Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fábio Prates Rocha

Membros
  • Total de itens

    18
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Curtir
    Fábio Prates Rocha deu reputação a BetoGaleazzo em Macbook Air M1 de entrada para programação mobile?   
    Eu tenho a mesma máquina e tenho como hobby desenvolvimento iOS nativo com o xcode, acho excelente, tudo muito fluído, mas como são apps mais simples não sei te dizer até onde essa máquina vai te atender. Vi alguns reviews recentemente de desenvolvedores testando projetos reais no Air por questões de comparação com outras máquinas melhores, como um MacBook Pro com processador M1 Pro, e aparentemente todos ficaram surpresos com o desempenho do Air.
    Acredito que vai te satisfazer tranquilamente.
  2. Curtir
    Fábio Prates Rocha deu reputação a joel.cachioli em Macbook Air M1 de entrada para programação mobile?   
    suporta até edição de vídeo 4K rs
    vai tranquilo, mano.
  3. Curtir
    Fábio Prates Rocha deu reputação a BetoGaleazzo em [INICIANTE] Dicas para iniciante em programação WEB   
    Bom dia, @Raphael Farias Miranda.
    Sou graduando em Engenharia de Software e também estou estudando web development. Essa "ordem" que você está procurando geralmente chamam de "roadmap", que é justamente um "mapa do caminho a ser seguido". É tudo muito subjetivo, porque depende do nível de conhecimento que você tem, seja nenhum, básico, intermediário etc, também depende exatamente o que você quer fazer. Nos conhecimentos que você descreveu, indica que você deseja adquirir um conhecimento "full stack", ou seja, do desenvolvedor que trabalha tanto com o front-end das aplicações, que seria a parte visual e a lógica das funções e aplicações web que o cliente irá interagir, e também com o back-end da aplicação, que seria a relação do front-end com o "lado do servidor", já que também quer aprender bancos de dados etc. É um longo caminho, e não existe uma receita de bolo pra adquirir esse conhecimento. O que eu indico é que você tenha bem em mente o que pretende fazer com esse conhecimento, que tipo de aplicações, que tipo de emprego (caso esteja buscando esse conhecimento para fins de carreira) etc.
    O que eu posso te indicar pra você ter uma base do caminho a seguir, é um roadmap, que você pode conferir em forma de visual nesse repositório do GitHub:
    https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap
    A santíssima trindade do desenvolvimento web é HTML + CSS + JavaScript. Aqui você vai conseguir gerar a página estruturalmente com o HTML, a estilização da página e aplicações dela com o CSS, e também a lógica das aplicações (caso necessário) com o JavaScript. Depois disso existem também bibliotecas e frameworks que facilitam a vida e tornam as aplicações mais fáceis de codar e debugar, e também mais eficientes. As principais são React, VueJS e Angular. Mas antes de ir se metendo nos frameworks é bom que você tenha uma base sólida da santíssima trindade que comentei ali em cima, principalmente da lógica de programação, estrutura de dados etc.
    O HTML e CSS você pode aprender no próprio YouTube, com cursos básicos, e depois ir praticando construindo suas próprias páginas, também assistindo vídeos de pessoas construindo e estilizando páginas, clonando páginas famosas do zero, e ir testando... Aqui não tem jeito, a maior parte da aquisição de conhecimento de HTML e CSS é com a mão na massa.
    Para o JavaScript eu posso te recomendar um curso que eu fiz na Udemy, com um alemão que mora em Portugal e ensina em inglês (kkkkkkk). O inglês do cara é muito bom, bem pausado, ótima pronúncia, e você também tem a opção de ativar as legendas. O link para o curso é este aqui. Ele abrange desde o básico até o avançado, vale muito a pena. Legal que nesse curso ele também desenvolve com o aluno diversos projetos de aplicação prática. O valor do curso depende, a Udemy é meio pilantrinha, então se você entrar no link e o curso estiver custando 200... 300 reais, não compre e vá verificando o valor todo dia, porque eles derrubam os preços aleatoriamente várias vezes na semana pra valores como 20, 30 reais... Eu mesmo paguei 22 reais nesse curso e aprendi coisas que provavelmente muita escola cobra mais de mil por aí.
    Teoricamente depois do HTML, CSS e JS você terá uma boa base pra construir o front-end das suas aplicações, partindo da premissa que você realmente estudou e praticou. Depois você pode partir para uma biblioteca ou framework que citei acima. Geralmente os desenvolvedores escolhem uma delas pra se especializar, uma coisa que eu não recomendo é sair devorando qualquer curso e conhecimento sobre diferentes tecnologias porque existem milhares, e se você tentar abraçar tudo não irá conseguir e não vai sair do lugar, além de provavavelmente se frustrar e desistir. Então construa uma base sólida de conhecimento com o básico mesmo, e não pule os "degraus". O que eu recomendo é que você vá assistindo vídeos de forma despretensiosa sobre diferentes tecnologias, pra saber como funcionam, para que servem, e assim você vai filtrando o que pode valer a pena e servir aos teus propósitos. Você pode dar uma olhada no roadmap que passei acima e depois ir no YouTube e asssitir a série "Dicionário do Programador" do canal Código Fonte TV. Lá eles explicam as diferentes tecnologias com uma didática muito boa.
