Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apagar um arquivo sem passar pela lixeira.


jaofei

Posts Recomendados

É o mesmo Lixo visualmente para você, não para o sistema.

Se seu Lixo estiver vazio, você conectar um pendrive e apagar um arquivo, olhe para o Lixo, ele terá ítens. Agora, ejete o pendrive; o Lixo vai esvaziar. Quando você conectá-lo novamente, os arquivos do Lixo dele aparecerão lá.

É uma das coisas que eu particularmente gosto no OS X. O risco de se apagar acidentalmente é exponencialmente reduzido desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Alguém já teve que usar undelete aqui???? Lixo é lixo... bananas!

Nem a implementação do macos, nem do windows são boas.

Do Windows, induz o usuário a usar o lixo como pasta de temporária. Eu disse induz! Se você não faz isso, a implementação do Windows é superior à do Mac, pelo menos para o seu caso. EOQ.

Do Mac, te força a limpar o lixo para liberar espaço no pendrive (experiência própria!). Mas, uma vez feito isso, adeus. E isso, desculpe aí, macusers que têm 100% de certeza de todos os arquivos que são apagados, é um erro. Arraste um folder com uma penca de arquivos e subfolders para o lixo e depois lembre-se que lá tinha um arquivo importante... isso depois de limpar a lixeira para liberar espaço para um pendrive = deu merda. E o SO não te ajudou, neste caso, quanto poderia. OK, deve existir algum aplicativo obscuro tipo undelete para Mac, mas vai explicar isso para o meu pai!

O DOS não tem lixeira mas, se vc desse (muita) sorte, seria possível recuperar o arquivo via undelete. Gambeta.

Ainda acho que a lixeira mais interessante é aquela mais parecida com o mundo real. Você vai jogando as coisas lá e, talvez dê para recuperar alguma coisa. Talvez. Depende de quando você jogou lá, da freqüência que a dona Maria passa por lá, etc. Da mesma forma, no computador, o SO podederia te ajudar dependendo do equilíbrio de um monte de coisas (por vezes conflitantes): de quando vc apagou o arquivo (tente preservar os arquivos apagados mais recentemente), do tamanho deles (é mais útil detonar um arquivo de 4G do que um de 1M), do espaço livre (quanto maior o espaço livre, maior pode ser a lixeira), etc.

E mais: jogou no lixo, liberou espaço. É um erro preservar o espaço quando o arquivo está no lixo. O SO deveria ser responsável por liberar o espaço de forma transparente.

Porque não implementaram desta forma? Sei lá! Talvez porque as "incertezas" seja algo que incomode a maioria dos usuários, o que é uma bobagem. Pode até te incomodar, mas saber como e quando lidar com elas é o que há.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais: jogou no lixo, liberou espaço. É um erro preservar o espaço quando o arquivo está no lixo. O SO deveria ser responsável por liberar o espaço de forma transparente.

Acho meio difícil isso... Mesmo o arquivo estando na lixeira, ele tem que estar armazenado fisicamente em algum lugar no seu HD. Não tem como colocar um filme de 4GB no lixo e achar que tudo isso vai simplesmente sumir. E quando você quiser "recuperar" o arquivo, ele faz a mágica de reconstruir 4GB de dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais: jogou no lixo, liberou espaço. É um erro preservar o espaço quando o arquivo está no lixo. O SO deveria ser responsável por liberar o espaço de forma transparente.

Acho meio difícil isso... Mesmo o arquivo estando na lixeira, ele tem que estar armazenado fisicamente em algum lugar no seu HD. Não tem como colocar um filme de 4GB no lixo e achar que tudo isso vai simplesmente sumir. E quando você quiser "recuperar" o arquivo, ele faz a mágica de reconstruir 4GB de dados...

Que nada! É sossegado! Apagar um arquivo (enviar para a lixeira) não limparia os seus dados (gravados nos clusters do HD), simplesmente tiraria o dito-cujo do índice principal. Este índice é que diria quanto de espaço livre vc tem. Os dados do arquivo apagado ainda estão nos clusters, ainda intocados, até que outro arquivo requisite aquele espaço.

