Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

pollaris

Membros
  • Total de itens

    208
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    6

Histórico de Reputação

  1. Curtir
    pollaris recebeu reputação de Antonio_M_A_S em Dúvida sobre as Portas (PCIE AUX A/B)   
    Fala Saulo !
    NOTA: Cara eu tive um Mac Pro 5.1 com tudo no talo, 12 núcleos, 128GB de RAM, RX 580 8GB, SSD PCIe, etc. mas vendi e com o dinheiro peguei um MacBook Pro 13" M1 e vou dizer, melhor coisa que fiz na vida, só me arrependi de não ter feito isso antes de gastar um bom dinheiro com upgrades que no fundo nunca tornariam essa máquina párea às atuais.
    Mas indo ao seu ponto, tudo vai depender da GPU que você quer instalar. O Mac Pro 4.1/5.1 possui capacidade nominal para uma GPU de até 225W, são 75W do Slot PCIe + 75W do PCIe AUX1 + 75W do PCIe AUX2, essa é a margem segura e dentro das especificações técnicas do equipamento.
    Se quiser "estressar" um pouco as condições operacionais da máquina, os conectores mini 6 pinos PCIe AUX podem fornecer (cada) no limite máximo teórico do Mac Pro 120W antes do sistema colapsar e executar o shutdown por segurança, considerando esses parâmetros você poderia instalar uma GPU que consuma no máximo 300W, já vi casos onde essa margem "extrema" funcionou sem maiores problemas e também já vi casos onde os shutdowns eram constantes. Neste caso eu consideraria também usar um EVGA PowerLink para balancear a alimentação.
    Acima desse limiar de potência a recomendação mais segura é fazer sim o Pixlas mod (alimentação da GPU através de cabos conectados diretamente da fonte de alimentação sem passar pela logic board). Há ainda outras formas de extrair alimentação, por exemplo, o uso das portas SATA (cada uma fornece 54W), usar uma fonte de alimentação externa, etc...etc....
    Como anunciei na NOTA, eu não acho que hoje em dia compense investir dinheiro num Mac Pro 5.1 e falo por minha própria experiência, ao longo dos anos que tive meu Mac Pro 2010 investi uma boa grana em upgrades e melhorias, até que a Apple com o macOS Mojave encerrou oficialmente o suporte a ele. Depois de quase 6 meses anunciado, finalmente consegui vendê-lo por 1/3 do que efetivamente valia, foi mais negócio vendê-lo barato do que mantê-lo parado !
    Hoje estou feliz da vida com um setup minimalista e portátil tão potente e responsivo quanto o Mac Pro mesmo em seus dias mais gloriosos !
  2. Curtir
    pollaris recebeu reputação de Gabriel Paixão em Cabo HDMI para Apple TV 4K   
    @davidprudencio
     
    Os produtos Belkin são top !!! Esses dias tinha um sendo anunciado nos Classificados:
     
  3. Curtir
    pollaris recebeu reputação de davidprudencio em Cabo HDMI para Apple TV 4K   
    Cara, concordo em gênero, número e grau !!!! Já tive problemas com o Marketplace da Americanas.
    Ultimamente estou preferindo comprar as coisas pelo ML, vender lá é meio complicado, muitas taxas, demora pra receber, etc., mas pra comprar acho uma das plataformas online mais seguras e confiáveis.
  4. Curtir
    pollaris recebeu reputação de davidprudencio em Cabo HDMI para Apple TV 4K   
    @davidprudencio
     
    Os produtos Belkin são top !!! Esses dias tinha um sendo anunciado nos Classificados:
     
  5. Positivar
    pollaris deu reputação a Antonio_M_A_S em Cabo HDMI para Apple TV 4K   
    Sim ainda tem muita loja confiável no ML; tenho optado mais pela Amazon, já que dá 30 dias pra devolver, como estou sempre fora, tenho mais tempo pra testar as coisas, se desconfiar de falsificação e/ou se o produto não render o que diz no anúncio, eu devolvo!
  6. Positivar
    pollaris deu reputação a Antonio_M_A_S em Cabo HDMI para Apple TV 4K   
    Eu evito ao máximo marketplace, estava encontrando muita coisa falsificada...
  7. Positivar
    pollaris recebeu reputação de Anderson Siqueira em MacPro 2008 parou de ligar   
    @Anderson Siqueira Isso já aconteceu comigo, no meu caso, o reset do SMC resolveu o problema.
    Para resetar o SMC do Mac Pro:
    Desligue o Mac e desconecte o cabo de alimentação da tomada. Aguarde 15 segundos e conecte o cabo de alimentação novamente. Aguarde 5 segundos e pressione o botão liga/desliga para ligar o Mac. Apesar de tudo indicar um problema na fonte, pode ser que o dispositivo de proteção da própria fonte esteja sendo acionado por um curto ou mau contato, tente desmontar o Mac Pro e retirar alguns componentes como módulo de memória e GPU, verifique também os cabos. Observe os LEDs de diagnóstico na logic board, eles podem indicar onde está o problema:
    https://www.macspecialist.org/mac-pro-early-2008/diagnostic-leds.html
    Boa sorte !
  8. Curtir
    pollaris recebeu reputação de BetoGaleazzo em Instalação de FPU no Macintosh LC III   
    Fala @Pedro Passamani
    Cara, nao sei vale o investimento, achei bem carinhos esses preços para um chip que não deve ter qualquer demanda nos dias de hoje. Mas se for encarar, tenta negociar esses valores, acho que 50 reais está bem pago !
    Se são confiáveis ? É difícil afirmar, mas comprando pelo ML vc pode testar e se não funcionar pode devolver sem stress.
    Em relação a frequência, sim, o clock da FPU deve dar match com o da CPU, por isso há a versões da mesma FPU com clocks diferentes, um para cada versão de clock das CPUs.
    Essa dúvida era comum na época dos 386, eu mesmo, certa vez comprei um 80387DX-40 para fazer par com um 80386DX-20 e mesmo o clock da FPU sendo de 40MHz não funcionou com meu raro 386 de 20MHz.
    Isso acontece pq o BUS entre CPU e FPU deve necessariamente ser síncrono, existem raras exceções onde a placa-mãe permite operações de FPU assíncronas e também já vi FPUs que operassem dentro de um “range” de clock como por exemplo 16-30MHz, mas via de regra, os clocks de CPU e FPU devem ser os mesmos.
    Já soube de casos onde a operação assíncrona foi “forçada”, mas nessa situação os cálculos não eram confiáveis e geralmente davam resultados incorretos.
  9. Positivar
    pollaris recebeu reputação de fernandooovr em Melhor monitor para Mac Mini com qualidade de iMac   
    Bem lembrado Fernando 👍
    Esse 5K da Samsung segue o design do Apple Studio Display e tem interface Thunderbolt, desconfio que não será barato !
  10. Positivar
    pollaris deu reputação a fernandooovr em Melhor monitor para Mac Mini com qualidade de iMac   
    A samsung mostrou 2 novos monitores na CES desse ano, um 5k e outro 4k. O primeiro modelo acredito que veio para competir com o Studio Display. Inclusive, é bem parecido com o modelo da Apple, diga-se.
    Acredito que não tenham mencionado quando chegam ao mercado e menos ainda quando vem para o Brasil, mas caso possa importar ou puder esperar, talvez seja uma ótima opção. Só não sei o valor. 
  11. Curtir
    pollaris recebeu reputação de Gabriel Maganha em Dúvida entre Macbook M1 Max (10c GPU e 24c GPU) e Macbook M2 Pro (12c CPU e 19c GPU)   
    Boa tarde a todos !!!

