Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

juniorgoncalves

Membros
  • Total de itens

    57
  • Registrou-se em

Tudo que juniorgoncalves postou

  1. Fala Ferrari! Beleza? Memória RAM não tem nada ver com esse gargalo que você está sofrendo. O problema está no calcanhar de Aquiles dessa máquina: a GPU integrada dele que é fraca para essas resoluções mais altas. Tenho essa mesma máquina com 32gb de RAM. Fazia uso dela para trabalho e na época utilizava em um monitor 1440p onde a performance era bem satisfatória. Porém, hoje essa máquina acabou ficando de media center lá em casa plugada em uma TV 4K. De cara a gente percebe a penalidade de performance de video geral que ela sofre, inclusive nas animações do sistema. Para o meu caso, que utilizo apenas para ver séries e filmes, é tranquilo. Mas para quem usa para trabalho realmente é algo que vai incomodar muito. A sugestão é você fazer um downgrade de monitor mesmo. Descendo para 1440p ou 1080p.
  2. Já aconteceu comigo. O problema era que a bateria estava estufada (problema comum em Macbooks). Verifique isso.
  3. ih rapaz, a fanboyzada tiltou pq alguém disse que formatar o computador não resolve problema de ram insuficiente. kkkkkkkkkkkkkkkkk. desculpa aí galera, erro meu. to usando um m1 8gb. sensacional a máquina. equivale a 64gb no windows. 🤩🤩🤩
  4. seu iMac tem 8GB de RAM? se sim, então tá tudo certo. não adianta fazer instalação limpa e lero lero, bla bla. 8GB de RAM para 2022/2023 realmente é muito pouco e só serve para operações básicas. vai ter que lidar a lenditão mesmo. na primeira oportunidade que tiver, vende essa máquina e migre para um Mac com 16gb de RAM pra cima.
  5. A escolha vai depender exclusivamente do tipo de demanda que vc tem com essas máquinas. O M1 tem mais processamento de CPU+GPU mas peca na pouca RAM e falta de expansão futura. O i5 tem menos processamento mas RAM quase que a vontade, já que é expansível até 64gb. Eu tenho esse mesmo modelo 2018/i5 com 32gb. Sou diretor de arte e trabalha com arquivos de Photoshop e Illustrator muito pesados. Nesse meu caso o maior gargalo é a RAM. O M1 com 8gb engasga muito comigo. Por outro lado o i5, apesar de ter menos processamento bruto, tem 32gb de RAM e roda liso liso liso. Sua escolha vai depender exclusivamente dessa sua análise sobre o que é mais gargalo no seu uso: RAM? ou processador+gpu? Uma outra opção tbm seria vc vender essas 2 máquinas, interar um pouco mais de grana e pegar um Mac Studio que vem com 32gb de RAM. Você teria o melhor dos dois mundo.
  6. Maravilha Beto! Obrigado pelas informações. Que bom que o pessoal já automatizou essas correções. Hoje em dia tá muito moleza montar um Hack, né? Hahaha. Antigamente era um Deus nos acuda.
  7. Processador: Dá pra fazer no Ryzen mas vc vai ter um pouco de dor de cabeça pra aplicar uns patches e se usar Suite Adobe vai perder tempo tendo que contornar uns problemas de incompatibilidade tbm. Vai ser mais chato do que se fosse um Intel (que seria o ideal), mas dá pra fazer sim e depois que passar dessa parte chata, tudo funciona bem liso. GPU: NVidia não dá. A não ser que vc use um macOS muito antigo tipo o High Sierra que não é recomendado. Pega uma AMD, aproveita que tá rolando uns preços baratos da RX 6600 por cerca de R$1400 / R$1500. Recomendo o canal do Gabriel Luchina e a documentação oficial do OpenCore para usar como guia no seu processo: https://www.youtube.com/@UniversoHackintosh https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/ Boa sorte!
  8. Caramba, excelente dica! Uso o iStats a tempos mas não tinha me ligado nessa função de programar as fans de acordo com o escalonamento da temperatura. Fiz essa configuração e deu uma reduzida significativa nos picos de temperatura.
