Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tamanho do SSD faz diferença no desempenho do Fusion Drive

Tiago Leão

Posts Recomendados

Eu comprei um Mac Mini Late 2012 e estou querendo montar um Fusion Drive "caseiro" nele!!! já comprei o adaptador pro segundo HD e estou procurando o SSD, já achei vários tutoriais que ensinam como fazer o Fusion Drive manualmente.

A minha grande dúvida é se o tamanho do SSD tem uma grande influência no desempenho do Fusion Drive!! O que vem de fábrica nos macs são de 128gb. Como o meu HD é de 1tb, fiquei pensando se não seria melhor colocar um SSD de 256gb pra balancear melhor o Fusion Drive, se assim não teria um desempenho melhor ou se eu só estaria gastando mais dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fusion Drive deixa os arquivos mais acessados no SSD, basicamente ele gerencia de melhor forma para o sistema oque é importante ser executado rápido.

Dessa maneira, tanto faz 128 ou 256 de disco, oque vai "mudar" com 256 de disco é a quantidade de arquivos que ele vai considerar "importante".

EU montaria com 128, a Apple que é cheia de frescura faz com 128, porque eu iria fazer diferente?

:P

Link para o comentário

Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. 

Link para o comentário

Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. 

Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? 

Link para o comentário

Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema…

Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece...

Link para o comentário

Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? 

Quando eu tive meu macbook pro, eu usei nele um ssd Kingston HyperX 3k de 120gb, e o hd de 500gb do macbook num case externo. No inicio ele fazia escrita de 260 e leitura de quase 400mb, com o passar do tempo, eu percebi que a escrita e a leitura caía consideravelmente. Pesquisando eu descobrir que é possível "restabelece-lo com as configurações de fábrica" ou seja voltar a leitura e escrita de inicio como se tivesse acabado de tirar da caixa.

O programa que eu uso é Parted Magic Iso + unebootin para criar o pendrive bootavel do parted magic.

Tendo dado o boot pelo pendrive eu escolho a opção Secure Erase - Zero Fill e pronto, ele volta como se tivesse saído da caixa. Isso eu fiz pelo menos duas vezes, não é algo pra se ficar fazendo sempre.

No meu iMac foi a mesma coisa. Precisei reinstalar o sistema do zero, dei um zero fill, ficou novo, mas agora estou usando Corsair Force GT. 

Link para o comentário

Uma pergunta idiota: O fusion drive não é um HD híbrido?

Se vc tem um SSD a principio o sistema e os apps ficariam nele correto? Qual seria a vantagem de fazer essa gambi pra montar o fusion drive se o que faz diferença é onde o app e o sistema estão?

HD híbrido seria esse da seagate, mas na pratica fica como tu disse, o sistema e os apps no ssd e o resto no outro hd, eu particularmente não vejo vantagem nessa "gambi".

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB.

Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha.

Link para o comentário

Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha.

O mesmo aqui quando abro iPhoto por estar no HDD, mas do resto é só alegria :)

Link para o comentário

Camarada, notei este mesmo comportamento no meu Macbook Pro (SSD Intel e HD 1TB com optibay, sem Fusion) e, depois de pesquisar muito, vi que o TRIM estava desabilitado. Depois que habilitei (Google for it), tudo ficou lindo novamente.O que observei: a cada grande atualização, o TRIM é desabilitado (driver). Aí preciso ir lá e habilitar novamente.

Abraço!

Link para o comentário

Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema…

Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece...

O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor!

A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado.

Editado por Durlag
Link para o comentário

O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor!

A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado.

O TRIM está habilitado "na mão" pq não habilita automaticamente...

Minha idéia inicial era deixar mesmo o SSD+HD sem o Fusion Drive… Acontece que dessa forma, vez por outra, a máquina não "bootava" (parava na tela cinza) mesmo selecionando o SSD como padrão para o boot pelo Utilitário de Disco...

Sinceramente ? Eu quis economizar e mifú… deveria ter comprado pelo site e adicionado o Fusion Drive de fábrica… (já que eu já tinha o SSD… poderia ter vendido… ou achado outro uso… ou sei lá)...