    @Gabriel Maganha Não tem nem o que pensar meu amigo !! Vai no M1 MAX e seja feliz !!!
    O M1 MAX perde por pouco em processamento de CPU, mas ganha com folga em processamento de GPU, embora para tarefas do dia-a-dia isso não seja tão relevante, para edição de vídeo, animações no Motion e para correção de cores, a GPU superior do M1 MAX lhe dará ganho de tempo nos processos de renderização e no workflow sem depender de proxies ou previews na metade ou 1/4 da resolução. Você mesmo menciona, o M1 MAX ainda tem a vantagem de possuir maior largura de banda na memória unificada e de brinde ainda ganha em media engines que lhe serão úteis na renderização/exportação de vídeo em codecs suportados.
     
    Como você também irá usar para programação, os 32GB de RAM lhe serão mais do que úteis já que você poderá trabalhar com folga usando IDEs pesadas e simuladores, rodando ambiente de testes/dev com máquinas virtuais e caso já esteja trabalhando com Kubernets poderá se beneficiar também da maior quantidade de memória para alocar aos containeres (pods).
     
    Falando do WiFi 6E, exceto se você já tiver roteadores ou access points modernos com a tecnologia WiFi 6E não sentirá diferença alguma, lembrando que já estão sendo lançados no mercado produtos com WiFi 7 que é muito superior ao padrão 6E e este sim irá revolucionar as comunicações sem fio. (o WiFi 7 é para o WiFi 6E o que o 5G é para o 4G).
     
    O Bluetooth 5.3 é outra coisa que não irá agregar ou atrapalhar em nada, afinal 99% dos usuários usam bluetooth essencialmente para teclado e mouse, os 1% usam para conectar fones de ouvido ou caixas de som bluetooth, o que para trabalhos mais sérios com Áudio não são recomendados devido a latência alta inerente a tecnologia sem fio.
    E por último mas não menos importante, o MacBook Pro com M1 MAX sai mais barato e com o dobro de memória ! Ambas as máquinas irão te atender perfeitamente, mas hardware por hardware, o MacBook com M1 MAX e 32GB de RAM é mais máquina na minha opinião.
    Grande abraço !
  12. Curtir
    pollaris recebeu reputação de GeekSauro em Dockstation Dell WD19TB conectada via USB-C no Macbook Pro com M1 Max, suporte 3 Monitores.   
    Fala Fernando,
    Essas docks da Dell são espetaculares !!!! Eu tive uma Dell WD15 e uma WD19S (que pode ser convertida para WD19TB apenas trocando o módulo USB-C) que vendi para o @Willyan Alves
    Hoje estou usando uma Dell UD22 com suporte a DisplayLink e isso me permite romper a barreira de um único monitor externo no MacBook Pro M1. Meu setup está composto por 2 monitores, um Apple Cinema HD Display de 30" (2560x1600) e um Dell P3222qe 4K de 32" (3840x2160) ambos a 60Hz e falo pra você que é a melhor experiência com docks no Mac e no PC. Além das várias portas USB-A e USB-C, DisplayPort e HDMI, de quebra tenho rede cabeada (Gigabit Ethernet) que pra mim é imprescindível e ainda carrego meu MacBook Pro, tudo com apenas um único cabo USB-C conectado.
    Mas vamos agora à sua questão, o processador M1 Max suporta "nativamente" até 3 monitores 6K e 1 monitor 4K, ou seja, 4 monitores externos sendo 3 deles via Thunderbolt (USB-C) e 1 via HDMI, mas pela documentação da Dell sobre a WD19TB apenas 2 monitores 4K@60Hz são suportados no Mac, como seus monitores são QHD e FHD pode haver a possibilidade dos 3 funcionarem, mas sem testar na prática é difícil afirmar ou garantir.
    Há uma thread no Reddit com um cenário parecido exceto pelo fato dos 3 displays serem 4K. Segundo o autor no 3o. display a taxa de atualização precisa ser 30Hz para funcionar, sem isso, a tela fica fora de sincronia e não exibe imagem. Os outros 2 monitores funcionam perfeitamente em 4K@60Hz. Outro ponto é que apenas 2 monitores estão conectados na Dock, o 3o. está conectado diretamente no MacBook através de um cabo USB-C > DisplayPort.
    PS. Eu já testei no meu setup 3 monitores, um 4K, um QHD e um FHD, todos conectados na UD22 e funcionou perfeito ! Porém minha dock suporta 4 monitores (2 nativos + 2 DisplayLink), nos Macs com M1/M2 só 1 conexão nativa é suportada, portanto, nessas máquinas mesmo com a UD22 só 3 displays são suportados.
    Desculpa o post longo, espero ter ajudado !
    Denis.
  13. Curtir
    pollaris recebeu reputação de GeekSauro em Dock   
    Como o GeekSauro disse, tudo depende da sua necessidade, quantidade e tipo de portas, quantidade de monitores, quanto pode gastar, etc.
    Eu uso e recomendo as docks da Dell, já estou na minha terceira e só tenho elogios !!! Tive uma WD15, uma WD19S e agora estou com uma UD22, não são as mais baratas mas também não são as mais caras. As 3 funcionam perfeitamente com PC e Mac, a UD22 é particularmente interessante pois suporta DisplayLink o que permite usar até 3 monitores com Macs M1 e M2 que nativamente estão limitados a um único monitor externo.
     
