Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air (Haswell) x MacBook Pro 2012 (não retina) "turbinado"


viturc

Posts Recomendados

Olá Pessoal.

 

Em breve estou indo aos EUA em férias e para substituir meu velho Macbook Pro 2010 13", vendido recentemente, irei comprar um novo laptop Mac, agora resta saber qual modelo...

 

Em relação ao MacBook Air, a portabilidade e várias horas de bateria não são fatores importantes para mim, porém a impossibilidade da troca de hardware e baixo clock do processador são pontos bem fracos ao meu ver. Por fim, os últimos fatores relevantes nos modelos mais recentes de MacBook Air são as novas placas de Video Intel HD5000 e melhor resolução do display.

 

Falando do Macbook Pro (não retina), no caso de um Upgrade,  já tenho 8Gb de memória Ram DDR3 e Disco SSD Sata III de 128Gb, portanto, será sem custo pra mim. 

 

Preço: como conheço bem o local e as lojas, consigo qualquer um dos modelos por 1050US$, sem a necessidade de pagar frete ou impostos.

 

A maior dúvida é em relação aos gráficos. Será que a diferença entre placas de vídeo intel vale a menor performance do processador e menor quantidade de memória Ram?

 

Resumindo, qual das duas configurações seria a melhor escolha?

 

Macbook Air 2013 4Gb Ram, 1,3Ghz e Disco SSD 128GB c/ Intel HD5000

 

ou

 

Macbook Pro (não retina) 8Gb Ram, 2,5Ghz e Disco SSD 128GB c/ Intel HD4000

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso um macbook pro igual a esse da segunda opção, exceto pelo SSD que uso de 256gb e a RAM que uso 16gb.

 

Nunca usei um macbook air, mas acredito que o macbook pro é a melhor opção, pelo processador melhor. O vídeo HD4000 é aceitável, dá até pra trabalhar com elementos gráficos, como jogos e programas como CAD ou Modelagem 3D.

 

Se você não liga para mobilidade e tem como ponto fraco a não possibilidade de fazer upgrades, então a segunda opção é a melhor.

 

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso um macbook pro igual a esse da segunda opção, exceto pelo SSD que uso de 256gb e a RAM que uso 16gb.

 

Nunca usei um macbook air, mas acredito que o macbook pro é a melhor opção, pelo processador melhor. O vídeo HD4000 é aceitável, dá até pra trabalhar com elementos gráficos, como jogos e programas como CAD ou Modelagem 3D.

 

Se você não liga para mobilidade e tem como ponto fraco a não possibilidade de fazer upgrades, então a segunda opção é a melhor.

 

Falow

 

Eu estou partindo pra essa idéia também, a única coisa que pode ser levada em consideração entre os dois modelos é a Placa de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa HD 5000 não funciona muito bem por muito tempo, não sei pq você quer a placa de vídeo. Mas se for para jogos, mais de 15 minutos o processador fica muito quente, diminui muito o clock da placa de vídeo e também do própio processador.

Agora comprar o MBP não retina eu acho cilada bino, HD 4000 é bastante fraca se quiser os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na MINHA opiniao, eu iria em um MBPr 2013, com i5, 8GB, 256SSD, já configurado de fábrica. Apesar de também não poder substituir os componentes, não acho que vc vá precisar de muito mais que isso... rs

 

Pra comprar um não-retina, eu pegaria um usado.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa HD 5000 não funciona muito bem por muito tempo, não sei pq você quer a placa de vídeo. Mas se for para jogos, mais de 15 minutos o processador fica muito quente, diminui muito o clock da placa de vídeo e também do própio processador.

Agora comprar o MBP não retina eu acho cilada bino, HD 4000 é bastante fraca se quiser os jogos.

 

Felipe,

O objetivo principal não é para jogos, visto que tenho outro note com Windows e placa dedicada, porém devo jogar de vez em quando, mas jogos não muito exigentes, tipo LoL, HoN e Dota2. O Objetivo principal seria para uso pessoal, musicas, videos, web e office, edição de fotos e vídeo esporadicamente e estudo em ferramentas de Desenvolvimento de Software e Webdesign. 

 

 

Cara, na MINHA opiniao, eu iria em um MBPr 2013, com i5, 8GB, 256SSD, já configurado de fábrica. Apesar de também não poder substituir os componentes, não acho que vc vá precisar de muito mais que isso... rs

 

Pra comprar um não-retina, eu pegaria um usado.

 

Abs!

 

Concordo plenamente com você, o problema é que não estou a fim de pagar mais US$450 por isso rsrs

Editado por viturc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O objetivo principal não é para jogos, visto que tenho outro note com Windows e placa dedicada, porém devo jogar de vez em quando, mas jogos não muito exigentes, tipo LoL, HoN e Dota2. O Objetivo principal seria para uso pessoal, musicas, videos, web e office, edição de fotos e vídeo esporadicamente e estudo em ferramentas de Desenvolvimento de Software e Webdesign. 

 

Tenho um macbook air com intel HD 4000, Se você não vai usar para jogos nem edição pesada, ele tira jogos mais leves ou antigos e edições exporádicas de letra.

