Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pedro Passos

Membros
  • Total de itens

    115
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Posts postados por Pedro Passos

  1. Em 04/01/2021 at 16:45, Vinicius95 disse:

    Funcionou!! 

    Sabe dizer o motivo disso ter acontecido?

    Muito obrigado!

    Não faço a menor ideia kkkkk li por um acaso em algum lugar e funcionou comigo, imaginei que o problema poderia ser o mesmo. Abração!

  2. Em 28/12/2020 at 14:50, Vinicius95 disse:

    Galera, seguinte, minha mãe utiliza e sempre utilizou um Certificado Digital (GD Burti) para questões contábeis (sempre usando o Parallels, não funcionou nem com reza no macOS). 
     

    No entanto, ela acabou fazendo a atualização para o Big Sur e o Windows agora não identifica o certificado através do Parallels. Já atualizei tudo, removi e adicionei e nada. O Parallels está 100% funcional no Big Sur após a ultima atualização. 
     

    O certificado está funcionando normalmente no macOS (testei utilizando o site do simples nacional), ou seja, o macOS identifica o certificado, no entanto o Parallels apesar de identificar fisicamente o Token, a parte de certificado não é identificado, aparecendo como “ausente” no app do Token Admin.

     

    Não sei se ficou claro, mas alguém já passou por isso? Sabe como resolver? Será que vou precisar fazer downgrade de tudo? 😕 

    De vez em quando isso ocorre comigo quando eu preciso trocar a mídia na máquina que utilizamos para peticionar no escritório (Windows). Tente a seguinte solução:

    Com o token plugado, abra o gerenciador de dispositivos. Clique na seta do item "Leitores de cartões inteligentes", selecione o item correspondente ao token e selecione a opção "Desinstalar dispositivo" (o atalho no menu é um X vermelho). Logo após, remova e insira novamente o token para ver se volta ao normal.

    Depois conta aqui pra gente se deu certo!

  3. Em 13/11/2020 at 10:11, rafaelalvesgb disse:

    Pedro, sinceramente nem conheço esse formato e não sei qual a diferença entre ambos. Poderia esclarecer?

    O PDF/A incorpora todas as fontes no documento, para que seja possível visualizá-lo igualmente em qualquer visualizador de PDFs, pois ele não utilizará fontes externas, não executará scripts etc. A ideia dele é preservar o PDF para acessos futuros, quando esses recursos poderão estar indisponíveis ou inutilizáveis. Porém, quando o PDF é salvo em PDF/A, ele também evita alterações no arquivo, sendo necessário convertê-lo para PDF novamente para poder, por exemplo, remover a marca de assinatura do certificado. Nesse caso, quando ele for salvo novamente, os metadados dele serão distintos (data de criação/modificação etc.), então se for utilizado algum sistema que grave o HASH do documento ou utilizado algum parâmetro de preservação de integridade (tamanho do arquivo, data de criação, data de modificação etc.), dá pra se contornar a questão de se remover a assinatura digital do documento. Não me recordo agora, mas acredito que o Acrobat acuse quando houver alteração em arquivos no formato PDF/A, mas precisaria testar pra te dizer com certeza.

  4. 15 horas atrás, rafaelalvesgb disse:

    Pessoal, consegui fazer funcionar no Adobe Acrobat Reader.

    Passos:

    1) Após abrir o documento, ir em "More Tools" (Ferramentas) > "Certificates" (Certificados) > "Open" (Abrir):

    image.png

    2) Em seguida, você tem que clicar em "Digitally Sign" (Assinar Digitalmente):

    image.png

    3) Ao clicar, será aberta um pop-up informando que você deve selecionar a área onde a assinatura será gerada (particularmente eu selecionei para não aparecer novamente):

    image.png

    4) Após selecionar a área, o Adobe abrirá uma ferramenta para você escolher seu certificado:

    image.png

    5) Em seguida o Adobe mostra como ficará o texto da assinatura (o que você pode alterar também):

    image.png

    6) Depois só clicar em "Sign" (Assinar), por a senha em seguida o Adobe questionará onde quer salvar o novo arquivo.

    image.png

    Particularmente ainda prefiro a assinatura via Foxit. Mas como o app não funciona adequadamente no macOS, o Adobe acaba sendo a outra alternativa viável ao Assinador Digital do Serpro.

    Aspectos Contras:

    1) O Adobe não reconhece a OAB como certificadora, entanto a assinatura é sempre dada como "problemática";

    2) É muito fácil retirar o selo de assinatura com o Preview e outros softwares. Achei a manipulação bem fácil e, para piorar, o Adobe sequer reconheceu que já houve alguma assinatura no documento algum dia. Na realidade ele deixa o espaço como se fosse para realizar a assinatura, e não como se ela tivesse sido alterada:

    image.png

    3) O Adobe é um programa que ocupa muito espaço (mais de 500MB).

    Em todo caso, fica a dica aos que assim como eu querem ou precisam usar esse tipo de assinatura.

    Se você salvar o PDF como PDF/A não resolve o problema?

  5. 3 horas atrás, NetoViana disse:

    Mudando um pouco o assunto do tópico: Alguém já tentou (ou conseguiu) usar algum dos tokens no iPad pro via usb-c?

    Acabei substituindo meu MacBook por um iPad pro, mas para assinar os documentos, tenho que usar um computador com windows e isso acaba atrapalhando o fluxo de trabalho. Seria perfeito poder usar o token via usb no iPad, mas até agora não tive sucesso.

