Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE DO TIGER PARA O LEOPARD!!! VALE A PENA???


adrianortv

Posts Recomendados

Olá galera do fórum!!! Estou com uma dúvida CRUEL martelando minha cabeça...e queria saber a opinião dos demais usuários para decidir o que fazer!!!!

Comprei meu iMac em novembro..e ele veio com o Tiger instalado...porém...veio junto o DVD de instalação do Leopard. Como o Leopard havia sido lançado dias antes...eu decidi esperar um pouco...pois sei que sempre que lançam um So novo..ele vem bugado e atualizações posteriores resolvem os problemas!!!

Dando uma olhada no fórum..vi que muitas pessoas AINDA têm problemas com o Leopard..mesmo depois de meses...e eu nw estou a fim de apagar TUDo oq ue tenho aqui no mac para fazer uma instalação limpinha do bichano...

Agora eu pergunto: Vale a pena fazer o upgrade p[ara o Leopard (instalando ele por cima do Tiger)?????? Existe alguma forma segura e de preferência "de grátis" para que eu faça um tipo de backup da minha máquina todinha e possa instalar o Leopard limpo???? (tenho muitos softwares aqui que nw tenho o DVD de instalação (por ex...Final Cut Studio)

Galera...me ajudem por favor...nw aguento mais ver esse dvd aqui e nw instalá lo por medo de perder minhas coisas ou sei lá o q!!!!!

Abraços a todos

Adrianortv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Adrianortv sua dúvida veio na hora certa. Trabalho com design gráfico e uso muito o Photoshop, InDesign e Illustrator, todos CS2, e trabalho no Tiger redondinho. Mas estou com a mão coçando pra comprar o Leopard e instalar na minha máquina. Minhas dúvidas são as mesmas que as suas, por isso ainda não comprei.

Por favor, nos ajudem.

Valeu,

Renato

iMac intel Core 2 Duo 2GHz

Mac OS X 10.4.11 (quase fazendo upgrade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Renato...eu te entendo perfeitamente!!!

Minha mão daqui a poko vai criar bolha de tanta coceira que sinto pra instalar esse felino!!!! rsrsrsrs

Eu trabalho com edição de imagens (casamentos e afins)...e tenho muuuuuuuuuuuuuuitos softwares instalados aqui...

Abrir mão deles assim é muito foda pra mim...por isso minha dúvida cruel!!!!

Já li relatos de pessoas que perderam não só a biblioteca do iPhoto...mas como tbm perdeu o Ilife INTEIRO...

Meeeeeeeeeeedo!!!!

Espero que almas boas possam nos ajudar...

Abs

adrianortv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou designer gráfico, trabalho com Photoshop, Illustrator e outros. Estava com o Tiger, feliz, tudo redondo. Instalei o Leopard zerado e me arrependi. Deveria ter esperado o 10.5.2 ou 10.5.3 sair, pois há perda de velocidade nos aplicativos mais robustos, talvez por otimização do sistema... O PS ainda apresenta diversos bugs visuais, pra quem usa intensamente dá pra perceber... as ventoinhas do meu iMac funcionam muito mais com o Leopard do que era com o Tiger... o Stacks traz uma certa perda de produtividade... o sleep após determinado tempo parou de funcionar e os aplicativos agora utilizam mais memória real. Ou seja, várias pequenas coisas. Já decidi que se o 10.5.2 não resolver esses pepinos vou retornar ao bom Tiger.

Tem coisas melhores, como o Preview que agora traz novos recursos, o Mail que está melhor, entre outros. Mas não compensa. Melhor esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu instalei o leopard, e nao consegui instalar o imovie q veio com o meu cd de instanlacao do macbook, isso ta foda pq eu usava o imove em conjunto com o final cut para fazer a captura das cenas, agora nao posso mais...eu so n volto para o tiger pq estou com preguica de fazer backup de tudo outra vez....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos...

vc instalou o Leopard por cima do Tiger ou instalou do zero? Como vc fez o seu backup? Após ter instalado o leopard...seus programas funcionaram normalmente? (digo final cut, msn, skype por exemplo!!!)

São estas as dúvidas mais cruéis que tenho a respeito do upgrade do leopard!!!!

Resumindo em uma pergunta: Quais os riscos que corro instalando o Leopard por cima do Tiger?

Preciso REALMENTE fazer um backup de TUDO que tenho no mac?

Abs

Adrianortv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu instalei o leopard, e nao consegui instalar o imovie q veio com o meu cd de instanlacao do macbook, isso ta foda pq eu usava o imove em conjunto com o final cut para fazer a captura das cenas, agora nao posso mais...eu so n volto para o tiger pq estou com preguica de fazer backup de tudo outra vez....

