Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Limpa OS X Mavericks


Beton

Posts Recomendados

Esta dica do macmagazine para o Mavericks para criar o pen drive bootavel também funciona com o Mountain Lion? Eu preciso retirar o instalador .app do .dmg antes?

 

Ops, faltou a dica

 

Para aqueles que obterem o OS X Mavericks através da Mac App Store, é possível fazer um disco de instalação do sistema em qualquer HDD externo ou pendrive com capacidade superior a 8GB. Através do modelo de licenciamento da Apple, esta técnica pode ser usada tranquilamente para você atualizar qualquer Mac na sua casa com uma única compra.

Após adquirir o Mavericks na loja, verifique se o binário de instalação encontra-se dentro do seu diretório /Aplicativos/ e siga os passos abaixo:

  1. Conecte o volume externo de armazenamento que deseja usar como disco de instalação no seu Mac;
  2. Abra o Utilitário de Disco e formate-o sem título (Untitled) no formato Mac OS Expandido (Registro Cronológico);
  3. Quando a formatação estiver concluída, abra uma janela do Terminal e digite o comando abaixo (será necessário autenticar-se com senha).

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app --nointeraction

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tem um post no site do Macmagzine de como fazer a instalação limpa com o mavericks, 

siga passo a passo desta materia e não irá se arrepender foi o que eu fiz depois de tanto erro que deu quando usei o tutorial do g1 big bosta!!! mas o que Maddo falou tá certo, ele só não fez o passo a passo desde a formatação do pendrive é o que vc vai ver aqui. do começo ao fim.

 

http://macmagazine.com.br/2013/10/22/dicas-e-opcoes-para-fazer-uma-instalacao-limpa-do-os-x-no-seu-mac/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma simples de verdade seria você acessar o Utilitário de Disco, apagar o Sistema Operacional atual e instalar o Mavericks de forma limpa. Não tem erro. Aí, você não precisaria ter esse trabalho com pendrive e tal. Se fosse o caso de instalar o Mavericks em outros Macs que não sejam seus, aí tudo bem. Faça esse procedimento. Mas como é o seu próprio Mac, não precisa desse rolo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei por algo semelhante! Na hora da instalação limpa e com o HD já formatado, só me aparecia a opção de reinstalar o Mountain Lion! Lembrei que tinha um dmg do ML, fiz o pen "bootável", instalei novamente e atualizei via rede para o Mavericks! Não consegui fazer limpa como queria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que a maneira mais simples de fazer uma instalação limpa é criando uma unidade bootavel (DVD, pendrive, SD Card) usando o Lion Disk Maker. É possível criar unidade bootavel para o Lion, ML e o Mavericks de forma automática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que a maneira mais simples de fazer uma instalação limpa é criando uma unidade bootavel (DVD, pendrive, SD Card) usando o Lion Disk Maker. É possível criar unidade bootavel para o Lion, ML e o Mavericks de forma automática.

Concordo contigo Leandro. A minha duvida é que o Mav eu tenho o app baixado da store e posso ou usar o tutorial do maagazine ou o diskmaker pra fazer. Ja o ML eu tenho o dmg. Pelo diskmaker faz tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo Leandro. A minha duvida é que o Mav eu tenho o app baixado da store e posso ou usar o tutorial do maagazine ou o diskmaker pra fazer. Ja o ML eu tenho o dmg. Pelo diskmaker faz tranquilo?

Da sim, ele consegue criar a unidade pela dmg também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que a maneira mais simples de fazer uma instalação limpa é criando uma unidade bootavel (DVD, pendrive, SD Card) usando o Lion Disk Maker. É possível criar unidade bootavel para o Lion, ML e o Mavericks de forma automática.

 

O método pelo terminal é muito simples, o problema todo se deu porque ele estava no 10.6.8. O procedimento não funcionou nele, também tentei usar o disk maker no 10.6.8, de novo não consegui criar o pendrive.

Para o Lion e Mountain Lion, prefiro usar o Utilitário de Disco para criar o drive bootável. É preciso dar mais alguns passos do que o Disk Maker, mas utilizo uma ferramenta nativa do sistema, sem precisar instalar nada adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz a instalação limpa...em nenhum dos dois (iMac e MBA) só atualizei.

Mas tô bem tendencioso a tentar no iMac e depois reinstalar o que tenho

Um ponto, tenho o Office Mac (3 licenças) quando reinstalar não estarei usando outra licença.

Tenho realizado backups via Time, e minha preocupação é quanto aos docs e fotos que tenho, meus e de minha esposa (dois usuários distintos)

Bah! olhando assim é melhor deixar como tá...

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Queria resgatar um pouco essa questão e ver a melhor forma para fazer a instalação limpa e usar a mais prática e confiável.

 

E preciso saber de vcs que fizeram a opinião de qual é delas.

 

Estou achando meio instável até criei um tópico falando do Crhome (não sei se tem haver, mas) e ontem aconteceu algo parecido com o Word Mac, quando cliquei em "salvar como" e fui escolher a pasta, travou o Word. O mesmo que tava acontecendo com o Crhome/Gmail quando escolhia anexar (clipe) uma imagem ao email. Estranho...estou testando o Opera e Fire, como alternativa ao Safari

 

Mas voltando, a ideia é deixar tudo zerado e instalar limpo o Mavericks, depois voltar somente com as fotos, docs e aplicativos que realmente uso. Tem uns que baixei free, mas nunca usei...Faço o backup pelo Time Machine

 

Tenho que lembrar que tenho dois usuários no iMac e tenho que cuidar das fatos e etc dos dois

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Queria resgatar um pouco essa questão e ver a melhor forma para fazer a instalação limpa e usar a mais prática e confiável.

E preciso saber de vcs que fizeram a opinião de qual é delas.

