Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu drama com um TCC sobre MacManíacos


Simetra

Posts Recomendados

Boa Tarde.

 A dois anos atrás eu tive a "brilhante" idéia de fazer meu TCC na área de Antropologia sobre o comportamento de consumo dos MacManíacos. Achei que ia ser fácil. Ah! que engano.

 

 Me digam, cade bibliografia sobre isso em português? Me enrolei sem inglês! Cade bibliografia sobre a Apple no Brasil? Poxa, não é possível que só eu pensei nisso! E por fim, cade os MacManíacos para responderem meu mini questionário? Eu não os acho no FaceBook (minha metodologia de pesquisa é netnográfica).

 

 Bem, se alguém souber estas respostas salva meu TCC… rs 

 Se alguém se dispor a ajudar com o questionário, segue meu Face.

 Valeu!

 

https://www.facebook.com/CinthiaSimetra

 

ps.: É sério, porque é tão dificil encontrar artigos, reportagens e etc. sobre a Apple aqui no Brasil?

Perguntas_reformuladas.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, tu já fez isso quinhentas vezes: conversar com um orientador. 

 

Ficar dois anos numa tecla sem referencial teórico.. não conheço nenhum orientador que permita isso, então converse com um urgente.. até porque.. não sei quantos anos tu tá e tu vais continuar estudando.

 

Algumas coisas importantes:

- se tivesse conversado com um orientador de tcc.. ele teria de dito para se focar em algo e não deixar nessa amplitude de possibilidades. Vou explicar isso.

 

Veja, primeiro tem o conceito de macmaníaco.

Não existe literatura disso (que eu saiba), mas na internet existe muita coisa. Felizmente, tu não poderá te basear apenas na internet.. tem que ter literatura referencial.

 

A partir disso é necessário conceituar o que é um macmaníaco.

Aqui no fórum, muitos usam macs e usam outras máquinas e não apenas macs.. logo.. o que é um macmaníaco na suposta definição do conceito usado no teu tcc??

E como tu chegaste (ou chegarás) na suposta definição visto que não existe literatura mencionando esse conceito?

 

Por que tem amplitude de possibilidades? 

Simples. Por que são vários tipos e modelos de macs e vários perfis de consumo.

 

Qual será o modelo que tu focará? Todos? 

Não. Tu precisas te focar em algum modelo pra limitar a pesquisa.

 

E aí seria: o comportamento de consumo de MacBooks PRO (por exemplo) dos MacManíacos.

 

Tá tudo muito ilimitado nessa tua ideia, vai limitando, te focando e procura um orientador relacionado a TI ou SI ou até engenharia de computação pra te ajudar a definir limites e conceitos com literatura.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, tu já fez isso quinhentas vezes: conversar com um orientador. 

 

Ficar dois anos numa tecla sem referencial teórico.. não conheço nenhum orientador que permita isso, então converse com um urgente.. até porque.. não sei quantos anos tu tá e tu vais continuar estudando.

 

Algumas coisas importantes:

- se tivesse conversado com um orientador de tcc.. ele teria de dito para se focar em algo e não deixar nessa amplitude de possibilidades. Vou explicar isso.

 

Veja, primeiro tem o conceito de macmaníaco.

Não existe literatura disso (que eu saiba), mas na internet existe muita coisa. Felizmente, tu não poderá te basear apenas na internet.. tem que ter literatura referencial.

 

A partir disso é necessário conceituar o que é um macmaníaco.

Aqui no fórum, muitos usam macs e usam outras máquinas e não apenas macs.. logo.. o que é um macmaníaco na suposta definição do conceito usado no teu tcc??

E como tu chegaste (ou chegarás) na suposta definição visto que não existe literatura mencionando esse conceito?

 

Por que tem amplitude de possibilidades? 

Simples. Por que são vários tipos e modelos de macs e vários perfis de consumo.

 

Qual será o modelo que tu focará? Todos? 

Não. Tu precisas te focar em algum modelo pra limitar a pesquisa.

 

E aí seria: o comportamento de consumo de MacBooks PRO (por exemplo) dos MacManíacos.

 

Tá tudo muito ilimitado nessa tua ideia, vai limitando, te focando e procura um orientador relacionado a TI ou SI ou até engenharia de computação pra te ajudar a definir limites e conceitos com literatura.

iFernanda, acho que tu não entendeu… ou eu não explique bem… Base antropológica eu tenho. Isso não é problema, definição do MacManíacos já está traçada (feita por algumas entrevistas), orientador presente e titulado, também possuo. O que não se acha são artigos sobre a Apple e sobre seus usuários. Expliquei melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem inglês vai ser complicado. Não li, mas acredito que os livros Cult of Mac e Cult of iPod possa se encaixar no que você procura. Não sei se existe tradução. Quanto ao seu levantamento, uma sugestão é criar uma planilha/questionário no Google Docs aberto e divulgar. Acho que fica mais fácil que um arquivo do Word e contato via facebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem inglês vai ser complicado. Não li, mas acredito que os livros Cult of Mac e Cult of iPod possa se encaixar no que você procura. Não sei se existe tradução. Quanto ao seu levantamento, uma sugestão é criar uma planilha/questionário no Google Docs aberto e divulgar. Acho que fica mais fácil que um arquivo do Word e contato via facebook.

Boa dica quanto aos livros, os comentários sobre eles ajudam bastante.

 Quanto ao arquivo, não dá. Metodologia de pesquisa escolhida no inicio da pesquisa, não dá para mudar! (sei que soa caxias demais, mas é o certo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sugestão

 

Triste, mas real.

A ideia é ótima, mas para um Doutorado, para uma monografia, nem adianta inventar tanto

O que você pode fazer é um trabalho sobre o consumismo em si, falar de globalização e como isso afeta no consumismo e etc. Pq isso existe uma vasta bibliografia. Ou sobre essa cultura da informação daí você traçar usuários de outros sistemas operacionais, principalmente Windows. Acredito eu que seja um pouco mais fácil encontrar artigos sobre  Microsoft e usuários do Windows, ou de Linux principalmente em português.

Simplesmente o consumo dos Macmaníacos seria um dificuldade imensa mesmo. Para doutorado aí sim, afinal essa é a finalidade do Doutorado, fazer algo novo.

 

Eu tenho um artigo sobre o uso de tablets (iPad) na elaboração de cartas de declividade. Pode até te ajudar, mas não muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...