 

Eu jogo League of Legends com graficos no médio e consigo 40~50 FPS. Também dá pra jogar Bioshock, Fallout, Starcraft e Diablo, todos com graficos no médio.

 

Dá pra editar vídeos em 720p no Final Cut sem engasgar, ou trabalhar com programas gráficos como Archicad e Blender e Photoshop tranquilamente. Eu até rodei Battlefield 3, gráficos no mínimo, 25 FPS!!!

 

Considerando que suas opções são um MB Pro com intel HD 4000 ou um Air com HD 5000, qualquer opção vai suprir tranquilamente suas nessecidades. Se consegue os dois pelo mesmo preço, pegue o mais novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas máquinas te atenderão. Se tu tem a RAM e o SSD guardados ai compre o Pro mesmo. Ou melhor, venda essa RAM e esse SSD e compre um Retina de 13.3", modelo de 1500 dolares, ai sim tu ta bonito :D

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Tenho um macbook air com intel HD 4000, Se você não vai usar para jogos nem edição pesada, ele tira jogos mais leves ou antigos e edições exporádicas de letra.

 

Eu jogo League of Legends com graficos no médio e consigo 40~50 FPS. Também dá pra jogar Bioshock, Fallout, Starcraft e Diablo, todos com graficos no médio.

 

Dá pra editar vídeos em 720p no Final Cut sem engasgar, ou trabalhar com programas gráficos como Archicad e Blender e Photoshop tranquilamente. Eu até rodei Battlefield 3, gráficos no mínimo, 25 FPS!!!

 

Considerando que suas opções são um MB Pro com intel HD 4000 ou um Air com HD 5000, qualquer opção vai suprir tranquilamente suas nessecidades. Se consegue os dois pelo mesmo preço, pegue o mais novo...

 

 

Rod,

Fiquei muito animado com sua resposta. 

Estou tendendo mais pra esse modelo mesmo, o MacBook Air 13" 4Gb Ram e 128Gb de disco, ainda mais depois que vi a promoção desse modelo por US$996, Só espero que continue até eu chegar lá, ou um amigo comprar pra mim. Infelizmente não consigo comprar com meu cartão brasileiro internacional. 

 

O tamanho do disco de fato não faz diferença pra mim, usei por quase 10 meses este mesmo HD SSD no Macbook pro 2010 que tinha e mesmo com BootCamp nunca precisei de mais espaço, todo tipo de mídia pesada e instaladores eu guardo no HD Externo.

 

Depois de passar um bom tempo fora e continuar indo e vindo, passei a dar mais valor ao dinheiro, estabelecer limites e não comprar mais do que preciso.

Claro que a gente vê o preço muito abaixo do que cobrado no Brasil e fica louco querendo comprar tudo, mas estando lá vc percebe que o seu dinheiro tem outro valor e que 1000R$ é praticamente um iPad de diferença.

Editado por viturc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4gb dá e sobra, boa sorte com seu novo brinquedo  B)

Sobra não. O próprio sistema se encarrega disso, soma mais uns app's abertos e ja era.

Atualmente, a maioria recomenda 8 GB para cima, que dependendo do uso é desnecessário(exemplo: 16 GB para navegar no Safari).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, gostaria de agradecer a todos pelos comentários, estou usando o MacBook Air há quase 2 semanas e gostaria de deixar minha opinião.

 

Pra minha necessidade está perfeito, tudo roda liso, mas é claro que eu não exijo muito dele, o trabalho mais pesado, como disse no post inicial, são edições leves de fotos e jogo, que roda perfeitamente com os gráficos no máximo, só me preocupa o fato da ventoinha do cooler disparar quando abro o jogo, mas somente neste momento, então passei a jogar com todos os outros programas fechados.

 

Quando faço alguns ajustes em fotos pelo iPhoto ele também da algumas leves engasgadas, mas nada que atrapalhe ou incomode, acho que dificilmente um macbook 13" com tela retina passaria totalmente livre por este teste. 

 

Inicialmente este não era um fato importante pra mim, mas a bateria dura literalmente um dia inteiro, as vezes chego a usá-lo de forma leve por 2 dias longe da tomada e o que mais tenho feito é abrir inúmeras abas no Google Chrome, algumas rodando videos por streaming, além de estar com vários outros apps abertos, como mail, skype, itunes, etc, mesmo assim ele continua liso, aquecendo um pouco, mas a ventoinha não chega a ficar mais forte como quando estou jogando. 

 

Considerando o preço final que paguei, US$996, acho que foi uma ótima compra, estou super satisfeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só me preocupa o fato da ventoinha do cooler disparar quando abro o jogo, mas somente neste momento, então passei a jogar com todos os outros programas fechados.

Tenho o MacBook Pro 15" mais recente e acessei o fórum justamente para pesquisar sobre as ventoinhas dispararem ao jogar Grid via Boot Camp. Pelo o que percebi é algo normal e deve funcionar até esfriar em uma certa temperatura, pois reiniciei no Mac e as ventoinhas continuaram trabalhando por mais algum tempo sendo que foram lentamente reduzindo a aceleração até voltarem ao modo silencioso. Após a reinicializarão em cerca de 1 a 2 minutos tudo se normalizou para o tradicional silêncio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...