iDesign Postado 28 de abril de 2014 Denunciar Postado 28 de abril de 2014 Pensei em criar um tópico para quem acabou de comprar um SSD está um pouco perdido sobre o que fazer para obter melhor performance e aumentar a vida útil deste componente. Até agora habilitei o TRIM. O que melhora o desempenho e durabilidade. Mas existem algumas questões, como por exemplo: - O Sleep. Desabilitar ou não? - O notebook realmente fica mais frio e consome menos bateria usando um SSD? É isso pessoal, fiquem a vontade para postar dicas, perguntas e curiosidades. fernandosanches 1 Citar
milson Postado 28 de abril de 2014 Denunciar Postado 28 de abril de 2014 já tenho ssd a um certo tempo,mas não cheguei a fazer nada nele,só instalei o sistema e ja comecei a usar,ainda não procurei muito sobre o trim ou outras coisas para habilitar ou desabilitar,vou acompanhar o tópico para descobrir algumas novidades iDesign 1 Citar
iDesign Postado 28 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 28 de abril de 2014 já tenho ssd a um certo tempo,mas não cheguei a fazer nada nele,só instalei o sistema e ja comecei a usar,ainda não procurei muito sobre o trim ou outras coisas para habilitar ou desabilitar,vou acompanhar o tópico para descobrir algumas novidades Rsrs, isso aí amigo. Também espero aprender alguma manhas por aqui! Citar
dreanmer Postado 28 de abril de 2014 Denunciar Postado 28 de abril de 2014 O meu também foi assim, retirei o HD dinossauro e coloquei o SSD no lugar, nem li a respeito de TRIM e outras funcionálidades, só sei que estou contente com 5 s para dar boot! Citar
Gustavo B Postado 28 de abril de 2014 Denunciar Postado 28 de abril de 2014 Pensei em criar um tópico para quem acabou de comprar um SSD está um pouco perdido sobre o que fazer para obter melhor performance e aumentar a vida útil deste componente. Até agora habilitei o TRIM. O que melhora o desempenho e durabilidade. Mas existem algumas questões, como por exemplo: - O Sleep. Desabilitar ou não? - O notebook realmente fica mais frio e consome menos bateria usando um SSD? É isso pessoal, fiquem a vontade para postar dicas, perguntas e curiosidades. Vamos a revisão de alguns conceitos. O comando TRIM não está associado ao aumento de longevidade do SSD. Até mesmo porque, por causa de seu funcionamento, ele REDUZ o tempo de vida útil de um drive enquanto mantém a performance.O Anand tem um talento excepcional na hora de tornar informações claras, portanto coloco o link de uma publicação antiga dele, sobre o funcionamento dos SSD, mais especificamente sobre o comando TRIM. Cuja função é manter o SSD funcionando em velocidades em vez da degeneração de performance que ocorre conforme mais setores vão ficando poluídos.=> http://www.anandtech.com/show/2738/10Todos os reviews que li a respeito da economia de energia eram de pequeno custo benefício na direção do SSD. Afinal de contas ele costuma realizar as tarefas mais rápido, não tem delay para rodar o disco até a velocidade de operação antes de responder a um pedido de I/O e, em vários casos, opera gastando menos energia durante a operação. Mas não faça muito alarde. O orçamento energético do HD/SSD corresponde a cerca de 5% do gasto da máquina... Então não é uma fonte muito promissora de economia. Citar
iDesign Postado 28 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 28 de abril de 2014 Vamos a revisão de alguns conceitos. O comando TRIM não está associado ao aumento de longevidade do SSD. Até mesmo porque, por causa de seu funcionamento, ele REDUZ o tempo de vida útil de um drive enquanto mantém a performance. O Anand tem um talento excepcional na hora de tornar informações claras, portanto coloco o link de uma publicação antiga dele, sobre o funcionamento dos SSD, mais especificamente sobre o comando TRIM. Cuja função é manter o SSD funcionando em velocidades em vez da degeneração de performance que ocorre conforme mais setores vão ficando poluídos. => http://www.anandtech.com/show/2738/10 Todos os reviews que li a respeito da economia de energia eram de pequeno custo benefício na direção do SSD. Afinal de contas ele costuma realizar as tarefas mais rápido, não tem delay para rodar o disco até a velocidade de operação antes de responder a um pedido de I/O e, em vários casos, opera gastando menos energia durante a operação. Mas não faça muito alarde. O orçamento energético do HD/SSD corresponde a cerca de 5% do gasto da máquina... Então não é uma fonte muito promissora de economia. Valeu Gustavo, obrigado pela contribuição! Citar
