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Guedes - Brasília

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    Guedes - Brasília deu reputação a Dexterianno em Certificado digital   
    A quem possa interessar, obtive êxito em usar o certificado digital no Mac OS 12 (Monterey) usando um Token Safenet 5110 instalando o driver "SafeNetAuthenticationClient.10.2.111.0" e a extensão "Certisign WebSigner" no Google Chrome.
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de raffa_iphones em Voltando para a Apple   
    Show! Parabéns! Logo logo vai estar aproveitando a maior qualidade com menor preço do Apple Music com o Dolby Atmos nos AirPods ou até mesmo o LossLess em algum aparelho de som / headphone TOP.
    Sim... o Apple Music hoje em dia é mais barato que o Spotify no Brasil, especialmente se embutido no combo do Apple ONE.
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Stow em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Sim exatamente. É tudo como se fosse a 1ª vez adquirindo o AppleCare+ para o aparelho.
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Valterhi em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando: Renovei o AppleCare+ do iPhone 11 pro que foi comprado junto com o aparelho no lançamento. Cartão NOMAD.
    O AppleCare+ que foi comprado junto com o iPhone no lançamento expirou após passados os 2 anos da cobertura. Consegui renovar com o cartão NOMAD, simplesmente entrando no http://checkcoverage.apple.com alguns dias após já expirada a cobertura, trocando a região para "United States" no rodapé da página e seguindo o fluxo que aparece no link de "Renew AppleCare+" que apareceu após inserir o número de série do iPhone expirado.
    Quando solicitado, loguei com meu appleID nacional mesmo, brasileiro, o principal que uso no dia-a-dia.
    Foi enviado e-mail para ser aberto no iPhone, tudo certo.
    Na hora do pagamento coloquei os dados do cartão NOMAD com um endereço de cobrança qualquer dos Estados Unidos que uso para compras. Usem um endereço que não cobra impostos para economizar uns trocados. Aprovou em poucos minutos a cobertura, agora em plano mensal.
     
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Stow em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando: Renovei o AppleCare+ do iPhone 11 pro que foi comprado junto com o aparelho no lançamento. Cartão NOMAD.
    O AppleCare+ que foi comprado junto com o iPhone no lançamento expirou após passados os 2 anos da cobertura. Consegui renovar com o cartão NOMAD, simplesmente entrando no http://checkcoverage.apple.com alguns dias após já expirada a cobertura, trocando a região para "United States" no rodapé da página e seguindo o fluxo que aparece no link de "Renew AppleCare+" que apareceu após inserir o número de série do iPhone expirado.
    Quando solicitado, loguei com meu appleID nacional mesmo, brasileiro, o principal que uso no dia-a-dia.
    Foi enviado e-mail para ser aberto no iPhone, tudo certo.
    Na hora do pagamento coloquei os dados do cartão NOMAD com um endereço de cobrança qualquer dos Estados Unidos que uso para compras. Usem um endereço que não cobra impostos para economizar uns trocados. Aprovou em poucos minutos a cobertura, agora em plano mensal.
     
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de DaniloDantez em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando: Renovei o AppleCare+ do iPhone 11 pro que foi comprado junto com o aparelho no lançamento. Cartão NOMAD.
    O AppleCare+ que foi comprado junto com o iPhone no lançamento expirou após passados os 2 anos da cobertura. Consegui renovar com o cartão NOMAD, simplesmente entrando no http://checkcoverage.apple.com alguns dias após já expirada a cobertura, trocando a região para "United States" no rodapé da página e seguindo o fluxo que aparece no link de "Renew AppleCare+" que apareceu após inserir o número de série do iPhone expirado.
    Quando solicitado, loguei com meu appleID nacional mesmo, brasileiro, o principal que uso no dia-a-dia.
    Foi enviado e-mail para ser aberto no iPhone, tudo certo.
    Na hora do pagamento coloquei os dados do cartão NOMAD com um endereço de cobrança qualquer dos Estados Unidos que uso para compras. Usem um endereço que não cobra impostos para economizar uns trocados. Aprovou em poucos minutos a cobertura, agora em plano mensal.
     