Sinceramente tá dificil de entender o pq você não conseguir instalar o iMovie. Presumo que seja o iMovie antigo, certo? Até do site da Apple pra baixar tem.

http://www.apple.com/downloads/macosx/a ... ie711.html

Se for o novo, é só instalar o pacote adicional. Nada a ver com o Leopard essa dificuldade sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais os riscos que corro instalando o Leopard por cima do Tiger?

Preciso REALMENTE fazer um backup de TUDO que tenho no mac?

Abs

Adrianortv

O risco é de que se o seu sistema anterior ou software já instalado estiver causando alguma instabilidade no sistema atual, tal problema seja transferido e até agravado no novo sistema. Não que isso vá ocorrer, mas entre zerar o HD e instalar e só instalar por cima, evidente que a solução melhor é a primeira.

Quanto a fazer back-up de tudo, bem...Você devia fazer back-up de tudo de qualquer maneira, mesmo se não fosse instalar o OS X novo. No dia que seu HD morrer (coisa que acontece sempre de uma hora pra outra), você vai entender a necessidade de se fazer back-up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Electro...

Entendi o que vc disse sobre backup e concordo plenamente!!!!

Mas ai me surge outra duvida.....Para que eu realize o bckup COMPLETo de minha maquina....qual maneira ou software vc sugere? Sou leigo nessa coisa de instalar So novo, backup, etc....to perdidasso nessa historia do Leopard...

Tenho muitos programas instalados aqui que nw to com a minima vontade de sair por ai procurando serial de novo, dvd de instalacao, etc...

Se eu fizer um backup da maquina toda, instalar o leopard do zero, passar meus arquivos para o mac novamente (videos, fotos, documentos, e programas)....eu terei algum problema? Terei que reinstalar os softwares TODOS de novo?

Essa é minha duvida mais chata...

Abs

Arianortv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Electro...

Entendi o que vc disse sobre backup e concordo plenamente!!!!

Mas ai me surge outra duvida.....Para que eu realize o bckup COMPLETo de minha maquina....qual maneira ou software vc sugere? Sou leigo nessa coisa de instalar So novo, backup, etc....to perdidasso nessa historia do Leopard...

Tenho muitos programas instalados aqui que nw to com a minima vontade de sair por ai procurando serial de novo, dvd de instalacao, etc...

Se eu fizer um backup da maquina toda, instalar o leopard do zero, passar meus arquivos para o mac novamente (videos, fotos, documentos, e programas)....eu terei algum problema? Terei que reinstalar os softwares TODOS de novo?

Essa é minha duvida mais chata...

Abs

Arianortv

Duas possibilidades:

1. Fazer só o update, sem zerar: Faça um back up pelo menos da pasta de usuário, pra sua segurança.

2. Zerar o HD e instalar limpo: Use um HD externo pra criar uma réplica do seu HD com o SuperDuper. Daí é instalar o Leopard do zero e quando ele perguntar se você deseja transferir os dados de outro Mac ou HD, você seleciona o HD.

Um detalhe: esse lance de reinstalar os softwares pode acabar sendo necessário pra você no fim das contas, já que tem software que possui versão nova para o Leopard. Se você tá sem saco de fazer a parada direitinho, eu recomendo que você repense esse upgrade ou arrume paciência pra evitar transtorno no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhhh tá Electro...agora as coisas estao mais claras em minha cabeça.

Quanto a reinstalar os softwares.....eu apenas me preocupo com alguns que sao: Final Cut Studio, Iwork 08, pixelmator (consegui o srial dele na net..entaum acho que rola de boa instalar de novo caso de bosta) e o ilife....que ja ouvi dizer que da pau de vez em quando!!!

Sera que estes...em especial o Final Cut Studio terao que ser reinstalados?

outra duvida: Estou pensando em esperar sair a atualizacao 10.5.2....pois verifiquei que a versao atual do leopard ainda tem alguns bugs chatinhos...

é bom esperar ou dá pra instalar a versao atual sem medo?

Abs e obrigado pelas respostas esclarecedoras cara...ta ajudando muito!!!

Adrianortv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhhh tá Electro...agora as coisas estao mais claras em minha cabeça.

Quanto a reinstalar os softwares.....eu apenas me preocupo com alguns que sao: Final Cut Studio, Iwork 08, pixelmator (consegui o srial dele na net..entaum acho que rola de boa instalar de novo caso de bosta) e o ilife....que ja ouvi dizer que da pau de vez em quando!!!

