Pessoal,
Li tudo o que aqui se disse sobre os problemas com o iPhone 3G da TIM.
Moro em Brasília - Lago Sul - e adquiri meu aparelho em 13.12.2008. (TIM iPhone 3G, 16G, FW 2.2.0, Plano: Pacote TIM iPhone 400 min). Ao comprá-lo perguntei na loja da TIM se quais as áreas que não teriam cobertura. Me disseram que algumas, dentre elas, um outro bairro - Águas Claras - mas me foi garantido que a minha teria cobertura.
O funcionamento no primeiro mês foi normal, haja vista os registros na conta de telefone da TIM:
• Chamadas dentro da rede TIM: 56
• Chamadas locais para Celulares TIM: 64
• Chamadas locais para Outros Celulares: 18
• Chamadas locais para Telefones Fixos: 4
• Chamadas de Acesso *100: 12
• Chamadas Longa Distância (TIM LD 41): 12
• TIM Torpedo: 467
• TIM Vídeo Mensagem/Foto Mensagem para Celular: 56
• TIM Connect Fast : 442
Tudo estava funcionando nos conformes, até que no final de semana de 24 e 25 e janeiro o meu iPhone começou a engasgar, apresentando TODOS os problemas já citados aqui nesta discussão. Só para citar:
• Gerar ligações: várias tentativas até conseguir ou mudo por vários minutos;
• Receber ligações: Mensagem de "Fora de área ou desligado" ou "Caixa de mensagens temporariamente indisponível";
• Enviar SMS: ou não completava o envio ou enviava depois de mais de um minuto;
• Receber (por mim ou destinatário): entre 40 minutos até 3 horas;
• Uso da Rede (3G, Edge, GSM): lentíssima ou "sem rede"; e
• Sinal da TIM: eterna procura pela operadora ou sinal oscilante.
Soluções oferecidas pela TIM e todas testadas:
• Testar o meu chip em outro celular: testei o chip em um aparelho comum (GSM) em minha área e funcionou redondinho. Fiz o mesmo teste com o meu chip em um TIM iPhone 16G FW 2.2.0 de um amigo em minha área e apresentou os mesmos problemas;
• Testar outro iPhone da TIM na minha área: testei com o iPhone do meu amigo acima e apresentou os mesmo problemas que o meu;
• Testar em outras regiões da Brasília: testei e raramente tem desempenho diferente (Edge funciona, SMS lentíssimos e ligações idem);
• Usar o modo avião ou outros recursos: nada mudou;
• Fazer o restore do iPhone: não precisei pois nisso de mudar chip de um celular para outro, o seu adaptador quebrou dentro do aparelho. Levei-o à TIM que me trocou por um novinho em folha e ainda adquiri um novo chip: a performance permaneceu a mesma; e
• O atendente da TIM – serviço *144 – fez o teste do SMS e chegou com um atraso de 20 minutos,. Embora estivesse dentro do período por eles considerado normal - 1 hora – via de regra deveria ser quase que instantâneo.
Em tempo (1): o iPhone da TIM do meu amigo funciona normal na área dele, mas não sei se é parcial ou normal a cobertura em sua área.
Em tempo (2): fazer o upgrade para o FW 2.2.1 não resolve o problema, pois já soube que quem o fez estaria enfrentado os mesmos problemas ou algum deles.
Informações prestadas pela TIM :
1) A rede de minha região – Lago Sul - ao contrário do informado no ato da compra, tem cobertura parcial (serviço de relacionamento da TIM);
2) Brasília não possui ainda um rede 3G propriamente dita, apenas, na Granja do Torto, que é a residência presidencial. (Atendente da Loja da TIM quando fui pegar o novo aparelho)
3) A rede de minha região – Lago Sul – é parcial e por isso apresenta estas oscilações (Relacionamento da TIM em resposta ao meu protocolo)
Na verdade a TIM minimizou o problema, pois não se trata de oscilações mas de um quase "blackout" permanente.
Hoje o meu iPhone está defunto. Desde ontem tenho um protocolo – entre tantas reclamações feitas - em aberto.
Frente a todos os testes e as informações prestadas pela TIM concluo:
• A rede 3G da TIM passou a funcionar muito precariamente ou passou a não funcionar posteriormente a manutenção técnica feita em minha região no final de semana de 24 e 25 de janeiro. Ou seja: é um problema é de rede e não do aparelho e nem do Firmware. Q
• Quaisquer problemas em outras regiões em Brasília ou em outras cidades é problema da rede 3G da TIM.
[]s
Paulo