Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cesar Radtke

Membros
  • Total de itens

    7
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por Cesar Radtke

  1. Em 22/11/2020 at 18:53, marcosfisica disse:

    sério que voce quer criar uma discussão comparando dois telefones diferentes com duas fotos diferentes? aí fica difícil é? primeiro tira duas fotos iguais (ou o mais iguais possível), uma com cada aparelho, depois cria o post comparando.

    @marcosfisicaé verdade que para uma comparação técnica normalmente se tira fotos simultaneamente, com a mesma condição de luz, etc. Mas minha intenção com o post foi discutir essa impressão geral que eu tive, por isso apenas escolhi as melhores fotos que tirei com cada aparelho. E como a proposta da Apple é que iPhone "escolha" por mim qual a configuração de câmera adequada, acho que eu posso fazer o mesmo e escolher esse critério de comparação, não? (isso foi uma ironia). Obrigado pelo seu comentário.
     

    Em 22/11/2020 at 20:42, Raul Duelis disse:

    Discutir sobre iPhone vs Android é bem complicado mas, no geral, considero foto dos dispositivos da Samsung melhores que dos iPhones. Já tive os iPhone 4, 4S, 5S e o iPhone 6. Após o iPhone 6 eu tive um Galaxy S5 e ele foi o responsável por eu deixar de usar iPhone. A câmera desse Galaxy era ridiculamente superior à do iPhone, tanto em qualidade quanto em recursos (ambos os aparelhos lançados em 2014. Logo, concorrentes direto). O que você sentiu em relação ao pixelado/granulado na foto se deve à abertura do sensor. O iPhone 11 Pro tem um sensor principal de 12Mpx com abertura de F 1.8 (e F 2.4 nas outras duas câmeras) enquanto que o Galaxy S8 tem uma abertura de F 1.7. Basicamente, o sensor do Galaxy S8 permite maior entrada de luz e, consequentemente, menos granulado e maior qualidade. O iPhone 12, por sua vez, tem uma abertura de F 1.6, então a entrada de luz é muito maior e resulta em maior qualidade da foto.

    Em relação a pós processamento de fotos, sempre percebi um trabalho melhor em topos de linha Android. Isso não significa que as fotos do iPhone sejam ruins (do meu ponto de vista), mas menos trabalhadas. No entanto, se você editá-las no Lightroom, perceberá um ótimo resultado. A ausência do modo profissional também é algo que acho que faz muita falta no iPhone, principalmente se você estiver migrando para ele. Novamente, essas são minhas percepções em relação ao smartphone da Apple.

    Já foi o tempo em que iPhone representava inovação a cada lançamento, infelizmente. Esse ano, o iPhone 12 trouxe grandes melhorias na câmera (e no quesito tela, finalmente deixou de lado as telas IPS LCD, porquê convenhamos: pagar quase 5 mil reais num celular, como era o caso do iPhone 11, e não ter uma tela do tipo Oled e nem resolução FHD+ ou 2k é triste, coisa que a concorrência já tem há muito tempo - principalmente em aparelhos samsung). O modo noturno do iPhone 12 realmente foi uma melhoria significativa mas, novamente, a concorrência já havia apresentado algo semelhante, como é o caso do Huawei P30 Pro, que foi lançado no começo de 2019 e surpreendeu com um modo noturno absurdo. 

    Complicado é você pagar tão caro em um iPhone para ter recursos que a concorrência já tinha em anos anteriores, às vezes até pela metade do preço (caso do Huawei P30 Pro vs iPhone 11 Pro Max). Quanto tempo levou para o iPhone finalmente ter uma autonomia de bateria de fato decente? 

    Para mim, o real diferencial entre um iPhone e um Android é a estabilidade e fluidez do sistema, além, claro, do suporte de atualização dos celulares da Apple, que você não encontra em nenhum outro concorrente (nem mesmo no Galaxy S20 Ultra, que foi notícia por travar ao tirar uma foto por uma participante do BBB, este ano). Mas, no quesito câmera, realmente acho que deixa a desejar.

    Sobre as duas fotos que deixou, não dá para fazer um julgamento delas, pois não foram tiradas em mesmas condições de luz e não possuem o mesmo cenário para comparar.

    Em relação ao que o @Ricardo Tavares disse sobre as fotos da Samsung serem saturadas, isso realmente concordo. Inclusive é meio característico da marca manter as fotos assim. Não diria ser horrível, mas não agrada a todos. Para mim, não é de fato um incômodo, pois fotos que tiro sempre acabo editando, seja no próprio app do celular ou no Adobe Lightroom do PC e corrijo eventuais distorções. 

