Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Augusto Rocha

Membros
  • Total de itens

    5
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Positivar
    Augusto Rocha recebeu reputação de Stow em Certificado digital   
    Prezado, tive este mesmo problema e consegui solucionar de duas maneiras.
    Só pra ficar claro para os futuros leitores, aqui o problema não está no certificado, mas nas configurações do PJeOffice ou do Java.
    Ao iniciar o PJeOffice, ele trava e retorna a seguinte mensagem: "Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna:null."
    No Log consta: "Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null"
     
    No meu Mac (Monterey 12.0.1 (21A559) Processador Intel) de duas maneiras diferentes:
    * Primeira maneira:
    1 - Criei um novo usuário do computador no menu Preferências de Sistema > Usuários e Grupos. Pode ser tanto um novo usuário administrador quanto um usuário comum.
    2 - Abri o PJeOffice, que não apresentou nenhum erro.
    3 - Cliquei no ícone do PJeOffice, depois na opção Sistema, e cliquei 5 vezes no número da versão para ativar o modo desenvolvedor.
    4 - Cliquei no ícone do PJeOffice, depois na opção Configuração de Certificado > PKSC12 > Adicionar e então selecionei meu certificado modelo A1. 
    Caso seu certificado seja modelo A3, a opção correta será Configuração de Certificado > PKSC11 > Adicionar e então encontrar a pasta /usr/local/lib e selecionar o driver “libaetpkss.dylib” ou similar
    Com isso eu percebi que o problema é algum resquício de registro que ficou gravado nas pastas do usuário, e que não existem no usuário novo.
    A partir daí, segui para uma solução em que não seja necessário criar um novo usuário, conforme explico a seguir.

    ** Segunda maneira: Neste modo não é necessário criar um novo usuário. Fiz tudo utilizando o usuário normal, que no meu caso tem perfil de administrador.
    (importante, não esvazie a lixeira nesse processo, pois se não funcionar para você, talvez seja melhor reverter).
    1 - Desinstalei Java usando o Terminal com o seguinte comando: 
    sudo rm -fr /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin
    sudo rm -fr /Library/PreferencesPanes/JavaControlPanel.prefPane
    sudo rm -fr ~/Library/Application\ 
    Support/Oracle/Java

    2 - Movi o arquivo PJeOffice.app para a lixeira e então excluí o arquivo definitivamente:
    3 - Na pasta do usuário atual, usei o atalho SHIFT+COMMAD+. (tecla ponto final) para exibir pastas e arquivos ocultos.
    4 - Na pasta oculta ".oracle_jre_usage " movi todos os arquivos para a lixeira. 5 - Na pasta "Biblioteca/Saved Application Sate/net.java.openjdk.cmd.savedState/" , movi todos os arquivos para a lixeira. 6 - Na pasta "Biblioteca/Preferences/" , movi os seguintes arquivos para a lixeira:
       br.jus.cnj.plist    com.apple.java.util.prefs.plist 7 - Desliguei e liguei o Mac, loguei no meu usuário normal. 8 - Instalei o Java mais atualizado (no momento o Java 8 update 311). 9 - Baixei o arquivo "pje-office_x64.dmg" do site do PJe, abri a imagem e copiei o PJeOffice.app para Aplicativos. 10 - Abri o PJeOffice.app normalmente, que funcionou sem erros.  11 - Instalei meu certificado modelo A1: Cliquei no ícone do PJeOffice, depois na opção Sistema, e cliquei 5 vezes no número da versão para ativar o modo desenvolvedor. Cliquei no ícone do PJeOffice, depois na opção Configuração de Certificado > PKSC12 > Adicionar e então selecionei meu certificado modelo A1. Só isso, problema resolvido aqui.
  2. Positivar
    Augusto Rocha recebeu reputação de fbmelo em Certificado digital   
    Prezados, o tutorial http://www.severianomiranda.com/pje-no-macos-high-sierra/ está bem atualizado e está funcionando pra muita gente.
    Mas eu, que não tinha visto ainda este forum, usei um outro tutorial de 2014 https://ivobrasil.wordpress.com/2014/11/07/safesigntoken-da-oab-no-mac/ , muito parecido, e deu tudo certo também.
    Tive um problema já no final, porque o PJe Office não identificava o certificado. Resolvi fazendo isto: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice#PJeOffice_no_MAC
    Ah.. um detalhe que eu estava esquecendo, não testei esaj, mas funciona no site da receita e com PJeOffice, usando versão atualizada do Firefox. 58.0.2 (64-bit)
×
×
  • Criar Novo...