    Neto, já tentou usar o mobileID da certisign? Acredito que nem precisaria do token pra assinar os documentos. Abs.

  6. Em 23/01/2020 at 15:57, Pedro Passos disse:

    Aqui, mesmo executando o pjeOffice como root, retorna o CKR_DEVICE_ERROR. Engraçado que no app do pjeOffice eu consigo identificar o token e no tokenadmin ele aparece como operacional, mas quando clico para acessar o PJe no site do tribunal ele me retorna esse erro.

    Pessoal, só consegui utilizar o PJeOffice com o SafeNet 5110. Não teve jeito, tive que trocar meu token. São quase R$ 200, mas vale a pena para não passar sufoco em um momento que precise com urgência.

  7. Aqui, mesmo executando o pjeOffice como root, retorna o CKR_DEVICE_ERROR. Engraçado que no app do pjeOffice eu consigo identificar o token e no tokenadmin ele aparece como operacional, mas quando clico para acessar o PJe no site do tribunal ele me retorna esse erro.

  8. 21 minutos atrás, Joao Pedro Elbl disse:

    Pedro, 

    Eu não utilizo o PJE Office, porém, vou tentar dar um pitaco.

    Geralmente, nas versões anteriores do MacOS, ou algum MacOS que fora atualizado a partir de versões anteriores para o Catalina, possuem o  módulo (PKCS #11) para a leitura dos certificados (libatpkss.dylib) no seguinte caminho: /usr/local/lib/libaetpkss.dylib.

    Ocorre que, caso tenha instalado o Catalina limpo, após a instalação  da versão mais atual do Safesign/ Tokenadmin (3.5.4277), o caminho mudou para  "Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib".

    Um abraço!

     

    Nesse caso eu somente deveria, por meio do PJE Office, setar o caminho pro libaetpkss.dylib?

  9. Pessoal, aqui já está tudo devidamente configurado e identificado. Estou tendo problemas, todavia, com o pjeoffice. Quando clico para acessar o sistema do tribunal com o PJE Office, retorna o seguinte erro:

    sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR

    Alguém sabe como resolver?

  10. 2 horas atrás, maxlawbr disse:

    Obrigado Saulo,

     

    Vamos lá, ainda sem instalar o Xcode, estou resistindo embora já o tenha baixado....

    Já instalei o SafeSign IC Standard MacOS 3.5.2.0-AET.000 x86_64.app, se bem entendi, este é o malfadado Tokenadmin que parou de dar crash, mas que não faz nada mais do que integrar o certificado no Firefox o que foi feito.

    Já fiz o tel do Security Devices no Firefox, agora acabei de baixar o arquivo libaetpkss.dylib, e fico na dúvida de onde eu copio ele?

    No mais, agradeço a atenção.

    Amigo, teria o link de download do SafeSign IC Standard MacOS 3.5.2.0-AET.000 x86_64.app?

  11. Olá, Júlia!

    Passei pelo mesmo problema com meu MBP de 128gb e foi muito custoso descobrir sua causa e sua solução.

    O que acontece é que o TimeMachine está criando várias snapshots (são como “fotografias” do teu Mac, backups...), que ocupam bastante espaço (tão precioso em Macs de 128gb).

    Segue o guia para apagar os snapshots e resolver o problema:

    MacWorld: How to delete Time Machine snapshots on your Mac

    Abraços!

  12. Bom dia, Rodtos. Há menos de 3 meses, iniciei um chat com o suporte da Apple e enviei fotos da minha tela para eles. Com isso, detectaram esse problema do descolamento da película anti-reflexo e me encaminharam para uma autorizada.

    Levei meu MacBook à autorizada e em poucos dias me entregaram ele com a tela integralmente trocada. Sugiro que entre em contato com o suporte da Apple, porque o meu ainda estava na garantia, mas eles haviam me falado que era um programa de qualidade, então não tenho certeza absoluta se atendem a MacBooks fora de garantia, mas acredito que sim.

    Boa sorte!

  13. 5 minutos atrás, Danilo Kosinski disse:

    Infelizmente nossa internet (falando como um todo) ainda não colabora muito para a utilização satisfatória de serviços na nuvem, seja pela qualidade, seja pelo preço. Ainda somos reféns do armazenamento local para muitas coisas.

    Então, ainda acho que isso varia muito de uso a uso. Pra quem trabalha com material audiovisual, de fato deixa muito a desejar. Pra mim, é mais do que suficiente. Trabalho com arquivos de poucos MB.

  14. 2 minutos atrás, André Bittencourt disse:

    Trabalho como gerente de projetos, e já tive um Macbook de 12 de 129GB e me atendia super bem, eu deixava no Dropbox o que não precisava e só ficava nele sincronizado os projetos em andamento.
    Hoje tenho um Macbook Pro e sinto falta da leveza e tamanho do Macbook de 12.
    Minha esposa tem um, ela é Médica e adora, teve a oportunidade de comprar um Pro como eu mas preferiu o de 12" com 128Gb e está amando.

    Já pensei inúmeras vezes de trocar meu Pro de 13” por um de 12”, em razão da leveza e do tamanho. Ainda não é uma ideia absolutamente descartada. Fato é que não chego nem perto de usar o poder de processamento que o Pro oferece e a portabilidade do de 12” me agregaria mais valor.

×
×
  • Criar Novo...