Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bruno Oliveira Notario

Membros
  • Total de itens

    29
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por Bruno Oliveira Notario

  1. Se você tiver um backup da FAT pode usar um programa para recriar o mapa de partições GPT, como o GDisk por exemplo. Caso não tenha isso, fica dificil indicar cada cluster a referencia de cada arquivo, dificil na escala do impossível mesmo.....rs
    O GDisk pode também detectar um mapa de partições hibrido entre GPT e MBR, nesse caso, caso o MBR tenha sido preservado, poderá restaurar o GPT a partir dele. 
    O GDisk e sua documentação podem serem encontrados aqui: http://www.rodsbooks.com/gdisk/ 

    Mas se tiver Backup é melhor restaura-lo, apesar que deduzo infelizmente que não tenha para estar criando este post. 

    Abraço.

  2. Em 27/06/2018 at 16:23, R2CWB disse:

    Olá Bruno, eu sei que o tópico é bem antigo mas, eu estou na mesma situação e estava seguindo o seu tutorial e deu tudo certo até chegar no passo 14, eu não consegui avançar nesse item.

    "Creating entry for GPT partition #1 (MBR partition #1)

    Enter an MBR hex code (default 0C):"

    Não sei como prosseguir, ficaria muito grato se você pudesse me ajudar!

    Olá!

    Nessa etapa o GDisk já acha um hexacode para sua partição, ou seja, se tu apenas apertar ENTER, ele vai colocar o 0C como hexacode (no exemplo que foi dado). Então na mensagem "Enter an MBR hex code (default 0C):", apenas dê <ENTER>  que ele vai definir o 0C por default, dificilmente irá precisar mudar esses hex codes.

  3. Não esta funcionando... provavelmente será reinserido num iOS 11.1 ou 11.0.1... ou ponto alguma coisa...

     

    Em 16/09/2017 at 12:01, SouthFox disse:

    Ola pessoal,

    Uma dúvida, alguém sabe informar se o backup das mensagens do iMessage foi tirado do iCloud (Nesta versão GM) ? Me lembro que no começo dos betas, ao acessar o iCloud pelo iPhone você tinha a opção de incluir ou não as mensagens do iMessage no backup.

    Se alguém puder confirmar ficarei agradecido.

     

  4. Tenho o mesmo Macbook que o Renato tem, o procedimento acima do renatomil5 realmente funciona mas é paliativo (muito provavelmente ao atualizar o macOS voltará o problema), uma solução permanente é Resetar a NVRAM, retirar a bateria (abrindo ele), pressionar o botão de ligar por volta de 15 segundos (ou mais, não lembro bem), colocar a bateria de volta, reinstalar o macOS (pode ser via recuperação mesmo) e pronto. Comigo ocorreu uma vez isso com o El Capitan, após esses procedimentos, flui muito bem a bateria.

    Abraços.

  5. Olá,

     

    Você não precisa fazer tudo isso, basta deixar o HD apenas em GPT sem o MBR hibrido, voce pode fazer isso usando um utilitário chamado GDisk (falei dele neste post: 

    )

     

    A ideia é baixar o Gdisk (http://www.rodsbooks.com/gdisk/), acessar via Terminal o disco desejado (ex.: sudo gdisk /dev/disk1) e verificar se aparece o MBR como protective e GPT como present (imagem de exemplo abaixo).
    Captura de Tela 2016-07-30 às 20.39.17-20.png

    Se não aparecer converta usando os comandos abaixo:

    x <ENTER>
    n <ENTER>

    w <ENTER>

    confime que deseja salvar e execute  o gdisk /dev/disk1 novamente para ver se o mesmo já esta em MBR protective e GPT present (talvez seja necessário reiniciar). Após fazer isso, o Windows poderá ser instalado em modo EFI. 

    Obs.: dei uma jogada por cima apenas, detalhei mais no outro tópico que respondi a uns meses atrás. Qualquer coisa da um grito aqui.
     

     

    Abraço.

  6. Boa noite,

     

    Use a bateria da forma que desejar, desde os modelos de 2010 os MacBooks tem um auto-controle sobre os ciclos e uso da mesma. Provavelmente irá perceber que mesmo na tomada o Macbook consome um pouco da bateria e, aos poucos, ele vai controlando o limite de mAh da mesma. Isso ocorre também nos demais dispositivos da Apple como iPhones e iPads, e as baterias dos Macs são de qualidade ainda maior, com um selamento mais eficaz, logo a duração de mil ciclos tende a ser garantida. 

