Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

felpsoliveira

Membros
  • Total de itens

    62
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por felpsoliveira

  1. Olá pessoal!

    Hoje, depois de 3 anos, formatei meu iMac pela primeira vez. Antes de fazer a instalação limpa vi vários vídeos e vi que era bem simples, mas quando chegou a hora de apagar o HD pelo Utilitário de Disco surgiu uma questão que eu não tinha me atentado: meu iMac tem um Fusion Drive.

    Pesquei muito e não achei em nenhum lugar, nem aqui no fórum uma forma de apagar o disco desse tipo, pois como os outros tutoriais mandavam apagar o disco mais alto na lista, com o Fusion essa opção não está habilitada, e fiquei com medo de apagar os discos individualmente e desfazer o Fusion Drive.

    Então depois de procurar bastante, achei esse vídeo em espanhol e gostaria de compartilhar aqui com quem tem essa mesma dúvida.

    É só acessar o terminal na primeira tela onde tem as opções do Time Machine, instalar o sistema, acessar o Safari e Utilitário de Disco, ir em Utilidades > Terminal e digitar esse código e clicar enter:

    diskutil resetFusion

    Depois escrever Yes com a primeira letra maiúscula.

    Com isso ele apaga todo o disco e deixa o Fusion montado certinho. Pelo que pesquisei, esse comando serve para restaurar o Fusion Drive quando ele está dividido:

    https://support.apple.com/pt-br/HT207584
     

    Deu muito certo aqui, apagou e remontou o Fusion tudo certinho, e prossegui com a instalação do Big Sur. Não sei se é a maneira mais correta ou indicada, mas pra mim resolveu, se souberem um jeito melhor compartilhem aí.

    Valeu!

  2. @Del Rei Então, eu tenho esse mesmo medo, porque esses M2 esquentam demais, e eu acho que não tem uma dissipação eficiente dentro do iMac pra tirar esse calor. Minha esperança nesses OWC é que eles são projetados especificamente para iMacs, talvez esse aquecimento não seja tanto que nem um M2 normal.

    Se eu for comprar, vou tentar entrar em contato com eles para tirar essa dúvida, mas dá um medo colocar isso no iMac hahaha.

  3. 11 minutos atrás, Carlos Eduardo Dos Santos disse:

    @felpsoliveira vai de samsung evo sata (no lugar do hd mecânico) que não tem erro.
    Eu faço esse serviço com bastante frequência e não tive retorno negativo dos clientes.

    Abraço.
    Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
    Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
    Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
    https://www.facebook.com/appleconsultbr/

    Opa, show! Muito obrigado!

    Você sabe indicar qual o modelo que você coloca no dos clientes? Vi que tem QVO 860, QVO 870, EVO 860, EVO 870, PRO 860, muitos hahahaha. Qualquer um serve?

    E sobre o M2 você já trocou algum? Sabe se esquenta muito?

    Obrigado!

  4. 18 horas atrás, Stow disse:

    O Time capsule já não é mais fabricado e a turma reclama muito de defeito, porém tenho um quadrado já tem uns anos e nunca me deixou na mão.

    Vale a pena como uma opção. E vc procura uma segunda opção pra garantir.

    Os Bks online que procurei são muito, muito caros ainda. E lembrando que Google drive, mega, one drive, etc não são Bk, e sim sincronizadores.

    Então, estava pesquisando esse BackBlaze que citaram acima, são 6 dólares por mês, até que daria para pagar, mas não entendi muito bem como funciona.

  5. @Fernando Moura Paiva opa, muito obrigado Fernando! Poderia, por favor, me falar mais sobre esse BackBlaze? Entrei no site deles mas não ficou muito clara a informação da recuperação de dados, lá eles falam que você tem até 1 ano para recuperar versões antigas, essas versões antigas é tipo o Time Machine da Apple que mantém as versões anteriores dos arquivos quando eles são modificados? E os arquivos que não são modificados, ficam lá eternamente correto?

    Obrigado!

  6. Tá difícil mesmo esses novos iMacs 24, limitaram o upgrade, nem a portinha para aumentar RAM que tem nos de 27, poxa vida.

    Eu espero que o meu 2017 dure muitos anos ainda, mas se no futuro continuar dessa forma, é seguir como o @sigma7 disse, montar um PC com hackintosh, o que fico mais triste é a tela, que hoje pra mim a do iMac é a melhor que tem.

    Triste.

  7. @UnderEu muito obrigado pelas informações! Num primeiro momento pensei em fazer backup de arquivos pontuais, mas pesquisando sobre o Time Machine achei interessante salvar o mac todo, para evitar dores de cabeça.

    Sobre backup na nuvem só conhecia essas primeiras opções que você citou, vou pesquisar mais sobre as outras.

    Valeu!