  14. Curtir
    pollaris recebeu reputação de adrianortv em Mac pro 2009 não liga mais!   
    Faaaaala Adriano !
    Cara, eu tinha um Mac Pro 5.1 original 12 core "tuchado" no talo e consegui vender esses dias (depois de muitos meses anunciado) por 5K sem choro nem vela. A minha também tinha uma RX580 8GB da Sapphire, SSD PCIe Samsung de 512GB como unidade principal, 128GB de RAM 1333MHz, adaptadores para SSD da OWC inclusive na baia de drives ópticos, placa de captura BlackMagic Intensity Pro e estava perfeitinha como nova !
    Só de memória eu tinha uns 6k fácil fora a placa de vídeo que chuto aí uns 2k (valores realistas), mas é trabalhoso e demorado vender por partes. No meu caso confesso que tive dó de desmembrar a máquina e vender em partes.
    Essa máquina ficou comigo por uns 8 anos e só me deu alegrias, cara, conto nos dedos quantas vezes essa máquina travou em todos esses anos mostrando que é um equipamento sem igual, atendendo 100% tudo o que eu fazia nela.
    Infelizmente a Apple decidiu abandoná-lo em prol dos modelos mais novos mas digo pra você que o atual dono está rodando o macOS Monterey nela firme e forte e pasmem senhores !!!! O Mac Pro dá pau no MacBook Pro 2019 de 15" com Core i9 e Vega 20 fácil fácil no workflow dele.
    Como o Marcos comentou, mande avaliar a fonte, provavelmente é ela que foi pro espaço, é possível sim repará-la e não precisa ser um técnico alienígena, fontes de alimentação são fáceis de consertar. Agora se for algo mais sério tipo a logic board (backplane) ou na CPU board, aí é caixão e vela preta mesmo. Pelo que pedem por aí não vale o investimento para trocar.
    Mas voltando ao seu dilema, vendê-la como está é perder muito dinheiro, mandar arrumar e tentar vender só se for barato também (veja meu caso), eu acho que no seu lugar eu tentaria vender as peças e componentes separados, dá mais trabalho e vai demorar um pouco, mas a perda será menor.
    Em todo caso, uma coisa é certa, o investimento que você fez dificilmente será recuperado, fato !
    Eu decidí vender o Mac Pro por 2 motivos, primeiro, me via usando mais o Windows 10 nele do que o próprio macOS Mojave (última versão oficialmente suportada) e também pq estava buscando um setup minimalista pro meu home estúdio, minha idéia inicial era um Mac Mini M1 pela quantidade e flexibilidade de portas (para atender todos os devices do meu setup).
    Mas acabei optando por um MacBook Pro 13" M1 ligado numa dock USB-C da Dell, um único cabo vai pro meu MacBook e eu tenho carregamento de energia de até 90W, portas USB tipo A e USB tipo C, HDMI, DisplayPort e na dock está conectado meu velho guerreiro indestrutível Apple Cinema HD de 30" como tela principal, e digo a você, melhor setup da minha vida !!!
    Ganhei versatilidade (parte do setup é portátil), poder de processamento, MacOS "up to date" e consumo mínimo de energia (sim, o que meu Mac Pro consumia de energia em tempos de bandeira vermelha me fazia sentar e chorar). Só dele estar ligado fazendo tarefas básicas consumia 310W, rodando algo que exigia mais da máquina ia fácil fácil para os 500-600W !
    Grande abraço e boa sorte !
  15. Obrigado!
    pollaris recebeu reputação de marcosfisica em MacBook A1502 capacitores com valores alterados   
    Fala Marcão !!!
    Em termos simplistas (é mais complexo que isso...rssss) é sim o que o nome sugere, mas se refere a resistência interna do componente, ou seja, independente do circuito ao qual está conectado. Podemos dizer que ESR é a leitura precisa da perda de energia interna do capacitor que ocorre entre as placas e o dielétrico causando queda na tensão que o capacitor fornece e por isso sua medição é quase tão importante quanto a capacitância. A ESR alta aquece o capacitor (perda de energia dissipada) e por isso algumas vezes observamos capacitores inchados (estufados) ou estourados na placa, lembrou dos eletrolíticos estufados na fonte de alimentação de PCs antigos ? Pois é, são os mais afetados pela ESR alta.
    Para medir a ESR em circuitos simples como computadores, celulares, televisão e eletrônicos em geral você precisa de um LCR Bridge (instrumento de laboratório), mas hoje no mercado existem soluções mais simples e econômicas chamadas simplesmente Medidor ESR. Há para todos os bolsos e gostos e você pode até montar o seu, há esquemas na Internet. Óbvio que um LCR Bridge é mais completo, tem mais parâmetros, é mais preciso e tem uso mais amplo, mas um medidor ESR tipo Peak Eletronics dá e sobra para a grande maioria dos técnicos.
    É complicado mas não impossível medir a ESR com um multímetro a depender do tipo de capacitor e da aplicação do circuito. Um multímetro de alta precisão com capacidade de medir resistência 4Wire (4 fios) ou um miliohmímetro podem ser usados, mas também é necessário um sinal senoidal de 100KHz com uma corrente extremamente baixa (da ordem de alguns mA) o que requer também um gerador de sinal no circuito.
    Já para altas frequências e circuitos de RF, os métodos e técnicas são infinitamente mais complexos pois precisam ser mais precisos,  afinal temos outras grandezas envolvidas como indutância, reatância, impedância, EMI, etc.
