Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

wanetto

Membros
  • Total de itens

    19
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por wanetto

  1. Gente,

     

    Postei no MacNews em 2009 e na semana passada recebi um retorno, mostrando que o assunto não ficou obsoleto... O pessoal pergunta sobre troca do LED de iMac, ou MacBook.Vejam:

     

    http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/48922-placa-de-v%C3%ADdeo-imac-20-early-2008/?hl=%2Blinhas+%2Bverticais

    http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/22142-listas-estranhas-no-lcd-do-imac-branco/?hl=%2Blinhas+%2Bverticais#entry102017

    http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/97638-quanto-fica-trocar-display-de-macbook-air/?hl=%2Blinhas+%2Bverticais#entry701314

    http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/28431-problemas-com-led-em-macbook-white/?hl=%2Blinhas+%2Bverticais

     

    Na semana passada recebi um email do Ricardo Canelas que reproduzo a seguir:

     

    Olá Walter,

     
    Eu encontrei um topic no site do Macnews.com.br que você escreveu relatando uma solução para um problema que acontece a tela do iMac. 
     
    Porém você escreveu em 2009, você ainda acha que é possivel a Apple concertar na faixa este problema como relatou? Vou levar para assistencia da Apple em Maringá hoje. 
     
    Topic é este:
     
    Com os melhores cumprimentos, 
    Ricardo Canela
     
    O que respondi? Mesmo não sendo do Suporte Apple, nem trabalhando em Assistência Técnica Autorizada, já tive algumas experiências legais que merecem divulgação. A Apple pratica há vários anos (talvez desde o início) uma espécie de Recall, um pouco diferente das montadoras de carros: assim como não costuma fazer propaganda de seus produtos na TV, pois sua propaganda é tradicionalmente boca a boca, também o Recall não é colocado na TV, mas publicado em algum KB (knowledge base) Apple. De posse desta informação, as Assistências Técnicas são obrigadas a consertar o defeito na faixa mesmo que o equipamento já tenha saído da garantia. Isto já ocorreu milhares de vezes com relação a placa de video / LCD ou LED dos iMacs e MacBooks. A Apple colocou um limite de 3 anos para este conserto, independentemente de o comprador ter ou não comprado Apple Care. Eu mesmo já troquei uns 3 LEDs de iMac e um TFT de um MBP, economizando uns R$ 6000. O que é necessário fazer?
     
    Primeiro tem que anotar o Serial Number do iMac (fundamental). Com este Serial Number, entra no site http://support.apple.com/pt_BR/specs/ clica no Botão "Procurar por um Produto" (na direita) aparecerão as Especificações do seu iMac e a idade dele {early, mid, late} e ANO. Se o iMac tiver mais de 3 anos, esqueça a troca do LED "na faixa". Se ele tiver menos de 6 anos, você pode ligar na Apple 0800-761-0867 e eles te atenderão (aqui no Brasil é o único lugar onde continuam nos atendendo mesmo após os 3 anos da máquina). O que você precisa verificar (no caso de ter menos de 3 anos) é se há ou não algum recall para este iMac (para isso, só com o Serial na mão). Depois (caso haja) qual Assistência Técnica poderia fazer a troca, já deixando tudo "amarrado" com a própria Apple. Isto funciona, p/ equipamentos comprados há no máximo 3 anos.

     

    Se mais alguém tiver problemas nesta área, seria legal deixar um registro por aqui.

    Um abração a todos!
     

    Walter

  2. Olá, pessoal!

     

    Mesmo o tópico já tendo passado de 6 meses e o MMgordinho já resolvido com qual antivirus ficará, gostaria de registrar uma experiência que poderá servir para alguém, já que ao ser (re)questionado hoje sobre o assunto, também vim aqui procurar "what's new" entre os colegas foristas. Não faço parte de nenhum "Tech Lab" nem "Advisor" o que me deixa mais à vontade para narrar a minha experiência.

     

    No Mac já usei o Norton, o McAfee, o Sophos e o ClamXav. O ClamXav é usado em servidores Linux por ser leve e ter uma boa base de dados. A minha experiência com o Mac também demonstra que dentre estes 4, apenas o ClamXav é leve. Os outros são extremamente pesados (C2D c/ 4GB de RAM) chegando a inviabilizar aplicações mais pesadas.