    E aí depois você terá que escolher as tecnologias para trabalhar no back-end, se vai querer se apegar ao PHP, ou dar uma chance pro NodeJS que tá vindo forte no mercado, também entender como funcionam os bancos de dados, ver quais atendem melhor às suas necessidades etc. Aqui eu não posso te dizer muita coisa, porque eu sinceramente ainda estou na etapa de criar a base sólida do lado do front, rs. Mas o rumo é mais ou menos o mesmo: estudar bem os fundamentos, ver que tecnologias irão te atender, estudar elas do básico, ir praticando, criando projetos pessoais, por mais simples que sejam, pra você ir praticando tanto o front quanto o back-end, e depois esses projetos podem inclusive ir parar na sua conta do GitHub, pra que sirvam como portfolio do seu conhecimento. É geralmente assim que as pessoas tem conseguido empregos nessa área: criando projetos pessoais, praticando, e na hora da entrevista conseguir comprovar de que você domina determinado conhecimento.
    Uma dica que posso te passar é assistir conteúdo de outros programadores, acompanhar projetos de outras pessoas, conversar com pessoas da área pelo LinkedIn... Tem me ajudado bastante a escolher meu caminho. No começo tudo é muito difícil, você fica perdido em meio a tantas tecnologias diferentes, mas conforme você vai adquirindo conhecimento e praticando o seu próprio roadmap vai se desenvolvendo e você vai tendo mais confiança.
    Espero ter ajudado. Abrs!
  4. Positivar
    Fábio Prates Rocha deu reputação a Alan Leitão em Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?   
    Esse Macbook Pro é de 13 ou 15 polegadas? Porque se for de 13, ele usa CPU ultra low voltage (final de código "U"), da mesma forma que o Macbook Air, e não tem GPU dedicada, o que me faz pensar que a única diferença relevante seja a tela retina. Nesse cenário, uma máquina nova, lacrada é muito mais indicada, ainda mais que ambas tem a mesma quantidade de RAM e SSD e o Air 3 anos mais novo já usa uma geração de CPU mais atual, consumindo menos energia com performance melhor.
    Se o Macbook Pro for o de 15 polegadas, aí muda de figura, porque ele passa a usar uma CPU high performance (final de código "HQ"). Nesse cenário a CPU será muito mais forte e vale à pena, porém a máquina em alguns momentos (dias quentes ou tarefas muito pesadas) poderá sofrer de thermal throttling porque facilmente esse processador atingirá 100º Celsius dado que o sistema de refrigeração dele é ineficiente.
  5. Positivar
    Fábio Prates Rocha deu reputação a Alan Leitão em Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?   
    Só uma correção: o teclado borboleta é a partir de 2016. Meu Pro Retina 2015 é o mesmo teclado do 2014.
    Dependendo da mudança de geração da CPU, os ganhos de performance são sensíveis.
  6. Positivar
    Fábio Prates Rocha deu reputação a rafarmoreira em Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?   
    Olhando para o lado do processador, ambos são dual core, sendo que do Air é mais novo, o que muda nessas gerações do processador Intel é só o fator "economia de energia". 
    Pegar um Mac de 8gb de ram e SSD 128gb é querer andar no limite o tempo todo. Como são equipamentos caro, deve-se pensar a longo prazo, eu descartaria de cara os 8gb de RAM. 
    Independente da idade, optaria por um com 16gb de ram e SSD de 256gb. Se eu fosse sair hoje do meu 2012 seria para um 2014. 
    Esses Mac depois do 2015 é cheio de problemas com teclado e afins. Durante o Apple Care ok, quando acabar o período de garantia só vai restar o choro. O Air até que não sofre desse mal.
  7. Positivar
    Fábio Prates Rocha deu reputação a rafarmoreira em Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?   
    Me atende bem, não tenho nada do que reclamar. Utilizo um monitor FHD para ter uma boa experiência, e futuramente pretendo pegar um QHD.
    O Mac 2012 ainda recebeu o Catalina, apesar de não recomenda o uso devido os bug, deixei ele no Mojave por enquanto. Em questão de atualização do sistema acredito que receberá até 2020. 
    O modelo 2015 receberá atualizações do sistema por mais tempo, mais sinceramente é só incrementos, como suporte a apps de iOS e iPad OS no macOS. Nem se sabe se os desenvolvedores irá portar app para Mac.
    Nesse orçamento que você tem consegue pegar o MBP mid 2012 com upgrade, ou então pegar ele stock 4gb de ram HD de 500gb e depois realizar o upgrade máximo para 16gb de RAM e SSD de 500gb.
    O mid 2014/2015 com 16gb de ram e 250gb de SSD deve está beirando os 5.500.
  8. Curtir
    Fábio Prates Rocha deu reputação a rafarmoreira em Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?   
    Também já trabalhei nessa área de infra. Hoje penso em partir para desenvolvimento, tem mais oportunidades e possibilidade de crescimento no meu ponto de vista.
    O macOS é bom na minha opinião, para programar é melhor ainda, geralmente quem tem Mac não programa para Windows, mais as vezes dependendo da questão possa ser necessário usar o Visual Studio. 
    Como são equipamentos caro, eu não optaria pelo Air, e sim pelo modelo Pro. De preferência com as configurações igual esse Elitebook. Mac tem que pensar a longo prazo, já que não permite fazer upgrade. Pois depois que você precisar de mais RAM e aí ? Então por isso que sempre falo que 8gb de ram e 128gb de SSD é estar no limite.
  9. Positivar
    Fábio Prates Rocha deu reputação a Junioregido em Primeiro macbook, sugestão?   
    eu estava nessa dúvida a um tempo.
    minha opinião vai de Mac Pro ( 2014 pra frente ), se eu tivesse comprado um mac mais antigo com certeza eu ia precisar de um outro hoje, então optei por um mais novo com menor memoria do que um mais antigo com mais memoria .
×
×
  • Criar Novo...