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    Guedes - Brasília deu reputação a marcosfisica em Backup, o dilema   
    também concordo com o Chico "O Terrível"...negócio é ter alguma redundância.
    meu volume de dados não é lá essas coisas, então eu tenho tudo no iCloud e também num time capsule que faz backup diariamente.
    já pensou num time capsule? pode ser uma boa opção pra voce.
    abraço.
     
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Stow em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    No meu aparece o estado de coberto pelo AppleCare+ no iPhone em ajustes -> sobre, mesmo após a segunda substituição.


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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Junior Bianchi em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Parabéns pelo sucesso no uso do AppleCare+!

    Não precisa fazer nada para que o novo aparelho continue coberto pelo seguro.
    Em ajustes -> geral já deve aparecer a cobertura.

    Temos direito a 2 trocas por danos acidentais a cada 12 meses. Ou seja: trocou por causa de quedas pela 2ª vez tem que esperar 12 meses para trocar de novo. Aí muitas vezes já expirou o plano.

    Lembrando que trocas por problemas internos são ilimitadas, como se fosse na garantia.


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    Guedes - Brasília deu reputação a pollaris em AirPort Extreme em 2021, ainda é uma boa escolha?   
    Fala Guilherme !!!
    Então meu amigo, eu me considero um "especialista" em Airports...kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu usei por muitos anos (+10 anos) exclusivamente roteadores Apple e até hoje, ainda os considero excelentes roteadores e que ainda sim atendem com excelência a maioria dos usuários.
    Como o Beto comentou, hoje em dia, existem soluções muito mais robustas e funcionais que os Airports, lembrando que, a Apple definitivamente descontinuou a linha Airport do seu catálogo de produtos (como você mesmo observou). Claro que há necessidades e necessidades, até o ano passado minha rede ainda era composta exclusivamente por Airports Extreme 802.11AC (3 no total) e eu particularmente não tinha do que reclamar. Performance e cobertura excelentes em todos os cômodos, e eles não estavam cabeados entre sí, a rede estava estendida e ampliada através dos 3 via WiFi.
    Eu acabei vendendo meus Airports e decidí testar uma solução Mesh (mais por curiosidade mesmo), o Mesh oferece muito mais recursos que os Airport, mas em essência, faz praticamente a mesma coisa. Confesso de verdade, que não tive ganhos significativos entre o meu setup anterior com os Airports e meu setup Mesh atual, exceto por algumas novas funcionalidades que o Mesh oferece, eu diria que os Airports mesmo com suas limitações as fazem com maestria, um exemplo prático só para ilustrar, eu acho que a rede de convidados do Airport era muito melhor estruturada e funcional do que a que meu Mesh atual oferece !
    O que realmente me incomodava no setup com os Airports é o fato da Apple não liberar mais atualizações de firmware, ou seja, tenha ciência de que você não terá novas funcionalidades ou melhorias no produto, ou seja, se ele atende como é hoje, blz, caso contrário não compre !
    Se você acredita realmente que um único roteador Apple Airport te atende e caso encontre um Airport Extreme AC (somente o modelo 802.11ac vale a pena hoje) usado em ótimo estado por um custo bem interessante, pode ter certeza, você não irá se arrepender ! Até os dias atuais é um roteador robusto e estável e principalmente, muito confiável, tenho um Airport Extreme N aqui de 5a. Geração que comprei novo, deve ter pelo menos uns 8 anos e está firme, forte e funcional como novo !
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de TheDigitalJockey01 em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    a Apple não utiliza peças ou produtos recondicionados ou usados para o reparo de produtos

    São aparelhos novos, porém de lotes específicos para serem usados em substituição.
    É assim que funciona: A apple não entrega aparelho recondicionado nas trocas, sejam elas em garantia, AppleCare+ ou mesmo com o pagamento pelo serviço. São entregues aparelhos novos no lugar, mas fabricados já com essa finalidade de não serem jamais vendidos, mas apenas entregues em casos assim.
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de alex godoy em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    a Apple não utiliza peças ou produtos recondicionados ou usados para o reparo de produtos