  9. Meu caro, bom dia! Em termos de CPU/GPU tanto o Pro ou Air vão sobrar em desempenho. Não se preocupe com isso. O gargalo nesses Macs com Apple Silicon para trabalhos mais sérios e pesados com a suite Adobe está na quantidade de RAM. Falo isso com experiência prática profissional, é o que vejo com meus próprios olhos diariamente. Muitos companheiros de trabalho que pegaram a versão com 8gb de RAM ficaram muito decepcionados com a performance da máquina. Então pegue com a maior quantidade de RAM possível. 16gb pra cima. Essa é a primeiro prioridade que vc deve ter com esses Macs novos. Pode até pegar com 256gb de armazenamento pois essa expansão vc resolve com SSD externo, já que a velocidade de escrita e leitura via USB-C não é gargalo para trampo de Photoshop e Illustrator. E CPU/GPU pode ser até do Macbook Air mais simples que vai sobrar desempenho. Agora memória RAM não, vc não consegue expandir posteriormente e vai subnutrir o desempenho do seu CPU empacando a performance geral da máquina. Espero ter ajudado. Abraço!
  10. Só pra registrar aqui pessoal, não é só no M1 que isso acontece. Tenho o MX Master 2S e o MX Master 3. Ambos dão lag no meu Mac Mini 2018 Intel (Monterey) e no Macbook Air 2020 M1 (Monterey). Por outro lado, ambos os mouses funcionam perfeitamente em um Desktop PC (Windows 11) que tbm possuo.
  11. Perfeito Marcelo! Manda brasa no de 16gb de RAM que não tem erro. Abraço e que bom que conseguimos te ajudar.
  12. Boa noite Marina! Tenho essa mesma máquina mas tive o cuidado de pegar com 512gb. A vantagem dela é que os módulos de RAM não são soldados e te permitem expandir até 64gb de RAM, porém, infelizmente, o SSD é soldado diretamente na placa e a expansão não é possível. A boa notícia é que vc consegue solucionar esse problema de espaço comprando um ssd externo e conectando via USB no seu Mac. A velocidade de escrita e leitura é bem satisfatória e ao menos que você trabalhe com arquivos imensos (que provavelmente não é o seu caso), você não terá problema.
  13. Excelente relato, Bruno. Parabéns pela aquisição.
  14. Vou te ajudar, vamos lá. Seu primeiro comentário tem 2 erros: Em um x86 atual não há acesso direto do CPU a VRAM. E sim, há. Mesmo que não de forma tão eficiente quanto em um SoC onde CPU e RAM estão encapsulados no mesmo package. Você sinalizou que o nivel de duplicação de RAM pra VRAM no x86 é em uma escala em que a unified memory alocaria o dobro de informação, e portanto valida aquela falácia de 8gb no SoC equivale a 16/32gb no PC. Isso simplesmente não ocorre dessa forma, nem nessa escala, por isso a imprecisão da sua parte. No segundo comentário você acusa as fabricantes de GPU de inflar a eficácia dos métodos de DMA no x86, porém, isso é exatamente o que fez ao falar sobre a eficiencia da unified memory. Entendeu? Literalmente vc se auto-refutou. Você acusou as fabricante de algo que vc fez no seu primeiro texto. Seu segundo comentário desqualifica o primeiro. E vamos além, no exemplo prático que vc deu de que adicionar RAM ao x86 não resolve a necessidade de VRAM é um paralelo direto aos incontáveis exemplos práticos de que 8gb de unified memory não faz milagre e só da conta de tarefas mais básicas (o Sichieri até relatou aí em cima sobre). Nisso chegamos a duas conclusões que são o óbvio ululante: Unified memory não é tão eficiente como o marketing da a Apple diz (e como vc tentou dizer que é no seu primeiro comentário). DMA/DCA não é tão eficiente no x86 quanto em um SoC como o marketing da Amd/Nvidia diz. Acho que mais desenhado do que isso é impossível.
  15. As técnicas de Direct Memory Access no x86 não são tão eficientes quanto em um SoC da mesma forma que a transferência de RAM pra VRAM não ocorre em grande escala de duplicidade a ponto de ocupar o dobro no x86 como você falou. Você foi tão impreciso e exagerado como acusou as fabricantes de GPU serem a respeito da eficiência das técnicas de DMA/DCA. E complemento exemplificando igual você fez, mas trazendo exemplo prático e real aqui da agência: se memória unificada fosse tão eficiente assim um M1 com 8gb daria conta de trabalhos pesados em uma stack simples da Adobe como Bridge + Photoshop + Illustrator. E simplesmente não dá. A máquina engasga e faz 12gb+ de Swap. O ponto desde o início é esse: há um exagero propagandista de ambas as partes e isso gera uma grande confusão no público em geral. Fazendo com que muitos usuários encarem essas soluções/otimizações como santos milagrosos e tomem decisões erradas na hora de adquirir o equipamento. A real é que não tem milagre pessoal: quer o Mac para tarefas básicas? 8gb dá conta. Trabalhos pesados? 16gb pra cima.