    No passado medíamos ESR em circuitos de RF usando tubos de ressonância coaxial, geradores de sinal e RF Voltmeter (método chamado de Linha de Ressonância Coaxial), mas hoje com o mundo mais moderno e tecnológico temos a disposição o Vector Network Analyzer (VNA) que torna tudo mais simples, rápido e prático.
    Marcão, se eu for falar só de ESR dá pra escrever um livro ! Desculpe o texto longo e talvez chato mas espero ter esclarecido ao menos em parte sua dúvida.
    Grande abraço !
  16. Curtir
    pollaris recebeu reputação de palhano em MacBook A1502 capacitores com valores alterados   
    Boa tarde Fernanda,
    Se eu não estiver enganado sua máquina é de 2015, portanto, é possível sim que alguns componentes já apresentem certo desgaste sobretudo os capacitores.
    Mas como engenheiro eletrônico me chamou atenção para o fato de especificarem valores alterados na corrente "de 3 amperes tavam dando 2,8". A corrente não é e nem deve ser parâmetro para avaliação da condição de um capacitor. O primeiro parâmetro a ser medido é obviamente a capacitância cujos valores são especificados em Faraday (F). Quase tão importante quanto a capacitância em se tratando de capacitores, é a ESR (Equivalent Series Resistance) e esta sim indica com relativa precisão a condição do capacitor e é medida em Ohms.
    Além disso, qualquer medição realizada com os componentes soldados na placa está sujeita a variações devido outros componentes na mesma linha. Outro ponto é que nessas placas os componentes são em sua maioria SMD já fabricados com propriedades Low ESR e High Q, ou seja, ao menos em teoria são muito mais duráveis que os antigos PTH e podem funcionar por anos sem quaisquer alterações significativas.
    Enfim, só pela forma que deram o diagnóstico eu já descartaria essa assistência, não por julgar que eles estão errados no diagnóstico mas sim pela ausência de informações precisas sobre a real condição dos capacitores que possam embasar a alegação da necessidade de substituição.
    Em relação ao cooler, se ele estiver ruim a máquina vai esquentar mesmo a ponto de travar, o que bate com os sintomas descritos. Independente da assistência, no momento da troca do cooler solicite também a limpeza e substituição da pasta térmica. Deveria ser praxe mas vai que né....
    Abraços !
  17. Positivar
    pollaris recebeu reputação de marcosfisica em MacBook A1502 capacitores com valores alterados   
    Boa tarde Fernanda,
    Se eu não estiver enganado sua máquina é de 2015, portanto, é possível sim que alguns componentes já apresentem certo desgaste sobretudo os capacitores.
    Mas como engenheiro eletrônico me chamou atenção para o fato de especificarem valores alterados na corrente "de 3 amperes tavam dando 2,8". A corrente não é e nem deve ser parâmetro para avaliação da condição de um capacitor. O primeiro parâmetro a ser medido é obviamente a capacitância cujos valores são especificados em Faraday (F). Quase tão importante quanto a capacitância em se tratando de capacitores, é a ESR (Equivalent Series Resistance) e esta sim indica com relativa precisão a condição do capacitor e é medida em Ohms.
    Além disso, qualquer medição realizada com os componentes soldados na placa está sujeita a variações devido outros componentes na mesma linha. Outro ponto é que nessas placas os componentes são em sua maioria SMD já fabricados com propriedades Low ESR e High Q, ou seja, ao menos em teoria são muito mais duráveis que os antigos PTH e podem funcionar por anos sem quaisquer alterações significativas.
    Enfim, só pela forma que deram o diagnóstico eu já descartaria essa assistência, não por julgar que eles estão errados no diagnóstico mas sim pela ausência de informações precisas sobre a real condição dos capacitores que possam embasar a alegação da necessidade de substituição.
    Em relação ao cooler, se ele estiver ruim a máquina vai esquentar mesmo a ponto de travar, o que bate com os sintomas descritos. Independente da assistência, no momento da troca do cooler solicite também a limpeza e substituição da pasta térmica. Deveria ser praxe mas vai que né....
    Abraços !
  18. Curtir
    pollaris recebeu reputação de marcosfisica em Mac Pro 2008/2009/2010, ainda viável?   
    Marcão, 
    Se eu for vendê-lo mesmo, vou testar o patch pro Catalina, só por curiosidade.
    Valeu pela dica !
    Abraços !
  19. Curtir
    pollaris recebeu reputação de marcosfisica em Mac Pro 2008/2009/2010, ainda viável?   
    Fala Marcão !!!!!
    Essa eu tive que entrar pra te responder meu amigo já que possuo um Mac Pro 5.1 (2010) e é basicamente minha máquina principal pra tudo.
    Primeiro, sobre meu setup:
    Mac Pro 5.1 2010 (original, não é o 4.1 "convertido") Twelve Core (2 x Intel Xeon X5670 2.93GHz / 6.4GT/s / 12 cores), 128GB @ 1333MHz de RAM. volume que roda o MacOS é um SSD PCIe AHCI de 512GB, Sapphire Pulse Radeon RX 580 8GB de VRAM, o Super Drive foi substituído por um gravador de Blu-Ray e a segunda baia de disco óptico possui um adaptador OWC para HD/SSD. Substituí todos os discos mecânicos dos slots SATA por SSDs. Tenho instalados Windows 7, Windows 10 e MacOS Mojave (cada um no seu respectivo SSD). Meu monitor é um Apple Cinema Display 30" (2560x1600) /  Placa de Captura de Vídeo PCIe Blackmagic Intensity Pro e Interface de Áudio USB Arturia MiniFuse 2.