Editado por Z_H
Link para o comentário

...amigo, como faço pra mover minha pasta de usuário pro hdd? Meu setup aqui é ssd + hdd. Obrigado. O fusion drive eu desativei logo que a máquina chegou. 

Link para o comentário

Eu tenho o mesmo Mac mini que você (Mac Mini Late 2012). Porém sem Fusion drive, apenas com o hd de 1tb de fábrica e eu passo pelo mesmo problema da falta de resposta, após reiniciar ele fica uns 2 min sem resposta, travando, como você disse "unresponsive". Isso é muito chato, ja formatei e instalei do zero mas não deu jeito. 

Não sei se é um problema da máquina (dessa geração de mac mini), ou se tem alguma incompatibilidade do Mavericks com ela. Ainda estou atrás de uma solução.

Editado por Tiago Leão
Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php

Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos.

Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD.

Meu iMac ficou muito rápido.

Abs.

Link para o comentário

Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php

Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos.

Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD.

Meu iMac ficou muito rápido.

Abs.

Carlos, poderia informar qual a configuração do seu iMac, onde/como e quanto pagou pra colocar o SSD?

Att.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por brunomoraisti
      Tenho um macbook pro m1, tenho um roteador Asus que tem suporte a conexão de HD externo diretamente no roteador. Minha dúvida é se tem como fazer backup do macbook diretamente no HD externo conectado no roteador via time machine
    • Por Fernando Braz
      Praticamente nova, configuração de ponta pra rodar tudo, perfeita para edição e criação de conteúdo. Resolução 4k que dispensa comentários.
      NÃO ACOMPANHA TECLADO E MOUSE.
      iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)
      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      R$8.900
      Somente retirada em mãos e pagamento via pix.
      Não aceito trocas nem propostas absurdas.

• Por jonascandal
      Boa galera, blz?
      Então, eu sou produtor musical e áudiovisual e estou começando a desenvolver projetos que requerem configurações boas, atualmente tenho um Win i3 6gb 500gb porém o mesmo já está sofrendo muito para rodar meus projetos.
      Estou pesquisando trocar de computador, porém os preços dos Apple ainda estão bem altos, ainda mais na atual situação,
      Minha dúvida é o seguinte, pesquisando iMacs usados, em torno de 5k, acha alguns i5 com 8gb ou mais até, porém fica aquela dúvida, será se um iMac de 2011 ou anterior vai "aguentar" os processos pesados e programas de música / vídeo ? 
      Com o mesmo valor investido, consigo pegar um Win com config melhor, as vezes até zero, porém vejo muita gente dizendo que os Macs tem uma vantagem enorme para trabalho em relação aos Win.
      Compensa um iMac usado mesmo com configs "antigas"? 
      Pensei na possibilidade de um iMac pela facilidade do "tudo-em-um", já que os Macbooks mesmo usados ainda passam o limite, e os MacMini precisam de todos os "periféricos" conectados.
      Queria saber opiniões, Macbook? iMac? MacMini? Lembrando que até um 5k seria o ideal, já que a musica ainda não paga 100% minhas contas kk mas a ideia é um Comp que aguente mais uns anos até conseguir investir em um melhor.
      ps: estava pesquisando e boa parte vem com placa de vídeo "fraca", as vezes bate aquela vontade jogar, seria interessante um que rodasse mesmo no min uns joguinhos kk

Valeeeeu!!
    • Por misael
      Pessoal,

é possível instalar um SSD M2 (https://www.kabum.com.br/produto/115794/ssd-crucial-p2-500gb-m-2-nvme-leituras-2300mb-s-e-gravacoes-940mb-s-ct500p2ssd8?gclid=CjwKCAjwy42FBhB2EiwAJY0yQvqWRHzDDtNMoR8qi1nkrSZduko9EHL1gyDGO8xKkfQz7rz6IW5T3hoCA3AQAvD_BwE) no Macbook Pro 13' mid 2012? Se possível, o desempenho dele seria melhor do que de um SSD normal?