Sera que estes...em especial o Final Cut Studio terao que ser reinstalados?

outra duvida: Estou pensando em esperar sair a atualizacao 10.5.2....pois verifiquei que a versao atual do leopard ainda tem alguns bugs chatinhos...

é bom esperar ou dá pra instalar a versao atual sem medo?

Abs e obrigado pelas respostas esclarecedoras cara...ta ajudando muito!!!

Adrianortv

O iLife 08 funfa perfeito com o Leopard. Se estiver usando alguma versão anterior, nem pense meia vez em atualizá-lo.

O 10.5.1 ainda tem alguns bugzinhos, mas tá bem maduro. Não tem motivo pra se preocupar, a não ser que você use alguma interface de áudio ou software específico. O FCP deve funcionar bem, já que a Apple normalmente faz os upgrades de software antes de soltar o OS X.

E mesmo se você quiser esperar o 10.5.2, não vai ter que esperar muito, pois acabaram de soltar um build de teste para os testers (o segundo). Tudo indica que ele saia logo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim uma falha grave no Leopard que gera um acumulo de alguma especie de arquivo temporario que leva a perda gradativa da performance. Parte da falha deve-se ao fato da mudança da logica de administracao de permissões e afeta todos os sistemas.

Notem que o Leopard não anda executando as "Maintenance Tasks" diarias, semanais e mensais. O sistema esta pesado.

A Apple esta provavelmente trabalhando pesado nesse update 10.5.2 para arrumar isso.

Já existem alguns topicos sobre o assunto no Apple Support e no MacFixIt.

...

O Leopard estava visivelmente mais rapido logo apos a instalação e agora, passados quase 3 meses, esta visivelmente mais lento que o Tiger.

A percepção da perda da performance pode variar de acordo com o tipo e a frequencia de uso do Mac.

Para quem ainda não instalou, aconselho aguardar o 10.5.2 e o seu review no MacFixIt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu instalei o leopard, e nao consegui instalar o imovie q veio com o meu cd de instanlacao do macbook, isso ta foda pq eu usava o imove em conjunto com o final cut para fazer a captura das cenas, agora nao posso mais...eu so n volto para o tiger pq estou com preguica de fazer backup de tudo outra vez....

Sinceramente tá dificil de entender o pq você não conseguir instalar o iMovie. Presumo que seja o iMovie antigo, certo? Até do site da Apple pra baixar tem.

http://www.apple.com/downloads/macosx/a ... ie711.html

Se for o novo, é só instalar o pacote adicional. Nada a ver com o Leopard essa dificuldade sua.

cara o link q vc deu eh so pra uma update nao eh pro programa, eu comprei meu macbook fevereiro do ano passado dai vei o cd de intalaçao dele ja com todos os programas, nao sei qual eh a versao do imovie, so sei q eu instalei o leopard e depois pegay esse cd q veio com o macbook e fui instalar mas ai na hora de instalar diz q nao da pra instalar =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu instalei o leopard, e nao consegui instalar o imovie q veio com o meu cd de instanlacao do macbook, isso ta foda pq eu usava o imove em conjunto com o final cut para fazer a captura das cenas, agora nao posso mais...eu so n volto para o tiger pq estou com preguica de fazer backup de tudo outra vez....

Sinceramente tá dificil de entender o pq você não conseguir instalar o iMovie. Presumo que seja o iMovie antigo, certo? Até do site da Apple pra baixar tem.

http://www.apple.com/downloads/macosx/a ... ie711.html

Se for o novo, é só instalar o pacote adicional. Nada a ver com o Leopard essa dificuldade sua.

cara o link q vc deu eh so pra uma update nao eh pro programa, eu comprei meu macbook fevereiro do ano passado dai vei o cd de intalaçao dele ja com todos os programas, nao sei qual eh a versao do imovie, so sei q eu instalei o leopard e depois pegay esse cd q veio com o macbook e fui instalar mas ai na hora de instalar diz q nao da pra instalar =(

Passei o link errado. Mas mesmo assim é possível instalar direto do seu DVD anterior sim.

Tenta aqui: http://www.apple.com/support/downloads/imovieHD6.html

Diz que é necessário ter o iLife 08 instalado, mas quem sabe não funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quê você desliga?

3 motivos:

1 - Para economizar energia

2 - iMac não é servidor, por isso não foi feito para trabalhar 24/7/12 numa boa

3 - Para não pegar poeira no mesmo. Uso aquela capa que veio com o mesmo para cobri-lo, sendo que se eu deixasse ele ligado ele superaqueceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...