    Não precisa se preocupar em "gastar" sua bateria, o próprio SMC do Mac avalia essa necessidade. Só recomendo mesmo usar o carregador Original. Tenho um MacBook do mesmo ano e ainda inteiro com a bateria durando próximo as 7h de uso baixo e 4/3h em usos mais extremos com 290 ciclos apenas.

     

    Abraço.

  7. Em 17/05/2017 at 09:26, andreterra disse:

    Pessoal, bom dia!

    Tenho um HD My Passport de 500GB, e gostaria de fazer o seguinte...

    Particionar o HD em 2 volumes, utilizar o menor, de 128GB como disco para o Time Machine, e usar o espaço remanescente como HD externo convencional (compatível com leitura/escrita no Windows macOS).

    Como posso proceder?

    Comprei meu primeiro MacBook há uma semana e ainda estou em período de adaptação, por isso desde já peço desculpas e agradeço pela atenção.

    Não sei se já conseguiu mas vai um micro tutorial...rs
    Faça o seguinte:

    1. Abra o utilitário de disco do macOS, para isso pode ir na lupa do Spotlight perto do relogio na barra de menus e simplesmente digitar. Ele também estará na pasta Utilitários dentro de Aplicativos.
      0a8be1cc-c555-473d-a352-61e300c91382
    2. Selecione o HD clicando sobre o nome de ID do modelo e depois sobre o botão Particionar ou, caso queira que seu HD funcione em versões anteriores ao Windows 10 em computadores não EFI, vá em Apagar primeiro e defina o esquema de partições como MBR, depois vá em Particionar.
      03451471-0f95-41cf-a637-ce757ea590a3
    3. Use o gráfico ou a caixa para digitar os valores dos tamanhos, tenha em mente que a Apple usa notações diferentes para múltiplos de byte, que são baseados em 1000 ao invés de 1024, assim pode ter uma leve diferença de tamanho quando consultar no Windows. Deixe o formato ExFAT para seus arquivos que funcione tanto em Mac quanto em PC e HFS+ para o Time Machine.
      f3959436-5eaa-4f0e-9ebb-504ac420e468

     

    Espero que isso ajude, abraço.

  8. 25 minutos atrás, Julio Cezar Santos disse:

    Amigos obrigado aí pela ajuda. Gente, algumas indagações sabe: 1) Se houvesse problema na Minha máquina, acho que o downgrade para o EL CAPITAN daria o mesmo problema. Sinceramente preciso muito de meu IMAC e agente que paga uma fortuna por um equipamento desses, fica as vezes um pouco chateado, quando algo vai errado. É o primeiro problema que tenho com a APPLE e olha que tenho vários produtos. Vou tentar ver se acho alguma foto que tirei e repasso a todos. Confesso que para ter novas fotos vou ter que fazer o UPGRADE para o SIERRA e amigos, tá tudo funcionando redondo. Bem, vou ver se tomo coragem e refaço tudo e mando as fotos. Desde já agradeço a ajuda de todos !!!!! Valeu !!!!

    Julio, o problema da no Sierra quando faz uma instalação limpa? No Sierra ele dá logo no primeiro boot ou após um certo tempo? Já tentou resetar a NVRAM? Usa algum dispositivo ligado ao Mac via USB/Thunderbolt como Impressora, HD, etc.? Tenta nos detalhar o máximo possível e informar sobre possíveis variáveis. 

     

    Abraço.

  9. Primeiramente espero que você tenha backup.....rs

     

    O que deve estar ocorrendo é o HD ter algum cluster defeituoso, quando tu formata aparenta certa correção mas conforme vai utilizando e usa o tal cluster, o problema volta. 

    Se tiver como conectar ao computador e fazer uma verificação por bad blocks pode ser uma saída, veja qual a fabricante do HD, geralmente no site da mesma vai ter uma ferramenta para verificação total e tentativa de correção.  Anexo um log de um HD meu que tinha esse problema, usei o SeaTools (ferramenta de verificação e reparo da Seagate, fabricante do HD) e resolveu anulando os blocos com defeitos, fazendo com que nao sejam mais utilizados.