    Quando estou de home-office uso ela para trabalho, navegação Internet, vídeos no YouTube, Word, Excel, rodo bastante coisa virtualizada via VMware Fusion (laboratório e simulações), edito alguns vídeos casualmente (1080p60  mas com a RX580 dá pra editar 4K) usando o DaVinci Resolve e Final Cut e faço bastante edição de áudio para um Podcast usando o Ableton Live, Audacity e Reaper. 
    O que gosto:
    Para uma máquina com 12 anos de vida ela roda muita coisa e roda bem. É sem dúvida uma máquina parruda, realmente profissional, extremamente estável, confiável e dá conta do recado na maioria dos casos. A compatibilidade com Windows x64 nativo é uma grande vantagem frente aos Macs com M1. Outra coisa memorável, sua incrível capacidade de expansão, dá pra trocar processador (limitado ao Xeon X5690), expandir memória RAM (até 128GB perdendo o Triple Channel e rodando no máximo a 1333MHz), GPU (limitado aos 225W na alimentação e PCIe 2.0), SSD NVME (limitado ao PCIe 2.0), instalar placa USB 3.1, placas de captura de vídeo, interfaces de áudio, etc...etc... E até Thunderbolt eu já vi rodando nesse Mac Pro !!!!!
    O que não gosto:
    Apesar do seu inegável poder de processamento, as CPUs limitam bastante a produtividade. Os processadores usados nessa geração de Mac Pro já estão muito defasados, não suportam recursos modernos de otimização como codecs para aceleração por hardware tipo H.264/HEVC. Para tarefas single core o Xeon dessa geração perde feio para muito Core i5 de gerações mais recentes. O barramento de memória também é um limitador, DDR3 rodando a 1333MHz possui largura de banda teórica de 10.6GB/s (em comparação o M1 com memória unificada possui largura de banda de 68.25GB/s !!!!) Apenas por curiosidade, veja o resultado do GeekBench de algumas máquinas, benchmarks não são e nunca foram uma verdade absoluta, mas nos fornecem uma boa base de comparação geral do poder de fogo de uma máquina.
    É uma máquina grande, pesada e que ocupa muito espaço pelo que faz, eu estou atualmente numa pegada mais minimalista, acho que uma máquina menor, mais moderna e otimizada renderá muito mais que o Mac Pro. Como um colega aí citou, o consumo de energia é algo crítico no Mac Pro, afinal, quantas máquinas gamers (olha que puxei aqui na comparação) você conhece que possuem uma fonte de 980W ???
    E veja que interessante, mesmo com uma fonte de 980W e capacidade de upgrade da GPU é limitada pelo suporte de alimentação (a margem segura é de 225W sendo 75W slot PCIe, 75W PCIe AUX 1 e 75W PCIe AUX 2), ou seja, limita e muito as escolhas por GPUs mais parrudas. Claro que há gambiarras, gente que usa adaptadores para extrair energia das portas SATA, Pixlas mod, fontes externas mas eu abomino gambiarra sob qualquer circunstância.
    O que detesto:
    Detesto o fato da Apple não suportar mais o Mac Pro 5.1 (mesmo com o suporte longevo da Apple de 10 anos), matá-lo no MacOS 10.14 Mojave é uma vergonha ! Com os upgrades adequados, o Mac Pro 5.1 é plenamente capaz de rodar o BigSur e Catalina sem qualquer dificuldade, exceto claro que recursos modernos como AirDrop, Sidecar, e outras coisas é sem chance mesmo !
    Agora, o bola fora mais feio da Apple, foi forçar os donos de Mac Pro 4.1/5.1 a investir numa placa gráfica compatível com Metal para rodar o Mojave e matar logo em seguida o suporte no SO seguinte (Big Sur). Ou seja, quem comprou GPU nova na esperança de ter suporte nativo e oficial para rodar SOs mais recentes se lascou e jogou dinheiro fora (meu caso).
    E falo de suporte nativo, como disse antes, não gosto de gambiarras e acredito que muitos que dependem de seus Macs para trabalhar também não, sei que dá pra instalar o Big Sur e Catalina via Dosdude1 patch e OpenCore mas essas ferramentas me soam mais como um Hackintosh no hardware Apple do que uma solução efetiva e confiável para manter seu Mac Pro atualizado, sem contar a dor de cabeça para aplicar os updates, desativa isso, ativa aquilo, copia kext pra tal lugar, não é nada "Apple like" entende ? Perde-se toda a magia e prazer de usar um Mac !
    Custo/Benefício:
    Bom, o Mac Pro mesmo com todas as suas virtudes, limitações e defeitos, ainda consegue ser uma máquina para se trabalhar profissionalmente, com algumas ressalvas é claro, mas ainda dá conta do recado e atenderá a necessidade de muitos usuários. A grande questão é que para isso tudo, além do equipamento, você precisa contar com os upgrades necessários para torná-lo mais atual (menos obsoleto) de acordo com o que você fará com ele.
    No meu caso por exemplo, eu tive que investir em SSDs, memória, GPU e umas cositas más ! Se me atende ? Definitivamente Sim, mas a que preço ? Se juntasse todo o dinheiro investido ao longo desses anos para comprar um Mac com M1, hoje eu teria um MacBook 14" com o M1 Pro !
    Minha máquina atualmente (Jan/2022) vale por volta de 15 mil reais, e se eu anunciar para vendê-la duvido muito conseguir 10 mil reais e se conseguir vou correndo comprar um Mac Mini M1 com 16GB de RAM e ser muito feliz  😂 😂 😂
     