    São aparelhos novos, porém de lotes específicos para serem usados em substituição.
    É assim que funciona: A apple não entrega aparelho recondicionado nas trocas, sejam elas em garantia, AppleCare+ ou mesmo com o pagamento pelo serviço. São entregues aparelhos novos no lugar, mas fabricados já com essa finalidade de não serem jamais vendidos, mas apenas entregues em casos assim.
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de TheDigitalJockey01 em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Sim! Varias vezes com diferentes aparelhos de familiares e amigos.

    Semana passada troquei pela segunda vez meu iPhone 11 Pro, as duas vezes após o fim da garantia. Sendo que em ambos os casos foi Dano acidental. Tudo tranquilo.

    No meu caso, uso muito os aparelhos em ambiente molhado e embaixo d’água (mergulhos). Nunca entra água se o vidro estiver intacto. Mas aí quando o vidro quebra, é só questão de tempo até entrar água e ter que levar o aparelho para troca no AppleCare+


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    Guedes - Brasília deu reputação a Afonso Tesch Moussaoni em Velocidade máxima AirPort Extreme   
    A solução é desativar o IPV6 nos AirPort, deixando na configuração "Somente link-local". Consegui bater os 240mbps pelo Wi-Fi tranquilamente, antes disso só chegava em 180 e a conexão ficava oscilando.
    Desativei o Wi-Fi do modem Virtua/NET/Claro e coloquei em modo Bridge, funciona perfeitamente com o AirPort Extreme ac, mas somente desativando o IPV6 deste...
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    Guedes - Brasília recebeu reputação de geoshina em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando experiência de suporte com o AppleCare+.

    O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda.

    Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo).

    Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple.

    Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!.

    Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”.

    Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios.

    Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+.

    Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo.


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    Guedes - Brasília recebeu reputação de DaniloDantez em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando experiência de suporte com o AppleCare+.

    O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda.

    Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo).

    Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple.

    Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!.

    Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”.

    Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios.

    Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+.

    Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo.


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    Guedes - Brasília recebeu reputação de Stow em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando experiência de suporte com o AppleCare+.

    O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda.

    Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo).

    Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple.

    Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!.

    Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”.

    Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios.

    Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+.

    Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo.


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    Guedes - Brasília recebeu reputação de alex godoy em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando experiência de suporte com o AppleCare+.

    O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda.

    Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo).

    Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple.

    Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!.

    Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”.

    Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios.

    Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+.

    Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo.


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  19. Positivar
    Guedes - Brasília recebeu reputação de ghhernandes em AppleCare+ para iPhone X no Brasil   
    Relatando experiência de suporte com o AppleCare+.

    O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda.

    Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo).

    Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple.

    Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!.

    Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”.

    Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios.

    Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+.

    Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo.