     

    No parque de informática onde trabalho temos 1500 máquinas rodando Windows e mais umas 100 rodando Linux (valores aproximados). No passado tivemos uma amarga experiência com soluções de proteção "mais baratas". Então resolvemos estudar como poderíamos trazer os maiores "players" p/ disputar e até vencer licitações (empresa pública). Então nos baseamos nos maiores "Advisors" do mundo e restringimos nossa Licitação às soluções que se encontrassem no 1º quadrante do "Quadrado Mágico" do Gartner. Em 2009 isto restringiu a Licitação à McAfee, Symantec e Trend Micro. Ganhou a McAfee. Detalhe:  nosso parque era bastante heterogêneo possuindo máquinas de até 10 anos. Então durante 3 anos experimentamos outros tipos de problema com um dos "melhores antivirus do mundo": problemas de instalação, atualização e erradicação de malware (resumindo, tudo). Mesmo nos submetendo a treinamento e recebendo suporte "tier 1" (direto da McAfee) tivemos que mudar de solução e hoje estamos muito mais felizes com o ESET pois, dentro do nosso contexto (parque heterogêneo, rede muito segmentada, renovação entre 10 e 20% ao ano) o ESET funciona milhões de vezes melhor que o McAfee.

     

    O que acabo de narrar é um fato. Não tem "Tech Lab", não tem "Trend" não é teórico e não é matéria paga (não ganho nada da ESET p/ falar isso...). Agora, com relação a Mac existe o "mito" de que Mac não pega virus. O fato de não ter conseguido achar um virus até hoje, não significa que não haja virus para Mac... Conforme o Alexandre Agra falou (deve ser profissional de TI) também depende da maneira como usamos o micro... Então quando é que eu uso algum antivirus? Anualmente procuro instalar e deixar rodando (um mês) um antivirus que esteja bem falado. Hoje é o ESET (talvez experimente o Kaspersky). No ano que vem, se eu me lembrar, certamente instalarei um outro (Panda, sei lá...). Isto é saudável e faz parte das "boas práticas" de uso do micro...

     

    Agora, quando um amigo chega com uma máquina que "ainda dá um gás" me dizendo que já está lenta, eu sugiro que antes de comprar um novo, ele aumente a RAM (pelo menos 4GB), remova o antivirus, pense na possibilidade de colocar um HD híbrido, e instale o Mavericks (desde que os valores compensem, é claro...). É fácil, se o micro não aceita o Mavericks, tá na hora de começar a pensar em trocar de micro. A não ser que se trate de um colecionador...

     

    Bem, há tempos que eu não contava um "causo"... Espero que sirva para alguém! Se não, pelo menos vocês podem se divertir com o vídeo do McAfee tentando "desinstalar" o antivirus que ele criou (apesar de não ser mais dono da McAfee há mais de 10 anos !!!)          

     

    Um abraço!

     

    Walter

  3. Perdoem-me a intromissão na conversa, mas fórum é isso mesmo... Diversidade com respeito é sempre bem vinda...

     

    1) Se o cara necessita do NTFS mesmo (geralmente porque usa Windows ou compartilha media com usuários de Windows) não deve usar outras partições "alternativas", sob pena de "ficar na mão" ou até perder dados de uma hora p/ outra. Estou falando de HD externo, claro...

     

    2) O NTFS-3G rodou bem até o Snow Leopard. A partir daí começou a não funcionar bem na versão livre. A outra versão Tuxera (paga) vem mostrando uma "frescura" aqui, outra acolá há tempos, portanto não vale à pena insistir.

     

    3) Depois que saiu o Lion, um amigo que trabalha com video / cinema / etc em ambiente multiplataforma (existem aspectos onde o Windows supera o Mac OSX, pasmem) me aconselhou a migrar de vez p/ o Paragon e nem pisquei... Sou usuário de Snow, Lion, Mountain Lion e Windows e estou muito satisfeito com o Paragon ("usuário" de Windows, esta foi legal rsrsrs).

     

    Cultivem suas próprias experiências. O que narrei acima é a minha. Boa sorte!

     

    Walter

     

    PS.: P/ manter meus HD's externos com partição Mac OS X expandida, já usei Mac Drive no Windows p/ interpretar esta partição... funcionou direitinho até a versão 8...