toloko Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Sem a intenção de criar flame e apenas chegar a um objetivo em comum, todas as matérias que já lí a respeito do TRIM em SSDs, recomendam ativá-lo. Uma das matérias mais recentes que lí sobre o assunto, diretamente do BR-Mac (http://br-mac.org/2014/04/instalou-um-ssd-no-mac-veja-como-ativar-o-trim-para-aumentar-desempenho-e-vida-util.html), recomendo a leitura! []s Citar
iDesign Postado 30 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Sem a intenção de criar flame e apenas chegar a um objetivo em comum, todas as matérias que já lí a respeito do TRIM em SSDs, recomendam ativá-lo. Uma das matérias mais recentes que lí sobre o assunto, diretamente do BR-Mac (http://br-mac.org/2014/04/instalou-um-ssd-no-mac-veja-como-ativar-o-trim-para-aumentar-desempenho-e-vida-util.html), recomendo a leitura! []s Eu também li muito a respeito do TRIM e ativei no meu. Mas não domino a parte técnica para garantir que seja a melhor opção... Citar
LiveSorcerer Postado 6 de maio de 2014 Denunciar Postado 6 de maio de 2014 Ainda não comprei meu SSD. Mas gostaria de saber qual o procedimento correto para instalação e tudo mais. Será necessário baixar para um pendrive e instalar? É aconselhável restaurar os programas do Time Machine, ou instalar do zero também? Atualmente coloquei 16GB no meu MBP 13 2012, e senti que esta demorando bem mais para dar boot, sem fazer instalação do zero, apos colocar as memorias. Estou esperando para comprar o SSD, e faço uma instalação limpa. Citar
Adalberto Taylor Postado 7 de maio de 2014 Denunciar Postado 7 de maio de 2014 LiveSorcerer, instalação limpa. Aproveite para fazer aquela limpeza e deixar de lado a instalação de tralhas que não utiliza mais. Sobre o TRIM, a informação que o Gustavo citou está corretíssima. Apenas para resumir o TRIM e também disponibilizar a informação em PT-BR para aqueles que não manjam de inglês e tal. Quando você apaga um arquivo do SSD/HDD, na verdade está apagando apenas a informação de localização do arquivo, os dados do arquivo continuam como estavam. Quando esse espaço é necessário novamente, ele é sobrescrito. Como os dados ficam intactos, se o disco precisa armazenar um 0em um setor que tem um 1, ele precisa "escrever" esse setor com um 0, e vice-versa. Quando ele encontra um setor com 0 e precisa armazenar 0, ele simplesmente não "escreve" nada. O TRIM apaga (escreve 0) esses setores, assim quando esses setores forem necessários novamente a chance de ele encontrar um setor com o dado que ele precisa é muito maior, encontrar 0 onde precisa armazenar 0. O TRIM trabalha internamente ao SSD, quando o SSD está ocioso, assim a performance não é comprometida. Citar
iDesign Postado 7 de maio de 2014 Autor Denunciar Postado 7 de maio de 2014 LiveSorcerer, instalação limpa. Aproveite para fazer aquela limpeza e deixar de lado a instalação de tralhas que não utiliza mais. Sobre o TRIM, a informação que o Gustavo citou está corretíssima. Apenas para resumir o TRIM e também disponibilizar a informação em PT-BR para aqueles que não manjam de inglês e tal. Quando você apaga um arquivo do SSD/HDD, na verdade está apagando apenas a informação de localização do arquivo, os dados do arquivo continuam como estavam. Quando esse espaço é necessário novamente, ele é sobrescrito. Como os dados ficam intactos, se o disco precisa armazenar um 0em um setor que tem um 1, ele precisa "escrever" esse setor com um 0, e vice-versa. Quando ele encontra um setor com 0 e precisa armazenar 0, ele simplesmente não "escreve" nada. O TRIM apaga (escreve 0) esses setores, assim quando esses setores forem necessários novamente a chance de ele encontrar um setor com o dado que ele precisa é muito maior, encontrar 0 onde precisa armazenar 0. O TRIM trabalha internamente ao SSD, quando o SSD está ocioso, assim a performance não é comprometida. Pois é, então o TRIM melhora a performance do SSD, certo? Citar