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  20. Positivar
    Guedes - Brasília recebeu reputação de Stow em Airtags. Quem vai? E qual o uso?   
    Dentro de casa, um kit com 4: 
    Carteira Chave do carro Controle remoto do portão Carteira da esposa Outros usos possíveis:
    Lanterna Arma / munição Bicicleta Jabutis de estimação (sempre difícil achar eles quando precisamos!) Trezor (hardware de armazenar bitcoin) iPads antigos coisas emprestadas a amigos e parentes
  21. Obrigado!
    Guedes - Brasília deu reputação a pollaris em Velocidade máxima AirPort Extreme   
    Boa tarde pessoal,
    Por curiosidade, que versão de Airport Extreme vocês usam por aí ? Eu pergunto pois até um tempo atrás eu estava com 3 Airports Extreme de 6th Geração modelo A1521 e não tenho nada do que reclamar.
    No "papel", o modelo A1521 é padrão AC1750 embora a Apple nunca tenha "marketado" como tal. Os 1750 se referem a taxa total combinada dos rádios de 2.4GHz e 5GHz que são respectivamente 450Mbit/s e 1300Mbit/s. Os rádios do A1521 são 3x3 MIMO por banda, ou seja, suportam até 3 streams de 150Mbit/s na banda de 2.4GHz totalizando 450Mbit/s e 3 streams de 433Mbit/s na banda de 5GHz totalizando 1300Mbit/s. No mais, é igual a todos os outros routers AC do mercado (Beamforming, WPA2-AES, WDS Bridging and Repeting, modos automático ou manuais de WiFi inclusive modo misto, rede de convidados, etc..etc...)
    Lembrando que, nem todos dispositivos clientes suportam MIMO 3x3, ou seja, nesses casos as taxas máximas nunca serão atingidas realmente. Por exemplo, os iPhones mais novos suportam MIMO 2x2, então a taxa máxima de conexão é de 866Mbit/s (isso no melhor cenário e condições de sinal possíveis).
    O A1521 assim como os Extremes das gerações passadas possui 4 portas Gigabit Ethernet sendo 1 WAN e 3 LAN ou 4 LAN quando em modo AP. Porém, devemos lembrar que há muitos outros fatores que afetam a velocidade nas redes WiFi, tamanho do imóvel, tipo de construção, posição dos equipamentos e muitos outros fatores. Mas voltando a falar sobre as capacidades do A1521, é importante mencionar que a capacidade de roteamento de LAN para WAN e WAN para LAN que combinadas atingem em média 580Mbit/s, ou seja, bem abaixo das especificações do produto, já que nesse cenário o esperado seriam taxas próximas de 800Mbit/s, porém ele impressiona quando falamos em número de conexões simultâneas atingindo 32.360 sessões (referência ao modelo OSI).
    Mas chega de teoria e vamos à prática e aqui compartilho com vocês um pouco da experiência que tinha no meu ambiente com esses roteadores. Antes de mais nada, devo dizer que sou Arquiteto de Infraestrutura, portanto, Redes para mim é assunto cotidiano e ao menos no meu caso "em casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo."
    Minha Internet é NET/Claro de 240Mbit/s, por razões óbvias configurei o roteador da operadora do (meu jeito), comecei desabilitando o IPv6 (não vejo vantagens práticas no ambiente doméstico e algumas operadoras ainda configuram errado o protocolo degradando e muito a performance da rede), alterei os DNS padrão da operadora para os do Google (não são os mais rápidos mas são os mais robustos), desativei completamente os 2 rádios (2.4 e 5GHz), desabilitei o serviço DHCP interno e por último mas não menos importante, coloquei o Roteador em Modo Bridge. (Deste ponto em diante, eu tenho controle integral da minha rede, nada sai ou entra sem meu consentimento explícito e é assim que deve ser).
    Agora, qualquer configuração é inteira e exclusivamente na minha LAN, munido de 3 Airport Extremes 6th Geração (A1521) configurei o primeiro como gateway da minha rede, esse foi configurado em modo router (NAT/DHCP ativados), defini o range de IP privados para minha rede e ativei os dois rádios, a porta WAN está fisicamente conectada à porta LAN Ethernet do roteador da operadora que está "bypassando" o endereço "IP público" da operadora para o meu Airport Extreme. Um detalhe, no meu caso a NET/Claro está usando CG-NAT, então meu endereço IP não é tão público assim (rsss), afinal, ele está dentro de um NAT criado na infraestrutura da operadora, no entanto, pra mim tanto faz, isso não causa o famigerado Double-NAT e eu também não hospedo serviços internos na minha LAN que precisam estar acessíveis na Internet.