  4. Fagner,

    Exixte o AquaConnect <http://www.aquaconnect.net/products.php> e acho mesmo que você deveria conversar com os caras da empresa, fazer uma visita e ver funcionando... Quando eu pensei nisto, tinha um objetivo muito mais simples que era montar um laboratório de Mac numa escola de ensino fundamental e médio. Acabei não montando por diversos motivos... O que o Willy falou é quase "sagrado" (ele não costuma dar piruada a esmo...), ou seja, o processamento de um servidor (CPU e GPU) p/ agüentar 10 caras trabalhando numa agência de comunicação visual é estúpido. Esta "solução caseira" de colocar um MacMini rodando um Server e "pendurar" 10 ou mais estações com aplicações gráficas pesadas, não entre sem ver funcionando antes (se te satisfaz ou não) para não se arrepender depois...

    Boa sorte,

    Walter

  5. Qual é seu nome?

    Se você está com o .doc aberto numa máquina, não é correto p/ o Word abir uma segunda instância do mesmo documento e permitir duas edições simultâneas... Agora, se você fechou o documento no 1º mac, ele só pode ser usado como RW (read-write) no mac 02 se você, como dono do .doc (no mac 01), der autorização p/ todos mexerem no .doc ("all users", lá embaixo do "get info"). Isto é adm de usuários, obrigatório se você usa uma rede, ainda que caseira!

    Boa sorte!

    Walter

  6. Fico contente quando vocês me conferem uma oportunidade de resolver um problema do dia a dia com elegância....

    Ainda mais quando vejo que tem 2 grupos (unix - ruindows) e minha solução pode atender a ambos !

    Partindo do principio que no UNIX, move file => .nil significa "mandar o arquivo pro saco",

    eliminar direto um arquivo é o mesmo que automatizar isto.

    Então vamos no AUTOMATOR e adicionamos os dois fluxos (observem a figura em anexo)

    1) Perguntar por itens do Finder: damos a oportunidade do usuario escolher os arquivos e pastas que deseja eliminar

    2) Mover itens do Finder: na opção "Para" selecione "Outra". Vá até o "home" do usuário, clique em "Nova Pasta" e digite .nil o Mac OS X reclamará (função do sistema), mas insista (usar . )

    Na hora de salvar os Fluxos, escolha a pasta "Aplicativos" e salve como "Aplicação" (não como Fluxo).

    Quando você rodar o programa da 1a vez, antes de terminar clique no ícone desta aplicação com o botão direito e selecione "Manter no Dock.

    Pronto !!! Você acaba de criar um aplicativo que elimina arquivos / pastas sem passar pela Lixeira! Agora é só usar !!!!

    Um abração em todos !!

    Walter

    post-5054-0-75614800-1295571015_thumb.pn

  7. Eu queria reforçar o que o Igor Soares disse. Como profissional de redes, ele está preocupado com a segurança e continuidade do negócio, integridade e disponibilidade da informação. Eu tenho o Time Capsule em casa e até 4 micros acessam os dados sem problemas. Mas o que ele disse é um outro lance. Você precisa ter uma redundância de HD`s para quando um quebrar, você imediatamente usar o outro e providenciar a troca do que quebrou. Esta redundância pode ser feita de várias maneiras. Entre elas, com um servidor que copia os arquivos em 2 HD`s simultaneamente. É muito difícil quebrar os dois ao mesmo tempo. por isso você dificilmente perderá arquivos. Outro jeito (manual) se você já tem o Time Capsule e tá querendo um reforço p/ trazê-lo de casa p/ o trabalho, funciona se você não usá-lo como Time capsule, mas apenas como roteador e HD externo e, paralelamente, ir fazendo backup`s de cada trabalho em DVD (ou em outro HD externo). Assim, quando ele quebrar (a única coisa certa é que vai quebrar um dia) você tem os dados em outro lugar... É importante conscientizar a turma que trabalha na agência que HD não dá em árvore, portanto, backup apenas daquilo que é essencial guardar.