É mais ou menos assim que um undelete da vida consegue recuperar o arquivo. A diferença é que, no caso do DOS, isso funciona na base de uma gambeta: existe uma espécie de índice paralelo, que foi projetado para recuperar arquivos no caso corrupção no disco. Mas, aí, os hackers da vida descobriram isso e arrumaram um meio de recuperar o arquivo apagado. Ou seja: é gambiarra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Cada disco, partição, disco virtual, seja lá o que for, tem o seu Lixo independente. Isso é Unix. Isso é Mac OS X.

Correção, quem faz isso é o Mac OS X e não Unix, pois nem mesmo Lixeira tem no Unix

Caso queira remover sem passar pela Lixeira, única solução que achei é usar o comando rm mesmo:

rm -f arquivo.mp3

ou diretórios:

rm -rf musicas/

Falows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando um pouco a pergunta original, tem uma forma de apagar arquivos diretamente que eu peguei de outro forum que eu participo:

Agora uma ferramenta muito legal no OSX que normalmente a gente esquece é o Automator.

Não tem a opção no Finder? Sem problemas, a gente faz uma rapidinho.

1- Abra o Automator e adicione duas ações

Finder >Obter Itens selecionados do Finder
Automator > Executar Roteiro do Shell

2) No Executar Roteiro do Shell, coloque o Shell como /bin/bash, e Passar entrada como Argumento digite na caixa (na verdade só estou trocando o "echo" por "rm -rf"

for f in "$@"
do
rm -rf "$f"
done

3) Selecione Salvar como Plug-in, escolha plugin do Finder, e o chame por exemplo de Apagar Imediatamente.

Para usar: selecione o arquivo e clique com o botão direto do mouse, então selecione Automator > Apagar Imediatamente.

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente alguem respondeu a pergunta!

Mas fujindo novamente do tópico , acho realmente que poderia ter a opção de restaurar ou de apagar da lixeira somente o escolhido.

A opção de restaurar para mim é melhor que clicar e arrastar, pq as vezes vc quer que aquele arquivo volte para a pasta de onde vc removeu, e vc pode não lembrar. O restaurar faria isso.

Flw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Como fui um bacanau de assuntos, vale a colaboração que vi sem querer num site hoje... talvez mtos saibam, talvez outros não...

Eu como tb sou um TARADO PELA LIXEIRA VAZIA na dock, tem um atalhozinho bacana para limpar ela sem confirmação nem nada, é o barulhinho de papel amaçado diretasso!

Command + Shift + Option + Delete

Com o tempo pega o jeito é é quase automatico de mnutos em minutos! uaehauheuaheae

Feito, absss!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo:

Vc apaga algumas fotos e documentos que podem fazer falta depois. Então é melhor que eles fiquem na lixeira pq qualquer coisa vc recupera. Aí vc baixa um filme com alta qualidade. Deve dar uns 4gb. Vc assiste e quer jogar fora pra liberar espaço. Pra fazer isso vc é obrigado a apagar todos os seus outros items da lixeira. Não tá vendo que isso tá mal feito...

Porque você iria colocar arquivos que podem ser importantes para vc na lixeira?!?! Não faz o menor sentido isso... se ta procurando pelo em ovo isso sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, quando você apaga um arquivo em um volume no Mac OS X, ele cria uma pasta chamada .Trash. O Finder não enxerga arquivos que começam com ".". Isso é um pouco chato porque se você, por exemplo, espeta o mesmo pen-drive no Windows, ficam os arquivos lá, aparecendo.

Eu uso a lixeira igual eu uso a lixeira que tem embaixo da minha mesa. Jogo o lixo lá e sempre que eu lembro, esvavio. É claro que eu esvazio a lixeira do Finder muito mais frequentemente. Muito comummente eu abro a lixeira procurando algum arquivo que joguei lá, sem querer ou não. Também já fucei várias vezes a lixeira em baixo da minha mesa procurando por telefones e outros papéis. Acho isso normal.

Ainda assim, eu queria um comando pra apagar diretamente, que nem no Windows. Não que seja necessário, mas eu queria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...