Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

pedrocamilo

Membros
  • Total de itens

    24
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Curtir
    pedrocamilo deu reputação a Amigos em Apple Music vs Spotify   
    Amigo, não tenho caixas da Bose. Aqui em meu "escritório" possuo um par de caixas monitores Genelec 8050B que são excelentes. Mas fiquei tranquilo, trabalho há 13 anos exclusivamente com áudio, sobretudo na área conhecida como processamento de sinais, então já realizei e/ou participei de inúmeros testes do gênero em ambiente controlado.
    Amigo, entendo seu ponto. Cresci escutando música, estudando instrumentos, comparando equipamentos e sei o impacto emocional que os sons podem trazer, tanto que em um determinado momento fiz disso minha profissão. Porém, como diria o amigo MarcosFísica aqui do fórum, nunca abri mão de meu lado "cientista", de modo que possuía a necessidade de entender o funcionamento das coisas e, na medida do possível, colocá-las em prática. Quando novo, comparava teclados sintetizadores e me perguntava quais decisões de projeto afetavam o som, levando-me a ler livros-texto sobre síntese sonora, ou ainda como funcionava uma compressão perceptual, levando-me a implementar meu próprio decodificador de MP3.
    Quando cheguei na faculdade, já com algum conhecimento na bagagem, tudo passou a fazer mais sentido. As coisas no mundo são, ou deveriam ser, sempre baseadas em pesquisas, com método, pois sabemos há séculos que intuição e sentidos não são as coisas mais precisas do mundo, além de que a sistematização e modelagem do conhecimento nos permitem entender conceitos que simplesmente são difíceis de compreender de outro modo. 
    O mais interessante quando falamos de áudio é que contra-sensos são amplamente aceitos. Veja, você nunca entraria em um edifício, ao qual o engenheiro lhe explica que ele é o mais seguro, e diria que sente que o edifício ao lado é mais seguro. Ao mesmo tempo, se alguém lhe disser que consegue ver comprimentos de onda no ultravioleta com um determinado monitor, você provavelmente também não irá acreditar. Por qual motivo então aceitamos que uma pessoa diga que percebe diferenças entre a versão 24/192 e a 16/44.1 de um mesmo áudio, ou seja, excluindo quaisquer diferenças como volume, masterização, etc. como aceitável? Especialmente quando temos arcabouço tanto matemático, do ponto de vista de sinais, quanto biológico, do ponto de visto do sistema auditivo, para contrapor? 
    A resposta, em minha opinião, está em uma mistura dessa autossugestão/emocional com o feliz (ou infeliz) fato de que a pessoa média não é nem um engenheiro, nem matemático, e nem estatístico, mas consegue pegar dois arquivos e conduzir um "teste", ainda que nada científico, e usar sua intuição para inferir as "causas". No caso do prédio, ninguém consegue fazer um "teste", seja tão anticientífico quanto for.
    Finalizando, porque novamente não consegui fugir de minhas respostas prolixas, em momento algum eu afirmei que é impossível distinguir um áudio compactado de um não compactado. Ora, conhecendo o funcionamento do codec, por exemplo o MP3, eu posso selecionar uma amostra de áudio que será extremamente difícil de ser codificada por ele, colocando uma taxa de dados insuficiente, depois vir em meu quieto escritório, me sentar e buscar especificamente pelos artefatos que eu sei que ele pode introduzir, encontrando-os. No entanto, isso não é o mesmo que dizer que tal coisa é fácil/aparente, ou que irá ocorrer em qualquer cenário com qualquer áudio. Não se trata de querer viver no passado e forçar o uso do MP3. Hoje, armazenamento é barato e processamento também, mas isso não me faz ser leviano e dizer que áudio compactado é obrigatoriamente distinguível, que um arquivo MP3 não tem a mesma "vivacidade" e "realismo" de um sem perdas, ou ainda que é possível verificar a diferença em um veículo, que independentemente de quão caro seja seu equipamento, é um ambiente acusticamente hostil em ordens de magnitude muito superiores ao mínimo pré-ecoo ou ruído que um arquivo bem compactado possa adicionar. Essas afirmações não condizem com todo o corpo de dados científicos que temos.
    PS: Gosto é uma coisa individual, não existe estudo que diga qual TV uma pessoa vá preferir, embora com estatística possamos chegar tão próximo disso quanto possível, mas existem estudos que determinam o poder de resolução do olho humano e, consequentemente, a partir de qual ponto aumentar a resolução de uma TV não trará benefícios. 
    PS 2: Esse comparativo das resoluções de imagens me relembrou meus tempos de mestrado. Quando estudávamos diferentes técnicas de reconstrução de sinais, um colega fez exatamente a mesma analogia, questionando o motivo de empregarmos técnicas diferentes para áudio e para imagens. Após uma explicação aprofundada do professor, ele conclui com: "Para nossa sorte, nossa audição é muito menos precisa que a visão, e caso não fosse a vida seria uma merda!". 
  2. Curtir
    pedrocamilo deu reputação a GeekSauro em [iCelo Shop] Linha Apple Completa!   
    Chegaram as novas Apple TV na iCeloshop, versão 64Gb WiFi e 128Gb WiFi e Ethernet.