    Ainda não coloquei as mãos em um iPhone 12 para dizer o que percebi da câmera, mas da experiência que tive com outros modelos de iPhone, o granulado que eles deixavam sempre me incomodou também. Câmera é um quesito de grande importância para mim, pois não ando todo dia com uma DSLR mas, se quero capturar algo no meio do dia, o celular precisa fazer um bom trabalho.

     

    @Raul Duelis e @marcosfisica obrigado por suas contribuições.
    Seria bom que a maioria dos usuários fossem mais os críticos e menos os fanboys deslumbrados que aplaudem e defendem tudo que a Maçã faz. Talvez conseguíssemos $ensibiliza-los a oferecer um pouco mais pelo que cobram. Pra isso acho q esse canal e fórum dão uma grande contribuição.

  2. Ricardo, você tem razão. Mas minha intenção não é AFIRMAR que é melhor. Eu seria um tolo se afirmasse isso. Não pela marca, mas pela geração, as evoluções tecnológica, etc. O modo noite que você citou é indiscutível. As três câmeras, etc, etc.

    A idéia do meu post é discutir esse "pixelado" que fica nas fotos do iPhone, que o outro não tinha. Só isso. Será que só incomoda a mim? Eu só gostaria de ouvir (ler) outras opiniões.

    Mas obrigado pelo sei comentário.

  3. Relutei muitos anos para adquirir um iPhone, embora seja usuário de Mac há pelo menos 10 anos. O Android sempre me pareceu uma plataforma mais atraente por oferecer maior liberdade em vários aspectos que não cabem aqui detalhar. Mas as facilidades de estar dentro do ecosistema Apple me convenceu, Então, há 5 meses atras, comprei um iPhone 11 Pro. No início, explorar as possibilidades de integração com meus Macs compensaram o "investimento" (se é que se pode chamar assim).

    No entanto, no quesito fotografia, minha percepção foi (e ainda é) muito ruim.

    A primeira decepção foi saber que eu não poderia ter o que até meu Galaxy S8 de 4 anos tinha: função PRO e foto RAW. Obviamente que eu teria, se eu pagasse por um app de terceiros. Mas isso não diminuiu minha desilusão por um modelo de negócio de estabelece que algumas potencialidades do hardware não podem ser exploradas a partir do app de câmera nativo.

    Mas vai ver a tecnologia do pós-processamento compensa isso, pensei. Mas não.

    Embora não seja fotografo profissional, não posso deixar de comparar aquilo que meu Samsung de 4 anos me entregava e esse iPhone. As fotos me parecem pixeladas demais, o que dificulta e até limita o uso, por exemplo, de um Photoshop no pós-processamento. Ah, mas então compra uma DSLR ou Mirrorless. Ok, mas porque até mesmo a JPEG que o Samsung entrega é mais nítida? (vejam os exemplos que eu compartilhei nesse post)

    Não quero criar uma guerra ideológica, mas propor essa discussão e até ser refutado, eu juro. Mas que alguém me apresente um argumento para mudar minha opinião. Como eu disse, não sou fotógrafo, mas até que me provem o contrário, minha ideia sobre a foto no iPhone, de maneira geral, continua decepcionante.

    Para ilustrar, ai estão duas fotos. Ambas estão originais, sem tratamento. Deixei a informação EXIF para quem quiser explorar.

    foto com iPhone 11 Pro

    foto com Galaxy S8
     

    Abraços

  4. Atualizei meu iMac late 2013 usando essas gambiarras e funcionou tudo. Mas tenho uma dúvida... ele fica com o SIP desabilitado. Diferente dos anteriores que era só dar... 

    csrutil enable

    Agora no BigSur tem que rebootar em recover mode.  Alguém que fez essa instalação forçada para Macs não suportados está com o SIP habilitado sem problemas?

  5. 19 horas atrás, Eduardo Bocorny Salgado disse:

    Boa tarde. 

    Beto, estou com a mesma dúvida que você, pois tenho alguns aplicativos da Adobe verso 2020. Ainda não atualizei para o Big Sur com medo de tudo parar de funcionar.
    Se alguém poder me ajudar, agradeço!

    Atualizei ontem. Photoshop 2020 e Illustrator 2020 sem nenhum problema até aqui.

×
×
  • Criar Novo...