• Por brunoffc
      Fala, galera 
      Estou necessitado de fazer um upgrade no meu mac pq ele tá extremamente lento e com a bateria já no limite e também pq não tenho 10k pra dar em um novo, mas estou em dúvidas em alguns pontos... 

Qual a melhor marca de bateria disponível para ele? bbbaterias é um bom lugar de se comprar? 

Tem alguma outra memória ram boa para o meu modelo de mac que não seja corsair ou crucial? os preços estão bem salgados... 

SSD eu estou pendendo para o crucial, mas aceito dicas

Deus os abençoe. 
    • Por heberdelia
      Boa noite.
      Tenho um MacBook Air 2017 com o MacOS atualizado e utilizo um HD externo SSD da Samsung para backups de arquivos. Ocorre que estou tendo problemas para copiar arquivos do Mac para essa unidade portátil, sendo que todas as vezes uma tela é apresentada (anexo o print abaixo). Porém, quando transfiro arquivos do pendrive para o disco externo, nada acontece e a transferência ocorre normalmente. O que pode estar ocasionando este problema? Quais os procedimentos devo realizar para sanar esta situação? Desde logo muito obrigado pela atenção.

• Por JoséPauloPedrosa
      Pessoal, acabei de comprar um A1932, com 128 Gb de armazenamento.
      Pretendo dar um upgrade, colocando um SSD de 512 Gb, mas não encontrei nenhuma referência sobre os modelos compatíveis com esse modelo ou ainda se necessita de adaptador.
      Será que alguém sabe informar quais os modelos compatíveis?
    • Por Fúlvio Corrêa
      Olá, tenho uma dúvida em relação a qual frequência de memória comprar para fazer um upgrade em um Macmini, Late 2012. Hoje ele tem 8GB de RAM em 1333mhz, mas pesquisando qual comprar, a sugestão é usar memórias de 1600mhz. A ideia é comprar dois pentes de 8GB e deixar ele com 16GB. Alguém já fez esse upgrade e sugere alguma frequência? Obrigado.

• Por Raul Duelis
      Fala galera!
      Blz?
      Tenho um MacBook Pro 13 Retina, final de 2012, com um core i5, 8Gb de RAM e 256Gb de SSD. Apesar de ter mais da metade de espaço livre, considero um disco pequeno para os padrões de hoje, além do fato de que acho o SSD que nele está, lento (leitura chega a 500Mb reais, enquanto que a leitura fica na casa dos 200Mb). Fui dar uma olhada em SSD da própria Apple mas é uma facada. Estava pensando em aumentar o armazenamento para 512Gb, com um SSD da Kingston, Samsung ou Intel. Alguém sabe me dizer o modelo exato de ssd que preciso? Encontrei nos padrões NVMe M.2 mas tenho dúvida se é isso mesmo. Sei que vou precisar de um adaptador também, pois a conexão dos SSDs Apple é proprietária.
      Ah, se alguém puder indicar um modelo, já ajuda muito!
      Desde já, agradeço, galera!
      Forte abraço!
    • Por Cristiano Rizo
      Olá Pessoal tudo bem? 
      Possuo um MBP 2012 com 16gb de ram e 2 hds, sendo: 1 SSD - 256gb para OS e apps e 1 secundaria que esta no lugar do cd room com 2TB para minhas musicas, filmes etc. Meu OS é o Catalina versao 10.15.6
      Ha cerca de 1 semana, toda vez que eu desligo o note e tento religa-lo seja em seguida ou no outro dia, a HD secundaria (2tb) nao esta montando. Entao, tenho de ir no Disk Utility e monta-la manualmente. 
      Percebi que, quando eu ouço as musicas em algum programa um pouco mais pesado (Virtual Dj ou Serato) por exemplo, elas começam a dar algumas "picotadas" na sua execução. 
      Alguem saberia me dizer o que pode ser?
      Muito obrigado,

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      52,9k
    • Total de Posts
      442,8k
  • Criar Novo...