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[Obsolência Programada] Apple é Condenada a Indenizar Usuária por Danos Materiais decorrentes da Obsolência Programada


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Não li a sentença, mas isso nem é preciso para considerá-la estapafúrdia. 
 
Pretendo pegar o iphone 6 no final do ano e claro que eu gostaria de poder colocar meu 4s na negociação junto à Apple ou operadora. Acho que esse tipo de política tornaria a prática da obsolescência mais… digamos, autêntica e menos frustrante para o usuário.
 
Mas não tem jeito: a evolução é galopante e quem compra qualquer coisa deveria saber que hoje em dia o prazo máximo pra um produto se manter como o último modelo é de 1 ano. Mas tb, vai do 'psicológico' de cada um: meu ipad 2 ainda tá maravilhoso pra mim. Por enqto, nem penso em trocar.
 
O que não pode acontecer é o lance que o colega menciona sobre autorizadas. Ser deixado na mão arbitrariamente tb não dá.

 

 

Isso não acontece só com os iDevices. Se você levar seu Mac em uma autorizada e que ele tenha mais de 4 anos, eles não vão querer nem dar entrada.

Sem nem querer saber se o problema é hardware ou software.

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Gente, na boa, o aparelho continua com todas as funções prometidas no lançamento funcionando normalmente e no decorrer do tempo teve um acréscimo de funções através das atualizações gratuitas liberadas posteriormente. Existe uma limitação que é o poder de processamento necessário para rodar sistemas novos. Alguém lembra quando a MS liberou o Vista? Era preciso computador da NASA pra rodar aquela porcaria. E ainda era preciso pagar para ter ele instalado.

 

Vou processar a VW porque ela lançou uma versão mais moderna do Golf e não atualizou o meu carro gratuitamente. Só porque o novo tem 230 CV de potência e o meu só tem 120!

 

Brasileiro só quer levar vantagem. Estou de saco cheio das inversões de valores que existem na terra da lei de Gerson.

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Do meu ponto de vista, trata-se de um equilíbrio difícil. 

 

Obviamente que a questão da obsolescência só pode ocorrer nos segmentos em que, de fato, ela não gera risco e o poder aquisitivo possa acompanhar. 

 

Ou seja: nenhum engenheiro vai projetar uma ponte pensando que essa mesma ponte tenha vida útil curta pq 1) pode causar risco à vida das pessoas e 2) é economicamente inviável para qualquer governo refazer as mesmas pontes ao infinito. 

 

O exemplo das impressoras é clássico. Minha primeira impressora, uma Epson dos anos 90, durou muitos anos. Uma vez estragou e fui até a assistência consertar. Na época, uma impressora não era algo tão banal. Valia a pena o conserto. Um dia, aposentei-a. Desde então, já tive umas 4 multifuncionais. TODAS ‘morreram’ e sempre valia mais a pena comprar uma nova. Por um lado, frustrante. Por outro, a cada nova multifuncional, eu ganhava em rapidez, silêncio e melhor aproveitamento da tinta, além de melhor digitalização.

 

Na verdade, acho que a prática da chamada obsolescência encontra abrigo numa faixa até pequena da produção. Infelizmente, a indústria tecnológica/eletro-eletrônica é a mais afeita a esse tipo de prática. Até pq, detalhe que faz a diferença: os usuários desejam inovações constantes. Ok, pode ser muito legal vc encontrar por aí alguns Mac’s originais funcionando perfeitamente. Mas… e daí? Servem pra quê hoje em dia?

 

O vídeo suscita debate, apesar de servir-se de alguns chavões marxistas. O grande alerta, no entanto, é a questão do descarte (onde a indústria da tecnologia, especialmente, é omissa) e o impacto disso.
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O aparelho não receber o sistema novo é normal. O problema, a meu ver, é a questão do downgrade.

 

A Apple permite a atualização até uma determinada versão que deixa o uso di iPhone muito ruim. Aí não permite facilmente voltar atrás, para uma versão que o aparelho já usava (é diferente de comprar um notebook com Windows 8 e reclamar que não consegue voltar pro Windows 7, isso é outra história).

 

Isso sim acho abusivo e faz parte da obsolescência programada, assim como as baterias não removíveis, que viraram padrão em quase todas as fabricantes. Tenho um iPhone 3G (é, bem velhinho) que poderia estar me servindo muito bem, não fosse a bateria que não dura nada. Sem falar no sistema 4.2, que era uma carroça. Fiz o downgrade pro 3.x (não lembro exatamente), mas só consegui com os truques que a gente discute nos fóruns e não são acessíveis pra usuários em geral.