Estou achando meio instável até criei um tópico falando do Crhome (não sei se tem haver, mas) e ontem aconteceu algo parecido com o Word Mac, quando cliquei em "salvar como" e fui escolher a pasta, travou o Word. O mesmo que tava acontecendo com o Crhome/Gmail quando escolhia anexar (clipe) uma imagem ao email. Estranho...estou testando o Opera e Fire, como alternativa ao Safari

Mas voltando, a ideia é deixar tudo zerado e instalar limpo o Mavericks, depois voltar somente com as fotos, docs e aplicativos que realmente uso. Tem uns que baixei free, mas nunca usei...Faço o backup pelo Time Machine

Tenho que lembrar que tenho dois usuários no iMac e tenho que cuidar das fatos e etc dos dois

[]'s

Olha talvez o mais crítico pra você seja o backup, se você usa o Time Machine der ser bem mais prático (eu particularmente ainda não uso).

Ontem instalei o Mavericks no meu MBP, e o processo é bem prático e fácil, seguindo as dicas que o pessoal postou ou aquele post do próprio MacMagazine não tem erro.

Primeiro eu fui na Apple Store e baixei o Mavericks. Feito isso usei o Disk Mananger para criar o pendrive de boot, reiniciei o Mac com o Option pressionado.

Entrei primeiro na tela do utilitário de disco, apaguei a partição e criei outra.

Retornei à tela de instalação e segui os passos para instalar o sistema. Tudo demorou uma hora e meia eu acho, mas eu já tinha instalado por cima atualizado durante a madrugada, só depois fui ver que não tinha excluído a partição.

O mais demorado, no meu caso, foi fazer o backup de tudo manualmente, porque meu HD estava em NTFS com um backup do meu desktop. Tive que copiar tudo pro Mac, formatar o HD e voltar pro HD de novo.

E vou dizer uma coisa, ficou bem mais rápido, eu já tinha atualizado do Lion pro Mountain Lion quando comprei, mas acho que agora ficou mais rápido que antes.

Agradeço ao pessoal do MacMagazine pelo post e ao pessoal que auxiliou neste tópico com as dicas. Todas foram muito bem-vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha talvez o mais crítico pra você seja o backup, se você usa o Time Machine der ser bem mais prático (eu particularmente ainda não uso).

Ontem instalei o Mavericks no meu MBP, e o processo é bem prático e fácil, seguindo as dicas que o pessoal postou ou aquele post do próprio MacMagazine não tem erro.

Primeiro eu fui na Apple Store e baixei o Mavericks. Feito isso usei o Disk Mananger para criar o pendrive de boot, reiniciei o Mac com o Option pressionado.

Entrei primeiro na tela do utilitário de disco, apaguei a partição e criei outra.

Retornei à tela de instalação e segui os passos para instalar o sistema. Tudo demorou uma hora e meia eu acho, mas eu já tinha instalado por cima atualizado durante a madrugada, só depois fui ver que não tinha excluído a partição.

O mais demorado, no meu caso, foi fazer o backup de tudo manualmente, porque meu HD estava em NTFS com um backup do meu desktop. Tive que copiar tudo pro Mac, formatar o HD e voltar pro HD de novo.

E vou dizer uma coisa, ficou bem mais rápido, eu já tinha atualizado do Lion pro Mountain Lion quando comprei, mas acho que agora ficou mais rápido que antes.

Agradeço ao pessoal do MacMagazine pelo post e ao pessoal que auxiliou neste tópico com as dicas. Todas foram muito bem-vindas.

 

Vlw

Vou ver se consigo no final de semana

Mais importante são as fotos e docs

Tenho fotos em pastas na Mesa, que na verdade nem usei o iPhoto. São fotos que vou olhar, ver algumas e salvar num HD externo

No iPhoto estou deixando somente as que baixo da cam ou iphone

Tb tenho docs, que não estão na pasta "documentos" , espalhados na mesa

Agora é uma boa hora de salvar nos devidos lugares

E, pelo que entendi, tendo dois usuários vai salvar tudo dos dois

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw

Vou ver se consigo no final de semana

Mais importante são as fotos e docs

Tenho fotos em pastas na Mesa, que na verdade nem usei o iPhoto. São fotos que vou olhar, ver algumas e salvar num HD externo

No iPhoto estou deixando somente as que baixo da cam ou iphone

Tb tenho docs, que não estão na pasta "documentos" , espalhados na mesa

Agora é uma boa hora de salvar nos devidos lugares

E, pelo que entendi, tendo dois usuários vai salvar tudo dos dois

 

[]'s

 

Sobre os dois usuários não sei informar, no Windows cada usuário tem uma Área de trabalho separada, então tem que salvar os dois. No Mac OS realmente não sei dizer.

Também vou fazer uma boa reorganização dos meus arquivos. Com o sistema limpo, nada melhor que uma bela faxina.

Precisando de ajuda no processo, é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Acidentalmente comecei a baixar o Mavericks pela MAS, porém quero cancelar esse download, já que está ocupando HD, como faço?

 

 

Na seção compras da mac app store, onde está sendo feito o download, segura a tecla option que a opção de cancelar vai aparecer. 

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Maddo,

 

Ainda não fiz nenhum bakcup manual, tá tudo via TM

Pelo que to vendo vou ter que ir para uma instalação limpa e isso que eu pensava que migrando para o mac não ia mais formatar..

Pelo que li o caminho é usar a pendrive..correto?

Podes ver qual a melhor (e correta e mais fácil) para fazer a instalação limpa?

 

Mas antes com certeza vou salvar as fotos, docs e outra coisa que me lembrei, como salvar os apps que baixei do stacksocial (acho que dá para baixar de novo na boa)

 

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...