    Se quiser algo mais simples, use outro HD.

     

    Abraço.

    S2ZWJ9CF.LOG

  10. Tenho um Macbook Pro early 2011 e fiz a instalação do macOS Sierra a partir do OS X El Capitan e o único "bug" que tive foi o dos videos de instrução acerca dos gestos de trackpad e mouse nas Preferencias do Sistema (que foi corrigido na atualização 10.12.1), de resto esta muito bem aqui. Dê uma olhada se o problema vem de algum app inicializando junto ao macOS que esteja causando algum conflito (pode estar desatualizado ou incompatível com o novo sistema). 

    Os poucos problemas de consumo excessivo de recursos (CPU) que tive foram no processo adobegcclient da Adobe, quando retirei ele os engasgos que davam sumiram. Depois que atualizei a suite da Adobe também não tive problemas, mas nesse caso não era problema do macOS mas sim da Adobe.

    Enfim, essas são minhas dicas, uma reinstalação limpa evidentemente vai ajudar mas, se for algum app que esteja causando isso, assim que reinstalar o mesmo poderá voltar (caso seja algum problema de compatibilidade), por isso recomendo dar uma olhada no Monitor de Atividade enquanto usa o Mac para ver o que esta causando isso e verificar se é algum app/recurso especifico.
     

    Abraço.

  11. 6 horas atrás, Neto Farias disse:

    Ainda não atualizei por causa do Parallels, não quero comprar o mais novo e o que eu uso não tem suporte ao Sierra emoji29.png
    Aos demais, os apps normais estão funcionando bem?
    Alguém que já testou apps mais específicos como AutoCAD, Sketchup, Netbeans, Unity e etc pode dar alguma luz sobre o que está funcionando normalmente?!
    Valeu!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    Desses apps que citou somente o Netbeans eu usei aqui no Sierra e funcionou normalmente, bem como o Android Studio (2.1 e 2.2) também, então para desenvolvedores o sistema esta aparentemente ok. Os demais que citou eu não uso então não faço ideia, mas creio que esta funcionando.

    Aproveitando quero compartilhar a minha experiência com o Sierra, que por sinal vem me agradando muito. Tenho um Macbook Pro de 2011 com SSD e instalei por cima do El Capitan mesmo, não tive problemas e nem senti que o sistema herdou "lixo" do anterior, porém um detalhe até que besta: os mini videos acerca de mouse e trackpad nas preferencias do sistema não funcionam.

    Captura de Tela 2016-09-25 às 18.16.01.png

    Não se enganem, não é porque é print, esta assim mesmo, não importa qual opção eu selecione não mostra o respectivo video do lado mostrando como usar.

    Captura de Tela 2016-09-25 às 18.17.33.png

    Tá certo que já sei o que fazem mas achei estranho, mais alguém com esse "bug" ai? 

  12. 21 horas atrás, batboy disse:

    Bruno desculpe ficar te alugando... O erro antes era que tinha colocado um espaço após o BCD.

    Bom consegui avançar no tutor mas não compreendi esta parte...

    com a GUID mostrada na criação anterior: 
    bcdedit /store BCD /default {<GUID>}  

     

    Seria isso??

    {<GUID>} é este número enorme que ele gerou?? 

    C:\Boot>bcdedit /store BCD /default {ffbc648a-61d6-11e6-b3f3-68a86d26a7ed}

    Está dando esse erro...

    The specified store parameter is not valid. Run bcdedit /? for command line assistance.

    O erro que tu reportou é referente ao store, ou seja, a especificação do local do arquivo. Certifique-se que esteja na pasta Boot com permissões de escrita. Tente usar 'bcdedit /store C:\Boot\BCD /default {ffbc648a-61d6-11e6-b3f3-68a86d26a7ed}' caso ele não esteja aceitando apenas a especificação BCD.

    Quando tu dá o comando 'bcdedit /store BCD /create /d "Windows 10" /application osloader' ele gera uma hash que chamamos de GUID, é essa GUI que tem de colar. Para consultar a GUID gerada use o comando bcdedit /store BCD e copie o identificador para dar o comando /default. Depois desse comando o identificador da entrada ficará {default} ao invés do hash.

    Certifique-se também de estar usando o Prompt de comando administrativo (Botão direito no menu iniciar > Prompt de comando (Administrador).