    Testes realizados e tudo funcionando como esperado, é hora de ativar os outros dois Airport Extremes. O segundo foi instalado no meu escritório e atua "apenas" como Ethernet Bridge, neste caso ele se conecta sem fio ao principal mas não estende a rede WiFi, apenas permite que eu conecte dispositivos cabeados em qualquer porta LAN do Airport, dentro do escritório tenho toda uma infra para trabalhar e fazer meus laboratórios. No Airport Extreme do escritório tenho conectado um Switch Gigabit gerenciável e todos os meus equipamentos estão conectados no Switch, caso a Internet "caia" eu ainda continuo trabalhando na minha LAN normalmente com acesso aos servidores, storage, máquinas virtuais, etc. do meu laboratório.
    O terceiro Airport Extreme foi posicionado estrategicamente na suíte principal, assim como o segundo, ele também foi configurado para estender a rede WiFi do principal e neste caso além de atuar como Ethernet Bridge ele também repete o sinal de WiFi, neste eu tenho conectado via cabo Ethernet minha Smart TV, a posição equidistante em relação ao Airport principal permite uma distribuição simétrica de sinal com apenas 2 Airports. Por este motivo e também para evitar sobremodulação de RF (channel overlap) e por estar fisicamente entre os outros dois Airports, o Airport do Escritório propositalmente não repete o sinal de WiFi para os clientes.
    Na topologia acima, eu tenho Internet rápida em praticamente todos os cômodos, a média geral é de 180Mbit/s e nos pontos mais remotos (área de serviço e parte da cozinha) eu tenho entre 30-70Mbit/s. Meus equipamentos cabeados no Airport localizado no Escritório sempre atingem a banda total da operadora, 240Mbit/s com picos de 250Mbit/s. No Airport da sala (gateway) também consigo as taxas máximas da operadora. E no quarto, há uma perda maior, mas normalmente com taxas acima dos 90Mbit/s. Eu observo através do Airport Utility que a conexão entre os Airports (de Airport para Airport) varia entre 750Mbit/s e 1300Mbit/s, no do escritório normalmente a taxa fica entre 1000-1300Mbit/s, no da suíte principal fica entre 750 e 100Mbit/s e ambos se conectavam sem fio ao Airport da sala (gateway) através da rede de 5GHz (eu tive que usar técnicas ninja para forçar essa configuração já que por padrão eles as vezes se conectavam usando a banda de 2.4GHz reduzindo a velocidade de toda a rede). Eu poderia também usar técnicas ninja para forcá-los em daisy chain, dessa forma os Airports se conectariam ao Airport mais próximo, mas não observei ganhos significativos empregando essa topologia.
    Explorando um pouco mais as conexões entre os Airports eu poderia também conectá-los através de cabos Ethernet em topologia estrela ou daisy chain, mas passar cabos, furar paredes, instalar conduítes, no meu caso não é uma opção digamos "patroa compliance". Independente de usar cabos Ethernet ou WiFi para interconectar os Airports, o ponto fundamental é que na minha rede não haviam vários SSIDs para cada Airport, em todos eles eu usava apenas 2 SSIDs, um para a rede de 2.4GHz e outro para 5GHz, como os Airports não suportam Band Steering, essa é a melhor forma de garantir que cada dispositivo use a melhor rede sem fio possível. Com o mesmo SSID sendo propagado por todos os Airports é também possível o famoso roaming, ou seja, meus dispositivos sempre mudaram de roteador de acordo com a intensidade de sinal sem eu ter que forçar uma desconexão/reconexão do WiFi. Importante mencionar que o Roaming não é exclusivo das redes Mesh (embora os fabricantes façam parecer que é) e é perfeitamente possível em redes legadas, só não é tão rápido e seamless como no Mesh pois os Airports não suportam os protocolos modernos de roaming (802.11k/v/r). Aliás, uma rede Airport WiFi estendida, não se comporta muito diferente de uma rede Mesh, exceto por alguns algoritmos de roteamento, canal dedicado para backhaul e pelos já mencionados protocolos de roaming, há muito mais semelhanças do que diferenças, isso demonstra como a Apple realmente sempre esteve a frente de seu tempo inclusive na tecnologia dos Airports.
    Nos dispositivos (iPhone, Android, Tablets, notebooks e um dongle Android) normalmente atingem as taxas máximas da minha Internet, principalmente quando estou na sala (próximo do Airport gateway) e no Escritório. Os 2 iPhones de casa por serem MIMO 2x2, normalmente se conectam a 866Mbit/s, as vezes oscila um pouco a depender do local, mas dificilmente tenho conexões abaixo dos 450Mbit/s. Os Android, a mesma coisa, os top se conectam a 866Mbit/s os mais antigos que só suportam a rede 2.4GHz se conectam a 300Mbit/s, e os dispositivos mais antigos se conectam a 56Mbit/s, 75Mbit/s e 150Mbit/s, nesses, obviamente, não consigo passar muitos dos 20-30Mbit/s de Internet.