    ***ALERTA DE SPOILER***
    Com certa dor no coração e após longos 7 anos de alegria, trabalhos ininterrúptos sem quaisquer travamentos, diversão garantida fazendo os mais diversos upgrades, informo que em breve devo anunciá-la para venda. Não tanto por necessidade, mas por espaço mesmo. Estou montando um home studio e acreditem, cada cm2 está me fazendo repensar e reorganizar muita coisa no meu escritório.
    Portanto, aos possíveis interessados, fiquem atentos !
     
    Conclusão
    Com o risco de dar um tiro no meu próprio pé (depois do meu spoiler aí em cima), eu digo terminantemente com todas as letras que hoje investir $$ em um Mac Intel é perder dinheiro. Com o M1 a Apple quebrou muitos paradígmas, o custo/benefício/eficiência é incrivelmente favorável aos Macs com Apple Silicon.
    Há sim um pouco de hype também, pois há casos e casos, por exemplo, nem mesmo o M1 MAX top dos top é páreo para as GPUs modernas, a compatibilidade para rodar Windows X64 nativo para aplicações muito específicas também é outro fator relevante e por último, pra quem precisa realmente de uma máquina que permita upgrades e está preso ao ecossistema da Apple, não tem outra alternativa senão investir uma fortuna num Mac Pro 2019. Fora isso, é muito mais sensato e barato partir para um Mac M1.
    Então meu amigo Marcos, avalie bem suas necessidades, o quanto pretende investir e principalmente, por quanto tempo você irá ficar com o equipamento que comprar agora, se ele deve ter suporte oficial ou não, etc. Esses fatores serão determinantes na sua escolha !
    E veja, com o preço maluco dos componentes e periféricos, nunca foi tão favorável para a Apple como está sendo agora, desktops e notebooks equivalentes em qualidade e design estão custando tanto quanto Apple no dias atuais e quem diria que viveríamos para ver um computador Apple sendo mais barato que um PC 😮
    Grande abraço e sucesso em 2022 !!!
     