  13. 5 horas atrás, batboy disse:

    Bruno qd tento o comando: bcdedit /store BCD /create {bootmgr}

    dá o seguinte erro:The boot configuration data store could not be opened. The system cannot find file specified.

     

    Verifica se tu esta em C:\Boot no prompt de comando. Caso não esteja  de um cd C:\Boot. Verifique tbm se tem o arquivo BCD dentro desta pasta Boot, ele deveria ter sido criado no comando anterior (bcdedit /createstore BCD). Se não criou o arquivo use a especificação completa do arquivos nos comandos, ou seja, aonde tem BCD ficará C:\Boot\BCD, ex.: bcdedit /store C:\Boot\BCD /create {bootmgr}, bcdedit /store C:\Boot\BCD /set {bootmgr} device boot, e assim por diante...

     

     

  14. 3 horas atrás, Ricardo Cefali disse:

    Realmente, fiz algumas pesquisas e vi que esse, especificamente, esta caro. Aqui mesmo no fórum encontrei alguns mais novos pelo mesmo valor. E quanto ao valor do meu macbook, estou pedindo demais? rs

    Obrigado pela ajuda pessoal. Abc

    Um Macbook Pro 2011 esta entre R$ 2500 ~R$ 3000 mesmo, mas particularmente eu só pagaria R$ 3.000 num que tenha sido mudado para SSD ao menos.

    Abraço.

  15. 4 horas atrás, batboy disse:

    Opa com certeza quero sim Bruno! Estou usando o Windows numa partição num segundo HD, que coloquei no lugar do drive de DVD.

    Eu também coloquei um HD no lugar no CD e instalei o Windows nele.

    Os passos são esses, estou partindo da premissa que o Windows 10 já esta instalado em EFI. 

    1. Baixe no OS X e instale o GDisk (http://www.rodsbooks.com/gdisk/);
    2. Dê boot no Windows;
    3. Crie uma pasta chamada Boot no drive C:\, ela deverá ter permissões de escrita e leitura totais;
    4. Abra o prompt de comando como administrador (botão direito no mouse e escolha a opção de prompt como admin);
    5. Digite os comandos abaixo em sequencia, alterando o necessário caso precise de alguma mudança especifica para sua config. Deixei em verde o que é comando e em vermelho o que é comentário acerca da ação. Não especifiquei o que faz cada comando para não ficar muito grande.

      cd C:\Boot

      bcdedit /createstore BCD 
       
      bcdedit /store BCD /create {bootmgr} 
       
      bcdedit /store BCD /set {bootmgr} device boot 
       
      bcdedit /store BCD /timeout 30 
       
      bcdedit /store BCD /create /d "Windows 10" /application osloader   


         com a GUID mostrada na criação anterior: 
      bcdedit /store BCD /default {<GUID>}  

      bcdedit /store BCD /set {default} device partition=c: 

      bcdedit /store BCD /set {default} path \windows\system32\boot\winload.exe  

      bcdedit /store BCD /set {default} osdevice partition=c: 

      bcdedit /store BCD /set {default} systemroot \Windows 

      bcdedit /store BCD /set {default} detecthal yes 

      bcdedit /store BCD /set {default} bootmenupolicy Legacy 


          verifique se criou o BCD corretamente com o comando:
      bcdedit /store BCD
      pasted-image-17.png
       
    6. Reinicie o computador no Mac;
    7. Abra o Terminal e execute o gdisk como root no disco aonde o Windows esta instalado, ex.: sudo gdisk /dev/disk1. Consulte o nome do disco usando o comando "diskutil list", caso necessário;
    8. Se o GDisk informar que o MBR esta protective e o GPT present prossiga os passos abaixo, cuidado pois um erro pode comprometer a tabela de partições do disco;
      Captura de Tela 2016-07-30 às 20.39.17-20.png
       
