Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre a resolução da tela dos novos rMBP


Francis Morelli

Posts Recomendados

Boa noite galera!

Minha amiga vai para os EUA na próxima semana e estou pensando em comprar o novo rMBP. Atualmente tenho um MBP 2011. Minha grande motivação pela troca é a tela retina, já que tive uma grande surpresa nesse sentindo quando troquei meu iPhone 3GS por um iPhone 4.

 

Não entendo muito sobre resolução e tal, mas acredito que quanto maior a resolução, mais coisas cabem na tela. E isso é algo que me incomoda no meu atual MBP: a quantidade de conteúdo exposto. Por exemplo: queria usar o Dock na lateral esquerda, mas quando abria o Facebook no Safari, a janela lateral com atualizações e chat sumia... o chat ficava minimizado no canto inferior direito... e isso me incomodava, pq pra usar o chat fixo na lateral, tinha de usar o Dock no canto inferior, diminuindo o conteudo exposto na vertical... no MBP 15" do meu amigo isso não ocorre.. a mesma pagina aberta em ambos, o meu tem menos conteudo exposto na vertical... porem acredito que isso ocorra por causa da resolucao, e nao pelo tamanho fisico da tela...

 

Diante disso, pensei que a nova tela retina e a resolucao dos rMPB resolveriam tais problemas.. teria mais conteudo exposto tanto na vertical, como na horizontal.. ou seja, precisaria usar menos a barra de rolagem (ou conseguiria ter o chat do FB na lateral e o Dock na lateral tb)...

 

Mas lendo um review no The Verge, fiquei confuso quanto ao que eu tinha em mente. Segue o trecho o qual me gerou confusão:

 

"In exchange for the slight extra weight over the Air, the 13-inch Pro offers a gorgeous, 13.3-inch, 2560 x 1600 display. It's no longer the only beautiful display on the market — the Toshiba Kirabook, the Acer Aspire S7, the Samsung Ativ Book 9 Plus, and a handful of other notebooks offer equally stunning screens — but it's absolutely gorgeous. It's essentially taking a 1280 x 800 display and displaying four pixels in each spot, and the result is clear text, crisp lines and details, and a screen you really don't want to take your eyes off.

The problem is simple real estate — 1280 x 800 isn't that much screen space. I can see more on my 13-inch, 1440 x 900 Air than on the 13-inch Pro (though everything on the Pro is far nicer to look at). You can set the resolution to a maximum of 1680 x 1050, but it makes text squint-inducingly tiny, and since the display can't pack an even number of pixels into that resolution things look a little blurrier as well. And there are plenty of icons, websites, and apps that still haven't been updated for this new high-res world, and the things that haven't been optimized look pretty terrible. But be all that as it may, I'd trade the Air's screen for the Pro's without a moment's hestitation."

 

O que esse trecho quer dizer? A resolução eh de 2560x1600 ou 1280x800? O que a frase "1280 x 800 isn't that mach screen space" quer dizer? A exposicao de quantidade de conteudo tem a ver com a resolucao ou tamanho fisico da tela?

 

Gostaria de entender melhor isso para eu poder decidir se compro ou não.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que a quantidade de pixels da tela é 2560x1600, mas pro usuário em sí vai ser como se fosse 1280x800. Ou seja, não vai dar pra colocar mais coisas na tela. Basicamente a mesma coisa que acontece no iPhone, quadruplicaram os pixels apenas.

Obrigado pela resposta Rodrigo.

 

Bom, depois de passar algumas horas lendo reviews sobre a tela retina, vi que é possível usar o rMBP na resolução redimensionada que se parece com a 1440x900 (do MBA). Dessa forma, meu "problema" seria resolvido, já que teria mais espaço/conteudo exposto. Porém, a Apple adverte em seu site: "Resoluções redimensionadas não oferecem a mesma qualidade visual. Também podem afetar o desempenho de gráficos, dependendo de qual aplicativos que você está usando."

 

Para aqueles que usam seus rMBP nessa resolução, gostaria de ouvir a opinião de vocês quanto a qualidade, usabilidade, nitidez e tudo mais, quanto a experiencia com essa resolução.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu uso aqui todos os tipos, agora to usando o normal (ideal para retina). Quando preciso mexer em bastante coisa, eu altero pra 2048, tenho uma área BEM maior e consigo trabalhar com muito mais eficiência, as vezes até arrisco no 2560 mas são casos extremos rs.

 

Qualidade não piorou e o desempenho ficou o mesmo (pelo menos eu acho), no máximo deve ficar pouquíssima coisa mais devagar que dependendo do uso, nem chega a perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o que eu temia, quer dizer então que o workspace é maior no Air 13 no que no Pro retina 13?

Mas ainda assim o autor da review falou que trocaria a tela do Air pela do Pro sem hesitar...

 

To pensando em comprar um Air ou um rMPB e já tava quase optando pelo retina por achar que ia ter mais espaço na tela... agora fiquei com a pulga atrás da orelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resolução nativa do MacBook de 13 polegadas é de 2560 x 1600 e dentro disso existe as resoluções em escala, ou seja, tu pode trabalhar com quatro tipos de resolução que dão as aparências dos seguintes tamanhos: 1680 x 1050, 1440 x 900, 1280 x 800 (Ideal para Retina) e 1024 x 640. É possível obter resoluções mais altas utilizando aplicativos de terceiros, mas eu não testei nenhum. Sendo assim, tu pode escolher qual se adapta melhor as tuas necessidades, eu, por exemplo, uso a resolução de 1440 x 900 e mesmo a Apple falando que isso pode afetar o desempenho, não consegui notar nenhuma diferença. Espero ter te ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resolução nativa do de 13.3" é de 1440x900, conforme print:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_20.

