glaubersilva Postado 20 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 20 de fevereiro de 2014 (editado) Boa tarde a todos. Ainda no processo de aprendizado no mundo Mac, ando lendo muito sobre deixar o macbook pro no modo sleep, desligar, etc. Tem gente que defende desligá-lo no fim do dia, outros dizem que é só deixar no sleep que dá pra transportar por aí sem medo. Minha situação é a seguinte: meu macbook é uma espécie de segundo computador, então eu uso ele algumas horas por dia no máximo durante a semana e um pouco mais no fim de semana. No Windows e no Linux eu sempre usei a opção Hibernar, que salva o estado do micro e desliga ele por completo. Quando comecei a usar o Macbook descobri que dá pra ativar a hibernação como no Windows e no Linux com esse comando abaixo: sudo pmset -a hibernatemode 1 Não pensei duas vezes e usei ele, mas agora vendo tanta gente falando que o "Mac foi feito pra não desligar nunca" fiquei com receio de usar a hibernação e com o tempo ferrar com ele. Será que dá algum problema?? Meu medo em usar o sleep é o de ficar muito tempo sem usar o Mac e a bateria acabar com ele nesse modo. Editado 20 de fevereiro de 2014 por glaubersilva Citar
José Roberto Langer Junior Postado 21 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 21 de fevereiro de 2014 (editado) Não use comandos de terminal "sem pensar duas vezes"... não modifique ajustes importantes sem saber exatamente o que isso vai fazer com o computador, você pode até danificar o hardware numa dessas. Você deveria voltar o seu Mac para o modo normal que para MacBooks é o hibernatemode 3... O modo que você esta usando, o hibernatemode 1, não é recomendado. Segue o que cada modo faz: hibernatemode 0 - modo padrão dos desktops. O sistema não salva o conteúdo da memória para o HD e desliga a energia da memória. Se faltar energia para o computador você perde o conteúdo que não estava salvo (não recomendado para notebooks por isso). hibernatemode 3 - modo padrão dos portáteis. O sistema salva o conteúdo da memória para o HD, e mantem a memória energizada durante o sleep. O sistema volta do sleep pela memória (mais rápido) a não ser que acabe a bateria, se isso acontecer ele volta do HD. hibernatemode 25 - somente configuravel via pmset. O sistema salva o conteúdo da memória para o HD, mas desliga a memória. Então ele sempre volta do sleep pelo HD. É igual a Hibernação dos PCs - demora mais pra entrar em sleep, demora mais pra voltar do sleep, mas melhora a duração da bateria. Você pode usar o Mac sem desligar tranquilamente se estiver no hibernatemode 3, como está explicado acima ele salva o conteúdo da memória no HD quando entra em repouso e mantem a memória RAM energizada para retornar do repouso mais rápido, caso a bateria do Mac acabe nesse estado ele recupera a memória da imagem que foi salva no HD e tudo OK... Eu uso meu Mac sempre ligado e recomendo a todos que me perguntam a mesma coisa, o meu chega a passar meses sem reiniciar. PS.: não de ouvidos a quem diz que isso estraga o HD, ele fica desligado e em modo de proteção durante o repouso, apenas tenha o cuidado de esperar de 20 a 30 segundos antes de movimentar a maquina depois de fechar a tampa (no caso de Mac com HD e não SSD) para dar tempo para o sistema salvar o conteúdo da memória no HD e desliga-lo. Você vai saber que ele terminou quando a luz na frente do Mac começar a oscilar (fraco e forte, como se fosse uma respiração). Editado 21 de fevereiro de 2014 por José Roberto Langer Junior Etelvino Costa, maltmann e jefferson gonçalves 1 2 Citar
glaubersilva Postado 21 de fevereiro de 2014 Autor Denunciar Postado 21 de fevereiro de 2014 Maravilha, matou minhas dúvidas. Meu Macbook tem HD normal mesmo, então vou tomar esse cuidado de checar a luz antes de sair andando com ele por aí. Só uma dúvida, José: pra ativar o hibernatemode 3 eu posso usar aquele mesmo comando ?? Citar
José Roberto Langer Junior Postado 21 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 21 de fevereiro de 2014 Maravilha, matou minhas dúvidas. Meu Macbook tem HD normal mesmo, então vou tomar esse cuidado de checar a luz antes de sair andando com ele por aí. Só uma dúvida, José: pra ativar o hibernatemode 3 eu posso usar aquele mesmo comando ?? Isso, só muda de 1 pra 3... Citar
Ricardo Cefali Postado 21 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 21 de fevereiro de 2014 Dúvida, como se aciona esse comando??? Vlw!! Citar
José Roberto Langer Junior Postado 21 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 21 de fevereiro de 2014 Dúvida, como se aciona esse comando??? Vlw!! Que comando? Citar
Ricardo Cefali Postado 24 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 24 de fevereiro de 2014 Que comando? Ativar o hibernatemode 3... Vlw Citar
José Roberto Langer Junior Postado 24 de fevereiro de 2014 Denunciar Postado 24 de fevereiro de 2014 Ele é o modo padrão dos notebooks da Apple, não precisa ser ativado... O comando para mudar para esse modo é: sudo pmset -a hibernatemode 3 Mas como disse ao Glauber, se não souber exatamente o que esta fazendo é melhor não alterar esses ajustes... Citar
maltmann Postado 2 de março de 2014 Denunciar Postado 2 de março de 2014 (editado) Tá certo que comecei a usar mac a 1 ano, mas nunca vi necessidade de usar terminal para alterações de configuração da máquina, as opções default definidasela Apple atentem perfeitamente 99% dos usuários. E como o amigo falou, pense duas vezes antes de alterar configurações pelo terminal, ainda mais se são aqueles comandos legais que fazem um monte de coisa mas o user que está executando as vezes não faz a mínima idéia para que serve. Abraços. Editado 2 de março de 2014 por maltmann Citar
Etelvino Costa Postado 19 de maio de 2024 Denunciar Postado 19 de maio de 2024 Em 20/02/2014 at 22:29, José Roberto Langer Junior disse: hibernatemode 25 - somente configuravel via pmset. O sistema salva o conteúdo da memória para o HD, mas desliga a memória. Então ele sempre volta do sleep pelo HD. É igual a Hibernação dos PCs - demora mais pra entrar em sleep, demora mais pra voltar do sleep, mas melhora a duração da bateria. Desculpe ressuscitar este assunto. Mas este post me deu uma solução para um problema que estava me tirando a paciência, depois de um mês de pesquisas consegui uma solução paliativa aqui. Tenho um MacBook Air 2017 que após um upgrade de SSD apresentava Kernel Panic toda vez que retornava do modo repouso. Experimentei uma infinidade de soluções mas só com a alteração do hibernatemode para 25 consegui me livrar dos malditos erros. Obrigado 🙏 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.