    @pedrocamilo, essa é especialmente pra você  




    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  3. Curtir
    pedrocamilo deu reputação a GeekSauro em [iCelo Shop] Linha Apple Completa!   
    Passando pra agradecer ao @pedrocamilo, @Lucas Gasparini e @Luis Felipe pelo feedback e ao @fabiowap pelo elogio. Fazemos de tudo para garantir os melhores preços, além do atendimento e serviço. Vou ficar esperando a primeira compra do Fábio e espero ver os outros novamente. Precisando de qualquer coisa, podem chamar aqui ou no WhatsApp. Valeu, pessoal!
  4. Curtir
    pedrocamilo recebeu reputação de GeekSauro em [iCelo Shop] Linha Apple Completa!   
    iPhone 12 comprado domingo passado chegou beleza hoje, via Sedex. Para aqueles acostumados hoje com Amazon Prime ou MercadoLivre Full, pode parecer lento, mas é o Correios...
    Aparelho conforme o descrito na venda. Sem qualquer problema, novo, na caixa, não foi aparelho de recondicionado ou de substituição. 
    Gostei da experiência/preço. Parabéns aos vendedores e colaboradores.
  5. Curtir
    pedrocamilo deu reputação a GeekSauro em [iCelo Shop] Linha Apple Completa!   
    Bom dia, @pedrocamilo. Seu iPhone deve ser enviado amanhã e deve receber o rastreamento no e-mail, mas se tiver alguma dúvida pode perguntar. Abraços!
  6. Curtir
    pedrocamilo recebeu reputação de Matinho_Braga em iPhone Xr ou iPhone 11?   
    Não ligo muito para a câmera. Tiro fotos eventuais de meus filhos. Em viagens levo uma SLR e uma filmadora Sony. Muuuuita diferença na tela!
  7. Curtir
    pedrocamilo recebeu reputação de Vítor Cardoso em Apple Watch 2 - Corrida!   
    Não me preocupo com o meu assim. Depois de 3 dias, a bateria fica com menos de 10%. Então boto para carregar por no máximo 2 horas e volta para os 100%.
    As vezes eu carrego com percentual maior e ora com percentual menor (ou então com a bateria zerada). Não faço esta distinção. 
  8. Positivar
    pedrocamilo recebeu reputação de Gustavo Jaccottet em iPhone 8 e X - Homologação ANATEL e Bandas....   
    Verifique também se estão utilizando a banda de 700 MHz. 
    Esta banda será largamente utilizada no Brasil e possui diversas vantagens. Algumas cidades, em que já tiveram a tv analógica extinta, estão usando esta banda. 4G mais rápido e com melhor penetração em ambientes internos.
  9. Positivar
    pedrocamilo deu reputação a Junior(RJ) em Comprar AppleCare+   
    Vc nao vai conseguir, precisa falar com eles pq eles fazem um diagnostico.... So falando com eles via fone....comece o papo por chat com os EUA e não com o brasil, eles irao lhe explicar sem problemas....Ja fiz isso algumas vezes pelo Brasil mas precisa falar com eles.....Na maioria das vezes por telefone....
    Precisando de ajuda fale....abs
×
×
  • Criar Novo...