 

Já a opção de instalar versões anteriores de apps é muito bem-vinda.

 

ps: agora estou no Android, fazendo root, trocando ROM e me divertindo com isso. É um sistema bem bacana, também.

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O vídeo é legal mesmo. O lance das impressoras é um fato. Eu tive uma EPSON que tinha dois comportamentos estranhos: 

1- Ela dizia que o cartucho tinha acabado e não imprimia mais. Ao tirar e colocar o mesmo cartucho, ela dava como cheio (como se eu tivesse feito a troca) e imprimia mais algumas dezenas de páginas. Ou seja, era um contador por estimativa. 

2- Ela entupia  a cabeça de impressão periodicamente. O custo da troca era superior ao de uma impressora nova. Porém, uma seringa com álcool e um tanto de paciência eram suficientes para o conserto. 

 

Porém, quero fazer algumas ponderações: 

 

Primeiro é que o mercado consumidor não é oprimido pela obsolescência programada e sim, gera a obsolescência programada. Os iPhones, iPads e iPods sempre foram lacrados e foram ficando cada vez mais compactos e irreparáveis. Os iPods devem ser literalmente quebrados para serem abertos. Uma vez que o sucesso destes produtos não foi impedido, vemos que os consumidores não dão a mínima para isso. 

 

O programa de trocas de bateria da Apple existe. Quantos aqui já trocaram uma bateria por desgaste natural ? Eu troquei do meu iPod Nano e o vendedor da Apple ficara surpreso. Disse que era muito incomum eles fazerem substituição de bateria. Gastei U$50,00 e saí de lá com um iPod novinho. 

 

Outro exemplo: o iPhone 4S roda até o último sistema, e rodará até o iOS 8.0. Eu conheço uma penca de pessoas que já desfizeram de seus 4S e compraram o 5 ou 5S. Isso sem a Apple limitar em nada o funcionamento do aparelho. 

Portanto, a obsolescência não é programada coisa nenhuma. 

 

Outra coisa: 

A produção destes produtos com mão de obra barata e escravizada, com a benção de governos, organizações de comércio etc faz com que o conserto não compense mesmo. 

 

Uma impressora básica custa R$179,00 em 12x sem juros e deverá durar tranquilamente por pelo menos 2 anos. Supondo que ela quebre após esse período. Você mandará consertar em uma empresa que paga impostos e salários para funcionários não escravizados. Qual deverá ser o valor do conserto para que o dono não considere que valha comprar uma nova? R$80 ? Isso seria o valor da M.O + Peça.

 

Por esse mesmo motivo é que as poucas assistências técnicas que existem trocam placas. Eu trabalhei numa empresa de manutenção de máquina copiadora em que o dono tinha um serviço de manutenção de placas de circuito. Eu, como técnico, trabalhava identificando componentes queimados e substituindo apenas os componentes. Algumas vezes, demorávamos uma semana para encontrar o componente danificado em uma placa.

Esse serviço era uma exuberância do dono, que mantinha pois ele, técnico em eletrônica gostava de reparar os produtos desta maneira. Era um setor da empresa que dava prejuízo, pois uma manutenção de algumas horas, demorava dias. O que se economiza em componentes, esbanjava-se em mão de obra cara. 

 

Simplesmente não dá para comprar um produto atual com um produto de 20 anos atrás. Quem já abriu um Walkman de 1990 e um iPod sabe do que eu estou falando. 

 

No ramo do audio profissional brasileiro, as empresas abriram mão da tecnologia de componentes SMD com a premissa da reparabilidade. Praticamente todas quebraram. Os produtos importados chegaram com mais recursos, qualidade e menor preço.  

 

O vídeo coloca a obsolescência e a falta de reparabilidade como um conglomerado do mal das grandes empresas que oprime o consumidor. Talvez isso ocorra em alguns casos, porém, o mercado não está disposto a bancar por produtos mais duráveis sem abrir mão dos benefícios de um produto descartável. 

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Quanto ao downgrade: concordo plenamente. Acho esse tipo de política até mais abusiva que baterias não removíveis. 

 

Tb acho que é por aí: o mercado consumidor muito mais gera a obsolescência do que é por ela vitimado.

 

E tb acho importante não confundir vida útil com defasagem (obsolescência).

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Temos muito a evoluir sim, mas não para esse lado.

A Apple deveria sim ter mais responsabilidade em recolher os aparelhos usados para reciclar, mesmo sem pagar nada em troca para o consumidor.