    A Apple infelizmente abandonou de vez os Airports, há muito não vemos qualquer novidade nas novas versões de firmware, somente remendos de segurança e ainda sim, acho que faz mais de 1 ano que não vejo um update novo de firmware para os Airports. Uma pena, pois o hardware dos Airports até hoje são robustos, são baseados na plataforma Broadcom, usam componentes de rádio da Skyworks, rádios MIMO 3x3, 512MB de RAM, 128MB de Flash, ou seja, daria ainda para a Apple trazer muita coisa nova de software para os Airports e arrisco a dizer inclusive alguns recursos das redes mesh modernas.
    Minha rede sempre foi estável e robusta, mas principalmente por ser da área e entusiasta de tecnologia,  não buscava apenas maior velocidade ou performance mas sim por tecnologia atual, recursos mais novos e principalmente um gerenciamento mais avançado e eficiente da minha rede. Depois de mais de 13 anos usando exclusivamente roteadores da Apple, chegou a hora e é com muito pesar que os aposentei e me rendi as maravilhas das redes Mesh modernas, mas isso é um assunto para outro post !
  22. Obrigado!
    Guedes - Brasília deu reputação a pollaris em Velocidade máxima AirPort Extreme   
    Bom dia Vini,
    Vamos lá, esse LAG que você comenta é como uma congelamento momentâneo da rede, dura poucos segundos e logo em seguida tudo parece voltar ao normal, correto ?  Você vai lá, roda o speedtest e a velocidade da sua Internet atinge o máximo contratado do plano ? É claro que qualquer coisa que eu disser aqui vai ser mero achismo, afinal, são muitos fatores que podem causar esse sintoma.
    Já vim sim esse comportamento e é muito mais comum do que muitos possam imaginar, sobretudo, em redes domésticas onde os equipamentos são limitados sem muitos recursos de gerenciamento. Em pelo menos 2 oportunidades distintas eu me deparei com esse exato comportamento anômalo e consegui identificar a causa raiz sem qualquer margem de dúvida, mas observe que eles tinham origens diferentes.
    Na primeira ocasião, eu percebi que o IPv6 estava ativo no meu provedor e o roteador da operadora estava configurado para propagá-lo em minha rede. Como comentei no meu post anterior, já identifiquei por diversas vezes configurações de roteamento IPv6 inválidas propagadas pelo provedor e isso estava causando a perda de conectividade momentânea em muitos dispositivos da minha rede. Como não vejo ainda nenhuma vantagem prática em manter o IPv6 ativo na minha rede, preferí nesse caso desabilitar completamente o IPv6 no roteador do provedor.  Depois disso, praticamente não tive mais os problemas descritos.
    Na outra ocasião em que presenciei o tal LAG, o mesmo estava associado a um problema inerente das redes domésticas chamado bufferbloat. O BufferBloat é o resultado da limitação dos equipamentos domésticos (routers e gateways) em enfileirar (Queue) corretamente os pacotes e gerenciar adequadamente o buffer local do roteador, isso aumenta drasticamente a latência da rede degradando a performance a ponto da rede inteira ficar instável. Eu disse que é muito comum em redes domésticas por que os roteadores domésticos não possuem algorítmos especializados no controle de tráfego e priorização/schedule de pacotes para enfileiramento. Alguns poucos roteadores do mercado hoje suportam algum tipo de algorítmo AQM (Active Queue Management) como o SQM (Smart Queue Management), Cake e Codel. Pra quem conhece, as versões recentes do OpenWRT já suportam SQM baseado em Codel, alguns outros equipamentos mais avançados como os EdgeRouter da Ubiquiti e equipamentos da Mikrotik também suportam alguma variante de SQM. Algumas soluções Mesh modernas também já trazem algum tipo de SQM embutido, é o caso dos Eero da Amazon por exemplo.
    Existem algumas ferramentas online que executam testes de BufferBloat na rede, não chega a ser nada científico mas de repente pode te dar uma luz do que está acontecendo ou mesmo excluir o bufferbloat como possibilidade dos seus problemas.
    O Wireshark pode ter dar alguma pista se o seu problema estiver no mesmo domínio de colisão da sua rede (subnet local), fora isso, talvez ele não seja muito útil. Outra coisa, rode o Wireshark com o pacote WinPCAP no Windows, para o Wireshark funcionar 100% ele precisa da interface de rede totalmente em modo promíscuo e o MacOS pode estar impedindo/limitando devido algum controle de segurança implementado na kext da placa. Eu focaria principalmente na análise de tráfego dos devices IoT, esses dispositivos normalmente não são muito otimizados em controle de banda por serem muito simples, isso também sugere que eles sejam mais suscetíveis a ataques de vulnerabilidades e isso pode estar sendo explorado na sua rede.
    Uma técnica muito útil para identificar problemas numa rede é justamente isolar dispositivos de rede, dependendo do tamanho da rede é trabalhoso mas funciona.
