Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

GPS do iPhone 5s é uma porcaria! (?)


Hbj

Posts Recomendados

Deverias correr não com o wifi habilitado, mas sim com o 3G ou 4G habilitado.

 

Sério? No Lumia a qualidade do GPS era perfeita, mesmo offline. Exemplo:

 

0Z5JVtO.png

 

Aqui é interior e minha operadora é TIM, portanto internet no celular eu só uso em casos extremos e quando não há outra opção. De qualquer forma, obrigado pela dica. Vou testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao invés de por o iPhone no modo avião desliga só o 3G e vê o que acontece. E veja no app bússola se mostra mesma latitude e longitude.

O iPhone é um aparelho tão visado que se o GPS fosse ruim isto seria gritado aos quatro ventos pela internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao invés de por o iPhone no modo avião desliga só o 3G e vê o que acontece. E veja no app bússola se mostra mesma latitude e longitude.

O iPhone é um aparelho tão visado que se o GPS fosse ruim isto seria gritado aos quatro ventos pela internet.

 

Eu não colocava o iPhone em modo avião. Só não deixava o uso de dados habilitado. A bússola e localização no mapa batem certinho.

 

Reinstalei o app e a qualidade do traçado melhorou bastante. Ainda tem alguns pontos que ele dá um "nó", porém no geral já está aceitável. No treino de hoje a diferença de percurso capturada pelo Runtastic no iPhone foi "apenas" 200 metros a mais que o Lumia 720 do meu amigo. Mas isso já serve para deixar claro que o problema era/é no aplicativo (ainda vou testar outros para confirmar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixar o wi-fi habilitado melhora a precisão do GPS. Pelo menos é o que o Runtastic diz...

 

2199e77.png

 

Aparentemente reinstalar o app resolveu o problema. Vejam um comparativo do antes e do depois:

 

ANk8bY3.pngfd4uByb.png

 

Seu eu abrir o mapa no site do Runtastic e aproximar bem, ainda consigo achar algumas loucuras. Ainda pretendo fazer alguns testes com outros apps para descobrir se a culpa disso é do GPS do iPhone ou do Runtastic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste aqui com o meu iPhone 4 usando esse app Rustatic, correndo em uma "pista de cooper", a maior diferença que deu em relação a marcação da pista foi de 2 mts, acho excelente. Lembrando que não é uma pista oficial, e sim uma marcação no caminho em um parque da Prefeitura, ela pode não estar perfeita também. Wi-fi e 3G sempre ligados, por costume mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, finalmente consegui fazer alguns testes. Como relatei anteriormente, reinstalar o app Runtastic deu uma boa melhorada no traçado do GPS. Até achei que o problema estava resolvido. Só que ele voltou pouco tempo depois, ou seja, eu estava certo que o problema era no aplicativo.

 

Para comprovar isso, resolvi migrar para o RunKeeper e adivinhem? Ele apresenta exatamente o mesmo problema. Veja a imagem da minha última corrida: http://i.imgur.com/oCJwzQR.png

 

Reparem que no início do trajeto (marcação em verde) o traçado está aceitável e depois vai piorando até chegar nisso que vocês veem na imagem.

 

Ah, também fiz um teste com o 3G ligado usando os dois apps (Runtastic e RunKeeper, um de cada vez). Infelizmente eu acabei deletando o "treino" e esqueci de tirar screenshot do resultado. Mesmo com a rede de dados, o traçado ficou pior que o meu antigo Lumia e o Moto X do meu amigo, ambos com o 3G desabilitado.

 

Bom, acho que já tenho a confirmação que precisa: realmente meu iPhone está com o GPS zicado. Vou entrar em contato com a Apple e mandar o aparelho para a garantia.

 

Agradeço a todos pela ajuda, comentários e sugestões! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se vai ajudar. Comprei meu primeiro iPhone 4S e o Google Maps nunca funcionou. Waze, Moves, Run 3K!, tudo funcionando perfeitamente. Achei que era problema no celular mas tava desconfiado... Enfim.. Foi quando pulei para meu iPhone 5: "Google Maps funcionando perfeitamente!". Tente ver outro iPhone do mesmo modelo de outra pessoa e veja se dá o mesmo problema. Aí é batata, troque o celular. Hoje em dia é difícil ter problemas de tamanha gravidade que sejam do app. Só quando o defeito é aparente mesmo.. Dá para notar na hora.

