Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Ponto Frio] Qualidade do Atendimento e Treinamento


Posts Recomendados

Fala Galera,

 

Parece piada, mas não é. Ontem fui à Loja do Ponto Frio, no Shopping da cidade em que moro, pois queria mostrar para a minha namorada a diferença que existia entre o iPad Air e o iPad Mini, a fim de ajudá-la na decisão da compra.

 

Uma vendedora me abordou na seção de informática: "Posso ajudar?", ela perguntou. Eu disse: "Claro. Há iPad Air e/ou iPad Mini com Tela Retina". A vendedora responde: "Não, mas quem sabe tu possas encontrar ali na loja da Samsung".

 

Enfim, esse é o treinamento que as Redes de Varejo dão aos seus funcionários.

 

Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

treinamento?

 

qualquer dia eu abro um tópico falando sobre as duas itowns que há em minha cidade

 

Eu ia falar: estamos falando de duas concorrentes. Como era uma MegaStore, eu até relevei. Mas seria interessante ver como é o treinamento das APR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia falar: estamos falando de duas concorrentes. Como era uma MegaStore, eu até relevei. Mas seria interessante ver como é o treinamento das APR.

 

então, até o final do desse mes(espero que até lá "meu" problema seja solucionado) eu vou contar minha versão sobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, até o final do desse mes(espero que até lá "meu" problema seja solucionado) eu vou contar minha versão sobre

 

Pelo menos eu só fui pedir uma informação. Imagina se eu chegasse na Loja da Samsung e pedisse para ver um "iPad Air". Ia ser hilário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos eu só fui pedir uma informação. Imagina se eu chegasse na Loja da Samsung e pedisse para ver um "iPad Air". Ia ser hilário.

Agora já sabe, quando quiser comprar algo da samsung não pense duas vezes, entre na loja da Apple.

Mas é feio o treinamento ou a falta dele que essas empresas dão. Até hoje o melhor atendimento que já vi em lojas desse tipo foi em uma aqui em um shopping em SP, Lojas Colombos ( embora tenha o mesmo nome não é a de roupa masculina), o vendendo super atencioso pra me vender um laptop, conhecia bem o produto em questão e conhecia os parecidos com o modelo, além de oferer água, café, e uma poltrona para sentarmos. Até hoje nunca vi atendimento melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora já sabe, quando quiser comprar algo da samsung não pense duas vezes, entre na loja da Apple.

Mas é feio o treinamento ou a falta dele que essas empresas dão. Até hoje o melhor atendimento que já vi em lojas desse tipo foi em uma aqui em um shopping em SP, Lojas Colombos ( embora tenha o mesmo nome não é a de roupa masculina), o vendendo super atencioso pra me vender um laptop, conhecia bem o produto em questão e conhecia os parecidos com o modelo, além de oferer água, café, e uma poltrona para sentarmos. Até hoje nunca vi atendimento melhor.

 

Aqui no Sul tem as Lojas Colombo, que são Magazines. Quem sabe seja a mesma rede. Se for, posso garantir que é uma das melhores Redes de Magazines que há.

 

 

A Samsung da comissão para o vendedor e a Apple não. Outro dia na Fnac do Barra Shopping um cliente queria comprar um iPad e o vendedor ficou insistindo demais para o cliente comprar um tablet da Samsung. Ele disse que era tipo iPad hahahah

 

Eu fico imaginando se alguém seguisse a dica da vendedora do Ponto Frio, entrasse na Loja da Samsung, pedisse um iPad e a vendedora dissesse: você quer de 10.1" ou 7". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tipo de loja quem dá o treinamento é o fabricante. E também não é raro ver um cliente querer comprar uma TV de 5k e o vendedor empurrar uma de 2K pq nessa ele recebe um jabá por fora

 

Isso aconteceu comigo nas Casas Bahia. O cara não queria deixar eu comprar um Sony Muteki. Insistia que o LG era melhor e ainda 2k mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo isso parece piada, mas sabemos que não e... Infelizmente!

Triste e vergonhoso!

De fato. Citei essa situação que se passou comigo pois foi cômica, mas no fundo é absolutamente triste e mostra o estado de degradação que está a preparação dos profissionais que vão realizar a apresentação dos produtos aos consumidores do varejo.