    Você comentou que separou sua rede em 3 SSIDs, mas você também fez isso em nível físico / lógico de rede, separando por VLANs ou subnets ? Caso contrário você terá apenas broadcasts de SSID diferentes para um mesmo domínio de colisão, ou seja, qualquer problema prévio como um broadcast storm, um loop local continuarão afetando e degradando a performance da sua rede como um todo.
    Pelo descrito acima, é difícil afirmar que o culpado é o Airport. Infelizmente a Apple nas últimas versões de firmware removeu o protocolo SNMP dos Airports, sem isso, fica praticamente impossível determinar a condição de uso do Airport como tráfego por interface, consumo de CPU e RAM entre outros fatores que poderiam degradar a performance da rede. Os Airports são equipamentos estáveis e robustos mas carecem de recursos básicos de gerenciamento de tráfego como controle de banda, QoS, SQM, esse foi um fator determinante para eu aposentar meus Airports.
    Em relação ao Mesh, hoje estou usando 3 nodes Deco M9 Plus. Não é exatamente o que eu procurava, afinal ainda é WiFi 5 (802.11ac) e faltam alguns recursos digamos mais avançados para o meu gosto. Mas por outro lado, é uma solução robusta, funcional, facilmente encontrada no Brasil e com um custo atrativo (não necessariamente barato). Eu escolhi o M9 Plus principalmente por ser Triband, portanto, ele possui um canal de 5GHz adicional dedicado à backhaul, no meu caso que não tenho como passar cabos Ethernet isso se torna essencial para a performance da rede. Também gosto do fato das unidades serem intercambiáveis, ou seja, não há distinção do node router e node satellite como nos Orbi e nos Eeros de geração passada.
    Os Orbi da Netgear são muito bem elogiados mesmo (talvez a melhor solução Mesh atualmente de acordo com os reviews), mas são extremamente caros, e os satélites são diferentes do roteador, não acho que vale o investimento. Os Velop da Linksys são interessantes também, mas custam caro e se fosse pra pagar uma fortuna, ainda acho o Orbi mais negócio. Há ainda os Ubiquiti AmpliFi e AmpliFi Alien mas aí já estamos falando de soluções ainda mais caras que os Orbi e que aqui no Brasil podem beirar os R$ 20K !!!!!
    Avaliando apenas especificações técnicas, recursos, frequência de release de novos firmwares e custo, ou seja, o conjunto da obra, eu iria de Eero Pro 6. São equipamentos WiFi 6, triband, não tem a palhaçada de roteador e satélite (todos podem operar ou como roteador ou satélite), suportam SQM e praticamente tem releases de firmware a cada 15 dias. Infelizmente não há a venda no Brasil e também custam muito caro mas bem menos que os Orbi.
    Voltando a nossa realidade com os TP-Link, O Deco M5 é reconhecidamente uma solução Mesh robusta e de custo atrativo tem funcionalidades interessantes, o HomeCare com licença vitalícia é um plus a ser considerado, está num estágio de firmware maduro e funciona bem.
    Não existe solução Mesh perfeita mas posso dizer que estou satisfeito com a performance e estabilidade do M9 Plus, vêm me atendendo perfeitamente bem, sobretudo nesses tempos de alta demanda devido ao trabalho quase que exclusivamente home office, motivo pelo qual eu também decidi investir numa solução de rede mais moderna. Minha única ressalva é que a TP-Link demora muito pra liberar novos releases de firmware com novas funcionalidades, nisso a TP-Link sempre deixou muito a desejar em relação aos outros fabricantes e é um ponto importante a ser considerado.
  23. Positivar
    Guedes - Brasília deu reputação a Ignacio em Existe algo semelhante à Time Capsule na praça?   
    Boa tarde, pessoal. Fiquei muito surpreso que este meu post ficou dos mais comentados do ano.
    Comentando como terminou o drama, finalmente consegui colocar um WD de 6tb. Mais do que isso não estava aceitando, certamente pelo firmware, já obsoleto, da Time Capsule. Não me cobre a capacidade de 8TB do SSD, mas até completar, acho que dá. E o que estou fazendo e não colocar para o backup para atualizar certas pastas que são só para arquivo e uso eventual, mas não costumam ser modificados. Desta forma, acho que tenho TC para alguns anos ainda.
  24. Positivar
    Guedes - Brasília recebeu reputação de R_Alves em iPhone 11 roubado e iCloud desbloqueado   
    Uma forma muito comum dos bandidos conseguirem a senha do iCloud da vítima é enviando mensagens SMS e/ou e-mails dizendo “seu iPhone foi localizado, clique aqui para ver a localização” (ou algo assim) e aí vai para um site falso feito pelos bandidos para entrar com a senha do iCloud


