fscarpin Postado 25 de abril de 2014 Denunciar Postado 25 de abril de 2014 Tenho um Macbook Air 2011 e instalei a última versão do Mavericks (10.9.2). Dificilmente desligo o computador. Só fecho a tampa e deixo ele dormindo. Porém algumas vezes (geralmente após um longo período dormindo) quando abro a tampa ele fica travado na tela de login. Fiz uma instalação limpa do sistema, e desde a primeira versão isso acontece. Porém tem acontecido menos nesta última versão (10.9.2). Já fiz reset da PRAM e SMC, reparei as permissões do disco, mas nada surtiu efeito. Rodei o hardware test do sistema, mas ele diz que está tudo ok. Já cheguei a reinstalar o sistema novamente, mas não adiantou. Alguém tem passado por isso também, ou sabe de alguma solução para esse problema? Obrigado! PS: Usava o Lion anteriormente, e isso nunca aconteceu. Citar
Adalberto Taylor Postado 25 de abril de 2014 Denunciar Postado 25 de abril de 2014 Isso acontece comigo também, noto que não é o sistema que trava, o trackpad funciona, somente o teclado parece estar desligado. Parece até que o teclado não pôde ser iniciado após retornar do sleep. Geralmente baixo a tampa novamente e ao reabrir volta tudo ao normal. Não cheguei a realizar reset de SMC e PRAM pelo fato de o mbp ser praticamente 0km. fscarpin 1 Citar
Adalberto Taylor Postado 25 de abril de 2014 Denunciar Postado 25 de abril de 2014 Adicionando. Isso nunca me incomodou, mas aí resolvi pesquisar no Google e o que encontrei, no meu caso, não tem nada a ver. Se você usa Virtual Box, VM Ware ou Parallels, precisa tomar cuidado de desligar a VM antes de baixar a tampa (entrar em sleep mode). A explicação que encontrei para o problema é que o teclado / trackpad pode estar "capturado" pela VM. Nesse caso quando você mexe no teclado / trackpad quem está recebendo a entrada de dados é a VM e não o OS X, com isso a tela de login pode parecer travada e a única forma de voltar a usar é forçando o desligamento. Como disse, não é o meu caso pois não uso VM alguma atualmente, apenas um software via Crossover, o qual vou monitorar quando o problema acontecer. Citar
fscarpin Postado 25 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 25 de abril de 2014 Adicionando. Isso nunca me incomodou, mas aí resolvi pesquisar no Google e o que encontrei, no meu caso, não tem nada a ver. Se você usa Virtual Box, VM Ware ou Parallels, precisa tomar cuidado de desligar a VM antes de baixar a tampa (entrar em sleep mode). A explicação que encontrei para o problema é que o teclado / trackpad pode estar "capturado" pela VM. Nesse caso quando você mexe no teclado / trackpad quem está recebendo a entrada de dados é a VM e não o OS X, com isso a tela de login pode parecer travada e a única forma de voltar a usar é forçando o desligamento. Como disse, não é o meu caso pois não uso VM alguma atualmente, apenas um software via Crossover, o qual vou monitorar quando o problema acontecer. Também não é o meu caso, pois não uso aplicativos como Parallels. Próxima vez que acontecer, vou reparar se o trackpad continua funcionando. Sinceramente não me lembro se funcionava ou não no meu caso. Obrigado! Adalberto Taylor 1 Citar
Marcos_Costa Postado 25 de abril de 2014 Denunciar Postado 25 de abril de 2014 (editado) Reinicie usando o safe mode. Ele desabilitará algumas coisas que podem estar causando o problema. Pode ser software de terceiros etc. Editado 25 de abril de 2014 por Marcos_Costa Citar
Favarao Fabiano Postado 25 de abril de 2014 Denunciar Postado 25 de abril de 2014 aqui tbm esta acontecendo, eh bem frustante tirar o mac do sleep e sair digitando a senha mas só então perceber q o teclado não acordou pelo menos foi fácil resolver, retirei a senha fscarpin 1 Citar
fscarpin Postado 25 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 25 de abril de 2014 Boa. Foi tirar a senha, pois só uso em casa mesmo. Citar
