Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cainho

Membros
  • Total de itens

    12
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Positivar
    Cainho deu reputação a Alan Leitão em Projeto para meu Macbook Pro   
    Para fazer o Fusion Drive você precisará fazer o seguinte procedimento:
     
    1- Instalar o HDD e o SSD. Sugiro que o HDD fique onde era o SuperDrive.
     
    2- Iniciar o processo de instalação do OS X pelo Internet Recovery (não usar a partição de recuperação). Esse passo é importante porque você precisará destruir as partições das unidades do computador para montar um volume lógico Fusion Drive. Esse volume lógico ocupará tanto o SSD quanto o HDD. Se iniciar o processo de instalação pela partição recovery o sistema não permitira destruir as partições do seu HDD para montar o volume lógico Fusion Drive. Essa etapa será executada com o instalador do OS X mas usando o terminal antes de qualquer tarefa disponível no instalador.
     
    2A- Você pode aproveitar que está usando o seu computador para testes, baixar o OS X Yosemite 10.10.1 da Mac App Store e criar um pendrive bootável com o aplicativo Diskmaker X (download aqui). Com esse pendrive bootável você poderá fazer a configuração do Fusion Drive e a instalação do OS X sem precisar de internet e muito mais rapidamente, coisa que sugiro fortemente. O pendrive necessário precisará ser de 8 GB no mínimo e será formatado para ter somente o instalador do OS X.
     
    3- Após configurar o volume lógico, seu sistema passará a interpretar o seu SSD e o HDD como uma única unidade com capacidades somadas. Basta sair do terminal e  instalar o sistema nessa unidade.
     
    Comentando: O Fusion Drive foi apresentado quando a versão corrente do OS X era a 10.8 mas já encontrei informações que esse esquema já estava disponível para uso desde o 10.6. Nunca testei para saber se é verdade.
     
    Observação importante sobre desempenho: Para ter a melhor performance, garanta que o HDD usado também é SATA3 e que ele seja de no mínimo 7200 RPM. Quando eu usei esse esquema o meu HDD era um 7200 híbrido (SSHD - ou HDD com uma parte SSD). O HDD original costuma ser SATA3 porém de 5400 RPM. Não há problema em usar o original, mas a performance do Fusion Drive não será das melhores quando precisar acessar esse HDD.
     
    Observação importante sobre segurança dos dados: É muito importante o backup dos seus dados nesse esquema porque se uma das unidades falhar, você perderá todos os seus dados e não conseguirá iniciar o sistema. O Time Machine faz um excelente trabalho nesse sentido.
     
    Observação importante sobre upgrades futuros: Observe que depois de configurado o Fusion Drive não será possível fazer a troca de nenhuma das unidades sem destruir o volume lógico - e isso acarreta a perda de dados. Após o upgrade você precisará repetir o processo de configuração do volume lógico Fusion Drive e reinstalar o sistema. Se você possuir backup do Time Machine, ao invés de reinstalar o sistema basta recuperar esse backup e o seu Mac voltará para o estado idêntico ao do último backup.
     
    Depois nos diga como ficou o seu sistema com tudo configurado!
     
    Ah, uma última coisa: tente observar bem em tudo o que vai mexer, parafusos que irá remover, procure ter todas as ferramentas necessárias em mãos antes de começar e estude bem o teardown do iFixIt para o modelo do seu computador. Vai ser de grande valia. Lembre-se que tudo o que você tirou terá que voltar e não troque os parafusos de lugar. Eles podem parecer iguais, mas alguns são mais compridos que outros e isso fará diferença no momento da montagem.
  2. Positivar
    Cainho deu reputação a Alan Leitão em Projeto para meu Macbook Pro   
    Vamos lá!
     
    1- Eu tenho um desses e recomendo.
     
    2- Sugiro usar efetivamente o computador. Nada melhor que o uso diário para detectar possíveis problemas. Lembre também de gravar alguns DVDs para testar o SuperDrive.
     
    2A- Sim, basta iniciar com a teclas pressionadas e seguir o passo-a-passo na tela. Não tem erro.
     
    2B- Exato.
     
    2C- O Fusion Drive é o melhor balanço entre performance e conforto. Inicialmente o conteúdo sempre "entra" no computador pelo SSD e só é usado o HDD após o SSD "lotar". Com o tempo o algoritmo do Fusion Drive analisa o que você mais usa e mantém no SSD e o que é menos usado é movido para o HDD liberando espaço no SSD, mantendo a performance da máquina no topo. Somente se sente perda de performance nessa configuração quando o sistema precisa acessar o HDD, mas com certeza é mais rápido do que o usuário manualmente gerenciar as tarefas no HDD. Para que seja transparente para o usuário, a transferência de arquivos entre SSD e HDD sempre ocorre nos momentos de inatividade do computador. Lembrando que esse algoritmo nunca se aplica aos arquivos do OS X que sempre ficam na porção SSD, mas aos programas pode ser aplicado, onde os menos usados são movidos para a porção HDD. Usei esse esquema por algum tempo e votaria a usar ele se fosse necessário. Como minha máquina atual só tem SSD (é um Retina) não faço mais uso do Fusion Drive, mas no notebook anterior era essa a minha solução.
     
    3- Beleza, com 8 GB vai ficar show. É que sou um tanto exagerado porque trabalho com vídeos em HD e estou partindo para 4K onde 16 GB é um limitador.
     
    4- Entendo. Nunca usei SSD Crucial, mas se a performance se equipara aos Samsung Evo devem ser bons. Os Samsung Pro seriam o estado da arte e a diferença de preço não é tão grande.
     