 

Espero ter ajudado. Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o ruim é que não conheço ninguém que possui um iPhone 5s (ou qualquer outro iPhone). Meus únicos pontos de referência são o Lumia 710, o Moto X (ambos de um amigo que corre comigo) e o meu antigo Lumia 820. Todos esses apresentam um excelente resultado no Runtastic, com um traçado perfeito mesmo sem o 3G ligado.

 

Não entra na minha cabeça a possibilidade de um aparelho que custa até 7x mais que um Lumia [520] apresente tamanha discrepância de qualidade do GPS. A única coisa que eu consigo imaginar é que o aparelho realmente está com defeito.

 

De qualquer forma, ainda não tentei restaurar o iPhone. Vou fazer isso antes do próximo treino (amanhã), configurá-lo como novo (ou seja, sem restaurar o backup) e fazer um teste.

 

Obrigado pelo comentário! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem notado se o App atualizou recentemente e com isso os resultados melhoraram? lembro que li uma enxurrada de críticas quanto a precisão desse APP junto ao GPS, que de fato o GPS do iPhone não tinha culpa na falta de precisão, basta ler as resenhas dele na App Store.

 

Tenho um 5S e esse mesmo APP, meu trabalho é cerca de 2,5km da minha casa, vou fazer o teste com Wifi ligado e desligado.

Editado por Alex Leal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a última atualização do Runtastic foi dia 17/01 e do RunKeeper foi dia 06/02. Meu iPhone chegou dia 18 e migrei para o RunKeeper esses dias. A única melhora que eu notei foi quando reinstalei o Runtastic, mas logo tudo voltou ao "normal". 

 

Hoje eu restaurei o iPhone configurei como novo, sem recuperar o backup. Instalei o RunKeeper e iria fazer um teste, porém começou a chover e não deu. Mas eu dei umas voltas de carro com ele ligado e notei algumas falhas (imagens: http://imgur.com/a/hKsZy#0). Já havia feito outros testes de carro e o traçado fica mais preciso (acho que a velocidade deve ter influenciar). O problema maior é quando caminho/corro mesmo.

 

Também notei que o GPS demora um pouco para me localizar no mapa e o ponto da umas voltas malucas. Não sei se tem alguma coisa a ver com o problema, mas fiz um vídeo para mostrar: https://www.dropbox.com/s/ru50bybmtl3tprv/Clip%20%231.mov

Será que isso é normal? Acontece com mais alguém?

 

Quando der, Alex, faça o teste e poste o resultado, por favor. Desde já obrigado! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, será que fazer um daqueles vídeos martelando o celular e postar no YouTube resolve? Liguei no suporte e relatei todo o problema, que ele ocorre com mais de um app, que eu já tentei reinstalar o app, resetar o iPhone, etc. e mesmo assim o problema persiste. Depois de consultar o "suporte avançado", tudo que o inútil do atendente me diz é que o problema está no aplicativo e, por ser de terceiro, não tem como a Apple resolver.

 

Outra coisa relacionada ao GPS que eu notei aqui é que as fotos tiradas em um ponto ficaram espalhadas em um raio de uns 100m. É normal? Alguém pode verificar se isso também ocorre? Veja a imagem: http://i.imgur.com/15SIK3o.png Caso isso não seja normal, estou pensando em relatar esse problema ao suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pessoal! Para mim já está claro que o problema é no iPhone. Só falta eu conseguir convencer a Apple disso. Nas três vezes que entrei em contato com o suporte, eles me disseram que a culpa é do Runtastic/RunKeeper e me recomendaram entrar em contato com o suporte do app, praticamente ignorando o fato do mesmo problema acontecer em dois apps. Qual a probabilidade dos dois principais aplicativos do gênero estarem bugados?

 

Eu sei que é complicado explicar isso por telefone e talvez eu tenha falhado, mas estou bem decepcionado com o pós-venda da Apple. Eles simplesmente ignoram meus argumentos e batem na mesma tecla: por se tratar de apps de terceiros, eles não podem fazer nada. Um dos atendentes chegou a dizer que o problema não é no meu iPhone, é no GPS. Ou seja, só pode ser no satélite...

 

Vou fazer tudo que me foi recomendado antes de entrar em contato com o suporte novamente (contatar o(s) desenvolvedor(es) do(s) app(s) e a TIM, minha operadora [?!]), só para zerar os argumentos do "suporte especializado em GPS". Já adianto que está complicado. Comprei o aparelho no Brasil e paguei pela garantia/suporte, mas quem está tendo que correr atrás de tudo sou eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...