fscarpin Postado 29 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 29 de abril de 2014 É, não resolveu. O problema não é o teclado que trava, é o sistema mesmo. Quando acontece isso, eu fecho a tampa e a maçã continua acesa. Vou voltar pro Lion mesmo. Cansei Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Cara: eu tenho um macbook white (2009) com 2 GB e rodo o Mavericks! Você fez o que eu disse ali em cima? Instalou algum programa de terceiros? Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Você pode tentar deletar os painéis de terceiros: Clique com o control apertado no ícone dos painéis em System Preferences e escolha REMOVE NAME PREFERENCE PANE no menu. O OS X irá mover o arquivo .prefPane para o lixo. Isso nao irá remover seus arquivos de suporte e tal. É seguro. Após fazer isso, reinicie pra ver se funcionou. Citar
fscarpin Postado 30 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 30 de abril de 2014 (editado) Você pode tentar deletar os painéis de terceiros: Clique com o control apertado no ícone dos painéis em System Preferences e escolha REMOVE NAME PREFERENCE PANE no menu. O OS X irá mover o arquivo .prefPane para o lixo. Isso nao irá remover seus arquivos de suporte e tal. É seguro. Após fazer isso, reinicie pra ver se funcionou. Pior que já voltei pro Lion ontem. Mas amanhã vou reinstalar o Mavericks então. A única coisa personalizada ali em System Preferences que eu tinha era o Trusteer Rapport, que é um requisito para usar o internet banking do HSBC. Os programas que eu tinha instalado eram esses: MPlayerX Serviio Trusteer Rapport Microsoft Office 2011 Skype Xcode Evernote Google Chrome uTorrent Editado 30 de abril de 2014 por fscarpin Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Você tentou fazer o safe boot como eu disse? Quando vc faz isso, o MAC desabilita os programas de terceiros. Citar
fscarpin Postado 30 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 30 de abril de 2014 O problema é que acontece umas 2 vezes por semana. Da para ficar no safe mode usar sleep de boa? Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Isso que eu quero saber. Tente fazer isso pra ver se o sleep funciona. Se funcionar, é por causa de algum programa que você instalou. Citar
fscarpin Postado 30 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Legal. Vou fazer isso pra ver. Obrigado Marcos. Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Beleza. Mas dê o feedback aqui pra saber se funcionou ou não. Citar
fscarpin Postado 30 de abril de 2014 Autor Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Com certeza! Outra coisa. Quando travar (se travar) sabe qual log eu posso olhar pra ver o que houve? Citar
Arthur Paulino Polzin Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 Também tem acontecido isso no meu Air de 2010… Ao abrir a tela vejo que ele está completamente travado. Mas depois de algum tempo (não costumo forçá-lo a desligar) ele reinicia por conta própria e ao entrar na sessão é aberto um relatório a ser enviado à Apple em que o erro é chamado de "Sleep Wake Failure". Como não ocorre frequentemente, não chega a incomodar tanto, até porque na maioria das vezes se dá quando estou dormindo, então ao acordar na manhã seguinte ele já se encontra reiniciado e "pronto" para usar. Citar
Marcos_Costa Postado 30 de abril de 2014 Denunciar Postado 30 de abril de 2014 No Finder, selecione Go>Utilities (ou shift+command+U) Abra o LaunchPad. Clique em Utilities>Console na grid. Certifique-se que o título da janela de console seja ALL MESSAGES Se não for, selecione ALL MESSAGES no SYSTEM LOG QUERIES. Se vc não o vir, selecione View>Show Log List. Clique em CLEAR DISPLAY na barra de ferramentas. Então, tente a ação que está travando. Selecione as mensagens que aparecem na janela do Console. Aí cole aqui pra verificarmos. fscarpin 1 Citar
paulotavio Postado 1 de maio de 2014 Denunciar Postado 1 de maio de 2014 Gente, por mais simples que pareça, vocês já tentaram esperar a tela destravar? Acontece exatamente o mesmo com o meu a tempos, e tudo o que faço é esperar +- 1 minuto. É chato, mas sempre destrava o trackpad e o teclado depois desse tempo... Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.