Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

gabriel.araujo

Membros
  • Total de itens

    71
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por gabriel.araujo

  1. Atualmente, uso um Mac mini como servidor de mídia em minha casa. Recentemente fiz a compra de TV 4K e da Apple TV 4K e estou com uma dúvida. É o seguinte, hoje em dia, utilizo o iFlicks para colocar metadados nos meu arquivos de video e adicionar os mesmos no iTunes, so que aparentemente ele não tem suporte pro 4k. Queria saber se alguém aqui utiliza esse aplicativo e sabe informar se o mesmo muda a resolução do arquivo ou se apenas adiciona os metadados. Queria saber ainda se existe outro programa similar a ele que poderia realizar a mesma função porém mantendo a resolução 4k. 

    Outra dúvida que tenho é em relação ao streaming da Apple TV 4K. Ela consegue ler a biblioteca do iTunes do meu Mac mini e reproduzir o conteúdo em 4k?

    E se tudo der certo, adicionar os filmes em 4k na biblioteca do meu iTunes, ele reproduzir o conteúdo 4k.... A minha Apple TV 4 geração também consegue reproduzir o conteúdo em resolução menor ou o arquivo fica incompatível com ela?



  2. Olá.

    Olha, eu comprei a gaveta online na época que fiz isso e desmontei com toda a calma com base em um tutorial que tinha no site.

    Acho que o tutorial era da ifixit...Tenho que procurar melhor isso.

    Se você se sentir muito inseguro, talvez seja melhor o famoso "call the guy"... mas, se você tiver bastante calma e paciência, da pra fazer em casa com as ferramentas certas.

    PS. Hoje em dia eu não preciso mais de dois HDs na máquina visto que tenho um NAS mais parrudo na rede, mas muito utilizei ele com dois HDs...



    Sent from my iPhone using Tapatalk

    Sim, encontrei o tutorial e o kit da própria iFixit.
    Vou ver o que faço.
    Um Hd externo não teria a mesma praticidade né?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  3. Desculpe entrar com atraso, já fui mais participativo do fórum, mas captei o tópico na página do site e acabei vindo me aventurar de volta.

    Já testei muitas solucões domésticas para NAS, e tendo uma licensa vitalícia do Plex eu já testei mais de uma solução para esse imbroglio. Confesso, depois que habilitei meu NAS a funcionar direito, são muitos serviços que podem ser disponibilizados em casa e fica estranho chamar apenas de NAS (faz pouco juz ao potencial da máquina).

    Mas vamos ao que interessa. O maior problema, disparado, associado ao plex é a curadoria do formato da biblioteca. Pra usar filmes comprados na iTunes store, precisa primeiro retirar o DRM com algum aplicativo se você tem a pretensão de colocar eles no Plex, visto que ele não tem suporte para arquivos m4v.

    Instalar o Plex em hardware sem suporte a transcoding é uma dor de cabeça. medias compradas não costumam não ter suporte a streaming convencional com legendas. Então a não ser que você esteja disposto a realizar o trabalho de antemão, não recomendo.

    Tem que se lembrar que o app Plex é centrado na capacidade de reprodução do cliente. Ele sempre foi assim e sempre vai ser. O que significa que existem dois cenários de instalação. Ou os clientes que vão ver a biblioteca tem especificações conhecidas e você executa a curadoria da biblioteca antes (por vezes com ajuda de uma semi-automação), ou você cria uma biblioteca com a maior definição possível e faz o transcoding on the fly pra se ajustar ao dispositivo. 
    *eu sei que da pra otimização da media antes de ver, mas demora e isso é assunto pra outro dia.

    Hoje me sinto satisfeito com um NAS da synology versão 1515+ (que tem CPU x86).  Eu tenho um mac mini também rodando de servidor na mesma rede para outras tarefas intensivas de computação e não quero nocautear o synology quando elas aparecem.
     
    ---

    dito isso, sua pergunta inicial.


    Na minha opinião, disparado, a solução mais robusta (e popular) e de menor porte (!!!) que existe no mercado que já inventaram para esse propósito se chama Mac Mini (versão quad core 2.6 ghz de outubro 2012). O hardware e robusto e duradouro e ocupa pouco espaço no local de instalação e tem suporte para transcoding (até 4k) caso algum fragmento da sua media não seja compatível com o cliente. Ainda encontra no mercado livre pra vender...
    conecta teu HD no mac mini e a novela ta resolvida.

    Fora esse mac específico, se quer uma solução definitiva, recomendo montar um. O problema é o volume final da máquina, que fica difícil de aceitar um trambolhão escondido em algum canto da casa.
     