Adalberto Taylor Postado 7 de maio de 2014 Denunciar Postado 7 de maio de 2014 Pois é, então o TRIM melhora a performance do SSD, certo? Performance sim, longevidade não. Citar
iDesign Postado 7 de maio de 2014 Autor Denunciar Postado 7 de maio de 2014 Performance sim, longevidade não. Legal! Mas tem como saber o quanto de vida útil reduz? O meu no momento está ativo, mas não sei se mantenho ou não. Citar
Alessandro Saba Postado 7 de maio de 2014 Denunciar Postado 7 de maio de 2014 Em SSD nativo (que acompanhou o mac desde a fábrica) o TRIM já está ativado? Citar
Adalberto Taylor Postado 8 de maio de 2014 Denunciar Postado 8 de maio de 2014 Legal! Mas tem como saber o quanto de vida útil reduz? O meu no momento está ativo, mas não sei se mantenho ou não. Não é possível afirmar o tamanho do impacto disso na vida útil do SSD. Vai depender da freqüência com que o TRIM precisa sobrescrever blocos de arquivos apagados. Se salvar/criar/apagar arquivos com freqüência o TRIM vai trabalhar mais, se for mais esporádico trabalhará menos, e quanto menos trabalhar menor será o impacto na vida útil. Lembrando que o SSD tem um número limitado de vezes que um bloco pode ser rescrito, e esse número ainda varia de acordo com vários fatores e tal. Mesmo com a inteligência das controladoras atuais que tentam usar todos os blocos do SSD antes de voltar a utilizar um bloco, isso vai ter um impacto, que pode ser considerável ou não. Em SSD nativo (que acompanhou o mac desde a fábrica) o TRIM já está ativado? Não sei te informar pois não tenho um mac com SSD de fábrica. :'( Mas creio que não venha. Para checar/alterar o status do TRIM, recomendo fortemente o Trim Enabler. Tem várias funcionalidades além, é claro, da opção de ativar o TRIM. http://www.cindori.org/software/trimenabler/ Citar
JvDaP Postado 8 de maio de 2014 Denunciar Postado 8 de maio de 2014 (editado) Segue uma ótima tablea produzida pelo pessoal do adrenalina sobre SSDs Editado 8 de maio de 2014 por JvDaP Citar
iDesign Postado 9 de maio de 2014 Autor Denunciar Postado 9 de maio de 2014 Não é possível afirmar o tamanho do impacto disso na vida útil do SSD. Vai depender da freqüência com que o TRIM precisa sobrescrever blocos de arquivos apagados. Se salvar/criar/apagar arquivos com freqüência o TRIM vai trabalhar mais, se for mais esporádico trabalhará menos, e quanto menos trabalhar menor será o impacto na vida útil. Lembrando que o SSD tem um número limitado de vezes que um bloco pode ser rescrito, e esse número ainda varia de acordo com vários fatores e tal. Mesmo com a inteligência das controladoras atuais que tentam usar todos os blocos do SSD antes de voltar a utilizar um bloco, isso vai ter um impacto, que pode ser considerável ou não. Não sei te informar pois não tenho um mac com SSD de fábrica. :'( Mas creio que não venha. Para checar/alterar o status do TRIM, recomendo fortemente o Trim Enabler. Tem várias funcionalidades além, é claro, da opção de ativar o TRIM. http://www.cindori.org/software/trimenabler/ Valeu Adalberto, obrigado! Segue uma ótima tablea produzida pelo pessoal do adrenalina sobre SSDs Meu SSD é Corsair, mas não encontrei ele nesta tabela... Citar
LiveSorcerer Postado 23 de maio de 2014 Denunciar Postado 23 de maio de 2014 Opa, o meu é o primeiro da lista, Samsung Series 840 Evo, no meu caso é de 500GB. Esse fim de semana vou colocá-lo no MBP e ver como fica. Citar
Maurício R. Gouvea Postado 30 de maio de 2014 Denunciar Postado 30 de maio de 2014 Pra quem comprou um SSD OWC, recomendável ler este artigo: http://blog.macsales.com/21641-with-an-owc-ssd-theres-no-need-for-trim Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.