Olá pessoal,
Desde maio do ano passado sou um feliz proprietário de um macbook air 13" (late 2010)
Infelizmente, com uns 3 meses de uso ele sofreu uma queda. Não teve grandes danos físicos, mas ficou marcado e nenhuma das funções teve prejuízo, até semana passada.
Pra minha tristeza, semana passada estava utilizando ele normalmente, digitando um texto, quando de repente a tela apaga. Na hora tentei ajustar o brilho, mas nada aconteceu. apertei o botão de ligar/desligar e nada. abri e fechei a tampa e acendeu de volta. Acredito que tenha entrado em repouso sozinho.
Uns dois dias depois aconteceu a mesma coisa e então me convenci que não era uma falha ocasional, mas algum defeito. Então levei até a assistência técnica autorizada da apple aqui de Curitiba: A Omni Informática, afinal a garantia do aparelho vai até maio deste ano.
Deixei o mac lá com eles, porém logo de cara, sem nem antes analisar já fui informado que a garantia não iria cobrir em decorrência do aparelho ter uma marca de dano acidental. Após dois dias de testes me ligaram dizendo que encontraram dois problemas e que a garantia não iria cobrir mesmo. Conforme informação no telefone e o laudo que recebi no email, foram encontrados um "problema no display" e "possíveis falhas na placa lógica", necessitando as duas peças de troca.
Insisti com o técnico de que a queda não teria nada a ver com o problema (e realmente acho que não tem), afinal a queda foi pelo menos seis meses antes do problema.
Ele me disse que até poderiam relevar o sinal de dano (que é na parte esquerda inferior do mac - ao lado esquerdo do trackpad). Disse também que o dano foi longe da placa lógica e que gostariam de atender na garantia, mas que entraram em contato com a Apple, explicaram o caso e tiveram a ordem de não conceder a garantia mesmo.
Junto com o laudo me foi enviado um orçamento para troca do display e da placa lógica no valor de R$ 3.130,00. Totalmente inviável.
Não sei se estou certo, mas acho que meu direito de garantia só pode ser recusado caso o defeito tenha ocorrido por mau uso, o que eu acho que não aconteceu, dado o lapso temporal entre a queda e o problema. me corrijam se eu estiver errado, por favor. Ainda, eles de cara pré-julgaram o caso e disseram que não iam atender dentro da garantia e sinceramente achei o laudo técnico extremamente vago ("possível falha na placa lógica").
Pesquisei aqui no forum e vi que vários outros usuários ja tiveram problemas com a Omni.
Pessoal, vale a pena encaminhar a outra assistência técnica? Devo ligar na Apple Brasil? O que eu posso fazer para ter uma reanálise do caso?
Ainda, vi que a Apple dos outros países costuma ser bem menos criteriosa para atender dentro da garantia (com alguns casos de troca de ipad com tela quebrada, por exemplo). Isso é verdade? Meu tio está indo para os EUA mês que vem. Vale a pena pedir pra ele tentar trocar meu macbook lá?
Desde já, obrigado!