    Gustavo, comprei o Mac mini, chegou e era exatamente dele que eu estava precisando. Estou conseguindo tudo e até um pouco mais do que eu pretendia.
    Agora quero saber sobre o upgrade de HD do Mac mini. No seu foi você quem fez? Seguiu algum tutorial? Andei dando uma olhada no YouTube e achei um procedimento bem arriscado, afinal, desmonta todo o Mac mini.
    Como foi sua experiência?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  4. 5 minutos atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    Olá novamente.

    Seguindo as orientações do próprio Plex, que encontrei aqui, pode-se utilizar o passmark ter uma ideia geral do que o CPU é capaz de fazer... Não é uma previsão perfeita, mas ajuda a ter uma da capacidade do CPU.

    Aquele Mac Mini do anúncio do mercado livre é um Core 2 Duo, acho que o P8800 (Penryn).

    Ele tem um passmark de 1748... o que significa que ele faz um 720p de forma ok, mas sofre no full HD.

    Já aquele Mac Pro que está obsoleto tem dois CPUs com um passmark 1741 cada. Não dá pra multiplicar por dois a presença de dois CPUs em qualquer tipo de carga de trabalho, mas o rendimento em transcoding é muito próximo do máximo.... eu chutaria que ele manda uns 3000 de passmark.

    Deve ser capaz de um transcode de 1080p e ser capaz de lidar com mais um streaming sem qualquer transcode.

    Isso é tudo calculo de guardanapo... mas é próximo da realidade.

    O que comprei é um 2,3 ghz core i5 (I5-2415M) que marcou 3298 no pass mark.

    Da pro gasto ne?

  5. Pelo iTunes eu consigo colocar filmes de fora e assitir por uma Apple Tv, correto?
     
     


    Sim, consegue! Esse programa que estou falando converte para o formato correto e muito rápido! Não sei se há perda de qualidade, mas até hoje não reparei nenhuma.

    Já o subler apenas adiciona a legenda no arquivo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Opa.

    Eu sinceramente tentei usar o aplicativo do servidor umas duas vezes aqui em casa. E confesso que achei difícil achar alguma utilidade...

    A função cache para instaladores do iOS seria uma funçãozinha, mas as minhas instalações são praticamente instantâneas.

    O gerenciamento da rede eu coloquei aos cuidados de um roteador da asus com firmware da merlin... sinceramente, não tem nada que o servidor ofereca que o roteador já não faz.

    Ele é bom como média center.

    Depois que você botar sua biblioteca nele, tenta aprender o que são esses dois aplicativos aqui abaixo.

    Sonarr
    Radarr

    Você vai gostar...


    Sent from my iPhone using Tapatalk


    Gustavo, quais são as configurações básicas pra configurar o Mac mini para compartilhar as pastas. Gostaria que compartilhasse apenas com o meu computador.
    Se tiver um tempo aí, me explica por favor.
    Obrigado


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  6. 56 minutos atrás, André Bittencourt disse:

    Estou com um problema parecido, tenho feito download de alguns filmes através do Pop Corn porém tenho que ficar ligando meu notebook pelo hdmi na TV.
    Já tentei usar o Plex, porém o mesmo não reconhece as legendas.
    Alguém teria alguma solução?

    Obrigado

    Já tive problemas com legenda uma época, mas faz tempo e era no meu Bluray. A solução que eu encontrei na época foi colocar a legenda no mesmo arquivo do filme. No Mac eu usava um programa grátis que chama Subler. Mas agora tenho usado um programa que faz essa função e muito mais, chama iFlicks 2. Esse último, além de colocar a legenda no mesmo arquivo do áudio, ele também baixa os metadados dos filmes e ainda os colocam no iTunes automaticamente, se assim você escolher.

  7. Sim. Pode sim.


    Sent from my iPhone using Tapatalk


    Mac Mini comprado. Deve chegar em alguns dias.
    Gustavo, você acha que não preciso instalar o OS X Server Sierra? Estava vendo, com ele parece que há a possibilidade de compartilhar arquivos inclusive com o iOS.

    Como o seu está configurado? Apenas como um computador na rede compartilhando pastas? Essas pastas compartilhadas estariam disponíveis apenas nos computadores que eu dei acesso?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  8. Não recomendo por mais RAM do que 8 GB pra esse uso, já está ótimo.

    Da pra compra o cabo e instalar dois HDs dentro do Mac, tem espaço... só que o cabo tem que comprar online.