A Apple preicsa passar a atender a legislação brasileira quanto à garantia de produtos comprados no exterior, coisa que ela NÃO faz hoje em dia.

Talvez mais alguma outra coisa que eu não lembre...

Mas essas ações bizarras não podem ter causa ganha. É um telefone que como qualquer equipamento de tecnologia está sujeito à defasagem tecnológica e ponto. Seria muito diferente se o telefone tivesse quebrado pouco após a garantia, e houvesse mais centenas de relatos por aí. Aí sim a Apple deveria tomar uma castanhada. Mas não éo caso

Me assusta muito as pessoas aqui defenderem ou apaudirem esta ação. Temos muito a avançar enquanto consumidores, mas não é por aí

De fato amigo! Mas talvez eu tenha usado as palavras de maneira incorreta, tornando minha opinião um pouco confusa. É claro que, assim como você, também achei um absurdo o tal processo pela falta de atualização à um telefone de 2008 e deixei isto claro, apenas usei uma suposição incomum de fato, mas válida ao quadro brasileiro de pouquíssima informação e conhecimento sobre produtos do gênero, que subsequentemente provocou esta ação por parte desta consumidora que porventura queria usar seu aparelho até o mesmo "morrer", não descartando o velho jeitinho brasileiro de ganhar vantagem em tudo com uma falsa aura de ingenuidade. 

 

Também concordo contigo de que há muito o que melhorar na relação consumidor x empresa, e este caso é um claro exemplo.

Editado por tarlanbrunet
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A proibição do Downgrade se dá sob a seguinte base: o proprietário do iPhone recebe, por parte da Apple, o direito de uso do iOS. Logo, a Apple lança mão dessa regra, separam-se iPhone e iOS. Mas a lógica é a seguinte: o iPhone, em tese, pois já vi relatos de alguns modelos rodando Android, só funciona com o iOS, do qual eu não sou proprietário. Eu sou proprietário do iPhone, o qual depende, diretamente do iOS, numa conjugação lógica. No caso do tópico, foi feita uma interpretação muito extensa dos fatos, o que levou até a algumas polêmicas sobre o assunto, pois a Apple foi condenada a indenizar a usuária com o valor pago pelo aparelho, iPhone 3G, mais correção monetária pelo IGP-M/FGV.

 

No post acima vejo que está se tratando de um desequilíbrio cada vez mais claro entre consumidor e Apple. Eu entendo que esse desequilíbrio sempre houve, a questão é que hoje ele está mais latente.

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Gustavo, a proibição do downgrade é ridícula e inócua mesmo sobre esta base. 

 

 

Talvez tenha sido feita uma interpretação extensa dos fatos no tópico, o que suscitou boas discussões. Porém, eu custo a compreender os motivos que levam alguns a apoiarem a decisão judicial. Acredito que a Apple só não entrou com recurso pelo fato do custo vs benefício ser muito pequeno. Valia mais pagar a droga do iPhone logo e boa... 

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Gustavo, a proibição do downgrade é ridícula e inócua mesmo sobre esta base. 

 

 

Talvez tenha sido feita uma interpretação extensa dos fatos no tópico, o que suscitou boas discussões. Porém, eu custo a compreender os motivos que levam alguns a apoiarem a decisão judicial. Acredito que a Apple só não entrou com recurso pelo fato do custo vs benefício ser muito pequeno. Valia mais pagar a droga do iPhone logo e boa... 

 

Concordo que a proibição do Downgrade é ridícula e inócua, peço permissão para fazer das tuas palavras as minhas.

 

No caso, a Apple não poderia mais recorrer, pois foi decidido em segunda instância.

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Minha humilde opinião: questionar downgrade não é coerente. A atualização do sistema é opcional. O usuário faz se quiser. No PC com Windows muita gente não faz upgrade de SO (basta ver como foi difícil matar o XP) porque é pago. Como o iOS é liberado gratuitamente todo mundo entra na política do "de graça até injeção na testa" e sai instalando sem analisar prós e contras.

 

Para mim é óbvio que um software atual em um hardware antigo gera perda de performance. Se a performance é o diferencial principal para o usuário, não atualize o sistema.

 

Não dá pra impedir a evolução do sistema só porque o hardware não atingiu o tempo considerado "justo" pelo dono. Nenhuma função original do telefone  foi perdida por não atualizar o sistema. Deixou-se de ganhar novas com o sistema novo, apenas.

 

Mas é claro, esta é a minha humilde e exclusiva opinião. Não quero gerar polêmicas com ela. Só achei que tinha a liberdade de compartilhar ela.