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  25. Curtir
    Guedes - Brasília recebeu reputação de theygoran em apple tv ou smart tv?   
    Existem TVs não inteligentes a venda?? Realmente não tem como comprar os dois??
    O Apple TV em si é melhor do que uma Smart TV porque permite alugar filmes nele próprio, com qualidade excepcional. Outro recurso que pode ser útil é o espelhamento de tela do Mac no Apple TV.
    Mais um ponto a favor do Apple TV é a saída de áudio com com Surround Dolby Digital 5.1 - permite ligar a um Home Theater e ter som de alta qualidade para filmes alugados, Netflix, filmes comprados pelo iTunes e até para música.
    Continuando, o Apple TV permite reproduzir o conteúdo presente nos iTunes da mesma rede local, por meio do compartilhamento familiar. Mas não é amigo da pirataria, ou seja, dá muito trabalho tocar filmes e séries baixadas ilegalmente no Apple TV, especialmente para tocar com legendas.
    E também é possível apresentar as fotos e vídeos caseiros do iPhoto no Apple TV.
    E o youtube fica numa qualidade excepcional.
    E dá pra usar o teclado Bluetooth no Apple TV.
    Pra quem tem iPad ou iPhone há ainda mais recursos como o Remote, o AirPlay e o espelhamento de tela. Além de vários jogos que apresentam conteúdo extra na TV.
    Ou seja, eu acho o Apple TV mais útil, mas é bom somar ao conteúdo da TV inteligente, que tem conteúdos exclusivos interessantes como UOL vídeos, Terra, SBT online, etc.
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