    9. Digite r e pressine <ENTER> para entrar no modo recovery;
    10. Digite p e <ENTER> para ver as partições e seus números, lembre-se bem deles a seguir;
    11. Digite h e <ENTER> para criar um MBR Híbrido;
    12. O GDisk pedira para digitar o numero das partições que este disco usará com espaço separando as mesmas, por exemplo, caso eu tenha 3 partições: 1 2 3 <ENTER>;
    13. N para não criar EFI no MBR;
    14. Siga o assistente. Na partição do Windows defina como "bootable", e apenas nela. Para isso quando o GDisk perguntar se a partição é de Boot coloque Y para confirmar na que esta com o Windows instalado, nas demais coloque N;
    15. Após a definição das partições híbridas MBR, digite "o" e pressione <ENTER> para ver se as partições estão corretas e o boot esta selecionado na partição aonde o Windows esta instalado, no exemplo abaixo esta um print do meu mapa de partições MBR, observe que a 2ª partição esta marcada como boot pois no meu Mac é nela que o Windows esta instalado;
      pasted-image-22.png
       
    16. Digite w e pressione <ENTER> para salvar as alterações. 
    17. Reinicie o mac com a tecla Option pressionada e terá surgido um novo disco bootável para você, provavelmente com o nome de Windows, use ele ao invés do EFI Boot de antes, assim que você selecionar esse disco já fique pressionando F8 para ir nas opções de boot do Windows.
    18. Selecione "Modo de Segurança" (ou modo seguro, não me lembro como vai estar escrito, mas o sentido é o mesmo). Deixe o Windows iniciar, entre com sua senha normalmente e depois simplesmente reinicie no Windows de forma normal;
    19. Agora tudo deverá estar funcionando, caso necessário baixe e instale os drivers do Bootcamp, caso já não o tenha feito. O do seu modelo é esse: https://support.apple.com/kb/DL1720?locale=pt_BR

     

    Acho que não esqueci nenhum passo, vê se consegue. Não sei se as instruções estão clara mas se tiver alguma duvida manda ai antes de fazer pois algum erro pode inutilizar seu Windows, tendo de reinstala-lo.

    Depois conta ai se deu certo.

  16. 4 horas atrás, batboy disse:

    Quem instalou windows 10 nos MacBooks 2011, deu certo o drive de som. O meu está sem som, e só funciona se conecto fones bluethoot. Mas no Macbook mesmo fica sem audio.

    Eu consegui no meu, tu vai ter que converter essa instalação para Legacy editando o BCD, criando o mesmo em C:\Boot e convertendo o esquema de partições para GPT com MBR Híbrido ao invés de protetivo. É simples mas tem alguns poréns: ficará limitado a apenas 4 partições, Windows vai iniciar como se estive numa BIOS e não num sistema EFI/UEFI, mas todos os drivers irão funcionar e o famigerado erro 10 para iniciar o audio vai sumir.

    Se quiser eu descrevo mas não é algo tão simples pois tu vai mexer na partição e no bcdedit do Windows.

  17. Não sei se no seu Mac irá funcionar isso mas no meu (Macbook Pro 2011) eu formatei o Pen Drive com esquema de partições GPT e em FAT32, copiei os arquivos do iso do Windows 10 para o mesmo (copiar e colar mesmo, simples) e dei boot segurando Option quando liga e usando o EFI Boot. Instalei usando EFI mesmo e funcionou.

    No seu caso não sei se necessita exclusivamente do Windows 7 ou se o Windows 10 lhe serviria mas recomendo usar o Windows 10 ou uma versão de iso do 7 que tenha suporte a EFI (nem todas as ISOs do Windows 7 vem com boot por EFI).

    Depois o unico problema que tive por EFI é que o som não funcionava no Windows mas depois converti para Legacy com GPT/MBR Híbrido e funcionou. 

  18. Esse erro de desconhecido é estranho, não tem de fato nada a ver com mapa de partição. 

    Pelo que sei não há forma de incompatibilidade de SSDs SATA a nível de software mas uma dica que posso dar é ver se esse cenário se mantém ao inicializar em modo Recovery (pressione COMMAND + R quando ligar o Mac).

    Este da SANDISK eu nunca usei mas o seu da KINGSTON deve funcionar, pois no meu Macbook funciona e é modelo 2011, o seu 2012 evidentemente funcionaria. Verifica se o da KINGSTON da o mesmo problema ao usar o recovery do OS X. 

    Se estiver dando a mesma falha pode ser que seu Macbook esteja com problemas no conector SATA (mesmo que outros sistemas reconheçam o SSD e só o OS X não). O seu Macbook não esta incluso no recall do conector que a Apple informou recentemente? https://macmagazine.com.br/2016/06/24/apple-esta-trocando-cabos-flex-defeituosos-de-macbooks-pro-de-13-sem-tela-retina-meados-de-2012/

    Mas tenta ver nesse modo, se quiser pode tentar ver o com o recovery via internet (Command + Option + R) pois ele baixa o SO de recovery direto da Apple, isso diminui as chances de ser alguma kext que esteja dando algum conflito.

