Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Permissões


Kakoo

Posts Recomendados

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Caro kakoo,

Acredito que a melhor maneira seja usando Terminal. Se nunca mexeu com Linux ou nunca usou o prompt do Windows talvez cause alguma estranheza, mas não tenha medo.

- Abra o programa Terminal (pode usar o Spotlight ou ir na pasta Aplications);

- Navegue até a pasta desejada. O Terminal inicia já na sua pasta pessoal, indicada pelo til.

- para trocar de pasta basta usar o comando cd.

Exemplo 1: cd / vai para a pasta raiz do sistema (aquele HD da área de trabalho);

Exemplo 2: cd /Network vai para a pasta Network que está um nível abaixo da raiz;

Exemplo 3: cd .. sobe um nível da estrutura (neste caso volta para a pasta raiz);

Exemplo 4: cd ~ vai para a pasta pessoal;

Exemplo 5: caso eu esteja na minha pasta pessoal e usar cd Music irei para a pasta Music que está na minha pasta pessoal, pois usei sem a barra (/).

- Para confirmar ne está na pasta correta, digite ls. Este comando mostra o conteúdo da pasta.

- Por último digitar: chmod 750 *.* que alterará as permissões (Nota: o número vai de acordo com a sua necessidade).

- Para confirmar ls -la ou ir no Obter Informações.

Recomendo ler o link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chmod

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estiverem na sua pasta pessoal, e você quer que todo mundo tenha acesso: ao inves de 750... coloca 777.... libera todas as ações.

para fazer chmod em todos os arquivos e pastas dentro de um container tu coloca o parâmetro -R (maiusculo)

chmod -R 0750 /MinhaPasta

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também é interessante você se definir como dono do diretório usando o comando chown

digite:

sudo -s
[ele perguntara sua senha de administrador]
chown -R [seuusuario]:admin [caminho]
chmod -R 0750 [caminho]

exemplo:

Tenho uma pasta localizada em /MinhaPasta, e quero que meu usuário, e somente eu, tenha acesso total. Sendo que o grupo de administradores terão o acesso a leitura.

sudo -s
[senha]
chown -R gabrielcouto:admin /MinhaPasta
chmod -R 0750 /MinhaPasta

Toda estrutura de arquivos abaixo da pasta ajustada passa a ser o solicitado.

****

para ver o nome do seu usuário(o "nome curto") que deve usar nos comandos, e a lista de grupos ingressados, existe um simples codigo para terminal

id

exemplo de saida para o meu aqui:

uid=501(gabrielcouto) gid=20(staff) groups=20(staff),98(_lpadmin),101(com.apple.sharepoint.group.1),81(_appserveradm),79(_appserverusr),80(admin)

Isso significa que:

o numero do meu usuario é 501

o nome curto(usado para comandos) é 'gabrielcouto'

e estou em diversos grupos(padrão do sistema), inclusive o grupo 80, de administradores, que chamamos de 'admin'.

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...