Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa trocar MacBook Pro 13" i7, 16GB RAM, por um MacBook Air 13", i5, 8GB RAM?


Fellipe

Posts Recomendados

Bom dia amigos,

 

 

Estou em um dilema: Sair de uma máquina muito boa e pesada e ir pra uma boa mais leve!, Assim, hoje tenho um MacBook Pro 13" mid 2012, com 16GB RAM. e estou procurando trocar por um MacBook Air, 13" final 2013, 8GB RAM e 128 SSD.

 

O que me dizem?

 

Atualmente meu principal uso é desenvolvimento, e uso algumas vezes o Windows no Parallels. E preciso de um Note leve, pois irei dar aulas e ficar carregando ele pra cima e pra baixo o peso começa a deixar o ombro doído.

 

Poderiam me dizer se estou pensando certo, se estou fazendo burrada?

 

Obrigado a todos por me ajudarem nessa decisão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, armazenado, quanto mais melhor, mas estou aprendendo a usar HD Externo e por isso não vejo tanto problema assim em armazenamento, minha questao maior seria memoria e processamento, pro que eu uso: de vez em quando uma maquina virtual, windows e linux.. e tals..e desenvolver em python, java e afins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência pessoal, máquina virtual em macbook air não rola, trava muito - ainda mais com só 8gb de RAM. Quando tive um air nem photoshop eu conseguia usar direto. 

Para o uso do dia a dia (internet, e-mail, etc) o air era até mais rápido que o Pro. Mas para o uso profissional mesmo, o Air não deu conta (pelo menos comigo foi assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. 

 

Eu como dou aula no curso de sistemas, preciso as vezes rodar 2 a 3 maquinas virtuais linux.

 

Então no meu caso, nao compensaria trocar...

 

Se voce rodar, 2 ou 3 maquinas com 512mb de memória e modo texto vai rodar de boa.

 

A uns tempos atrás fiz a besteira de trocar meu MBP por um Air de 13 por questão de peso.

 

Até conseguia trabalhar, com 2 VM´s e algum soft de emulação de hardware de rede. ( Sou Sysadmin )

 

PORÉM oque pegava pra min é o processador do air.

 

Em resumo:

 

Fiquei 4 meses com o Air, e troquei por um MBP retina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, se me permite, eu discordo.

 

Acho que vale a pena demais. Vou elencar alguns motivos abaixo mas considere que os Haswell usam pouca bateria. Isso significa não ter que carregar o seu carregador quando for dar aula.

 

A diferença da sua máquina para a atual é gritante. Não tenho números de benchmark aqui, mas uma máquina com Haswell e Iris faz bem mais que a sua atual. 8gb de RAM é bem razoável para máquina virtual, não dá para manter um tanto de coisa aberta junto, mas funciona beleza demais.

 

Intrometendo mais ainda SE for comprar nos EUA, eu não iria de Air, iria de Retina. 200 dólares mais caro, 200 gramas mais pesado, N motivos para trocar.

 

A máquina é mais robusta, é super leve, tem o processador haswell + iris, ssd pci-express.

 

Procure saber mais sobre a performance dessas novas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, a diferença é meio grande, e agora estou mais indeciso.

 

Meu atual: MacBook Pro 13" final 2012, i7, 16RAM, SSD 128GB + HD 500 (fusion drive).

 

To vendo a troca neste:

Mac Air 13", 8RAM, i5, ssd 128SSD. (provavelmente final 2013)

 

 

A troca será feita aqui no brasil mesmo, tenho um conhecido que está com o Air lacrado, e a troca será "elas-por-elas", então não será possivel trocar/comprar por um com tela retina.

 

Minha utilização é: Além de aula, office, parallels (usando windows 7 para programar em Delphi e Visual Studio 2012), VMWare (para máquina linux). 

 

Não uso Photoshop, e nem mexo com filmes..

 

e agora?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, baseado em achismo, ok?

 

Eu acho que dá conta. VS 2012 é meio pesadinho, né? Não sei...

 

Você pode fazer Boot Camp, que o Windows roda bem mais redondo. (Não tem o OSX pesando por trás).

 

Me preocupa os 128 de HD, não sei trabalhar assim, meu espaço iria embora na hora. kkk

 

O Parallels, funciona em unidade remota. Você pode comprar um SD CARD e deixar a máquina virtual nele, ou até usar um pen-drive usb 3.0, que dará uma performance muito boa também.