    No meu eu coloquei um ssd da Samsung como boot e o segundo drive tem 2 tera com backups. Fica muito rápido.


    Sent from my iPhone using Tapatalk


    BackUp? Posso configurar meu Mac para fazer BackUp no Mac mini?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  9. Não recomendo por mais RAM do que 8 GB pra esse uso, já está ótimo.

    Da pra compra o cabo e instalar dois HDs dentro do Mac, tem espaço... só que o cabo tem que comprar online.

    No meu eu coloquei um ssd da Samsung como boot e o segundo drive tem 2 tera com backups. Fica muito rápido.


    Sent from my iPhone using Tapatalk


    Certo; não é a intenção colocar mais RAM não, a dúvida era sobre o HD. Então da pra fazer essa compra. No futuro talvez eu compre.
    Obrigado


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  10. Sim.

     

    Você consegue ver todos os arquivos e fazer toda a transferência de dados pelo Finder sem nenhum problema.

     

    Claro que tem que habilitar no mac o compartilhamento de arquivos antes, mas vai funcionar ainda melhor do que você imagina... da pra compartilhar o diretório root e outros específicos.

     

    Funciona super bem pelo Finder. Nesse quesito aí, fica tranquilo.

     

     

    Sent from my iPhone using Tapatalk

     

    Acho que vou fazer esse investimento.

    Encontrei um modelo i5 2,33 com 8gb de RAM e 500gb de HD, teria como aumentar posteriormente? Ou conectando um Hd também daria certo?

     

     

    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  11. 2 horas atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    entra no mac via "remote desktop" e acessa ele remotamente. roda o itunes e instala toda a biblioteca nele. 
    deixa compartilhando na rede a tua biblioteca do itunes e, alem disso, instala o plex media server.

    e tá pelada a coruja.

    Gustavo, mais uma vez aqui te incomodando, mas me tira uma duvida.

    Eu consigo enviar os arquivos dele facilmente pelo Finder? Como eu passo meus arquivos para ele?

  12. entra no mac via "remote desktop" e acessa ele remotamente. roda o itunes e instala toda a biblioteca nele. 
    deixa compartilhando na rede a tua biblioteca do itunes e, alem disso, instala o plex media server.

    e tá pelada a coruja.


    O que acha desse?
    Apple Mac Mini Core I5 2,3ghz, 8gb Ddr3 1333mhz, 500gb
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-895186799-apple-mac-mini-core-i5-23ghz-8gb-ddr3-1333mhz-500gb-_JM


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  13. ou melhor ainda...

     

    digita servidor antigo no mercado livre. está cheio de gema preciosa ali pra essa função.

    garantidamente overkill pro teu cenário... hahaha.

     

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827678921-macpro-11-quad-xeon-266-16gb-ram-hd-de-1tb-_JM

     

    Servidor antigo?

    Assim como você eu queria algo mais fácil de esconder. Esse Mac Mini que mandou, parece ser uma boa.

     

    Só mais uma dúvida, como seria? Ele teria a própria biblioteca do iTunes dele ou eu colocaria a do meu Mac nele?

     

     

    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

     

    PS: E conseguiria ver meus arquivos no Finder normalmente? Com pasta pessoal e compartilhadas?

     

     

    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

     

  14. Não conheço esses produtos.

    No fim das contas eu acabei indo por outro caminho...

    Tenho uma time capsule em casa e, muito antigamente, eu fazia isso de manter a biblioteca do note na rede... era meio xarope de usar. Não sei se eles servem media pra time capsule de terceira geração... vou ficar te devendo.

    O Mac Mini atual não serve como servidor né?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  15. 2 minutos atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    Os NAS da synology são bem caros no mercado nacional. 

    Acho que sai na volta de 5 mil reais... ou 600-650 dolares se comprar nos EUA. 

    É uma solução bem mais cara. A única vantagem é que é mais user friendly.

    E esse LaCie CloudBox? e o WD My Cloud? Ja viram?

    O que mais tem funções é o Seagate, mas não estou conseguindo encontrar para comprar. 

    O que vocês recomendam? Investir um pouco mais no Mac Mini ou fazer aquele simples passo de manter os arquivos da biblioteca no HD. E caso eu precise assistir um filme e não estiver com o mac, eu poderia usar o VLC como você citou.

  16. 5 minutos atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    Acho que sim... mas é um saco ligar o note pra poder ver TV.

    Tem que deixar a pasta montada, às vezes desconecta e o iTunes se perde, é uma mão.


