Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pessoal,

Quando fazia parte do mundo Windows, um dos truques que utilizava, a partir do Windows Vista, era mover a pasta Home/Usuário para outra partição. Isso me dava três vantagens:

1) Eu mexo com arquivos o tempo todo, o que, no Windows, causava uma grande fragmentação. Como os arquivos ficavam separados do sistema, este se fragmenta muito menos que o normal; a fragmentação "pesada" ficaria na partição referente aos arquivos.

2) Reservar o primeiro terço do HD para o sistema também possibilitava um menor tempo de carregamento, visto que essa área possui as maiores velocidades de leitura de disco.

3) No caso de ser necessária uma formatação, teria-se um backup pronto em outra partição, que só precisaria ser apontada de novo como a /home do sistema para este ter todos os arquivos restaurados.

Eu comprei o Mac da assinatura em janeiro/2013. Ele apresentou alguns problemas de lentidão algum tempo depois do Mavericks, então fiz uma instalação limpa, o que me fez lembrar na hora da divisão de HD que tinha no Windows. Gostaria de saber, então:

1) O procedimento de mudar a /home de partição pode danificar o Mac? Haveria algum benefício além do backup?

2) Alguém por aqui também faz isso?

Desde já agradeço.

• Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Postado

Já fiz isso no meu Macbook Pro anterior (que não era retina) pois havia instalado um SSD e mantido o HD em um caddy que substituía o superdrive. Nesse caso eu deixava apenas o SO e os Apps no SSD de 128GB e a pasta de usuário, com todos os meus arquivos e bibliotecas ficava no HD de 1TB.

Não danifica o Mac OS se for feito corretamente. Você não pode simplesmente mover a pasta do usuário, tem que copiar ela para a nova localização e depois apontar esse local para o sistema. Nada de muito complicado também.

Mas não vejo nenhuma vantagem em relação ao backup e possíveis reinstalações do sistema, como o Mac tem o Time Machine para fazer backups automáticos, é mais vantagem usa-lo do que dividir teu HD em duas partições pra facilitar um possível backup manual depois.

Além disso o Time Machine tem uma enorme vantagem sobre o particionamento, ele vai manter um backup atualizado de tudo que tens no Mac dentro do HD externo... o particionamento pode até facilitar uma reinstalação em caso de problemas no SO, mas se o HD tiver uma falha você vai perder todos os teus arquivos de qualquer maneira...

Postado

Já fiz isso no meu Macbook Pro anterior (que não era retina) pois havia instalado um SSD e mantido o HD em um caddy que substituía o superdrive. Nesse caso eu deixava apenas o SO e os Apps no SSD de 128GB e a pasta de usuário, com todos os meus arquivos e bibliotecas ficava no HD de 1TB.

Não danifica o Mac OS se for feito corretamente. Você não pode simplesmente mover a pasta do usuário, tem que copiar ela para a nova localização e depois apontar esse local para o sistema. Nada de muito complicado também.

Mas não vejo nenhuma vantagem em relação ao backup e possíveis reinstalações do sistema, como o Mac tem o Time Machine para fazer backups automáticos, é mais vantagem usa-lo do que dividir teu HD em duas partições pra facilitar um possível backup manual depois.

Além disso o Time Machine tem uma enorme vantagem sobre o particionamento, ele vai manter um backup atualizado de tudo que tens no Mac dentro do HD externo... o particionamento pode até facilitar uma reinstalação em caso de problemas no SO, mas se o HD tiver uma falha você vai perder todos os teus arquivos de qualquer maneira...

Beleza, vou testar o Time Machine aqui. Obrigado  :D

Postado

Se você quer usar o mesmo disco:

Vá em Preferências -> Usuários e Grupos -> Opções de Início -> Servidor de Contas Rede: Conectar -> Abrir Utilitário de Diretório -> Editor de Diretório.

Vai aparecer uma lista com vários serviços. Selecione o seu nome de usuário na lista - ou digite na barra de pesquisa - e edite o campo NSFHomeDirectory. Ponha o endereço da pasta de sua preferencia. Ex.: para uma partição chamada arquivos, ponha o endereço /Volumes/Arquivos.

Edite SOMENTE ESSE CAMPO!

Depois, é só reiniciar o computador.

• 3 anos depois...
Postado
Em 06/03/2014 at 01:42, Victor Mendes disse:

Se você quer usar o mesmo disco:

Vá em Preferências -> Usuários e Grupos -> Opções de Início -> Servidor de Contas Rede: Conectar -> Abrir Utilitário de Diretório -> Editor de Diretório.

Vai aparecer uma lista com vários serviços. Selecione o seu nome de usuário na lista - ou digite na barra de pesquisa - e edite o campo NSFHomeDirectory. Ponha o endereço da pasta de sua preferencia. Ex.: para uma partição chamada arquivos, ponha o endereço /Volumes/Arquivos.

Edite SOMENTE ESSE CAMPO!

Depois, é só reiniciar o computador.

Excelente dica. Obrigado!

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      58.3k
    • Total de Posts
      469.3k
  • Criar Novo...