  20. Curtir
    pollaris recebeu reputação de Cristiano Filho em AirPort Extreme em 2021, ainda é uma boa escolha?   
    Fala Guilherme !!!
    Então meu amigo, eu me considero um "especialista" em Airports...kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu usei por muitos anos (+10 anos) exclusivamente roteadores Apple e até hoje, ainda os considero excelentes roteadores e que ainda sim atendem com excelência a maioria dos usuários.
    Como o Beto comentou, hoje em dia, existem soluções muito mais robustas e funcionais que os Airports, lembrando que, a Apple definitivamente descontinuou a linha Airport do seu catálogo de produtos (como você mesmo observou). Claro que há necessidades e necessidades, até o ano passado minha rede ainda era composta exclusivamente por Airports Extreme 802.11AC (3 no total) e eu particularmente não tinha do que reclamar. Performance e cobertura excelentes em todos os cômodos, e eles não estavam cabeados entre sí, a rede estava estendida e ampliada através dos 3 via WiFi.
    Eu acabei vendendo meus Airports e decidí testar uma solução Mesh (mais por curiosidade mesmo), o Mesh oferece muito mais recursos que os Airport, mas em essência, faz praticamente a mesma coisa. Confesso de verdade, que não tive ganhos significativos entre o meu setup anterior com os Airports e meu setup Mesh atual, exceto por algumas novas funcionalidades que o Mesh oferece, eu diria que os Airports mesmo com suas limitações as fazem com maestria, um exemplo prático só para ilustrar, eu acho que a rede de convidados do Airport era muito melhor estruturada e funcional do que a que meu Mesh atual oferece !
    O que realmente me incomodava no setup com os Airports é o fato da Apple não liberar mais atualizações de firmware, ou seja, tenha ciência de que você não terá novas funcionalidades ou melhorias no produto, ou seja, se ele atende como é hoje, blz, caso contrário não compre !
    Se você acredita realmente que um único roteador Apple Airport te atende e caso encontre um Airport Extreme AC (somente o modelo 802.11ac vale a pena hoje) usado em ótimo estado por um custo bem interessante, pode ter certeza, você não irá se arrepender ! Até os dias atuais é um roteador robusto e estável e principalmente, muito confiável, tenho um Airport Extreme N aqui de 5a. Geração que comprei novo, deve ter pelo menos uns 8 anos e está firme, forte e funcional como novo !
  21. Obrigado!
    pollaris recebeu reputação de Guilherme Baptista em AirPort Extreme em 2021, ainda é uma boa escolha?   
    Fala Guilherme !!!
    Então meu amigo, eu me considero um "especialista" em Airports...kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu usei por muitos anos (+10 anos) exclusivamente roteadores Apple e até hoje, ainda os considero excelentes roteadores e que ainda sim atendem com excelência a maioria dos usuários.
    Como o Beto comentou, hoje em dia, existem soluções muito mais robustas e funcionais que os Airports, lembrando que, a Apple definitivamente descontinuou a linha Airport do seu catálogo de produtos (como você mesmo observou). Claro que há necessidades e necessidades, até o ano passado minha rede ainda era composta exclusivamente por Airports Extreme 802.11AC (3 no total) e eu particularmente não tinha do que reclamar. Performance e cobertura excelentes em todos os cômodos, e eles não estavam cabeados entre sí, a rede estava estendida e ampliada através dos 3 via WiFi.
    Eu acabei vendendo meus Airports e decidí testar uma solução Mesh (mais por curiosidade mesmo), o Mesh oferece muito mais recursos que os Airport, mas em essência, faz praticamente a mesma coisa. Confesso de verdade, que não tive ganhos significativos entre o meu setup anterior com os Airports e meu setup Mesh atual, exceto por algumas novas funcionalidades que o Mesh oferece, eu diria que os Airports mesmo com suas limitações as fazem com maestria, um exemplo prático só para ilustrar, eu acho que a rede de convidados do Airport era muito melhor estruturada e funcional do que a que meu Mesh atual oferece !
    O que realmente me incomodava no setup com os Airports é o fato da Apple não liberar mais atualizações de firmware, ou seja, tenha ciência de que você não terá novas funcionalidades ou melhorias no produto, ou seja, se ele atende como é hoje, blz, caso contrário não compre !
    Se você acredita realmente que um único roteador Apple Airport te atende e caso encontre um Airport Extreme AC (somente o modelo 802.11ac vale a pena hoje) usado em ótimo estado por um custo bem interessante, pode ter certeza, você não irá se arrepender ! Até os dias atuais é um roteador robusto e estável e principalmente, muito confiável, tenho um Airport Extreme N aqui de 5a. Geração que comprei novo, deve ter pelo menos uns 8 anos e está firme, forte e funcional como novo !
  22. Positivar
    pollaris recebeu reputação de AdrianoGH em AirPort Extreme em 2021, ainda é uma boa escolha?   
    Fala Guilherme !!!
    Então meu amigo, eu me considero um "especialista" em Airports...kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu usei por muitos anos (+10 anos) exclusivamente roteadores Apple e até hoje, ainda os considero excelentes roteadores e que ainda sim atendem com excelência a maioria dos usuários.
    Como o Beto comentou, hoje em dia, existem soluções muito mais robustas e funcionais que os Airports, lembrando que, a Apple definitivamente descontinuou a linha Airport do seu catálogo de produtos (como você mesmo observou). Claro que há necessidades e necessidades, até o ano passado minha rede ainda era composta exclusivamente por Airports Extreme 802.11AC (3 no total) e eu particularmente não tinha do que reclamar. Performance e cobertura excelentes em todos os cômodos, e eles não estavam cabeados entre sí, a rede estava estendida e ampliada através dos 3 via WiFi.
    Eu acabei vendendo meus Airports e decidí testar uma solução Mesh (mais por curiosidade mesmo), o Mesh oferece muito mais recursos que os Airport, mas em essência, faz praticamente a mesma coisa. Confesso de verdade, que não tive ganhos significativos entre o meu setup anterior com os Airports e meu setup Mesh atual, exceto por algumas novas funcionalidades que o Mesh oferece, eu diria que os Airports mesmo com suas limitações as fazem com maestria, um exemplo prático só para ilustrar, eu acho que a rede de convidados do Airport era muito melhor estruturada e funcional do que a que meu Mesh atual oferece !
    O que realmente me incomodava no setup com os Airports é o fato da Apple não liberar mais atualizações de firmware, ou seja, tenha ciência de que você não terá novas funcionalidades ou melhorias no produto, ou seja, se ele atende como é hoje, blz, caso contrário não compre !
