Tiago Leão Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Eu comprei um Mac Mini Late 2012 e estou querendo montar um Fusion Drive "caseiro" nele!!! já comprei o adaptador pro segundo HD e estou procurando o SSD, já achei vários tutoriais que ensinam como fazer o Fusion Drive manualmente. A minha grande dúvida é se o tamanho do SSD tem uma grande influência no desempenho do Fusion Drive!! O que vem de fábrica nos macs são de 128gb. Como o meu HD é de 1tb, fiquei pensando se não seria melhor colocar um SSD de 256gb pra balancear melhor o Fusion Drive, se assim não teria um desempenho melhor ou se eu só estaria gastando mais dinheiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
canzil Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Diferença quase imperceptivel, mas se tiver com folga de grana manda ver no 256. Dê preferencias pros samsung 840. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Malagoli Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 O Fusion Drive deixa os arquivos mais acessados no SSD, basicamente ele gerencia de melhor forma para o sistema oque é importante ser executado rápido. Dessa maneira, tanto faz 128 ou 256 de disco, oque vai "mudar" com 256 de disco é a quantidade de arquivos que ele vai considerar "importante". EU montaria com 128, a Apple que é cheia de frescura faz com 128, porque eu iria fazer diferente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
faustompc Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Z_H Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema… Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? Quando eu tive meu macbook pro, eu usei nele um ssd Kingston HyperX 3k de 120gb, e o hd de 500gb do macbook num case externo. No inicio ele fazia escrita de 260 e leitura de quase 400mb, com o passar do tempo, eu percebi que a escrita e a leitura caía consideravelmente. Pesquisando eu descobrir que é possível "restabelece-lo com as configurações de fábrica" ou seja voltar a leitura e escrita de inicio como se tivesse acabado de tirar da caixa. O programa que eu uso é Parted Magic Iso + unebootin para criar o pendrive bootavel do parted magic. Tendo dado o boot pelo pendrive eu escolho a opção Secure Erase - Zero Fill e pronto, ele volta como se tivesse saído da caixa. Isso eu fiz pelo menos duas vezes, não é algo pra se ficar fazendo sempre. No meu iMac foi a mesma coisa. Precisei reinstalar o sistema do zero, dei um zero fill, ficou novo, mas agora estou usando Corsair Force GT. faustompc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Mastter Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Uma pergunta idiota: O fusion drive não é um HD híbrido? Se vc tem um SSD a principio o sistema e os apps ficariam nele correto? Qual seria a vantagem de fazer essa gambi pra montar o fusion drive se o que faz diferença é onde o app e o sistema estão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 24 de janeiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 24 de janeiro de 2014 Uma pergunta idiota: O fusion drive não é um HD híbrido? Se vc tem um SSD a principio o sistema e os apps ficariam nele correto? Qual seria a vantagem de fazer essa gambi pra montar o fusion drive se o que faz diferença é onde o app e o sistema estão? HD híbrido seria esse da seagate, mas na pratica fica como tu disse, o sistema e os apps no ssd e o resto no outro hd, eu particularmente não vejo vantagem nessa "gambi". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
jailsonrs Postado 2 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 2 de fevereiro de 2014 Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB. Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha. faustompc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 2 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 2 de fevereiro de 2014 Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB. Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha. O mesmo aqui quando abro iPhoto por estar no HDD, mas do resto é só alegria Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Durlag Postado 3 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 3 de fevereiro de 2014 Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. Camarada, notei este mesmo comportamento no meu Macbook Pro (SSD Intel e HD 1TB com optibay, sem Fusion) e, depois de pesquisar muito, vi que o TRIM estava desabilitado. Depois que habilitei (Google for it), tudo ficou lindo novamente.O que observei: a cada grande atualização, o TRIM é desabilitado (driver). Aí preciso ir lá e habilitar novamente. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 3 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 3 de fevereiro de 2014 Poxa vlw por lembrar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Durlag Postado 3 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 3 de fevereiro de 2014 (editado) Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema… Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece... O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor! A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado. Editado 3 de fevereiro de 2014 por Durlag Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Z_H Postado 3 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 3 de fevereiro de 2014 (editado) O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor! A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado. O TRIM está habilitado "na mão" pq não habilita automaticamente... Minha idéia inicial era deixar mesmo o SSD+HD sem o Fusion Drive… Acontece que dessa forma, vez por outra, a máquina não "bootava" (parava na tela cinza) mesmo selecionando o SSD como padrão para o boot pelo Utilitário de Disco... Sinceramente ? Eu quis economizar e mifú… deveria ter comprado pelo site e adicionado o Fusion Drive de fábrica… (já que eu já tinha o SSD… poderia ter vendido… ou achado outro uso… ou sei lá)... Editado 3 de fevereiro de 2014 por Z_H Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
faustompc Postado 5 de fevereiro de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 5 de fevereiro de 2014 Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB. Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha. ...amigo, como faço pra mover minha pasta de usuário pro hdd? Meu setup aqui é ssd + hdd. Obrigado. O fusion drive eu desativei logo que a máquina chegou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Tiago Leão Postado 10 de fevereiro de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 10 de fevereiro de 2014 (editado) Eu tenho o mesmo Mac mini que você (Mac Mini Late 2012). Porém sem Fusion drive, apenas com o hd de 1tb de fábrica e eu passo pelo mesmo problema da falta de resposta, após reiniciar ele fica uns 2 min sem resposta, travando, como você disse "unresponsive". Isso é muito chato, ja formatei e instalei do zero mas não deu jeito. Não sei se é um problema da máquina (dessa geração de mac mini), ou se tem alguma incompatibilidade do Mavericks com ela. Ainda estou atrás de uma solução. Editado 10 de fevereiro de 2014 por Tiago Leão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Carlos_Alberto Postado 3 de março de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 3 de março de 2014 Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos. Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD. Meu iMac ficou muito rápido. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Mauricio Vaz Postado 5 de março de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 5 de março de 2014 Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos. Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD. Meu iMac ficou muito rápido. Abs. Carlos, poderia informar qual a configuração do seu iMac, onde/como e quanto pagou pra colocar o SSD? Att. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
darthricci Postado 18 de março de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 18 de março de 2014 Montei um fusion no meu mini que é o mesmo que o seu, usei um SSD de 60gb e um HD de 1TB ta bala o bichinho! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.