Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ativando o modo Hibernar


glaubersilva

Posts Recomendados

Boa tarde a todos. Ainda no processo de aprendizado no mundo Mac, ando lendo muito sobre deixar o macbook pro no modo sleep, desligar, etc. Tem gente que defende desligá-lo no fim do dia, outros dizem que é só deixar no sleep que dá pra transportar por aí sem medo.

 

Minha situação é a seguinte: meu macbook é uma espécie de segundo computador, então eu uso ele algumas horas por dia no máximo durante a semana e um pouco mais no fim de semana. No Windows e no Linux eu sempre usei a opção Hibernar, que salva o estado do micro e desliga ele por completo. Quando comecei a usar o Macbook descobri que dá pra ativar a hibernação como no Windows e no Linux com esse comando abaixo:

 

sudo pmset -a hibernatemode 1

 

Não pensei duas vezes e usei ele, mas agora vendo tanta gente falando que o "Mac foi feito pra não desligar nunca" fiquei com receio de usar a hibernação e com o tempo ferrar com ele. Será que dá algum problema?? Meu medo em usar o sleep é o de ficar muito tempo sem usar o Mac e a bateria acabar com ele nesse modo.

Editado por glaubersilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use comandos de terminal "sem pensar duas vezes"... não modifique ajustes importantes sem saber exatamente o que isso vai fazer com o computador, você pode até danificar o hardware numa dessas.

 

Você deveria voltar o seu Mac para o modo normal que para MacBooks é o hibernatemode 3...

O modo que você esta usando, o hibernatemode 1, não é recomendado.

Segue o que cada modo faz:

 

     hibernatemode 0 - modo padrão dos desktops. O sistema não salva o conteúdo da memória para o HD e desliga a energia da memória. Se faltar energia para o computador você perde o conteúdo que não estava salvo (não recomendado para notebooks por isso).

 

     hibernatemode 3 - modo padrão dos portáteis. O sistema salva o conteúdo da memória para o HD, e mantem a memória energizada durante o sleep. O sistema volta do sleep pela memória (mais rápido) a não ser que acabe a bateria, se isso acontecer ele volta do HD.

 

     hibernatemode 25 - somente configuravel via pmset. O sistema salva o conteúdo da memória para o HD, mas desliga a memória. Então ele sempre volta do sleep pelo HD. É igual a Hibernação dos PCs - demora mais pra entrar em sleep, demora mais pra voltar do sleep, mas melhora a duração da bateria.

 

Você pode usar o Mac sem desligar tranquilamente se estiver no hibernatemode 3, como está explicado acima ele salva o conteúdo da memória no HD quando entra em repouso e mantem a memória RAM energizada para retornar do repouso mais rápido, caso a bateria do Mac acabe nesse estado ele recupera a memória da imagem que foi salva no HD e tudo OK... Eu uso meu Mac sempre ligado e recomendo a todos que me perguntam a mesma coisa, o meu chega a passar meses sem reiniciar.

 

PS.: não de ouvidos a quem diz que isso estraga o HD, ele fica desligado e em modo de proteção durante o repouso, apenas tenha o cuidado de esperar de 20 a 30 segundos antes de movimentar a maquina depois de fechar a tampa (no caso de Mac com HD e não SSD) para dar tempo para o sistema salvar o conteúdo da memória no HD e desliga-lo. Você vai saber que ele terminou quando a luz na frente do Mac começar a oscilar (fraco e forte, como se fosse uma respiração).

Editado por José Roberto Langer Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha, matou minhas dúvidas. Meu Macbook tem HD normal mesmo, então vou tomar esse cuidado de checar a luz antes de sair andando com ele por aí. Só uma dúvida, José: pra ativar o hibernatemode 3 eu posso usar aquele mesmo comando ??

 

Isso, só muda de 1 pra 3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é o modo padrão dos notebooks da Apple, não precisa ser ativado...

O comando para mudar para esse modo é:

 

sudo pmset -a hibernatemode 3

 

Mas como disse ao Glauber, se não souber exatamente o que esta fazendo é melhor não alterar esses ajustes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo que comecei a usar mac a 1 ano, mas nunca vi necessidade de usar terminal para alterações de configuração da máquina, as opções default definidasela Apple atentem perfeitamente 99% dos usuários.

E como o amigo falou, pense duas vezes antes de alterar configurações pelo terminal, ainda mais se são aqueles comandos legais que fazem um monte de coisa mas o user que está executando as vezes não faz a mínima idéia para que serve.

Abraços.

Editado por maltmann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...