 

Colocando a resolução em 1680x1050 (o que acho mais ideal para leitura, pois em x1600 fica muito pequeno) e mantendo as proporções da janela do Safari (exemplo), fica assim:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_27.

 

 

E agora redimensionando o Safari para maior área de leitura:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_37.

 

 

Espero que tenha gostado.

 

App usado para redimensionar a tela: QuickRes https://itunes.apple.com/br/app/quickres-free/id591552739?ls=1&mt=12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu uso aqui todos os tipos, agora to usando o normal (ideal para retina). Quando preciso mexer em bastante coisa, eu altero pra 2048, tenho uma área BEM maior e consigo trabalhar com muito mais eficiência, as vezes até arrisco no 2560 mas são casos extremos rs.

 

Qualidade não piorou e o desempenho ficou o mesmo (pelo menos eu acho), no máximo deve ficar pouquíssima coisa mais devagar que dependendo do uso, nem chega a perceber.

 

Obrigado pelo relato Danilo! Abs

 

Eu uso o QuickRes e meu retina fica com x1050px. Acho ótimo hehehe.

 

Bernaction, vc tem o rMBP de 13? usa nessa resolucao permanentemente? Sem notar qualquer dificuldade ou perda de qualidade em relacao a idela para retina? Obrigado!

 

Era o que eu temia, quer dizer então que o workspace é maior no Air 13 no que no Pro retina 13?

Mas ainda assim o autor da review falou que trocaria a tela do Air pela do Pro sem hesitar...

 

To pensando em comprar um Air ou um rMPB e já tava quase optando pelo retina por achar que ia ter mais espaço na tela... agora fiquei com a pulga atrás da orelha.

 

Então rafspisla, me deparei com a mesma situação. Mas pelo que tenho lido e os amigos aqui relatando, dá pra usar ele na mesma resolução que o Macbook Air (1440x900).. Ai ganhariamos mais espaço para trabalho.. O ponto negativo disso, é que não estarimos tirando o maior desempenho da tela retina (4 pixels físicos para 1 pixel lógico)... mas como nossos amigos estao aqui relatando, nao notaram perdas significantes na qualidade...

 

A resolução nativa do MacBook de 13 polegadas é de 2560 x 1600 e dentro disso existe as resoluções em escala, ou seja, tu pode trabalhar com quatro tipos de resolução que dão as aparências dos seguintes tamanhos: 1680 x 1050, 1440 x 900, 1280 x 800 (Ideal para Retina) e 1024 x 640. É possível obter resoluções mais altas utilizando aplicativos de terceiros, mas eu não testei nenhum. Sendo assim, tu pode escolher qual se adapta melhor as tuas necessidades, eu, por exemplo, uso a resolução de 1440 x 900 e mesmo a Apple falando que isso pode afetar o desempenho, não consegui notar nenhuma diferença. Espero ter te ajudado.

 

Guilermeoliv, vc tem o rMBP de 13? usa nessa resolucao 1440x900 permanentemente? Sem notar qualquer dificuldade ou perda de qualidade em relacao a idela para retina? Obrigado!

 

A resolução nativa do de 13.3" é de 1440x900, conforme print:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_20.

 

Colocando a resolução em 1680x1050 (o que acho mais ideal para leitura, pois em x1600 fica muito pequeno) e mantendo as proporções da janela do Safari (exemplo), fica assim:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_27.

 

 

E agora redimensionando o Safari para maior área de leitura:

 

Captura_de_Tela_2013_11_02_a_s_06_54_37.

 

 

Espero que tenha gostado.

 

App usado para redimensionar a tela: QuickRes https://itunes.apple.com/br/app/quickres-free/id591552739?ls=1&mt=12

 

Bernaction, vou te mandar uma MP com meu email pra vc me mandar esses msm prints... aqui eles nao estao aparecendo.. acho q isso vai me ajudar muito.. espero que possa me responder... mas uma coisa soh.. a resolucao nativa nao seria a 1280x800? Abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu uso na resolução de 1440 x 900 permanentemente, por ser um meio termo entre as resoluções e me dar o espaço que eu preciso. Não noto nenhuma diferença no desempenho, que continua excelente, pode ficar tranquilo. Ahh, e a resolução que vem configurada quando tu inicia o MacBook de 13 polegadas não é de 1440 x 900, como dito aí em cima, e sim de 1280 x 800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu uso na resolução de 1440 x 900 permanentemente, por ser um meio termo entre as resoluções e me dar o espaço que eu preciso. Não noto nenhuma diferença no desempenho, que continua excelente, pode ficar tranquilo. Ahh, e a resolução que vem configurada quando tu inicia o MacBook de 13 polegadas não é de 1440 x 900, como dito aí em cima, e sim de 1280 x 800

Boa Guilhermeoliv. Obrigado pela resposta, muito útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas imagens não apareceram mesmo.

Tentem nesta galeria: http://postimg.org/gallery/7ey9pzeo/

Bernaction, muito obrigado pelas imagens! Acredito que tenham esclarecido minha dúvida!

 

Mas bem que a Apple podia ter colocado a mesma resolução do Air neh?

 

Mais uma vez, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez aos x1050 nunca mais volta pro x900.

 

Sério :D

Bernaction, vc mencionou o soft "QuickRes". Mas ele não é necessário para usar na resolução x1050 né? Pelo que li, essa resolução é redimensionada pelo próprio Mac OS X. Correto?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernaction, vc mencionou o soft "QuickRes". Mas ele não é necessário para usar na resolução x1050 né? Pelo que li, essa resolução é redimensionada pelo próprio Mac OS X. Correto?

Abraços.

 

Eu acho bem prático e não consegui esse tamanho pelo ajustes do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...