    Sent from my iPhone using Tapatalk

    O seu NAS da synology versão 1515+ (que tem CPU x86) não é uma boa opção? Não apresenta essa função de biblioteca? Nem forma de instalar o Plex?

    Agora, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    Teu roteador não tem nenhuma porta USB que serve pra HD externo na rede?


    Sent from my iPhone using Tapatalk

    Tem sim, mas ela é bastante lenta. Fiz o teste com um HD que tenho aqui.

  17. 6 minutos atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    Bem, no Apple TV de quarta geração não tem mistério.

     

    Da pra instalar o VLC ali e a única coisa é que a media precisa estar disponível na rede e está resolvido.

     

    Já a de terceira geração é um problema. Sinceramente não sei se ela aceita dispositivos não Apple's servindo a biblioteca do iTunes.

     

    Da última vez que tentei, não consegui. Tinha toda uma gambiarra que eu tinha instalado pra rodar o plex na de terceira... mas não vale a pena.

     

    PS: DLNA também não vai ajudar.

     

    PPS: só se você abrir do celular algo na rede é fizer push via AirPlay pro Apple TV. Longe do ideal, mas funciona.

    Gustavo, mas eu poderia colocar a minha pasta iTunes no HD da rede e assim colocar meu iTunes do meu Mac para ler tal pasta e assim eu iria criar um biblioteca pelo Mac normal, como qualquer uma so que ao invés da pasta de conteúdo ficar no Mac vai estar no meu HD. Iria manter a mesma biblioteca e usaria o meu mac para fazer o intermédio entre as Apple Tvs, por meio do iTunes que funcionaria tanto para a Apple TV 3 quanto para a 4. 

    Estou pensando certo ou não é assim que funciona na prática?

  18. 1 minuto atrás, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    É fácil instalar a biblioteca do iTunes em alguma pasta na rede... não tem nenhum mistério.

    Mas o galho é que pra servir filmes para o iTunes costuma que o servidor precisa ter o aplicativo que faça isso.

    Você tem um Apple TV de quarta geração conectado na TV?


    Sent from my iPhone using Tapatalk

    Para o iTunes eu tinha lido o seguinte tutorial:

    http://www.macworld.com/article/2996002/streaming-media/how-to-set-up-an-itunes-library-on-a-network-attached-server.amp.html

    Nele parece que realmente não tem nenhum mistério, é apenas mover mesmo e que ao abrir o meu iTunes ele iria buscar pela pasta no NAS.

    Mas encontrei algumas opções como o WD My Cloud e o LaCie Cloudbox que criam uma biblioteca do iTunes. Mas fiquei em duvida se ele iria criar um biblioteca e que esta ficaria compartilhada na rede ou se eu moveria minha pasta para lá e ela continuaria chamando "Biblioteca do Macbook de Gabriel". Ou seja, fiquei em duvida se ele criaria uma nova para o NAS ou se seria a mesma.

    Sim, tenho tanto uma Apple TV 4 quanto uma 3.

     

  19. Agora, Gustavo Wentz Biasuz disse:

    O FreeNAS é um sistema operacional.

    Pode tudo e mais um pouco, e precisa de tempo pra aprender a usar. Mas precisa do hardware.

    A vantagem desse tipo de sistema é pra quem quer um sistema que faça muito mais apenas um NAS.

    Teu orçamento está em quanto?


    Sent from my iPhone using Tapatalk

    Gostaria de opções até R$1.600,00. Lembrando que não estou procurando muitas funções. Estou querendo apenas uma maneira de colocar meus filmes, musicas e alguns arquivos em um HD e que este fique sempre conectado ao meu Mac. Ai além disso, seria muito bom ter um gerenciador de torrents, e a função de media center, não necessariamente precisa ser o Plex, poderia ser o próprio Biblioteca do iTunes. Preferia ter a opção de não precisar deixar o Mac ligado para conseguir assistir um filme, mas caso não seja possível, eu apenas iria mover minha biblioteca do iTunes para o "NAS" e quando for assistir a algum filme, deixar o mac ligado, tanto fazendo o scan do Plex pelas pastas do Nas ou pela própria biblioteca do iTunes.

    Esse seria meu uso, inicialmente a ideia é essa, ter um HD externo conectado o tempo todo.

    Tinha a duvida se era possível scaner as pastas do HD para o Plex e se dava para mover a biblioteca do iTunes para ele. Já me disseram aqui no Fórum que seria possível, então acho que não precisa ser um baita de um servidor.

×
×
  • Criar Novo...