    Se você acredita realmente que um único roteador Apple Airport te atende e caso encontre um Airport Extreme AC (somente o modelo 802.11ac vale a pena hoje) usado em ótimo estado por um custo bem interessante, pode ter certeza, você não irá se arrepender ! Até os dias atuais é um roteador robusto e estável e principalmente, muito confiável, tenho um Airport Extreme N aqui de 5a. Geração que comprei novo, deve ter pelo menos uns 8 anos e está firme, forte e funcional como novo !
  23. Curtir
    pollaris recebeu reputação de Guedes - Brasília em AirPort Extreme em 2021, ainda é uma boa escolha?   
    Fala Guilherme !!!
    Então meu amigo, eu me considero um "especialista" em Airports...kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu usei por muitos anos (+10 anos) exclusivamente roteadores Apple e até hoje, ainda os considero excelentes roteadores e que ainda sim atendem com excelência a maioria dos usuários.
    Como o Beto comentou, hoje em dia, existem soluções muito mais robustas e funcionais que os Airports, lembrando que, a Apple definitivamente descontinuou a linha Airport do seu catálogo de produtos (como você mesmo observou). Claro que há necessidades e necessidades, até o ano passado minha rede ainda era composta exclusivamente por Airports Extreme 802.11AC (3 no total) e eu particularmente não tinha do que reclamar. Performance e cobertura excelentes em todos os cômodos, e eles não estavam cabeados entre sí, a rede estava estendida e ampliada através dos 3 via WiFi.
    Eu acabei vendendo meus Airports e decidí testar uma solução Mesh (mais por curiosidade mesmo), o Mesh oferece muito mais recursos que os Airport, mas em essência, faz praticamente a mesma coisa. Confesso de verdade, que não tive ganhos significativos entre o meu setup anterior com os Airports e meu setup Mesh atual, exceto por algumas novas funcionalidades que o Mesh oferece, eu diria que os Airports mesmo com suas limitações as fazem com maestria, um exemplo prático só para ilustrar, eu acho que a rede de convidados do Airport era muito melhor estruturada e funcional do que a que meu Mesh atual oferece !
    O que realmente me incomodava no setup com os Airports é o fato da Apple não liberar mais atualizações de firmware, ou seja, tenha ciência de que você não terá novas funcionalidades ou melhorias no produto, ou seja, se ele atende como é hoje, blz, caso contrário não compre !
    Se você acredita realmente que um único roteador Apple Airport te atende e caso encontre um Airport Extreme AC (somente o modelo 802.11ac vale a pena hoje) usado em ótimo estado por um custo bem interessante, pode ter certeza, você não irá se arrepender ! Até os dias atuais é um roteador robusto e estável e principalmente, muito confiável, tenho um Airport Extreme N aqui de 5a. Geração que comprei novo, deve ter pelo menos uns 8 anos e está firme, forte e funcional como novo !
  24. Positivar
    pollaris recebeu reputação de Don Corleone em Saúde da bateria em 90% em 6 meses (iPhone SE 2020)   
    Senhores,
    Depende de uma série de fatores mas realmente algumas baterias parecem sim se desgastar com maior velocidade.
    Eu tive um iPhone 6 que com 7 anos de uso ainda estava com 70% de saúde da bateria, em contrapartida, tive um iPhone Xr que com apenas 6 meses estava com 90% de saúde da bateria e em 1 ano ele já estava com 84% de saúde. Hoje tenho um iPhone 12 Pro Max que com 7 meses de uso está com a saúde da bateria em 99%. Basicamente o mesmo perfil e rotinas de uso em todos os aparelhos.
    Alguns detalhes interessantes: No meu iPhone 6 sempre usei carregador e cabos originais, no meu Xr usava o carregador original e um cabo inteligente da Baseus (que cortava a alimentação ao atingir certa porcentagem de carga) e agora no 12PM só uso o cabo/carregador original. Pode ter sido coincidência, achismo, sexto sentido ou efetivamente a causa real do problema, mas o fato é que a bateria do meu Xr se degradou muito rápido e com 1 ano e 5 meses de uso, teve um problema de curto na placa lógica originado na região da porta lightning afetando completamente o Face ID e a capacidade de carregar o aparelho.
    Ao comprar o 12 Pro Max mudei alguns pequenos hábitos no que diz respeito a bateria e carga:
    1 - Carregador e cabos, só uso os originais da Apple, são uma porcaria e custam uma fortuna, mas nunca me deram dor de cabeça;
    2 - Não uso o carregador rápido (20W) e também não carrego por indução, sei que é ser "conservador" demais, mas não são features que agregam muito no meu dia-a-dia de uso.
    3 - Sempre evito deixar a bateria zerar (descarregar até o fim JAMAIS), tenho um trigger no Atalhos que quando a bateria chega em 45% já me avisa e dificilmente coloco para carregá-lo abaixo dos 30% de bateria;
    4 - Carregamento otimizado está ativado mas são raras as vezes que observo ele fazendo aquela carga lenta dos 80% até 100% (a Apple tem muito o que melhorar nesse algorítmo), mas quando faz confesso que fico mais tranquilo;
    5 - Estou sempre monitorando o carregamento, logo ao atingir os 100% já tiro da tomada (a Apple podia muito bem melhorar o circuito de carga para cortar a energia automaticamente nos 100%);
    6 - Algumas vezes consigo até 2 dias de uso com uma única carga, isso, com certeza, ajuda a preservar a saúde da bateria, afinal, quanto mais cargas, mais ciclos são gastos e consequentemente maior a degradação química (vantagem da bateria maior no 12PM);
    7 - Evito (na medida do possível) expor o iPhone a temperaturas extremas, os elementos químicos das baterias se degradam com maior velocidade em temperaturas muito baixas ou muito altas.
    O desgaste da bateria é inevitável e não devemos ficar reféns da porcentagem de saúde, mas também não custa tentar minimizar os efeitos do envelhecimento e prezar pela longevidade do aparelho. Mas de fato, como no meu Xr, vejo muitos aparelhos e diversos relatos de baterias de iPhones se degradando com muita facilidade (muitos dos quais a Apple considera normal), temos aí os milhares (talvez milhões) de casos de iPhones 11 com baterias degradadas onde ela mesma "admitiu" que há problemas em seu sistema de calibração da saúde da bateria só para não "admitir" de fato que essas baterias são de um fabricante/lote/componentes ruins. Eu iria mais além e estenderia esse problema a muitos outros modelos e produtos (AirPods ???), vide muitos casos de iPhones Xr, SE e também 12 ! 
  25. Curtir
    pollaris recebeu reputação de rafarace em Foco da câmera iPhone 12 Pro Max   
    Boa noite amigo, é um problema “crônico” do iPhone 12 Pro Max. Nos foruns gringos e no suporte da Apple há dezenas de relatos. Ao que tudo indica, é um resultado adverso da combinação do tamanho do sensor maior com o conjunto de lentes do Pro Max. Lembrando que é um caso diferente do ocorrido no 12 Pro que foi resolvido na penúltima atualização do iOS.
    Ps. Também tenho um 12 Pro Max e acontece a mesmíssima coisa.
×
×
  • Criar Novo...