  8. É por isso que gosto de dar estas "provocadas" no fórum, você me mostram muito mais aspectos do que eu havia imaginado, enriquecendo o meu trabalho. Obrigado por isso. Agora, no final das discussões, com ou sem paixão fica sempre marcado (prá quem quer ver) o cuidado que a Apple tem com o usuário final... O Gabriel e o JoaoFaf me lembraram outros aspectos que eu não estava levando em consideração quando pensei se já estava ficando "viciado": Interface Humana e Gerenciamento de Energia, que já são estudados nos cursos de AdmSisInf, TecInfCom e e EngComp, tanto em graduação como em pós-grad. Nestes comentários vocês mostram um nível muito bom mesmo. Parabéns e obrigado pela aula.

    Walter

  9. Concordo com todos, mas em especial com o Vinícius (rott3n). Explico:

    Almocei com minha filha hoje e comentei sobre esta reportagem. Só então descobri que, apesar de já termos experimentado diversos macs lá em casa (a partir do G3 bolinha) e de eu ter dado p/ outra filha um iPod Touch que elas usam bastante, esta filha tem uma forte preferência pelo Sony Ericsson Walkman e acha o iPhone ruim.

    Fiquei pensando... Será que estou tão "viciado" em Apple que não estou enxergando o óbvio?.

    Concluí, a princípio (antes de postar esta provocação) que se eu reagir simplesmente e não procurar, imparcialmente, reconhecer o que tem de verdade na análise feita (independentemente de sua origem), estarei me comportando igual a eles, comprometendo meu trabalho, onde necessito analisar constantemente, soluções de ti sem privilegiar "a" ou "b", e justamente desta neutralidade é que vem a qualidade do trabalho realizado.

  10. Vitor,

    Gostaria de reforçar 2 coisas:

    1) não converse sozinho com a Apple; é muito mais fácil fazer isto através de uma Assistência Técnica séria. Veja as dicas aqui (óbvio, depende de onde você mora...).

    2) o "recall" deste tipo de problema foi aberto já com data de encerramento (3 anos após a aquisição da máquina); como você comprou em 2006, provavelmente já venceu...

    Cara não tenha vergonha de perguntar, o fórum é prá isso mesmo!

    Boa sorte!

    Walter

  11. Este tipo de problema é mais fácil você conversar com técnicos que tenham 50 anos de idade, pois são do tempo dos "terminais burros" de fósforo verde que, se mantidos muito tempo numa mesma tela, esta tela ficava marcada mesmo quando o monitor era desligado... Eu sou desta época. Realmente é muito estranho alguém reportar um tipo de problema destes, com iMacs novos... Parece caso p/ trocar o LCD sem piedade nem remorso! Se o cara começar a enrolar muito, procura outro... Walter

  12. Sokurov,

    Parabéns por sua pesquisa e por solucionar o problema de forma simples e barata. Espero que muitos possam ler este post e se beneficiarem pelo resultado.

    Só acho que deveria repartir os créditos com o 1o cara que foi lá e levantou, após inúmeras conversas e pesquisas em diversos fóruns, esta AT (InfoWorks), inclusive divulgando preços e a qualidade do atendimento. Caso contrário, dá uma impressão que foi você que descobriu tudo sozinho, ganhando uma moral indevida neste forum...

    Walter

  13. Deixa eu acrescentar mais uma informação, caso ainda não tenha comprado o micro, ou p/ quem passar por aqui...

    Esta é a dúvida de milhões de pessoas no planeta, não importa a raça, religião, geografia (ou história). O Roberto começou bem quando colocou algumas utilidades que seu pai dará ao micro. Isto é essencial. Segundo ponto, a manutenção, também é um fator essencial, pois esperamos que o micro dure alguns anos... Agora, juntando tudo o que os companheiros disseram, falta um aspecto: o Custo Total. Você pode arranjar um maquinão, que nem estes iMacs novos recém-lançados mas perceber que não acompanha o software que você precisa p/ fazer o que falou lá no início... E software livre (ou gratuito) nem sempre resolve aquela necessidade específica. Por isso, em boa parte dos casos (prá não dizer na maioria...) mais vale o penúltimo modelo recheado de software, opcionais e num preço mais baixo, que um último modelo caro e pelado. Uma coisa p/ você pensar... Se deixar um email, abre uma porta p/ receber mais informações ainda, que podem lhe conduzir a uma compra "feliz". Boa sorte!

×
×
  • Criar Novo...