    @heberdelia legal! Eu estava pesquisando também umas gavetas que você coloca 2 ou 4 HDs, tipo um case externo mas com capacidade para mais HDs.

    Sobre o iCloud Drive, ele só faz backup da pasta Documentos e Mesa mesmo? Ou da pra incluir outras?

    Obrigado!

  8. 7 minutos atrás, marcosfisica disse:

    também concordo com o Chico "O Terrível"...negócio é ter alguma redundância.

    meu volume de dados não é lá essas coisas, então eu tenho tudo no iCloud e também num time capsule que faz backup diariamente.

    já pensou num time capsule? pode ser uma boa opção pra voce.

    abraço.

     

    Ah legal! Meu volume de arquivos também não é tão grande, vou pesquisar sobre esse time capsule que não conheço.

    Obrigado!

    4 minutos atrás, Chico O Terrível disse:

    O servidor NAS pronto é uma excelente opção, e mais fácil de administrar, marcas como a Synology possuem sistemas muito maduro e fáceis de usar até para quem não é do ramo de ti.

    Montar um servidor próprio pode ser usando peças antigas (meu caso), ou montar com peças vindo vindo da China (tem bastante kit Xeon para vender com preços bom, vem o processador, ram e mobo); pode ser uma solução mais barata, mas também exige um trabalho maior

    Show! Vou pesquisar sobre isso também, obrigado!

  9. 21 minutos atrás, Chico O Terrível disse:

    Bom eu acredito na máxima que todo o backup "Se você tem 1 backup, não tem nenhum", ou seja, isso é uma coisa que deve ter redundância.

    Pensando que o HD não tem falha de fabricação a tendência dele é funcionar conforme o seu uso, pode durar muitos anos (eu tenho um HD em atividade que já tem 6 anos de uso diário, e já tive 1 que durou 8 anos, e poderia durar mais se não tivesse trocado), tu pode deixar ele ligado ou não, mas é bom lembrar que o HD tradicional funciona de forma mecânica, ou seja, quando mais usa, mais desgata.

    Vou te falar o que eu faço aqui em casa, eu tenho um servidor nas caseiro (i7 6700k, 16gb, 3tb de HD) rodando com o omv, uso ele para uma porrada de coisas, uma delas é armazenamento de backup, mas eu faço update também no onedrive para ter uma cópia de segurança, usando rclone, e dependendo do arquivo se for importante eu salvo ele no google drive também.

    Hoje eu tenho segurança que dificilmente vou perder um arquivo que quero guardar

    Respondendo, o mais importante é a redundância, o local + nuvem acho a melhor forma

    Opa! Legal, realmente faz sentido. Estava pesquisando e achei esses NAS também mas que já vem pronto e dá pra ir adicionando mais HDs, achei interessante.

    Obrigado por falar da forma que faz, vou pesquisar esses métodos que você utiliza.

    Valeu!

  10. Boa noite MacMagaziners! 😆

    Gostaria da opinião e experiência de vocês sobre backup. Estou prestes a comprar um HD externo e me veio a dúvida: HD externo é uma boa? Dura bastante? Compensa?

    Estou nesse dilema pois tenho arquivos de clientes que atendo como freelancer que são extremamente importantes e não posso perder, além claro dos outros arquivos pessoais, mas será que o HD externo é confiável? Não pretendo transportar ele pra nenhum lugar, ficará direto no iMac.

    Quanto a durabilidade, estou em dúvida se invisto num de 2TB ou de 4TB, mas será que compensa pegar um de 4TB? Esse tipo de periférico dura bastante?

    E daí vem outro questionamento (já estou abusando da boa vontade de vocês haha), pode deixar sempre ligado no iMac ou coloca só quando for fazer backup/usar os arquivos?

    E uma última dúvida: backup na nuvem, substitui o backup local? Melhor combinar os dois? Da pra deixar só na nuvem? Qual melhor serviço de cloud?

    Obrigado!

  11. Olá pessoal!

    Tenho um iPhone 5s que comprei quando lançou (2013 se não me engano), e o fone de ouvido que veio com ele eu nunca usei, deixei ele guardado na caixa e esqueci lá.

    Recentemente eu troquei de iPhone e lembrei que tinha esse fone guardado, pois o meu XR não veio com um. Só que quando fui resgatar ele de dentro da gaveta vi que ele estava todo cheio com um tipo de óleo que saiu dele, com cheiro forte de ferrugem (eu acho).

    Minha dúvida é, já aconteceu isso com alguém? Sabem se é normal? Sei que ele ficou 8 anos guardado hehehe, mas achei estranho esse óleo gosmento saindo dele.

    Inclusive já tive um fone da Beats que com dois anos de uso começou a sair essa mesma substância.

    Valeu!

×
×
  • Criar Novo...