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E a tua opinião é coerente e razoável. O usuário tem que ser livre para decidir se quer fazer o Upgrade para o iOS 8 ou o Downgrade para o iOS 6. A Apple permite isso em seus MACs. Qual a razão de não permitir no iPhone e no iPad, sem Jailbreak, claro.

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Por favor, me desculpem chegar com um primeiro post em um tópico de um assunto tao polemico, inclusive quero me abster de opinar sobre o que gerou a sentença, não podemos esquecer que o mais importante nesta sentença é o reconhecimento dos direitos do consumidor, com um mundo cada vez mais globalizado, não so a Apple, mas todas as outras empresas globalizadas, deviam e devem manter os direitos dos consumidores, iguais nos países onde vendem seus produtos, sendo assim, por que não podemos dar nossos equipamentos usados na compra de novos modelos do mesmo fabricante, lógico que estamos falando de um fabricante que oferece esta modalidade em um outro pais!

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Já eu, penso que questionar o downgrade é coerência total, na medida em que, se compro um device qualquer de qualquer empresa e seja lá com qual sistema for, aquela versão do sistema é tua tb. 

 

Vejo o downgrade como a possibilidade legal de manter o que é meu. Paguei por um produto com um sistema ‘x’ e devo ter direito de usa-lo até o fim.

 

O usuário não pode ser punido pela política de distribuição gratuita de novas versões. Se a empresa me dá essa oportunidade de atualização, posso me servir dela ou não. E veja, eventualmente pode acontecer de nem mesmo a questão da lentidão do hardware acontecer. O sujeito pode simplesmente não gostar, não se adaptar etc e querer voltar. 

 

Não acho que esse direito possa ser limado, dado que se pagou pelo sistema anterior.

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Minha humilde opinião: questionar downgrade não é coerente. A atualização do sistema é opcional. O usuário faz se quiser. No PC com Windows muita gente não faz upgrade de SO (basta ver como foi difícil matar o XP) porque é pago. Como o iOS é liberado gratuitamente todo mundo entra na política do "de graça até injeção na testa" e sai instalando sem analisar prós e contras.

 

Para mim é óbvio que um software atual em um hardware antigo gera perda de performance. Se a performance é o diferencial principal para o usuário, não atualize o sistema.

 

Não dá pra impedir a evolução do sistema só porque o hardware não atingiu o tempo considerado "justo" pelo dono. Nenhuma função original do telefone  foi perdida por não atualizar o sistema. Deixou-se de ganhar novas com o sistema novo, apenas.

 

Mas é claro, esta é a minha humilde e exclusiva opinião. Não quero gerar polêmicas com ela. Só achei que tinha a liberdade de compartilhar ela.

 

 

Não se pode analisar prós e contras a fundo até que o upgrade seja feito. A experiência pessoal vale muito mais do que um monte de opiniões de terceiros.

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  • 1 ano depois...

Tenho um iPhone 3GS, hoje em 2015, o utilizo como aparelho secundário ao iPhone 5s. Uso regularmente o 3GS, e adoraria poder fazer o downgrade pro iOS 5, mesmo no 6.1.6 (última versão disponível para esse modelo), ainda utilizo o WhatsApp, Instagram, Dropbox, Messenger, Spotify e etc numa boa. Meu MacBook é um White 2010 unibody, fiz um upgrade de 02 para 08 GB de RAM e ele voa alto mesmo sem um SSD, atualmente rodando o El Capitain muito fluido, porém com o Snow Leopard, ele era no mínimo 2x mais rápido, e se eu quiser, eu posso voltar para essa versão, ainda tenho o disco de instalação original que veio com ele, deveria ser possível também o downgrade com os outros iDevices.

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  • 1 mês depois...

Antes de mais nada queria dizer que sou gaúcho. . Masssss que povo chato e metido!!! Aqui o meu é sensacional e o do outro não presta!! O direito prevalece quanto o dever não existe mais. Modelo socialista implantado por anos de governo bandido PT influenciou muito na maneira de ser do gaúcho. Então vocês devem imaginar depois dos meus argumentos o por que aqui foi ganha essa ação. Aqui eu me dando bem o outro pode cair no precipício e após eu descer passo com o carro por cima. Desculpe o desabafo mas fiquei enjoado com esse tópico. Depois não sabem por que a Apple não dá o valor que outros países têm ao Brasil. Esquecem que a economia e o povo são diferentes em países de décimo mundo para o primeiro mundo. Abraço! !

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