Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"arquitetura das partições" do HD de um mac


morbec

Posts Recomendados

Galerinha,

qual seria a "arquitetura" do HD de um mac, tipo, no Windows XP geralmente você tem duas partições: C e D. No Linux geralmente você tem o

/ e /home além da partição SWAP. E no mac ? Como fica a partição em um macbook que nunca foi re-instalado??

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Olá morbec!

Bom, pelo que eu sei o Mac OS X não cria "subpartições" dentro da partição onde é instalado. O HD de um Mac tal como vem de fábrica terá no início uma partição oculta de 200 MB [ela existe porque o Mac OS utiliza por padrão o HD formatado em GPT (GUID Partition Table), e nesse formato é obrigatório que haja essa partição. Se fosse o Windows instalado num disco GPT, além dessa partição de 200 MB haveria outra também, que ficaria entre a da 200 MB e a partição principal do Windows (C:/)]. Essa partição de 200 MB não é utilizada pelo Mac OS X e depois dela virá a partição do sistema em si, que corresponderá ao restante do espaço existente no HD.

O Mac OS X, por ser um UNIX-like, também possui o ponto de montagem "/" como diretório raiz do sistema, então se você quiser ver quais arquivos existem na partição raiz, basta abrir o terminal e digitar:

cd /
 ls -Al

Dessa forma o terminal listará todos os arquivos e subdiretórios existentes dentro do diretório "/", inclusive os ocultos, que são aqueles que iniciam com "._".

Repare que o Mac OS X não utiliza o diretório "/home" para os arquivos dos usuários, como fazem as distibuições Linux. Esse diretório muito provavelmente permanece vazio. O Mac OS X armazena os arquivos referentes aos usuários dentro do diretório "/Users", que nem existe por padrão em distribuições Linux.

Dentro dele haverá um diretório para cada usuário do sistema onde serão armezandos os arquivos de configuração referentes ao usuário e os próprios arquivos pessoais do usuário.

Bom, acho que fui um pouco além do que você pediu mas é bom que o Google indexa e quando alguém pesquisar algo a respeito o MacMagazine aparecerá como opção nos resultados.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. ;)

Um abraço e feliz ano novo!

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh o mesmo do linux.

ambos sistemas sao baseados no UNIX, por isso essa estrutura de arquivos sao iguais. (/, /home, etc)

mas o Mac OS nao cria particao para SWAP, ao inves disso ele grava o SWAP em um arquivo, na propria parcticao(como no windows). Afinal, sao sistemas diferentes.... usam pastas diferentes, mas eh a mesma estrutura.

Outra diferenca eh que como os Macs usam uma tabela de particoes GUID ele cria uma particao de uns 200mb livre no inicio do disco, destinado a plugins EFI(para a placa mae carregar recursos de hardware nativamente). No Mac, essa particao nao eh utilizada, mas esta la pelos mandamentos do GUID.

O windows vista pode usar particoes GUID, e o Windows 7 usara essa por padrao(acho).

A maioria das distros linux que conheco usam apenas tabelas MBR ainda(antiga, usada no WinXP e anteriores).

***

Estou sem acentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da resposta supercompleta rs. Eu sempre quis saber mais sobre a estrutura de arquivos do mac OS, mas nunca achei um material legal. Você poderia indicar algum material sobre isso? Aqueles arquivos plist, o que fica nas bastas de biblioteca principal e do usuario, essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boas as respostas ... digamos então que se eu quiser instalar uma outra versão do Leopard, por exemplo a Snow Leopard, bastaria eu redimensionar o HD, deixando um espaço para este novo sistema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quanto a isso não poderei ser categórico na resposta pois nunca tive a oportunidade de tentar, mas é provável que sim. No caso de instalação de outra versão do Mac OS X não devem existir problemas, o que pode pegar é na instalação de outros sistemas operacionais. O Windows XP, por exemplo, não pode ser instalado em HDs GPT e, como o colega gmcouto nos esclareceu, a maioria dos Linux também não.

No caso do Vista não há problemas, ele aceita tanto ser instalado em discos GPT quanto em computadores baseados em EFI como é o caso dos Macs.

É claro que estou especulando sobre instalar o Windows sem a ajuda do BootCamp, já que com ele tanto o XP quanto o Vista rodam tranqüilamente.

@dfonte: hum, infelizmente não lembro de nada específico agora, a maioria das coisas que eu aprendi foi lendo um pouquinho aqui e ali e fuçando muito! Mas se eu me deparar com algo legal sobre isso eu venho aqui e deixo o link, OK. ;) Aliás, posso sugerir o próprio site da Apple para desenvolvedores. Minhas pesquisas no Google sempre retornam links para lá e realmente são informações muito interessantes. No caso se você quiser se aprofundar mais no uso do terminal e na estrutura do sistema, procure a seção referente ao Darwin. Lembrando que tá tudo em Inglês.

Abraço a todos.

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue um link para quem quiser se aprodundar mais "File System" do Mac OS X!

http://developer.apple.com/documentation/M...FileSystem.html

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...