  19. Luiz aqui no meu Macbook uso um SSD da Kingston igual o que tu tem (SV300 NOW) e funciona sem problema algum. Para que possamos te ajudar manda um print das informações dele como esse meu print, provavelmente tu esta instalando num SSD com mapa de partição MBR, colocar em GPT irá funcionar.

    Captura de Tela 2016-07-24 às 18.48.27.png

     

    Para formatar em GPT no Utilitário de Disco selecione o disco (não a partição) e clique em Apagar. Deixe o Esquema de partição como "Mapa de Partição GUID".

    Captura de Tela 2016-07-24 às 18.52.51.png

     

    Outro problema pode ser com MBR híbrido, nesse caso terá de baixar o GDISK (https://sourceforge.net/projects/gptfdisk/) e deixar o MBR protetivo ao invés de híbrido. Mas saliento que essa é a hipótese mais remota pois mesmo híbrido o OS X tende a funcionar, principalmente em Bootcamp.

  20. Consegui resolver da seguinte forma:

     

    1. Habilitei o menu "Debug" executado "defaults write com.apple.appstore ShowDebugMenu -bool true" no Terminal;
    2. Abri a App Store e no menu Debug fui em "Show Download Folder" (Mostrar pasta de transferência);
      post-90979-0-38565400-1459128343_thumb.p
    3. Abri a pasta que vem selecionada e apaguei todo o seu conteúdo diretamente com CMD + OPTION + Backspace, assim nem vai para o Lixo - atalho disponível no OS X El Capitan 10.11 em diante, no OS X Yosemite e anteriores deve enviar primeiro para o Lixo e depois esvazia-lo, não deixe o conteúdo no Lixo pois o OS X continua a usar o vinculo com o banco de dados contido na pasta "mds";
    4. Volte na App Store do Mac e no menu "Debug" escolha "Clear Cookies" (apagar cookies);
    5. Depois novamente no menu "Debug" e depois "Reset Application";
    6. Feche a App Store;
    7. Verifique se não há nenhum arquivo de download temporário na sua pasta de Aplicativos ("/Applications") ou no Launchpad (esses arquivos possuem a extensão .appdownload);
    8. Limpe o cache excluindo o conteúdo da pasta "~/Library/Caches/com.apple.appstore/", para isso vá no Finder, depois no menu "Ir" > "Ir para pasta", cole o caminho citado anteriormente e clique no botão "Ir", apague o conteúdo da pasta que foi aberta;
    9. Abra novamente a App Store e pronto, ela deverá ter voltado ao normal.

     

    Creio que foram estes os passos que eu fiz, espero não ter esquecido nenhum pois consegui isso "fuçando" mesmo e não fui anotando, mas não é algo tão complexo assim então deve ser apenas isso mesmo...rs

    Se quiser tirar o menu "Debug" da App Store é só ir nele, desabilitar a opção "Enable Debug Menu" e fechar a App Store, pronto. Mas deixa-lo não faz mal algum.

     

    post-90979-0-53054000-1459129307_thumb.p

    post-90979-0-17000600-1459129607_thumb.p

     

    Espero que demorar mais de 30 min pra baixar 1 Mb nunca mais :D

  21. Galera boa noite, atualizei minha memória agora tem alguma forma de atualizar o Mac Os x Snow Leopard para o um nova versão para este macbook??? Segue abaixo minha configuração.

     

     

    Dá pra instalar até o OS X Lion mesmo, independente da quantidade de RAM.

     

    As novas versões do OS X tendem a sequer vir com as kexts para Macs mais antigos, se não me engano o OS X El Capitan nem vem mais com a kext para a sua placa gráfica (Intel Graphics Media Accelerator [GMA X3100]), então mesmo que tu consiga fazer algum "contorno" editando alguns .plist não vai funcionar muita coisa.

     

    Tu pode comprar o Lion por este link: http://www.apple.com/br/shop/product/D6106Z/A/os-x-lion

     

    Também pode obter de "outras fontes", mas ai é com o Google :D

×
×
  • Criar Novo...