  16. Allan, respeitosamente, gostaria de dizer que tecnicamente seu argumento está errado. Você fala como se não, mas na tecnologia x86 o CPU já acessa diretamente as informações da VRAM diretamente por métodos de DCA e DMA. Que inclusive são otimizados com tecnologias como Direct Memory Access (Amd) e Resizable Bar (Nvidia). E mesmo que não houvesse, o modo como você descreve que a troca de dados entre RAM e VRAM gera "duplicata" de dados consumindo o dobro (e por outro lado rendendo o dobro) é errada e imprecisa.
  17. Windows já utiliza compactação de memória RAM há anos. Desde o Windows 10.
  18. Marcelo, boa tarde! Sou do ramo publicitário e o conjunto de apps que trabalho é muito parecido com o seu. Além disso tenho contato diariamente com muita gente da área de produção audiovisual. Nisso posso te dar alguns relatos reais (e não esses relatos de youtuber patrocinado). Vamos lá, o que vc precisa saber é o seguinte: em questões de processamento de CPU e GPU o M1 leva tranquilamente esses aps da Adobe que vc citou. Com isso vc não precisa ter preocupação. O problema para ficar muito atento é outro: o gargalo de memória RAM. Nesse aspecto tem ocorrido uma grande confusão com o grande público por conta do marketing apelativo e a nomenclatura que a Apple deu de "memória unificada" onde foi amplamente divulgado alguns pontos muito errôneos a respeito disso. É muito comum vc ver pessoas com baixíssimo conhecimento técnico divulgando a todo canto que 8gb de "memória unificada" no Apple Silicon equivalem a 16/32gb de ram em um PC convencional. Memória unificada e memória ram são literalmente a mesma coisa. A única diferença é o "local" onde ela está no layout da placa mãe. Em um layout padrão x86 (PC) ela não fica junto ao CPU e tem um "caminho" de comunicação a percorrer e isso gera uma latência. No Apple Silicon, por ser um SoC (System on a Chip) ela fica encapsulada junto do CPU e a velocidade de comunicação é otimizada. Ou seja, você tem um ganho de VELOCIDADE mas, em termos QUANTITATIVOS, 8gb é 8gb, 16gb é 16gb, 32gb é 32gb. Seja M1 ou Intel. Uma vez que vc ocupou esse espaço sua máquina vai fazer swap e o desempenho vai cair. E é isso que eu tenho acompanhado de muitos profissionais se decepcionando com os M1 por causa disso. As pessoas simplesmente compram a máquina com a quantidade errada de RAM por conta desse tipo de desinformação. Então resumindo pra vc: CPU/GPU dá conta com o pé nas costas. Mas se você vai realizar qualquer tipo de trabalho profissional sério e mais pesado, JAMAIS cogite pegar o modelo base com 8gb de RAM. Pegue no mínimo com 16gb, e se quiser algo mais future proof, vá de 32gb. Espero te ajudado. Um abraço!
  19. Bom dia Elian! Cara, infelizmente isso é uma deficiência/incapacidade do próprio macOS em fazer esse gerenciamento de cor/contraste. Isso não ocorre apenas nos Macs M1. Tenho esse Macbook Air M1 igual ao seu e um Mac Mini 2018 (Intel) onde ambos tbm me geram esse problema quando conectados a um monitor Dell Ultrasharp Premier Color (modelo excelente em termos de fidelidade de cores). E pasme, eu os calibro usando um ótimo colorímetro chamado i1 Display Pro que possuo, e mesmo assim as cores continuam lavadas. Esse mesmo monitor conectado a minha outra Workstation PC e calibrado exibe cores espetaculares e precisas. Nesse quesito o Windows é bem superior ao macOS. E fique tranquilo, esse problema não é do seu Macbook (e nem do seu irmão) se você pesquisar em foruns gringos, são milhares de relatos de pessoas com o mesmo problema. O macOS tem deficiência de fazer esse gerenciamento em qualquer monitor que não seja Apple. Alguns não-Apple até funcionam bem (aí vc fica refém da sorte), mas a grande maioria (como o meu e o seu) exibe cores ruins e contraste muito lavado. Pra vc ter boas cores mesmo só pagando aquele preço absurdo do Apple Studio Display. Espero ter ajudado, abraço!