    Caso tenha problemas na máquina, você pode reverter a máquina para a condição original, mas tenho algumas ressalvas para colocar.
     
    A- Você terá que desfazer o Fusion Drive. No link que passei que fala sobre ele também ensina a desfazer.
    B- Os parafusos internos são pintados de preto e a tinta descasca quando manipulados. Vai depender de sorte e boa vontade de quem te atender para não invalidar a garantia. E você terá que ter o cuidado de colocar todos os parafusos no lugar. No seu respectivo lugar.
    C- A manipulação dos componentes é bastante delicada e muitas partes precisarão ser desmontadas. Quanto mais mexer mais risco de danos.
     
    Quanto ao TRIM, é um recurso que os sistemas operacionais modernos tem para manter a performance de gravação dos SSDs. Ele funciona assim, de forma resumida: quando um dado é escrito num HDD ou SSD ele ocupa uma "unidade" de memória (ou um conjunto de unidades). Num HDD quando você apaga um arquivo, esse arquivo não é realmente apagado, mas sim marcado como não necessário e quando o sistema precisa escrever algo ele simplesmente é sobrescrito. Já no SSD é necessário efetivamente limpar uma "unidade" já usada para gravar outra coisa. O TRIM é o recurso que executa o trabalho de limpar essas "unidades" marcadas como não necessárias nos momentos de inatividade do sistema, garantindo que o espaço livre é realmente livre, aumentado a performance de escrita.
  3. Positivar
    Cainho deu reputação a Alan Leitão em Projeto para meu Macbook Pro   
    Caio, primeiro preciso avisar que esse processo invalidará a sua garantia. Ok por você?
     
    Vamos lá:
     
    1- retirar o superdrive e colocar ele como unidade externa é possível. A OWC vende um adaptador para isso. Clique aqui e veja.
    2- recomendo que você coloque o aparelho para funcionar, configure tudo para ter certeza que não há defeitos ou problemas com o computador no estado original. Modificar profundamente o sistema antes de ligar ele não é uma coisa recomendada. Depois é só fazer um backup completo com o time machine e restaurar no SSD.
    2A- eu colocaria o SSD no lugar do HDD e o HDD no lugar do Superdrive. Se você não restaurar o backup do time machine (ou não fizer um), ao iniciar o sistema, segure option + command + r que ele solicitará conexão com a internet e baixará o OS X dos servidores da Apple e instalará onde quiser. Após instalar no SSD, inicie e formate o HDD.
    2B - Você não precisará ter o sistema instalado no HDD para armazenar arquivos. Observe que esse HDD não contará com a proteção contra formatação que a unidade do sistema operacional tem.
    2C- No seu caso eu optaria por montar um Fusion Drive que combina o SSD e o HDD em um único volume lógico e o sistema gerencia automaticamente o conteúdo. O mais acessado fica na porção SSD do volume e o menos acessado fica na porção HDD do volume. É a forma mais fácil para o usuário de operar o sistema. O problema é que para montar essa Fusion Drive você precisará de um processo bastante complicado. Pode ser visto, em inglês, aqui.
    3- O tipo de memória RAM que você pode instalar na sua máquina pode ser consultada aqui. Eu partiria para 16 GB de RAM.
    4- Recomendar a melhor marca de algo é bastante complicado. Gosto de trabalhar com marcas certificadas. A Apple usa memórias hynix, mas já vi máquinas com kingston e corsair. A OWC também vende memórias certificadas, como pode ser visto no link do item 3. Já o SSD, nenhum que não seja original vindo na máquina é certificado pela Apple. Os Samsung Pro são os que tem as melhores taxas de transferência e são muito elogiados no mercado. Já usei um SanDisk durante muito tempo sem problemas. Também já usei OWC, mas são caros. Lembre-se que você terá que habilitar manualmente o suporte ao TRIM depois de instalado o sistema. Use a ferramenta "TRIM Enabler" que pode ser baixada aqui. Observe que será necessário reativar o TRIM toda vez que o sistema sofrer qualquer atualização de software, portanto recomendo esperar que a ferramenta seja atualizada antes de fazer qualquer atualização no sistema.
     
    No mais, o projeto que você tem foi exatamente o mesmo que eu fiz no meu MacBook Pro anterior. O resultado será bastante satisfatório e você será feliz. Só recomendo que teste o máximo a máquina antes das modificações porque depois dela sua garantia será invalidada.
  4. Positivar
    Cainho recebeu reputação de Shagahod em Ajuda Com a aquisicao do primeiro macbook   
    Cara, muito obrigado... Optei por ficar com o pro mesmo e realizar exatamente essas modificacoes...
    Ate mais,
    Abraco
  5. Positivar
    Cainho deu reputação a Shagahod em Ajuda Com a aquisicao do primeiro macbook   
    A configuração desse Mac que estás falando é um i5 2,5 GHz (turbo boost até 3.1 GHz), 4 GB de RAM, 500 GB de HD (5400 rpm) e intel graphics 4000 ? Se for amigo, relaxa... Vai rodar de boa... E com esse mac você ainda consegue dar um 
     
    upgrade na memória RAM e posteriormente trocar o HD em um SSD ! Caso queira algo mais novo e não tenha que você mesmo mexer posteriormente pegue o air, mas com o upgrade de 8GB e, se possível, 256 de SSD. Pelo que você disse
     
    vai ficar levando para lá e para cá o tempo todo correto? Em portabilidade o Air ganha fácil, mas em força bruta o Pro leva vantagem!
     
    Espero ter ajudado na sua decisão, boa sorte.
×
×
  • Criar Novo...