Só falta agora anunciarem que o iPhone vem com TV Digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendedores com esse tipo de conhecimento acho que só em lojas de uma marca específica mesmo. Nessas grandes de varejo, alguns entendem e outros não, isso porque provavelmente os que entendem curtem aquilo e pesquisam por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendedores com esse tipo de conhecimento acho que só em lojas de uma marca específica mesmo. Nessas grandes de varejo, alguns entendem e outros não, isso porque provavelmente os que entendem curtem aquilo e pesquisam por conta própria.

 

Em algumas Megastores, como a Fnac, volta e meia, vejo entre os vendedores contratados da Loja, promotores de venda das Empresas. Até a primeira vez em que fui numa Fnac, fui direto na bancada da Apple e fui atendido por um Promotor de Vendas da Apple. Lembro que era bem a época em que haviam lançado o iPod Touch (2007/2008 provavelmente). Recebi todas as explicações necessárias sobre o aparelho, não comprei, agradeci cordialmente e ele me disse: "estamos aqui não só para vender e sim para termos futuros clientes". Essa é uma postura de quem é treinado e pago apenas para ficar em volta dos clientes e divulgar a marca. Totalmente diferente do que se passa com vendedores que em lugar de serem treinados sobre os aparelhos que vendem, recebem memorandos semanais sobre as metas que devem cumprir. Um dos grandes problemas no Brasil é que nos últimos 8 anos o consumo explodiu e o varejo não soube se realocar. Há lojas "premium" e há lojas "comuns". Numa Loja Premium um iMac é totalmente diferente de um All-in-One da Positivo. Numa loja comum, salvo melhor juízo, alguns vendedores só sabem que um iMac é um All-in-One que custa 5 mil reais a mais que o modelo da Dell, por exemplo. Sem contar a falta de cordialidade, a pressa e o total desconhecimento com relação ao funcionamento do aparelho e a sua comparação com os concorrentes. Na Fast Shop do Bourbon, fui comprar uma Bravia 42" para o Apartamento do meu irmão em SP. O vendedor, muito bem treinado, me apresentou quatro modelos de Sony Bravia 42" (havia pedido sem 3D), fez uma explicação das vantagens do modelo mais caro e comparou uma a uma. Acabei levando a intermediária, pois ela seria usada com um PS3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico imaginando se alguém seguisse a dica da vendedora do Ponto Frio, entrasse na Loja da Samsung, pedisse um iPad e a vendedora dissesse: você quer de 10.1" ou 7".

Minha mãe prontamente responderia: "o menor que é mais bonitinho", sairia de lá com uma capinha rosa e me mostraria -toda orgulhosa- o iPad dela.

É uma situação engraçada, já aconteceu com outros produtos e me fez questionar a boa fé de alguns vendedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente isso não acontece apenas com eletrônicos.

Eu penso que isso acontece por vários motivos, mas o que mais tenho observado é que hoje em dia as pessoas não trabalham com aquilo que gostam, com aquilo que realmente amam.

 

Se um vendedor trabalha com eletrônicos por exemplo e gosta disso, independente de metas ou quantidade de vendas ele vai pesquisar, vai procurar se inteirar não só pra vender melhor, mas pra obter conhecimento.

 

Por isso que tudo que vou comprar algo pesquiso bem antes, e quando não minha surpresa, eu acabo sabendo mais que o próprio vendedor.

É triste isso, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que há vendedores que agem de má-fé, mas são exceções. A Apple, a Samsung... enfim, todos os Fabricantes deveriam, pelo menos, atuar em parceria com as Redes de Varejo para que os seus vendedores lessem pelo menos aquele manual de instruções "reduzido" que sempre acompanha o manual completo, para informar o que é uma Smart Cover, o porquê dela ser mais cara, da mesma forma explicar que a tarja preta na parte de trás do iPad com 4G não é questão de estética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrou quando fui comprar meu macbook em 2011 na MyStore, ao perguntar pro vendedor se aquele modelo tinha a função Turbo Boost, depois de ficar com cara de paisagem um tempo e pedindo pra repetir a pergunta, me respondeu que era possível sim usar a porta Thunderbolt. Ou seja não tinha conhecimento do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito anteriormente, as lojas de varejo não se interessam em treinar sua equipe e a maioria dos vendedores não se interessam em, pelo menos, ler sobre o que estão vendendo. Eu já "tomei cada pedrada" em lojas de eletrônicos... De assustar defunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...