  20. Sem querer fazer o advogado do diabo aqui meus caros, mas os relatos de pessoas que tiveram a manutenção recusada pela Apple por problemas crônicos das máquinas também são incontáveis. Eu uso Mac profissionalmente desde 2004, já tive todos os modelos, e nessa trajetória tive casos bem sucedidos de atendimento e também casos em que a empresa literalmente cagou pra mim. Além disso, sou do ramo publicitário onde 90% da turma que convivo diariamente também usa Mac. E foram inúmeros os casos que acompanhei de companheiros de trabalho tendo mal atendimento pela empresa. A grande verdade é que o atendimento da Apple é instável, uma caixinha de surpresas. De forma que, pelos meus anos de experiência, eu jamais compraria um Mac novo sem fazer o Apple Care. De qualquer forma, parabéns pela sorte que vc deu no seu caso, Edimar. E fica aqui o meu relato desses 18 anos de experiência usando Mac pra comunidade entender que nem tudo são flores também. Abraço.
  21. Muito estranho Matheus. Isso aconteceu no meu Macbook Pro Mid-2015 com 10 meses de uso. Mas meu caso foi a bateria que inchou e empenou a carcaça (e que inclusive a Apple se recusou a trocar e tive que fazer por conta própria). O seu, novo/lacrado, estar empenado dessa forma não é normal mesmo. Acione a Apple sim!
  22. CPU, GPU e SSD tem diferenças irrelevantes entre essas duas máquinas. O gargalo dos Macs com Apple Silicon está na quantidade de memória RAM (velocidade tbm é uma diferença irrelevante entre esses dois). Minha escolha sem dúvidas seria naquele com mais memória RAM. Pois obteria a maior longevidade possível do equipamento. No caso é o PRO de 14 polegadas. Espero ter ajudado. Boa sorte na escolha.
  23. Rapaz, parece que isso está acontecendo no Mac Mini e no Mac Studio. Ontem mesmo eu estava vendo esse video abaixo (a partir do minuto 3:00 ela fala do teclado) do unboxing e configuração do Mac Studio e a menina plugou diversos teclado sem sucesso. Para resolver teve que pegar um teclado Apple Original com outra pessoa emprestado. Hahahaha, coisas da Apple. Acerta tanto em tantos pontos e comete uns erros bobos desses. De qualquer forma tenho certeza que eles corrigirão isso em updates futuros, mas no momento me parece que vc vai ter que arrumar um teclado da Apple mesmo. Boa sorte.
  24. Boa tarde James! O Macbook Air M1 com certeza tem um ótimo custo benefício para desenvolver. Em termos de processamento vc terá uma máquina que vai te atender perfeitamente. Eu só ficaria ligado no gargalo da memória RAM. Estamos em 2022 e 8Gb já é o mínimo do mínimo. Eu particularmente não compraria uma máquina com essa quantidade de RAM para trabalhar hoje. Tenho conhecidos da área de desenvolvimento e publicidade que sofreram com essa quantidade usando o M1 e acabaram tendo que vender a máquina para migrar para 16gb. Então por isso minha indicação seria um Macbook Air M1 com 16gb. Vai gastar um pouco mais, mas já fica com um coisa definitiva que vai evitar problemas futuros de falta de RAM. Abraço.
  25. Boa tarde Tiago, beleza? Cara, posso afirmar com quase toda certeza que ninguém vai saber te dar uma solução desse tipo pois se trata de uma versão do sistema muito recém lançada. Porém, isso com certeza será corrigido pela Apple na próxima versão. Há de se entender que por mais que o ambiente com o M1+macOS esteja rodando muito bem, ainda é uma tecnologia muito nova e que pode conter algumas pontas soltas que vão sendo corrigidas com o passar do tempo. Então fique tranquilo, isso será corrigido nas próximas versões. Por agora, o correto seria vc retornar para a versão do sistema que estava antes para não continuar com esse erro atrapalhando seu afazeres. Eu gosto sempre de fazer uma instalação limpa nesses casos, e é o que recomendaria. Só por curiosidade: tenho um Mac Mini 2018 e um Hackintosh nesse Monterey 12.3.1 e uso ambos para trabalho diariamente. Os dois estão funcionando 100% estáveis. Provavelmente deve ser algo relacionado ao chip M1 mesmo (e que como disse será corrigido em breve). É isso! Valeu!
×
×
  • Criar Novo...