plug-ins então é inviável receber arquivos abertos de um sem-número de clientes com suas peculiares configurações, é assumir um risco sem nenhuma margem de segurança.

Tudo melhoraria muito com a correta utilização do PDF, mas frise o correta.

Isso leva a conhecer bem a especificação X-1a acertando todos os detalhes da especificação, o que dificilmente encontra-se quem o faça.

Recentemente recebi para produção material de uma grande operadora de telefonia a qual decidiu por uma familia de fonte bastante bonita, mas proprietária.

O problema surgiu no momento em que o material seguiu para impressão. As fontes eram visualizáveis, mas só podiam ser impressas pelo CTP se houvesse a respectiva licensa instalada para essa fonte, algo em torno de US$ 450,00.

Isso deveria ser resolvido por quem elaborou o arquivo, o que a vaidade não ajudou em nada, afinal não havia problema algum, a fonte tá linda na tela e sai ótima na impressora de mesa. E a solução disso foi custosa, trabalhosa e demorada.

Hoje estou em um nicho diferente do mercado, prefiro pagar para imprimir, mas entrego os arquivos fechados no CTP em PDF devidamente configurado para as máquinas no qual será impresso meu serviço no substrato correto.

Dá trabalho? Sim, mas a segurança que tenho de que terei exatamente o que planejei vale esse pequeno esforço.

Procuro as gráficas pelo equipamento que possuem, modelo e medida, confiro o que é produzido, só ai é que fecho a parceria. Recentemente não fechei com uma por esta só aceitar arquivos que eles fechassem no fotolito deles (para cobrar o serviço) e como eu não cedo nessa parte ficamos no 0x0. Afinal eu defino o meu aproveitamento de chapa e papel conforme as minhas necessidades de produção.

Dito tudo isso, qual a dificuldade maior da Adobe frente ao Corel?

São características dos arquivos e das plataformas, é muito mais simples resolver essas questões nos arquivos feitos em Corel por quem não o produziu do que nos arquivos da Adobe. Além disso o Corel para montar um lay-out para o CTP tem ajustes precisos o que não ocorre no Acrobat, que depende ainda de software de terceiros. E como diversas gráficas apenas montam para enviar a um CTP ou fotolito ficam com a solução mais genérica, aberta e acessível($). O custo de manter todo esse parque para ambas as plataformas, tanto em recursos de hardware, quanto software e pessoal pode inviabilizar o negócio, que cada vez mais tem uma rentabilidade menor. Hoje seu dispusesse de uns 3 milhões para montar uma gráfica bastante razoiável, não enterraria meu dinheiro em uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...