 

Mas só agora você deu a informação do Fusion, então sua máquina deve estar com uma performance bem legal, mas continua pesando os ombros.

 

O seu fusion deve dar uns 300mb/s (eu chutaria). O SSD PCI-EXPRESS do meu retina (deve ser igual do air, não sei) dá mais de 700mb/s

 

A diferença do processador do Air pro Pro é grande, mas como disse, o Haswell está melhor, mas no Air ainda é mais voltado para consumo. Considerando que o seu i7 é dual core, eu arriscaria dizer que você vai manter o mesmo nível de processamento (ou um pouco menos) que está hoje, com bem mais performance de HD, memória mais rápida, mas menos abundante, e com bem menos peso nos ombros.  

 

É um trade-off mesmo.

 

Se conseguisse fazer um test-drive em uma máquina parecida seria perfeito, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah cara, se tua máquina ta te atendendo não troque não. Nada contra o Air, pelo contrário, a máquina é muito boa. Meu primo é publicitário, comprou o Air dele EXATAMENTE como esse que tu quer aqui no fórum, com o Monaco, e ele não reclama nem um pouco do desempenho do processador, pelo contrário, ele diz que está completamente satisfeito, mesmo trabalhando com Photoshop e Illustrator em coisas pesadas.

 

Bom, eu não acho 2kg nem um pouco pesado pra um notebook, pelo contrário, acho até leve de mais, mas isso é pessoal. Com o Air tu perde 700 gramas aproximadamente, diferença essa que tu provavelmente nem sentirá se for carregar o notebook com mais algumas coisas na mochila. Dependendo do livro que estiver na tua bolsa ele já pesará mais que esses 700 gramas. O conselho que te dou é dividir o peso, leve alguma coisa na mão pra não doer o ombro, ou compre um daqueles cases pra notebook estilo pasta, sei lá (divagando). 

 

Eu esperaria a próxima geração pra trocar de Macbook pois esse teu ta tunado com SSD e 16Gb de RAM, se fosse só com HD de 5400 rpm ai eu diria com certeza pra trocar, mas com essa configuração ai não sei se vale a pena =/

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah cara, troca. Da pra perceber que tu ta afim, então faz o que tu ta afim de fazer se remorso. Tu estará partindo pra uma máquina mais atual, com duração de bateria muito maior, um SSD bem mais rápido, uma tela com maior resolução, em fim, tem suas vantagens. Como destaquei antes, ha também desvantagens, mas ai tu tem que por na balança e ver pra que lado ela pende.

 

Eu to doido por um Air de 13.3" basicão mesmo, mas ano de copa já viu, caparam minha bolsa na faculdade =/

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu acho que pega nessa troca é o fato do Air ser i5.

De acordo com as listas do GeekBench 3,o seu PRO i7 deve fazer uma média de 7500pts, enquanto o Air que está em jogo, com i5, deve fazer em média 6000pts.

Sim, são apenas números,mas dão uma boa idéia da diferença de processamento.

 

Pelo fato do seu PRO estar com o Fusion Drive, na minha opinião acaba aí o grande trunfo do Air,que seria o SSD.Mesmo o SSD do Air sendo PCI-Express, acredito que a performance do seu seja suficientemente boa.

Enfim, acho que sua troca só valeria realmente a pena se fosse por um Retina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me pela ausência nas respostas, estive em viagem;

 

Bom, Quando fui conversar com o rapaz, ele já tinha vendido o MacAir; Mas ficou de arrumar um outro e estou a espera.

 

O que me deixou com a pulga atrás da orelha, é sobre o que os amigos disseram sobre o SSD no meu Mac. Realmente senti uma diferença. Mas eu fiz o "macete" pra criar o FusionDrive aqui no meu Mac. 

 

Vocês acham que o ideal seria deixar 2 HDs mesmo, separados, e instalar o MacOS no SSD ? Ou deixar com o FusionDrive mesmo é melhor?

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu vi que o fusion drive deixa o Mac um pouco mais rápido, mas acho que mesmo assim ainda fica lento... principalmente por estar usando um SSD.

 

Minha pergunta seria a seguinte, quanto aos aplicativos, eu posso incluir alguns aplicativos no HDD e outros no SSD, e usá-los normalmente?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...